Supernatural

Supernatural Alex Irvine

Resenhas - O Diário de John Winchester

William Souza 02/06/2011

Pegar neste livro, foi bem mais que uma experiência de um fã. Foi reviver com os personagens tudo por que John Winchester passou.

Tudo começa em 2 de Novembro de 1983, quando drasticamente Sam e Dean Winchester perdem e mãe misteriosamente em um incêndio provocado por um demônio no quarto do pequeno Sam. Após que tudo passou, John decide que vai aprender tudo sobre as criaturas malignas que vivem nos cantos mais obscuros e das estradas mais longínquas dos Estados Unidos. Em seu diário John Winchester registra como pode tudo o que for de ajuda para os filhos, reunindo lendas, folclores e superstição dos inimigos do outro mundo...

Eu adoro o seriado Supernatural, mesmo a estória se tornando meio enrolada e algumas coisas terem se tornado meio "clichê", é uma boa série (principalmente nas primeiras quatro temporadas). Mas aqui vamos falar do livro, então voltando ao raciocínio... Qualquer fã que se preze de Supernatural, tem que ler esse diário.

O livro se passa depois do enterro de Mary e nesse “diário”, John vai escrevendo suas tristezas e tentando entender o que tirou a vida de sua mulher, ele sabe que um curto-circuito não começa pelo teto e sim pela parede, e nessa busca por informação ele começa a introdução nas coisas sobrenaturais.

O mundo criado por Erick Kripke é maravilhoso e cheio de descobertas fascinantes. E neste livro, Alex Irvine escreveu um diário como se ele estivesse vivendo a vida de John Winchester.

O livro tem uma narrativa bem fluida e de fácil compreensão. Como é um “diário" o autor nos dá os mínimos detalhes sobre os monstros e eventos acontecidos. Noticiando fatos guardados em jornais e arquivos na época.

O legal é que o autor não se prende só em monstros/criaturas que John encontrou. Mas fala da vida dos irmãos Winchester. De como foi difícil para o John, acreditar de uma hora para a outra que não estávamos sozinhos no mundo. E após aceitar a existência de criaturas de outro mundo, como foi abrir mão de uma vida normal, para se tornar um caçador de coisas sobrenaturais.

Muito bacana essa idéia de escrever o “Diário” de John Winchester. Para quem é fã da série, pode entender um pouco mais, como funcionava a cabeça de John sobre os acontecimentos que mudou a vida da família Winchester.

Letícia 13/12/2012minha estante
COOONCORDO!

SuAlen.Pawelkiewic 22/06/2021minha estante
Como fã da série, ler o livro foi como fazer parte daquele mundo incrível ??

Jessica.Sperandio 12/11/2021minha estante
Foi como reviver toda história do Jhon, é perfeito.

debs ð 26/02/2024minha estante
lendo o livro da uma nostalgia, pq além de reviver/rever os personagens é como se fizéssemos parte da jornada junto com eles ???

Ana Cris 17/07/2023

Legalzinho
Como fã da série eu epserava mais do livro. Tem vários "buracos" e algumas contradições em relação às consultas feitas por Dean e Sam na série. Mas não deixa de ser legal o ponto de vista do pai vendo os meninos crescerem como caçadores.
Surrender_Nih 17/07/2023minha estante
Eu confesso que gostei mais do diário do Bobby, senti o mesmo que você quando li esse

Ana Cris 17/07/2023minha estante
Deve ser legal, vou colocar na lista! Valeu a dica!

Marcelo 27/10/2013

Só para fãs
(Vou TENTAR não spoilar, mas posso decepcionar quem não leu dizendo as coisas que NÃO terão no livro)

Realmente quem é fã da série vai curtir MAS... sim, tem sim um "mas", ele me pareceu um spin-off (não sei se esse não era o objetivo mesmo). Ele poderia ser milhões de vezes melhor, poderia conter mais detalhes que você viu na série.
A caçada dele atrás do Azazel, poderia ser mais "emocionante" mas não foi e isso decepcionou.
Ele pula demais as datas não reportando tanto a vida dos filhos.
O livro contém erros de português/tradução.
A "estética" do livro é bem pobre, poderiam ter melhorado e muito fazendo um LIVRO de verdade. O livro me lembra um caderno de capa dura que eu usava na 3a série.

Eu dei somente duas estrelas pois não sou fanboy da série, eu curto demais e acompanho todos os eps, mas sei que ela vem enchendo muita linguiça ultimamente, mas, essa encheção querendo ou não faz parte da série certo? Então, achei ridículo não mencionarem a família do John (os homens das letras) claro, entendo que o Eric não participa mais da produção ou sei lá o que da série e não tem nada a ver com o caminho que a mesma está levando, mas mesmo assim, a serie não é um spin-off e o livro tratou-a como tal em alguns momentos.

Os pontos BONS do livro que, (sim, eu gostei do livro) foram que ele REALMENTE estava estudando a profissão, ele anotou várias lendas de várias culturas diferentes que apesar de chato de se ler eram muito interessantes. Como eu disse, pra quem é FÃ da série ele é ótimo, eu diria que é uma obrigação lê-lo.
A cronologia parece estar muito bem formada.
A angústia do John é bem passada.

Agora se vale ou não a pena ler, é com você. Se você é fã da série, vai fundo, pois mesmo decepcionado com os pontos que eu mencionei eu não me arrependi de ler. Só acho que o preço dele estava alto demais pra uma coisa não tão grandiosa, pois não é um livro, é mais um "almanaque" da série, que vale a pena ter, na minha opinião.
Thais 15/07/2014minha estante
querida se é um diario é obvio que vai se parecer com um caderninho né ainda mais sendo antigo e os 'erros de portugues' que ti citou na verdade nao sao erros de traduçao eles sao como se fosse o modo como john escrevia ,digamos que se ti escreve um diario e ele sera publbicado ninguem pode mudar e escrita pq ele foi ti que escreveu ,sao tuas as palavras ! um diario é diferente de um livro saca?

Marcelo 13/08/2014minha estante
Não sou queridA ^^

Mas enfim a desculpa dos erros não cola, seria cabível ela se fosse mesmo escrito a mão, mas não é uma fonte padrão, já começa o erro por aí. Tentaram criar um diário, mas não ficou nem um pouco parecido. As páginas são feias e mal feitas. Seria muito melhor se realmente tivesse linhas e pelo menos uma tentativa de mostras gravuras coladas nas páginas.

A capa, como eu disse ficou pobre. Que fizessem igual ao diário dele mesmo. Eu pagaria a mais pra ter uma réplica bem feita.

Guilherme Souza 14/09/2012

Livro realmente muito bom.
Ele cumpre a proposta de ser fiel à série, e ainda mais, nos leva para um passado não muito comentado em Supernatural.
De uma forma meio resumida, digamos assim, o Diário de John Winchester vai nos contando como foi a primeira caçada; quem ensinou o John a caçar; em que ele acreditava e etc.
Mas o melhor do livro mesmo, ainda mais para quem é fã da série, é que ele mostra de uma forma muita explícita o espirito de fazer justiça a morte de Mary, mostra como John ficou quase 20 anos caçando uma única coisa para poder vingar sua mulher. E além disso, mostra como foi a criação de Dean e Sam no meio dessas caçadas e mostra como os dois são diferentes.
Enfim, este livro além de falar das caçadas, rituais, monstros, espíritos e demais coisas do além, ele foca também na família Winchester, fazendo você viajar ao passado desta família, vivenciar os confrontos entre John e Sam, O amadurecimento do Dean, o primeiro dia de aula do Sam, o primeiro encontro do Dean, entre demais coisas. É muito bom mesmo, recomendo para quem seja fã da série!
Bruna 19/10/2012minha estante
voceeeeeee tem esse????????

Guilherme Souza 19/10/2012minha estante
Tenho sim. :)

Marlene Koch 21/06/2023

Li o autor mais do que li o livro.
As partes pesadas de serviços ocultos em certos cultos confesso que pulei. Li o livro por curiosidade. Entendi que Mr Alex fez anotações diversas que usaria em diversos livros, jogos, etc e resolveu aproveitar as anotações, escrevendo uma história paralela. Dou cinco estrelas pela ousadia.
Marlene Koch 21/06/2023minha estante
A Razão Áurea citada na página 145: 1,618 (sequência de Fibomacci foi descrita com todos os detalhes no livro O Código da Vinci de Dan Brown escrito anos antes do Supernatural. Alex Irvine deve ter muito em comum com John Winchester e nós todos aqui do Skoob, é um devorador de livros e supostamente leu O Código da Vinci, visto que o número PHI não tem nada de ficção nem tampouco é demoníaco, ele é divino.

isabel_fmelo 06/12/2022

Supernatural.
Gostei tanto desse livro que só após a leitura foi que iniciei a série. Inclusive estou para dar continuidade. Nota 5.
pedrocrneto 07/12/2022minha estante
??

Ary 18/04/2021

🛤️The Road So Far... 🌃

💤 Já pensou que tudo pode ser real? Lobsomem, vampiro e o bicho papão.

🖤Hoje eu vim trazer um pouco da minha experiência com a série Sobrenatural.

🍂 Assitir essa série foi simplesmente uma vitória pessoal, quem me conhece sabe como eu sou medrosa em coisas que envolve "terror" por conta da minha crise do pânico.

🌺 O que eu aprendi com essa série nunca mais vou esquecer, o verdadeiro significado de família que não necessariamente precisa ser de sangue, claro a me defender da minha própria mente despertou ainda mais a minha vontade em aprender outras culturas e línguas eu simplesmente amei a experiência.

🌃 Mas como dizem né conhecimento é poder !!!

⚠️⚠️ Aliás não se esqueçam, sal grosso nas entradas fiquem longe das estradas sombrias e não cheguem perto de locais que carregam histórias macabras.

❓ Você já assistiu alguma série que ficou envolvido do começo ao fim deixa aqui embaixo indicações por favor e aliás se você já assistiu Sobrenatural como que foi a sua experiência?
Conceicao.Souza 18/04/2021minha estante
Amo, o diário
A série,
Os irmãos

Alanna. 02/03/2023

Um ótimo caçador, um péssimo pai
Eu não assisti a tudo de sobrenatural. Acredito que parei na 7ª ou 8ª temporada, e sinceramente eu não acho que a série seja lá muito incrível. Talvez porque não assisti na época do boom, fui começar a assistir de uns anos pra cá. Tô contextualizando um pouco porque acho importante frisar que eu não tenho esse apego nostálgico e pessoal com a série.

Dito isso, eu poderia resumir minha resenha com a seguinte frase: "Sobrenatural é uma série cheia de furos de roteiro, e o Diário de John Winchester é cheio de furos também."

Pra começar, pelas incontáveis vezes que vi Dean e Sam recorrendo aos relatos do pai para lidar com alguma criatura, eu esperava que houvessem mais informações, achei que fosse mais completo e que tivesse alguma lógica na organização dos conteúdos (mesmo sendo um diário). O que temos aqui pode ser dividido em 3 coisas:

* Informações sobre criaturas
*John amargurado pela morte de Mary
*John sendo um péssimo pai na criação dos meninos.

E todas essas informações tem muitos furos. Em certo trecho do livro, John fala sobre uma professora de Sam, que teve um encontro amoroso com ela (ela era um demônio ou súcubo no fim das contas, ele não sabe dizer o que era), e justifica dizendo que não toca em uma mulher desde que Mary morre, quando Sam era um bebê. Porém na série, não me lembro exatamente em qual temporada, os irmãos Winchester descobrem que tem um irmão de um outro relacionamento do pai, sendo um ser irmão MAIS NOVO que Sam. Um furo que pode ser "justificado" se considerarmos as diferenças de quando o livro foi escrito e quando a temporada foi ao ar, enfim, mas ainda sim um furo de roteiro.

E com isso vamos para a minha questão final com o livro. John Winchester foi um péssimo pai, tanto pro Dean quando pro Sam. Pro Dean ele foi péssimo ao colocar responsabilidade demais em uma criança tão pequena, o peso de "cuide do seu irmãozinho", apresentando armas cedo demais e levando o filho cada vez mais para o caminho dos caçadores. E com Sam por julga-lo e condená-lo por querer viver a própria vida como um cara normal, fazer faculdade, namorar e etc. O John em diversos trechos fala que o que de fato é uma obsessão dele em achar e matar o assassino de Mary na verdade é uma luta de família e que os filhos são obrigados a se juntarem a ele.

Bem, eu posso estar sendo crítica demais com os livros, com a série, mas essas são as impressões de alguém que não tem apego emocional a essa história.

No mais, os conteúdos de "bestiário", de ritos, símbolos, tradições e histórias são legais, apesar de não serem tantos quanto eu achei que seriam. Eu recomendo a leitura a quem seja fã da serie.
YasminCastilhos 19/03/2023minha estante
Tenho apega a série, e ainda não terminei o livro, mas concordo com suas afirmações.

A forma que você dividiu o livro em três partes ficou perfeita.
Realmente, se você não é fã de Supernatural/Sobrenatural a leitura não vale a pena.

Silvjenn 29/08/2016

Fantástico!
Após a morte de sua querida esposa, Mary, John fica obcecado em obter sua vingança e para que isso ocorra ele deve aprender a caçar e também deve relatar tudo, a partir do ano de 1983, em um pequeno diário que um amigo caçador chamado Fletcher Gable havia lhe dado.

John não apenas relata suas caçadas, notícias de monstros e demônios, além de como matá-los, adquirindo conhecimentos de como fazer exorcismo, como também diz sobre as dificuldades, frustrações e angústias de criar seus dois filhos Dean e Sam sem a presença de sua esposa para ajudá-lo e confortá-lo.

Ele também conhece um caçador misterioso chamado H que lhe ensina tudo sobre os monstros e como caçá-los, porém ele percebe que H mesmo sendo um ótimo caçador, também é super frio e quase nunca lhe diz sobre seu passado.

Entre as viagens em várias cidades, conhecendo caçadores e aprendendo com eles a matar um monstro diferente, John, não poderia ficar o tempo todo tomando conta dos meninos então ele os deixava com conhecidos, mas mesmo assim ele deixava a grande responsabilidade de cuidar do Sam para Dean, e que se algo acontecesse com ele à culpa seria toda do irmão. Por conta disso,Dean,cresceu rápido demais e com um grande peso sobre seus ombros para uma criança da sua idade carregar.

Além disso os demônios não haviam desistido de levar Sam,e isso faz com que John se sinta mais frustrado de não saber o quê de tão especial o seu filho possuía a ponto de por em risco toda a sua família.

Um livro incrível que me fez relembrar de vários monstros e personagens marcantes que apareceram ao longo das temporadas,mas também me fez entender o porquê do tratamento rigoroso e diferenciado dos meninos durante todos aqueles anos,principalmente com Dean.

Minha Opinião:

Eu não costumo ler um livro depois de assistir a adaptação mas como ele foi lançado após a série,eu como super fã que sou ,tive que ler esta maravilha que eu já estava há um tempão querendo desvendar os segredos e tudo o que se passava pela mente do meu sogro John Winchester kkk.
Além de ter sido uma experiência maravilhosa,como se eu realmente estivesse na mente do John,o livro não me decepcionou nem um pouquinho,com o autor acrescentado histórias e relatos assustadores em relação à demônios e monstros.É super interessante e mesmo sendo um diário,não deixa de ser um livro envolvente e fantástico feito especialmente para os fãs da série.
livrosepixels 02/09/2016minha estante
showw!! :D :D

Nana 09/10/2009

GOSTEI DO LIVRO GOSTO DO JOHN,GOSTO DO DEAN,E GOSTO DO SAM GOSTO DE TD MUNDO

Bia~* 19/04/2011

Um livro sobrenatural~
Quando se vê o nome "O Diário de John Winchester" se pensa logo: "aaah, é aquele livro que os garotos consultavam na série." Mas espere! Se você nunca assistiu a série de TV, melhor nem ler o livro, porque vai entender praticamente nada.
O livro não é tão uma réplica fiel ao diário de John, mas é sim um manual indireto para caçadores.
Nele, você encontra desde rituais de exorcismo, até como fazer água benta, e é claro, a dor de John com a perda de Mary, sua esposa e mãe de Sam e Dean.
Algumas vezes, o livro se torna um pouco repetitivo. O que é contado no início também aparece -- quase igual! -- no fim do livro. Algumas partes do livro ficam sem noção, pois não têm nada a ver com determinado assunto...
Mas mesmo assim eu considero esse livro Muito Bom (****), porque além de ser muito bem ilustrado -- porém não tão bem revisado: muitas vezes aparecem palavras, até mesmo em títulos, que deviam estar traduzidas para o Português e não estão. Ex.: 5 April, quando o certo seria 5 de Abril -- ele fala das coisas que ocorriam e os monstros combatidos na série quando tudo era mais simples, não agora nesse pós apocalipse da série de TV.
Para amantes da série: LEIAM, POIS VALE CADA PÁGINA.
Para quem nunca assistiu a série, ou viu episódios dispersos e não tem muita certeza da história: NÃO LEIA.

Bia.

AmadosLivros 08/06/2011

Blog Amados Livros:

Eu 10/07/2012

Onde tudo começou...
Fui atrás desse livro a pedido de um dos seguidores do meu blog e gostei já que sempre acompanhei a série.
Mas alerto: leia ele se você já assistiu pelo menos uma temporada do seriado, porque ele é como... um prólogo antes de um livro de verdade, nesse caso, do seriado. Conta a história de John Winchester que misteriosamente perde sua esposa em um incêndio.
John decide que vai investigar mais sobre criaturas sobrenaturais e em seu diário registra tudo o que descobre sobre esse mundo até então desconhecido.
Devo dizer que apesar de não ser grande fã, qualquer fã que se prese TEM que ler pelo menos o começo desse livro, pois é surpreendentemente esclarecedor e emocionante.

Quer ver outras resenhas e ler esse e muitos outros livros online? Acesse:
Blog meuslivrosmeumundo.blogspot.com