Jesse Chesnutt

Jesse Chesnutt Leonardo Faig

Resenhas - Jesse Chesnutt

emmanuel_arankar 27/07/2023

"Jesse Chesnutt" de Leonardo Faig

O selo Novos Talentos da Literatura Brasileira surgiu como uma iniciativa da renomada editora Novo Século. Seu principal objetivo é proporcionar uma plataforma para autores iniciantes que ainda não tiveram a chance de se estabelecer no competitivo mercado editorial. O processo de publicação por meio deste selo envolve uma análise cuidadosa dos originais enviados pelos escritores. Aqueles que são selecionados têm a oportunidade de assinar um contrato de publicação, e a editora se compromete a imprimir uma tiragem inicial de, no mínimo, 1.500 exemplares, sendo que 500 deles são adquiridos pelo próprio autor.

Além de abrir portas para novos escritores, o Novos Talentos oferece suporte editorial e oportunidades de distribuição em livrarias de grande porte. A editora se envolve ativamente no processo de lançamento de cada livro, fornecendo serviços de divulgação e publicidade para ajudar a promover a obra. Adicionalmente, os autores recebem assistência no processo de edição, incluindo revisão e diagramação, para assegurar que seus trabalhos atinjam um alto padrão de qualidade.

Essa iniciativa se situa em uma interessante encruzilhada entre o modelo tradicional de publicação, no qual as editoras selecionam criteriosamente os títulos a serem lançados, e o crescente fenômeno da autopublicação. Isso oferece uma abordagem híbrida que permite que autores iniciantes encontrem um meio-termo entre o desafio de serem aceitos por editoras renomadas e a possibilidade de publicar por conta própria.

Não é raro encontrar os livros do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira em livrarias virtuais, indicando que essas obras têm conseguido obter visibilidade no mercado, tornando-se disponíveis para um público mais amplo. Embora nem todos os livros publicados sob esse selo alcancem um sucesso extraordinário, a iniciativa é valiosa por fornecer um trampolim para novos autores e dar aos leitores a oportunidade de descobrir talentos emergentes.

Um exemplo desse esforço para dar visibilidade a autores iniciantes é "Jesse Chesnutt e o Mistério do Planeta T12", escrito por Leonardo Faig. É importante observar que este é o segundo livro do autor, mas o primeiro a ser lançado oficialmente, visto que seu romance anterior permanece na gaveta. O enredo de "Jesse Chesnutt" faz parte de uma história serializada, projetada para se desdobrar em várias partes. Como frequentemente ocorre com a literatura de gênero, a trama é centrada em elementos de fantasia.

A história se desenrola em um espaço de tempo relativamente curto, começando com um evento específico em 20 de abril de 2012. Nesse dia, um vírus misterioso transforma os seres humanos em criaturas agressivas e aparentemente indestrutíveis. Jesse Chesnutt emerge como um dos poucos sobreviventes e embarca em uma jornada em busca de respostas para esse vírus devastador, que se revela mais sinistro do que inicialmente parece.

Embora a premissa seja cativante, a narrativa de "Jesse Chesnutt" carece de inovação. É perceptível que o autor incorporou várias influências em sua trama, muitas vezes fazendo homenagens diretas a elas. Esse processo de absorção de influências é comum para autores iniciantes, que muitas vezes buscam encontrar sua própria voz e estilo enquanto ainda exploram os gêneros literários.

O desenvolvimento da história é marcado por uma série de acontecimentos interligados, por vezes excessivamente repetitivos, que não conseguem criar a tensão adequada necessária para manter o leitor verdadeiramente engajado. Um elemento crucial da narrativa é a ação, que por vezes peca pela falta de originalidade e pela ausência de reviravoltas genuínas.

Um aspecto que merece atenção é a falta de intervenção firme por parte do editor. Em outros livros publicados pelo selo Novos Talentos, a qualidade da escrita foi contraposta com o papel do editor, que poderia ter evitado excessos e o uso de expressões clichês. Isso se aplica também a "Jesse Chesnutt", onde a falta de uma intervenção mais rigorosa resultou em expressões repetitivas e em uma narrativa que carece de uniformidade no ritmo e na construção das cenas de ação.

O final da obra traz uma reviravolta que insinua uma direção mais voltada para a ficção científica, deixando uma sensação de que parte do livro foi escrita com um propósito específico, enquanto a conclusão foi projetada para o desenvolvimento subsequente da trama em partes distintas. Essa transição pode criar expectativas entre os leitores que desejam explorar a continuação da história.

Em relação à escrita de Leonardo Faig, é evidente que ele ainda está em uma fase inicial de sua carreira de escritor. A leitura revela mudanças que requerem aprimoramento, apesar do entusiasmo louvável na narrativa dos eventos. Com o desenvolvimento subsequente da série, é provável que a escrita de Faig adquira mais maturidade, eliminando excessos desnecessários e focando mais no ritmo narrativo e na construção de uma trama coesa.

A edição do livro pela Novo Século é elogiável por sua capa bem trabalhada, o que demonstra um cuidado estético. Além disso, a inclusão de um marcador de páginas é um toque agradável que pode agradar aos leitores que valorizam detalhes especiais. Para quem se interessar pela obra, é relevante mencionar que os três primeiros capítulos estão disponíveis para leitura, oferecendo um vislumbre do enredo e do estilo de escrita de Leonardo Faig.

Em resumo, "Jesse Chesnutt e o Mistério do Planeta T12" representa uma obra que faz parte de um selo literário promissor, destinado a dar oportunidades a autores iniciantes no mercado editorial. Embora a premissa da história seja atraente e a narrativa ofereça elementos de fantasia e ficção científica, a execução deixa a desejar em alguns aspectos, como a construção dos personagens, a repetição de acontecimentos e a falta de uma intervenção mais firme por parte do editor. No entanto, é importante lembrar que a recepção de uma obra literária é, em última instância, uma experiência subjetiva, e o livro pode encontrar seu público e atrair leitores interessados em histórias de zumbis e ficção científica. Portanto, "Jesse Chesnutt e o Mistério do Planeta T12" é um exemplo de uma obra que pode ter apelo para alguns, embora deixe outros em busca de uma narrativa mais aprofundada e coesa.

_eduardovalares 16/04/2023

Ficção científica brasileira
Eu detesto ter que admitir isso: mas não foi um dos melhores livros de ficção científica que já li na minha vida.

Eu não sei muito bem o que aconteceu durante cada capítulo, mas faltou muita criatividade e inovação.

Parecia que eu estava lendo algo plagiado e isso me deixou bem descontente, porque eu sempre tento valorizar a literatura brasileira.

Não tem absolutamente nada no livro que eu possa pontuar como algo positivo. É muito chato isso.

Mas, também acredito em evoluções e espero que o autor desse livro tenha adquirido mais conhecimento e trabalhado um pouco mais seu lado criativo.

Sou um tipo de leitor que não julgaria as outras obras caso houvesse mais. Leria sim. Esperançoso. Se li três livros do John Green (que são clichês para mim/ e não digo isso de uma forma positiva) então cederia a mais livros desse autor.

Fofinha016 16/06/2021

Que Livro!!
Eu Amei o livro, À princípio parece algo familiar como muitos livros com esse tema, mas com o desenrolar da história, percebi que é uma história como nunca tinha visto igual, a cada fez que lia os detalhes já imaginava as cenas na minha cabeça. É um livro rápido, facílimo de ler, empolgante, envolve e prende de uma maneira que eu não conseguia mais largar o livro.
Acabei o livro com aquela sensação de "OMG, CADE O RESTO, PRECISO LER O RESTO JESUUUUUUS!"
Vale muito à pena

Fernando1355 15/05/2021

Tão cheio que chega a ser vazio
O livro passa por temas demais e não se aprofunda em nenhum. Desde máfia, apocalipse zumbi, extraterrestres, vingança, roubo de reinado.

O livro repete muito as mesmas coisas, 5 pessoas nas primeiras páginas tem que pular do segundo andar, observação nenhum deles estavam juntos.

O livro é seguido de erros e desfechos fáceis demais.

Os pontos positivos são o mode rápido da história ser contada, mas acaba optando por não aprofundar em nada .

Afonso 09/10/2020

"Nunca julgue um livro pela capa"
Este livro é um belo exemplo ao ditado, me chamou atenção tanto pela capa quanto pela sinopse... Errei feio! A ideia até foi legal, porém a execução é péssima. O tipo de escrita ficou maçante nas 200 páginas e a mistura dos elementos ficou surreal... Fora isso, a história se passar nos EUA, sendo que é um autor brasileiro, deixou tudo mais decepcionante.

Lari Giotti 27/09/2020

Mistura de várias propostas
Mistura uma série de fatos, como o que "deu certo" em cada filme.

Rita Nunes 06/08/2018

Não vou me alongar muito, até porque não aguentei chegar na metade: achei muito superficial. Muito mesmo! Parece alguém contando um filme que viu, escrita sem estilo, enfim... abandonei.

Kymhy 29/03/2018

Jesse Chesnutt - Leonardo Faig
Que tal a combinação entre zumbis e alienígenas? Pode ser algo muito louco, mas é justamente isso que Jesse encontrará nas ruas e precisa encontrar um lugar seguro para si e seus companheiros sobreviventes!

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-jesse-chesnutt-e-o-misterio-do-planeta-t12-leonardo-faig/

Bia 24/08/2015

Não foi uma leitura feliz
(nem sei se isso pode ser chamado de resenha)
Narrativa sem nexo, coerência ou até mesmo lógica. Como assim tá todo mundo preparado pra um apocalipse zumbi????
Há muitos (MUITOS) diálogos desnecessários, erros infantis e é tudo muito confuso.
O fato da história não se passar aqui me incomodou também (sim, eu li a sinopse antes. Só achei um pouco estranho alguns personagens se comportarem como brasileiros).
A história poderia ter sido bem explorada. O protagonista é só mais um desses que a gente está acostumado a encontrar por ai (destinado e blá blá), sem nenhum real atrativo.
Personagens fracos e sem personalidade.
Enfim, foi difícil terminar. Precisava terminar.
Me decepcionou MUITO. A capa é legal e a sinopse convence... Mas a escrita e até mesmo o livro... Zzzzzzzz

Jersianny Lucena 17/01/2015

Sabe aquelas histórias dos zumbis? Esse é mais uma série sobre infecções generalizadas q invade o planeta terra fazendo com que as pessoas virem uma espécie de mortos vivos.

Leia mais: http://analfabeto0.webnode.com/news/jesse-chesnutt-e-o-misterio-do-planeta-t12/

Aline 04/09/2014

O mistério do planeta T12

Simplesmente amei a narrativa do autor, totalmente elétrica, cheia de ação e rápida, do tipo que você não consegue parar. Os capítulos são divididos em dias e horas, revezando-se entre o passado e o presente dos personagens. Isso faz com que tudo seja explicado para o leitor e assim possamos entender as atitudes e reações dos personagens, além de saber como seus caminhos se cruzaram.

Imagine se um dia você simplesmente acordasse e as pessoas da sua cidade estivessem contaminadas por um vírus desconhecido e fossem transformadas em zumbis??? Como vocês reagiria??? Entregaria-se ao medo e sucumbiria ou lutaria pela sua sobrevivência a todo custo, juntando-se aos não contaminados que fosse encontrando pelo caminho??? Esse livro fala basicamente sobre isso e pode até não ser um enredo inovador para quem está acostumado com o tema, mas para mim foi bem interessante e confesso que pela primeira vez consegui me imaginar vencendo o medo e lutando para viver. Claro que perder pessoas importantes de forma tão violenta e brusca seria assustador e traumatizante, mas na vida somos colocados a prova todos os dias, então sobreviver seria o foco.

Jesse, o protagonista, amadurece de forma gritante ao longo da história e a forma como os outros personagens são apresentados me fez pensar que não importa quem era vilão ou herói antes do momento em que eles se encontram. É como se a vida deles tivesse sido zerada e recomeçado, então suas escolhas e atitudes a partir dali é que seriam levadas em consideração. Muito interessante!!!

Por fim achei criativo e interessante os motivos do suposto envolvimento alienígena na história. Enfim para mim valeu muito conhecer essa história criada pelo Leonardo Faig. Fica a dica de uma ótima leitura nacional!!!

site: http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/2014/08/jesse-chesnutt-leonardo-faig.html

Lit.em Pauta 16/08/2014

Literatura em Pauta: seu primeiro site de críticas e notícias literárias!
"Jesse Chesnutt e o mistério do planeta T12 faz parte do programa Novos Talentos da Literatura Brasileira, criado pela editora Novo Século. Esse programa visa integrar autores jovens e inexperientes no mercado editorial, representando uma excelente oportunidade para mostrar a capacidade e o potencial de que eles dispõem. A obra de Leonardo Faig, porém, evidencia pouco cuidado na edição do livro, que apresenta erros grosseiros facilmente evitáveis: bastava alguns alertas durante um processo de supervisão adequado para corrigi-los, visto que os principais atentam não contra a estrutura da história ou a seu conteúdo, mas contra o bom senso."

Prestigie o site, confeindo a crítica completa em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/jesse-chesnutt-e-o-misterio-do-planeta-t12-critica/

Vitória Séllos 04/01/2014minha estante
Falou tudo!

Stephany 24/01/2014minha estante
Falou tudo meeeeesmo!! Pura decepção!!

Marcella 03/02/2014minha estante
Nossa Lorena rs tudo o que vc disse eu concordo. Senti a mesma coisa quando comecei a ler o livro. Os diálogos muito parados. Odiei o início do livro. Do meio para o final ficou bem chato, mas eu curtio final e fiquei curiosa com a continuação. Então eu devo ler sim o segundo livro só para ter certeza se eu vou gostar ou não dessa série.

Jaqueline 18/03/2014minha estante
Achei a história muito mal contada, com sentenças curtas que impediam a leitura de ser fluída. Quase. Como. Se. O. Autor. Estivesse. Cansado. Enquanto. A. Escrevia: literalmente. Livro extremamente mal escrito, não sei como aprovaram a publicação.