Uma Breve História Do Mundo

Uma Breve História Do Mundo Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Mundo

Sandro.Zacarias 03/05/2018

Uma breve história do mundo
Excelente livro, faz uma viagem pelo passado, selecionando eventos importantes para a história humana. De um jeito descontraído, porém, não debochado. Leitura agradável e enriquecedora.
Cirilo0 03/05/2018minha estante
Esse foi o primeiro livro que comprei na vida

Sandro.Zacarias 13/05/2018minha estante
Excelente.

Começou bem, Cirilo.

Tiago Lott 21/09/2016

História para leigos
O livro é completo em sua primeira parte, mas extremamente resumido no final.
Me incomodei com as opiniões do autor. Como cidadão Americano patriota, ele tenta justificar as atrocidades cometidas pelos EUA e sempre coloca seu país em situação heroica frente ao mundo.
Tiago Lott 21/09/2016minha estante
errata: o autor não é Australiano.

Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
O livro é até muito isento, na verdade.

Pâmella 11/08/2019minha estante
Também achei o autor tendencioso, defendendo os EUA em vez de simplesmente apresentar os fatos.

Danramom 20/03/2012

Uma breve história vazia do mundo
O livro é vago e embora o objetivo seja realmente contar de forma breve uma história muito longa, algumas escolhas foram equivocadas.
Destaque muito pequeno para impérios como o Persa, o Grego e o Romano.
Leitura leve mas que acrescenta muito pouco a quem gosta de história
Marcia 03/04/2012minha estante
Concordo. Pra quem se propõe a contar a história do mundo em apenas 335 paginas, as escolhas tinham que ser muito bem pensadas priorizando o que realmente foi importante.

Guilherme 05/03/2014minha estante
Danramom e Marcia, que livro vocês recomendariam para alguém que queira ler a história do mundo?

Danramom 05/03/2014minha estante
Prezado Guilherme,
O ideal seria ler aos poucos diversas obras que retratam os períodos da história humana, mas se você quer um bom resumo, recomendo o Atlas da história do Mundo da National Geographic.

_diogo_ 26/10/2009

Quando alguém escreve um livro de História, recebe a chance de passar uma imagem de todos os países e povos do mundo que ele achar que é a mais correta ou que simplesmente ele quiser. Sendo assim, um livro que fale da História pode acabar sendo muito pessoal, refletindo as coisas que o autor acredita e que não necessáriamente estão corretas. Com isso em mente, quando um livro de História Geral consegue fazer parte das listas dos mais vendidos no mundo todo, é bom darmos uma olhada atenta ao que se está passando pra toda essa gente que comprou o livro achando que encontrou a verdade e os porques do mundo que conhecemos hoje.

O livro "Uma breve História do Mundo", tem como objetivo contar de um modo geral toda a história humana registrada, desde os homens das cavernas até nós, os homens das "cavernas-apartamentos". Existem muitos livros desse tipo por aí. Muitos mesmo. Na escola as pessoas vêem mais de um como esse. Então o que esse livro tem de especial que fez com que ele vendesse tanto? Ele vem com uma caixa de cerveja grátis? Não, não vem.

Temos um autor talentoso em sua escrita, contanto numa narrativa moderna os fatos optando por falar de História vendo mais o mundo como um todo, contanto fatos tanto do Oriente quando do Ociedente. Mas apesar de toda essa modernidade e de toda essa intenção de fazer da História uma ciência menos focada no que aconteceu com as sociedades da Europa ocidental, o livro acaba sendo irresponsável justamente aonde não poderia ser. Em seu conteúdo, isso é, nas coisas que narra.

A narrativa sobre a pré-história, sobre o impacto das grandes navegações na maneira como as pessoas se alimentavam, ou se vestiam, por exemplo, são realmente muito boas, realmente dignas de um professor de quase 80 anos de idade, com pelo menos 50 de profissão. A irresponsabilidade surge na hora de falar sobre a revolução industrial e dos fatos que mais afetaram diretamente nosso mundo de hoje.

Nitidamente em alguns momentos o autor opta por não indicar responsáveis. Ao falar das Guerras Mundiais, ele não deixa claro quais países eram aliados e de que lado cada país estava, nem mesmo discute o que fez com que a guerra em si acontecesse. Ao falar da União Soviética, ou da Guerra Fria, ou da bomba atômica, ou outros assuntos mais recentes, percebe-se um tom diferente, que deixa de querer dizer o que houve e passa a querer dizer o que supostamente seja o bastante que devemos saber. Algo como a mamãe perguntando ao Joãozinho e a Mariazinha quem derrubou o leite no chão e eles respondendo "foi a gravidade".

Uma outra coisa que é estranha no livro é a presença da China sendo citada aqui e ali, nem sempre em um contexto. Fica parecendo que o autor simplesmente quis falar sobre o país porque supostamente ele será a nova potência e já é hoje um mercado muito importante para economia mundial. Sendo propositalmente irônico, podemos então concluir que o país está tão importante que deve ganhar lugar nos livros de história sempre que possível.

Algo que podemos pensar ao chegar nesse período do livro é que "se essa parte esta assim se importando mais em dizer o que se quer e não o que aconteceu, o que garante que todo o livro não seja assim também e agente não perceba porque conhecimentos da antiguidade não são tão fáceis de se obter?". A dúvida fica, mas tentando acreditar em um "sexto sentido", os períodos históricos mais antigos, anteriores a revolução industrial parecem ser mais verdadeiros, o que deixaria claro que o autor sabia o que estava fazendo, que seu livro tem sim uma postura política. Mas isso é só um palpite, claro.

Geoffrey Blainey nos tráz assim um livro de História Geral que vale a pena ser lido, mas lido com muito cuidado, absorvendo as informações não como uma referência, mas como placas de informações que apontam mais ou menos na direção certa. E a resposta de porque o livro foi um sucesso surge assim nítida: ele segue o modelo do "bom livro de história", não culpe ninguém que ainda viva, valorize e bajule quem for interessante bajular no momento e no que você for livre pra falar fale o que quiser, desde de que atenda aos bons costumes da época. Realmente uma pena.

MAIS EM: www.projetowebcoisas.com.br
CarolineSeco Revisora 27/09/2010minha estante
Talvez ele tenha deixado de pormenorizar alguns assuntos neste livro por estarem em "Uma Breve História do Século XX". Apesar de não ter lido ainda.

_diogo_ 27/09/2010minha estante
Então, Carol, não tive também a chance de ler "Uma Breve História do Século XX", mas acho possível, porém não muito provavél (hehehe), que ele fale mais abertamente das coisas que aconteceram e como aconteceram.

Mas ele escreve muito bem, talvez valha a pena tentar ler esse só do Século XX depois sim.

E muito obrigado pelo comentário hehehe

Eli Coelho 14/04/2012minha estante
Parabéns ótima resenha.

Paulo Medrado 21/10/2015

O Pecado do Historiador
A obra desperta diversas interpretações quanto ao conteúdo, embora bastante divulgado na mídia recebeu adjetivos como o de Fátima "um resumão que não se aprofunda", ou de Wsoffe "omisso e pretensioso", ou de Rafael Soares que diz "faltar conexão cronológica" ou o Anderson que notou que o autor "ignora a América Latina", enquanto inúmeros outros leitores gostaram da narrativa principalmente pela linguagem quase jornalistica.
Minha impressão é que o autor se dispôs a fazer uma reflexão sobre a história se utilizando de alguns trabalhos editados recentemente, como por exemplo os estudos de Yared Diamond editados nos livros "Armas, Germes e Aço" e o notável "Colapso". Entretanto, ante obras anteriores como a colossal obra de Will Durant em "A História da Civilização", o trabalho de Geoffrey não seduz, é incompleto e tendencioso, pois está profundamente influenciado por suas escolhas pessoais políticas e religiosas.
Por um outro lado, é uma leitura despretensiosa, não requer concentração e pode ser lido em qualquer ambiente. Além disso, se não passar despercebido, tem algumas teorias interessantes como a que o autor atribui a criação das escolas e o modelo democrático instituído no mundo ocidental a Reforma Protestante de Lutero e que se aplica aos tempos atuais.
Em minha opinião vale 3 estrelas.
Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
Vi muita isenção. Claro que a história é sempre interpretada, mas até achei que ele poderia ter sido mais critico.

Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
Obrigado pelas ótimas referências de outras obras que fez.

Raul Maciel 15/09/2010

Uma Breve História do Mundo
O livro corre facilmente, o autor começa a primeira das três partes do livro com o surgimento do homem, originário da África há cerca de 2 milhões de anos (conforme ele coloca no livro, provavelmente se trate do Homo habilis). Os primeiros capítulos tratam mais da adaptação do homem ao ambiente - para posterior possibilidade de civilização de fato. Em seguida o grande avanço do Egito e das cidades da Mesopotâmia e as lições deixadas pelos gregos.

Um ponto importante no livro é como o autor destaca o surgimento, até o declínio ou possível manutenção, dos impérios e das religiões. Ainda na primeira parte, surgem as três principais religiões: cristianismo, islamismo e budismo (colocada pelo autor como religião, apesar de não ser exatamente uma religião); bem como o surgimento do Império Romano e a sua perda de importância para Constantinopla. A transição da Primeira para a Segunda parte se dá com o homem decidindo se aventurar mais nos oceanos.

A Parte 2 é a respeito do período entre o final do século XV e meados do século XVIII, aproximadamente. É a menor (em quantidade de páginas) das três partes, porém é a que tem o privilégio de tratar esse período de tantos acontecimentos. Após o período de cerca de 1000 anos que o homem ficara, de certa maneira, estagnado (exceto em algumas poucas regiões, com a dos astecas e a dos incas). Em poucos séculos o mundo passa por diversas transformações. As cruzadas, a peste negra, a Reforma, as Revoluções - apesar de a Revolução Francesa, ou a sua quase-ausência, ser um dos pontos fracos do livro.

Na Terceira Parte há a ascensão dos Estados Unidos, formando um novo Império político e, principalmente, econômico. Dizendo respeito ao período a partir de fins do século XVIII e início do século XIX, o autor faz rapidamente uma análise a respeito da consolidação da indústria e trata brevemente das Guerras Mundiais e da ida do homem à Lua. E talvez seja essa a parte mais vaga do livro, pois acaba pulando períodos e acontecimentos que, sem dúvida, são relevantes para a história do mundo - mesmo que se queria contá-la de maneira "breve".

O livro serve para ter um conhecimento superficial, para não dizer noção, de alguns assuntos de história. Para quem já tem um bom conhecimento de história, certamente o livro não é muito bom; porém para quem tem somente uma base de história, o livro é, sim, bom para relembrar alguma coisa dos tempos de colégio e mesmo para aprender uma coisa ou outra (e depois, com outros livros, aprofundar o conhecimento nos assuntos que lhe forem mais interessantes).
Corban 04/02/2011minha estante
Ótima resenha. Estava com dúvidas sobre a aquisição ou não do livro, mas agora estou convencido de que pode ser um ótimo investimento. Obrigado.

Johann.Dias 01/11/2020minha estante
Boa resenha

Moises Celestino 24/07/2023

"Bestseller Internacional"
"Uma Breve História do Mundo" é uma obra didática e vibrante, elaborada com a boa proposta de cativar e prender a atenção do leitor. É como viajar por dentro dos fatos que marcaram época na origem da evolução humana, científica e tecnológica. Recomendado para quem curte história e cultura, em geral.
Editora.Fundamento 01/08/2023minha estante
Amo!

Isabela.Assumpcao 20/02/2017

A abordagem gira em torno de acontecimentos gerais que marcaram a história da civilização humana, não entrando em dimenssões específicas. O conteúdo é de fácil acesso porém não muito útil a pesquisa. Positivamente ao terminar a obra tive a sensação de que a humanidade tende a se tornar cada vez mais justa e igualitária. O livro pode servir também como uma primeira leitura de conteúdo antropológico.
Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
Será que estamos melhorando? Ou seria apenas a tecnologia? Fica o questionamento.

Pateta 04/05/2016

UM BREVE ELOGIO
O livro nunca esteve na minha lista de prioridades: preconceito contra o adjetivo "breve" no título. Acontece que ele me caiu assim de graça nas mãos e acabei devorando seus capítulos. São 2 milhões de anos resumidos em menos de 400 páginas, com leveza sem leviandade.
Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
"Ao final, a sensação que fica é de que somos mesmo um bando de símios vaidosos (e às vezes talentosos) habitando um planetinha perdido numa galáxia entre mil."

Resumiu bem os 2 milhões de anos rsrsrsr

Anderson 20/05/2015

Ignora a América Latina
O livro é redigido em prosa jornalistica, quase narrativa, o que torna sua leitura muito acessível, razão pela qual é recomendável a quem tem interesse básico por história. Comete, entretanto, um pecado gravíssimo, bem típico de autores anglófonos: praticamente ignora a América Latina em sua "breve história do mundo". Há muito pouco sobre as pujantes civilizações que antecederam os europeus neste continente e influenciaram a nós e também ao resto do mundo. Há menos ainda sobre as histórias que aqui foram registradas durante a modernidade.
Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
O livro é muito ambicioso, o que demanda escolhas e está limitado ao conhecimento do autor, mesmo sendo um professor importante como ele. Acho que o resultado é muito bom, principalmente pela clareza da escrita.

Marcio 15/10/2022

Guerra, guerra e guerra!
História contada em sua maior parte do ponto de vista da cultura e da vida do homem médio em cada tempo. É interessante essa abordagem pois permite aproximar-se mais da realidade de cada época. No entanto, em alguns momentos faz falta pelo menos a menção de figuras históricas destacadas para que seja possível situar-se melhor em qual época se refere. De qualquer forma é um desafio tentar condensar em pouco mais de 300 páginas a história da humanidade, mas considero que o autor foi bem sucessido nas suas escolhas e na forma como foi abordado.
Heitor 22/10/2022minha estante
Estou lendo, mas concordo com vc.

Raphael.Zemolin 28/03/2020

Ótimo livro para aqueles que buscam uma visão geral da história. No entanto se faz necessário aprofundar com literaturas específicas, visando assim compreender ao máximos os eventos históricos.
FAbs.SAlvAs 06/04/2020minha estante
Como faço pra ler um livro? Eu não seii

Sikewiecz 05/02/2009

Muito bom.
Livro de facil leitura e com conteudo bastante interessante. O livro não é completo, pois falta muitos fatos importantes da historia do mundo, mas não deixa de ser um bom livro.

Gabriel Beda 30/03/2024

Um bom livro. A parte direcionada a história antiga é mais abrangente. Mas depois da grande elevação do nível do mar, acaba se concentrando nas civilizações euroasiáticas e norte africanas. Deixando muitas civilizações em segundo plano, ou vistas apenas enquanto povos a serem derrotados pelos colonizadores

Érica 07/09/2009

Um resumo agradável
Um resumo perfeito da história da humanidade. Mas trata-se de "Uma Breve História", e não de um livro de conteúdos densos. Claramente não se espera que o autor entre nos detalhes de cada época; se o fizesse, o livro não seria tão bom quanto é. Não vejo somente como um livro de História, mas uma leitura realmente agradável (digo isto porque os livros de História não são necessariamente agradáveis de se ler). Sigo agora para o segundo livro do autor, "Uma Breve História do Século XX", que creio ser tão bom quanto o primeiro.