O Despertar

O Despertar L. J. Smith

Resenhas - O Despertar

láysaa 01/02/2023

O despertar
Olha, se decepção fosse um livro ela definitivamente seria esse. Eu me pergunto como uma série tão boa e tão famosa pôde ter se inspirado NESSE livro e poder ter se transformado em algo muito muito superior.
Para mim é extremamente difícil ler e não comparar com a série até porque foi o meu primeiro contato com o universo, e por mais que eu não seja muito fã da Elena no seriado em si, nos livros ela consegue ser mais insuportável e egocêntrica ainda, além de ser manipuladora o tempo todo. Eu queria muito ter força de vontade para ler os outros, mas eu só queria arrancar meus olhos enquanto lia esse livro então duvido que eu continue a história.
Para aqueles que amam o universo de TVD, assim como eu, indico o Diários do Stefan que é baseado na série e faz bem mais sentido com o que a gente já conhece, além de trazer coisas que não vimos no seriado.

pablalves 01/02/2023

Foi uma leitura rápida. Pra quem assistiu a série, antes do livro, deve ter sentido as diferenças entre os dois formatos. Quero falar sobre a escrita, primeiro. A autora usa uma linguagem bastante acessível, confortável, às vezes ela se sai muito bem construindo algumas frases que soam bonitas. O problema, seria a construção de um ou outro personagem, as motivações rasas. Ela cria ideias muito boas, mas, no geral, acaba pecando no desenvolvimento.

Concluindo, eu gostei do livro. Mas admito que ele possui problemas.

mayaraliye 29/01/2023

É legalzinho... Ponto. ?
Já tinha lido o livro na época que eu reassistia compulsivamente a série, que foi a minha favorita na minha adolescência, e como eu nunca terminei de ler todos os livros, fiquei com vontade de retomá-lo. O livro é paradinho, os personagens não são envolventes (são até chatos na verdade, principalmente a Elena, que é insuportável), mas o finalzinho deu um gás de curiosidade de saber: o que vai acontecer agora? Enfim, foi um livrinho bom pra dar uma distraidinha.

Lary 29/01/2023

Vampiros

Mano

Um típico triângulo amoroso com uma história antiga (MUITO ANTIGA)

Só não gostei dessa menina

Anna 28/01/2023

Será que eu tenho 15 anos de novo?! Kk
Peguei o livro no fundo do guarda roupas, eu tinha comprado esse livro com uns 15 anos quando a série baseada nele bombou por conta de Crepúsculo. Podemos dizer sim que Crepúsculo foi baseado a partir desse livro antes de qualquer outra coisa já q foi escrito em 91 e tem uma garota e dois caras brigando por ela?
Uma das coisas que mais gosto desse é que a personagem principal da motivo para ter tanto cara querendo ela kkkk ela tem mais carisma, sensualidade e tal, já outras por aí não.
Stefan e Damon são muito bem representados na série, principalmente Damon. Já a Helena eu não consigo desvincular ela da série, sendo que no livro ela é outra coisa, tipo, muito diferente mesmo kkk só lendo pra ver.

De Scancetti 27/01/2023

A primeira vez que eu li esse livro eu tinha 11 anos, e francamente não lembrava de uma vírgula dele, hoje sei porque, não é um livro excepcional, ele não te marca, pelo menos não quando não se tem uma referência.

Vou terminar toda a saga, mas acredito que eu vá continuar preferindo a série aos livros nesse caso, o que é muito raro de acontecer, mas as vezes acontece.

Helena 22/01/2023

Li os livros por causa da série, mas acabei amando tanto q a série perdeu a graça. A vibe é perfeita, mas séria e sombria q a série (além da atmosfera dos anos 90). Sou viciada na era renascentista, então os flashbacks são perfeitos. A Elena é totalmente insuportável, mas eu amo a vibe dela (mto mais interessante q a da série, mas isso n é difícil). Odeio o Stefan em qualqier versão q possa existir, mas a autopiedade dele nesse livro dá vontade de gritar. Agr... o Damon... aqui ele é ainda mais cativante, mais sombrio e poderoso. Amo. As amgs dela tbm são mto mais interessantes, mas aparecem pouco no primeiro livro.
Uma coisa q mta gnt reclama é o fato de o livro ser mto parado, mas essa é a graça. N tem aquela encheção de linguiça da série, aquele monte de detalhes e acontecimentos. Torna o livro mais realista p mim. São só um bando de adolescentes emocionados (oq é natural, são adolescentes) vivendo a vida e do nada aparecem vampiros. Simples.
Mas agr, se vc leu por causa de Stelena, sinto mto , o romance é bem nhé msm. A própria escritora disse q sempre foi o Damon.

Tecotheo 19/01/2023

2,5 ?
Não sei realmente o que dizer sobre o primeiro livro dessa série. E horrível, a protagonista (Elena) e insuportável, infantil e MUITO chata. Eu não consegui realmente gostar desse livro, eu dava graças a Deus quando o Stefan narrava. E eu adorava as partes em que ele narrava. Ainda mas quando ele falava da Katherine, pq eu realmente queria saber oq tinha acontecido entre os três (Stefan, damon e Katherine). Eu gostei muito de saber um pouquinho do passado do Estefan, e oq realmente aconteceu com a Katherine. E o que fez o damon odiar tanto o Stefan. Eu só dei 2,5 ? por causa do suspense e das narrações do Estefan, e é claro, por causa do final, ele e aberto, mais eu gostei do jeito que o livro acabou, mas não realmente acabou. E uma série de livros então o segundo vai falar oq aconteceu com o ******.

Alycia.Moreira 17/01/2023

Sinceramente, custei a pegar o embalo nesse livro. No começo tudo parece superficial, principalmente a personagem principal. As coisas melhoram um pouco a partir do meio para o final, mas não compensa pelo resto.

Juliana 17/01/2023

Eu gostei, mas achei o livro meio parado no começo, literalmente tudo foi acontecer no final. Prefiro crepúsculo e não tenho vontade de ler o restante dos livros.
cinnamon1 17/01/2023minha estante
Amg por incrível que pareça melhora nos livros seguintes

sarah 16/01/2023

mds que livro horrivel
se eu pudesse eu daria 0 estrelas p esse livro mds eu nunca pensei que o livro da minha serie fav seria tao ruim mto decepcionante pcr pprt

botei uma data aleatoria de leitura pq nao lembro qnd li mas ne foi em 2022

Sophia.Campos 16/01/2023

O que dizer..
Nunca vi a série. Por isso, acho que esse livro não funcionou pra mim. Não tenho nenhum apego emocional a nenhum dos personagens e eles não me cativaram.

O final melhorou muito, quando ele conta sobre o passado dele eu fiquei super interessada mas também achei tão razo, achei até que a questão dele ser vampiro foi deixado de lado e só o fato dele ser italiano e misterioso prevaleceu.
Talvez eu dê uma chance ao segundo livro? mas não por agora

Marcy 16/01/2023

Minha opinião
Uma porcaria de livro,era melhor a série!os personagens são um saco,principalmente a Elena que é mimada,chata e é uma pessoa raza(achei estranho não mencionar os pais dela no livro).Na série os personagens tinham mais história,já no livro eles são só adolesceste de uma cidadezinha fazendo merda.

Giu 14/01/2023

Diarios de um vampiro - O Despertar
Eu particularmente esperava que este livro fosse pior. Vi a série a alguns anos e sempre tive vontade de ler os livros, esse ano decidi me arriscar e ver no que isso daria. Cheguei a me preparar para o pior, mas apesar das muitas diferenças com a série de TV o livro até que é bom, as diferenças chegam a ser cômicas e trazem um olhar diferente pra quem, assim como eu, assistiu somente a série. O livro traz um stefan mais sombrio, uma Elena menos mocinha e mais decidida (porém muito emocionada) e uma Katherine mais doce e frágil que não se via em uma vida onde não tinha os irmãos Salvatore junto a si. Ainda não tenho certeza se lerei os próximos mas até então, o livro não esteve abaixo das minhas espectativas.