O Despertar

O Despertar L. J. Smith

Resenhas - O Despertar

Márcia 05/09/2009

No início achei um absurdo de parecido com Crepúsculo, mas devo admitir que no decorrer da história mudei de opinião, é diferente!
Stefan é um fof's e eu gostei mais de Elena que de Bella. [ não gosto da Bella mesmo ! ]
enfim, vale muito a pena!!
Lili 14/09/2009minha estante
Sabes que tb não gosto mto da Bella? Ah, realmente parece com Crepúsculo, no início (pelo que ouvi falar, pq, infelizmente, ainda não li.) mas, em primeiro lugar, foi escrito e publicado antes, e deve ter suas particularidades...

Luísa Zardo 28/11/2009minha estante
As comparações são inevitáveis mesmo, mas como Diários do Vampiro foi lançado em 1991 :) (e L. J. Smith acusando Stephenie Meyer de plágio ainda!) E, enquanto Bella é totalmente romântica e mais na sua, Elena já é comunicativa e um pouco arrogante. Mas o livro é muito bom, vale muito a pena :)

Gabi C. 05/12/2009minha estante
Poxa, sério que tu achou a Elena melhor que a Bella?

A Bella é meio dramática, mas a Elena tá mais pra cretina e fútil - coisa que eu acho bem pior! hahaha

Nathalya Porciuncula 26/01/2010minha estante
Bah, estou lendo agora e estou achando muito parecido com Crepúsculo. Colégio, o vampiro que ama a humana mas não quer se aproximar muito para não machucá-la. Parece que a Stephenie Meyer juntou coisas de vários livros e colocou uma pitada a mais de romantismo!!! ...

Bárbara 20/02/2010minha estante
eu queria q o Stefan fosse de outra história pq a Elena não merece ele! mas tbm não dá pra comparar Elena e Bella; a Bella se eu pudesse já tinha matado. Ela é o cúmulo da burrice e falta de noção!

Izabela 16/03/2011minha estante
Não dá para dizer que Diários do Vampiro parece com Crepúsculo, pois, Diários do Vampiro é de 1994 e Crepúsculo de 2005...
E eu prefiro a Elena também...

Márcia 16/03/2011minha estante
Essa resenha minha é tão antiga e tão ridícula. Fico com vergonha dos comentários. Mas, obrigada!

Flavinha 19/01/2013minha estante
Assim, eu acho que quando as pessoas falam de TVD ter plagiado Twilight, estão se referindo a algumas partes da SÉRIE. Não são mttas, mas tem algumas cenas q ér realmente parecido c o filme. Tipo, akela parte q Elena e Stefan se beijam, e ele se afasta, batendo na parede. Igual o primeiro beijo de Bella e Edward. Mas enfim... tenho q admitir q não gosto nem um pouco da Elena do LIVRO. Ela é fútil, mimada e muito superficial. Prefiro mtto mais a Bella, pq ela pode ser sim desastrada e dramática, mas pelo menos é sincera, afável, autêntica, madura e altruísta. Não tem vergonha de ser diferente! ;) Já a Elena da série eu amo, ela é forte, decidida, altruísta e admirável!

Lidiane Andrade 18/01/2011

Diários do Vampiro: O despertar
Irmãos e inimigos mortais, Damon e Stefan Salvatore são assombrados por um passado trágico. Vivendo nas sombras desde a Renascença italiana, eles estão condenados a uma vida solitária: são vampiros. Séculos mais tarde, o destino parece levá-los a percorrer o mesmo caminho que um dia os conduziu àquela vida amaldiçoada e eterna.
Em Fell’s Church, na Virgínia, Stefan conhece Elena Gilbert, uma adolescente bela e popular. No encalço de Stefan, Damon procura vingança, e logo Elena se verá divida entre os dois irmãos — e entre o amor e o perigo.
"O Despertar" é o primeiro volume da série best seller Diários do vampiro, de L. J. Smith, há mais de 15 semanas na lista de mais vendidos do New York Times.

Diários do vampiro é o primeiro volume da série, que agora deu inicio da série de tv Vampire diaries que é muito melhor que o livro, porque os personagens nos faz suspirar, mais o livro é perfeito e é super interessando, vale a pena ler!
Juninho 13/03/2011minha estante
Novamente gostei do seu ponto de vista,porém não tive chance de assistir ainda, mas pelo que me disseram é otimo como o livro, porém como eu disse em sua outra resenha, este livro deveria fazer parte dos 2º e 3º em um unico livro, justamente por causa do seu "final".
OMNIA VINCIT

Lidiane Andrade 11/04/2011minha estante
Não acho que deveria ser um livro só, mais acho que até o quarto já deveriam ter colocado um fim na série de livros.. Dizem que o 5ª não tem sentido nenhum, ainda não li! Obrigada por comentar.

Juninho 20/04/2011minha estante
Como disse o primeiro e o segundo livro nao possuem final, já o terceiro sim, dentro do enredo, por isto acho que deveriam compor um unico livro...
ha, foi nada por comentar, gosto muito de ler opinões a respeito do livro(resenhas)....
URBANA LEGIO OMNIA VINCIT

Gabrielle 14/01/2023

O raro caso em que a adaptação é melhor que o livro
Primeiramente, eu já vi a série toda e já haviam me falado aqui no Skoob que os livros eram bem diferentes da adaptação. Mesmo assim, resolvi ler.

É ruim. Bem ruim.

A edição do ebook era mal traduzida e cheia de erros de digitação. Até mesmo erros ortográficos (socorro!). Some isso a uma trama e personagens mal desenvolvidos, e um casal bem sem noção. Principalmente a Elena. Não beijou o Stefan nem duas vezes e já fala que ama ele e que a vida dela é ele e coisas do tipo. Zero desenvolvimento.

Não é por ser um livro adolescente que precisa ser ruim, mas esse foi.

E pior: os personagens são bem diferentes da adaptação. Elena loira, patricinha e popular. Mudaram o sobrenome do Tyler e da Bonnie, o nome da tia da Elena. A Elena tem uma irmã mais nova e uma amiga chamada Meredith. Parece que a série só pegou a premissa e mudou o resto. O que foi ótimo, porque achei esse primeiro livro péssimo.

No mais, vou ler os outros, porque gosto do Damon, apesar de saber que o final dele é totalmente diferente da série também. Que eu tenha paciência então.
Bruna 15/01/2023minha estante
The wicked também é esse raro caso

DeniseSC 16/01/2023minha estante
Essa série é só ladeira a baixo

Gabrielle 17/01/2023minha estante
Eita, o primeiro já é ruim. Imagino os outros então ????

readsjenni 31/01/2021

a série de televisão é melhor
Decidi conhecer melhor os livros que deram vida a uma das minhas séries favoritas, e sinceramente achei a série de televisão melhor. Começando pelos protagonistas: A Elena Gilbert do livro é mais chata do que eu estava acostumada, e nem sabia que isso era possível! Além dela ser muito fútil. Um ponto negativo tbm é que não consegui sentir o luto dela cm a morte dos pais, e achei que o amor dela por Stefan surgiu muitooo mais rápido (sério, a menina fala que ama ele sem nem conhecê-lo).
O Stefan Salvatore dos livros apesar de ser muito educado como sempre, ele ignorando a Elena no início não é a cara dele, pois ele é louco pela Elena no momento que a ver na série.
O Damon continua sendo o mesmo lindo, irônico Damon. E quando ele apareceu (que demorou muitooo) foi a melhor parte do livro sem dúvidas!!!
Apesar do livro ser pequeno, a história demora para acontecer, acaba se tornando bem chato...Mas no fim, como disse, Damon aparece e o livro melhora muitoo!
E mesmo sentindo raiva de alguns personagens, super recomendo para aqueles que amam um romance de vampiro.
Joyce368 26/02/2021minha estante
A parte dele ignorar ela achei bem mais coerente do que na série, que ele fica na cidade investigado a vida dela

Joyce368 26/02/2021minha estante
Investigando*

readsjenni 14/10/2021minha estante
mas ele investiga por ela ser a cópia do amor da vida dele... é coerente tbm

biana 23 05/05/2023

Não gostei nadinha desse livro KKKKK, as vezes parecia que eu tava lendo um livro de criança, péssimo.
A série que nem é muita boa, é muito melhor que essa bomba.
Beatriz 05/05/2023minha estante
amg vc sabia q os livros de tvd nao foram 100% como a autora queria? ?

biana 23 05/05/2023minha estante
Sério???

Beatriz 05/05/2023minha estante
sim, obrigaram ela a mudar bastante coisa (nao sei o q, nao li

Beatriz461 25/04/2023

Já li fanfics melhores
Comprei no sebo porque o preço estava bem em conta (na Amazon está 30?), nem ia comprar, mas me chamou atenção porque amo a série (já assisti 3 vezes !!!) e foi um dos meus piores erros ficar comparando com a série, que é uma obra de arte em comparação ao livro (ou saga sei lá).

A leitura é fluída e simples, ainda bem, porque tirando esse ponto positivo de resto você acaba se decepcionando. Os personagens 0 carisma. Enredo não te prende e nem impressiona, você tá lá lendo e acontece alguma coisa e você fica tipo "meh, ok!"

Mas provavelmente vou ler o 2 porque comprei junto.
Debora.Bitencourt 25/04/2023minha estante
sim! acho que é um dos poucos casos em que o livro é pior que a série/filme

Laly Conrado 25/04/2023minha estante
Também assisti 3x kkk na verdade tô assistindo a 3º vez agora, estou na última temporada

Karla.Cassol 25/04/2023minha estante
Misericórdia, que livros mais sem graça! Geralmente não abandono série, leio nem que seja na base do ódio, mas essa aí não teve jeito. E olha que na época eu nem tinha visto a série de Tv para ter com que comparar rs.

-Izzy 23/02/2023

Chato, chato. A leitura não flui, não recomendo.
Livro cansativo demais. Demorei muuiiito tempo pra terminar. Não recomendo, é a primeira vez que acredito que uma adaptação supera um livro. A série é 100x melhor. A Elena desse livro é extremamente mimada e não sabe ouvir um ?não?
Lucy Batista 23/02/2023minha estante
Verdade, ela tem o Rei na barriga

maya.vna 07/03/2023minha estante
SIMMM!! Achei que só eu estava achando ela super mimada é insuportável, típica garota que não sabe receber um não e começa a ser grosseira com as amigas que tentaram ajudar

-Izzy 08/03/2023minha estante
Eu até tinha planos de ler os próximos? mas desanimei

Giulia Fidelis 15/03/2022

Diários foi escrito 1° (1991)
Como já coloquei no título, Diários do Vampiro foi escrito em 1991, então não é cópia de Crepúsculo ?? Sobre o livro, as vezes tenho que parar, respirar e lembrar que a Elena é apenas uma adolescente, para não ter um surto com ela. O menino da um beijo e ela já acha que são almas gêmeas e lança um "eu te amo" de cara ? além de ter um comportamento bem invasivo.. A história em geral é meio corrida, sem se aprofundar muito nos outros personagens que a meu ver são tão importantes quanto Stefan, Elena e Damon. No final achei que melhora um pouco pois conta sobre as origens do Stefan e sobre a história da Katherine..Mas como já temos a série para comparação, ela ainda tem meu favoritismo ?
isabele198 15/03/2022minha estante
Eu comecei a assistir a série mas depois acontece uma coisa sabe eu parei de assitir kkkk

Jô88 15/03/2022minha estante
Li os livros antes de ver a série

Giulia Fidelis 15/03/2022minha estante
Eu li os livros (os 4 primeiros) misturado com a primeira e segunda temporada. Esse ano resolvi ler de novo, uma pq fazem muitos anos e outra pq comprei o quinto livro e não lembrava mais direito o que era do livro e o que era da série ??

Nancy 08/01/2010

Cadê o mistério?
Ah, gente... Q ninguém venha me dizer q a Stephenie não se "inspirou" nesse livro p/ escrever a saga Crepúsculo...Tudo bem q, na minha humilde opinião, Crepúsculo é bem melhor. Mas q ela deu uma olhadinha em "Diários" antes, ah, isso ela deu!!
O q faltou em "Diários do Vampiro", ao menos no primeiro volume? O mistério... Aquele jogo de sedução, diálogos cheios de entrelinhas, toque, pegada, pra falar a verdade!!
É tudo mto rápido, parece q a autora estava com preguiça de escrever e fez um resumão do q tinha em mente. A Elena é meio babaca e o Stefan não me seduziu. E ainda tomou uma surra do irmão no final, rsrs...
Vamos ver se no segundo a coisa melhora.
Paulinha 21/01/2010minha estante
Mas q ela deu uma olhadinha em "Diários" antes, ah, isso ela deu!![2]

Parece q a autora estava com preguiça de escrever e fez um resumão do q tinha em mente.[2]

Tirou as palavras da minha boca, Nancy!

Roberto Laaf 01/03/2010minha estante
Pois é, Nancy, também acho que a história apresentada por Lisa J. Smith neste primeiro volume da série está muito devagar, e, como eu disse em meu histórico de leitura, algumas passagens no começo são até rasas demais. Vou torcer para que os próximos estejam sejam mais envolventes.

Saudações!

Je 16/02/2015minha estante
A Mayer disse que nunca leu historias nenhuma sobre vamps, e é bem obvio se tivesse lido teria escrito um livro bom.

Victor Silva 22/07/2020

Elena Gilbert é uma moça muito cheia de sí,com um ego que só não é maior que sua vontade de chamar a atenção do Stefan. Não tive problemas durante a leitura como tédio ou vontade de parar,ao contrário,gostei da história desde o início,com destaque para as anotações do Stefan,que são ótimas. Damon é um personagem que tem tudo para evoluir bastante durante os próximos livros e espero que assim seja. L.J.Smith me agradou em seu primeiro livro nessa série.
Douglas.Barreto 25/07/2020minha estante
Li os 5 primeiros livros

Victor Silva 25/07/2020minha estante
Gostou? Vou ler o segundo livro em breve.

Douglas.Barreto 29/07/2020minha estante
Gostei, mas é bem diferente da série, sorte que comecei pelos livros.

Sabrina 21/07/2010

Uma ficção apenas para se divertir - e comparar com Crepúsculo
Me senti na obrigação de escrever uma resenha para este livro. Não tanto pela obra em si, mas sim pelo seu, digamos, "sucessor". Mas vamos por partes. Primeiro, vou tentar resumir os pontos fortes e fracos da história. Depois eu explico a minha indignação.

O enredo é bom. Tem um ritmo que é muito rápido de ser lido. A leitura flui facilmente, mesmo tendo tantas partes que deixam dúvidas. Estranhei um pouco a estrutura de ir falando primeiro como os personagens se sentem, fazendo poucas alusões ao que aconteceu de fato, para só depois, lá pela metade do livro, explicar o que ocorreu. Por exemplo, nos primeiros parágrafos, dá pra deduzir precariamente que os pais de Elena morreram, mas só bem depois tudo é explicado. Eu também demorei a entender que Margareth era irmã da protagonista.

A mesma estrutura é utilizada para ir introduzindo o leitor na história de vida de Stefan, o vampiro por quem Elena se apaixona. Não achei a estratégia muito boa. O objetivo da escritora provavelmente era prender o leitor pela curiosidade, mas não funciona bem. O que eu tive foi mais uma sensação irritante de que o que era realmente importante nunca era elucidado. Na verdade, o que acaba fazendo o leitor ir até o final é o ritmo, e a brevidade da história, que permite terminar o livro em poucos dias. Se fosse mais longo, provavelmente teria acabado com a minha paciência tanto mistério sendo resolvido só nas últimas páginas.

Mas isso ainda não é o pior do enredo. O pior mesmo é a personalidade dos personagens. Eles não parecem ter 17, 18 anos. Parecem ter 12 ou 13. As preocupações são geralmente fúteis, as conversas e as ações são tolas. Alguns parágrafos, onde só narram como Elena se acha bonita, podiam realmente ser cortados. E há algumas partes inverossímeis. Como Elena pode ter certeza de que ama Stefan logo após beijá-lo pela primeira vez, se antes nunca nem tinha falado com ele? E como ela aceita tão rapidamente quando fica sabendo que ele é vampiro? É tudo muito breve, tudo muito certo para ela, e isso acaba transformando a protagonista em uma personagem rasa, e não de uma personalidade forte e inabalável como a autora tenta descrevê-la.

Falo mais dos pontos negativos, mas devo deixar registrado que o livro é interessante sim, se for lido despreocupadamente, apenas a título de diversão, sem se preocupar com detalhes. É uma história legal, mas só se o leitor não tiver lido antes o livro Crepúsculo, de Stephenie Meyer, que vem fazendo tanto sucesso.

Pois é aí que reside toda a minha indignação, e que não me deixou aproveitar a história. Explico: Diários do Vampiro, (alias, por que esse título foi escolhido? Não vi nenhum trecho de diário que fosse de algum vampiro. Mas eu divago...), foi publicado na década de 90, portanto, é bem anterior aos best-sellers da saga Crepúsculo. Como então eu posso deixar de pensar que Stephenie Meyer plagiou L.J. Smith?

A semelhança é gritante, e patética. São exatamente as mesmas situações, em várias partes! Edward ignora Bella na secretaria da escola? Stefan faz exatamente o mesmo com Elena! Edward salva Bella de uma tentativa de estupro, e então eles começam a se falar mais seriamente? Acredite, Stefan também! E daí Elena descobre que o ama! E o que me deixou mais indignada, pois achava que nesse ponto Meyer tinha sido original: em Diários do Vampiro, eles também podem se alimentar só de sangue de animais!

Esses são só dois exemplos, mas há muitos outros. Até mesmo onde as protagonistas são diferentes, agora me parece que são forçadamente opostas, exatamente para tentar despistar, para tentar criar algo de novo no que está sendo repetido.

Crepúsculo pode ter sido mais feliz que Diários do Vampiro ao conseguir captar exatamente as emoções dos adolescentes, mas isso não me deixa perdoar a história. OK, nos próximos livros, provavelmente a saga Crepúsculo se distanciou muito de seu predecessor. Mesmo assim, fiquei com um gosto amargo de que algo que eu achei que era original é simplesmente uma cópia descarada. Se eu tivesse adquirido os volumes de Meyer, eu os queimaria em praça pública.
Kennedy 24/07/2010minha estante
Essa sua resenha me deu vontade de ler o livro.

Gleyca 03/05/2011minha estante
Realmente você me deixou com vontade de ler o livro, ao contrário dos outros comentários.

Je 16/02/2015minha estante
Parem de comparar com crepúsculo, Stefanie Mayer bunca nem leu livros de vampiro pra começo de conversa, e Vampire Diaries é dos anos 90.

sunny23 02/07/2021

Diários do Vampiro: O Despertar ?
Verdadeiramente decepcionante. Se você, assim como eu, ama a série de The Vampire Diaries, recomendo que pense um milhão de vezes antes de submeter a leitura desse livro. Cheguei com inúmeras expectativas, já que por ser o livro de uma série de tanto sucesso, julguei que o mesmo seria tão bom quanto... me enganei completamente (e olha que eu já comecei o livro sabendo que ele era completamente diferente da série).

A protagonista, Elena Gilbert, é uma personagem fútil que se preocupa com nada além de seu "reinado" no colégio e em conseguir Stefan para si. Sua obsessão em ter Stefan é tão grande que chega a ser realmente ridículo em várias partes. Bonnie e Margaret são apenas os fantoches da Elena, ela manda, as duas fazem sem nem questionar. Entre elas, a Bonnie ainda consegue ser muito melhor.

Caroline mal aparece, geralmente só sabemos dela quando Elena a menciona, geralmente para falar da briga infantil delas pelo trono de "rainha do colégio". E se vocês já odiavam o Tayler antes, aqui ele consegue ser ainda pior, um babaca que não sabe o significado da palavra não.

O casal se desenvolve de um jeito meio ????, primeiro Stefan queria distância da Elena por ela ter a mesma aparência que Katherine ? quem já assistiu a série sabe sobre o que estou falando. Depois, eles tiveram o primeiro beijo e no dia seguinte ela já dizia que amava ele. Cadê o desenvolvimento aprofundado no casal? O mais importante para mim em livros que tem romance é poder acompanhar pacientemente cada passo do casal, e não que eles apareçam juntos assim como mágica.

A escrita é, na *minha opinião*, meio blé, não é aquela que te prende com facilidade, que te faz ficar com "gostinho de quero mais" e nem tem nada de tão chamativo. E é confusa em vários momentos. O que realmente salvou o livro foi o final.
debs ð 03/07/2021minha estante
a serie é maravilhosa, os livros parece q n sao n

sunny23 04/07/2021minha estante
l
eles são completamente diferentes um do outro, a série é um milhão de vezes melhor e mais completa, diferentemente do livro que tem vários furos sobre os vampiros (só se sabe que eles bebem sangue e precisam de um objeto feito por lápis-lazuli para andar no sol) de resto não fala e nem explicar mais nada. acho que faltou muita coisa importante para uma história mais completa

Mandinha 18/08/2012

Apesar de algumas pessoas acharem que a série Diário do Vampiro,nada mas é que uma imitação do Crepúsculo,posso dizer com propriedade que as duas séries são diferentes.
Diário do Vampiro,é um livro que,de verta forma,não foi escrito pra crianças,ele é um livro forte,intenso,que fala de todos os sentimentos humanos,desde o amor até o ódio.
Carolis 29/09/2012minha estante
Se houve realmente plágio ou inspiração, foi da parte da Stephanie Meyer, já que Diário do Vampiro é uma série de livros bem mais antiga que Crepúsculo.

Mandinha 01/10/2012minha estante
Em momento algum disse que havia plágio por parte das autoras.
Como disse no post,as duas séries são diferentes.
O problema é que existem pessoas que dizem isso,entendeu!?

Fefa 20/04/2021minha estante
Ai nunca vou ler os livros sou apaixonada pela serie!! Sinto que estraga um pouca a experiência

Barreto20 20/04/2021minha estante
Eu li os livros antes de ver a série e era apaixonada, acho que se eu fosse ler hj iria querer me estapear kkkkkkkk

Thayna.Galvao 12/03/2021

Ruim
A escrita dessa autora não é boa. Elena é mimada, Stefan tenta ser o foda mas putz... não é. Damon é só um cara foda que quer tudo do jeito dele e se acha. As amigas da Elena são completamente descartaveis, superficiais... sem graça. Tyler é decepcionante! Matt é chato, mas é o unico que sei lá, salvaria a historia se focasse mais nele.

Não conheço outros livros da autora, esse é o primeiro, mas eu fui ler ele com muita expectativa, e a verdade é que me decepcionei.
Laura Abboud 12/03/2021minha estante
Amg, rlx q piora nos outros livros kkkkk. Tenho aqui em casa só pela memória afetiva da série msm ?

Thayna.Galvao 12/03/2021minha estante
Poxa... tanta expectativa pq a serie é MARAVILHOSA!