Anne of Green Gables

Anne of Green Gables L. M. Montgomery

Resenhas - Anne of Green Gables

Karine Canal 14/02/2020

Eu vi o seriado e fiquei super curiosa para ler a série, Anne é tudo e mais do que eu esperava. Adorei a leitura. ??

Leticia.Wrobel 11/02/2020

Perfeito
Anne é sempre taao encantadora! E é maravilhoso poder acompanhar seu crescimento ao longo do livro!! É uma leitura simples sobre a vida e como podemos leva-la! Adorei

sylphyn 01/10/2019

Vale a pena ler!
Livro maravilhoso, a personalidade de Anne é encantadora.

Lauraa Machado 24/09/2018

Muito bom, mas poderia ter sido melhor
Como pode ter acontecido com várias outras pessoas, eu conheci a Anne e me interessei pela sua história através da série da Netflix, que é encantadora e me conquistou logo no começo. Depois de ler esse primeiro livro, gosto ainda mais da série, porque percebi que os roteiristas realmente entenderam a essência da história e, até nas liberdades que se deram para criar situações, souberam exatamente como interpretá-la e traduzi-la. Gostei bastante do livro, vou explicar logo por que e o que poderia ter sido melhor, mas a série é minha preferida.

O começo do livro tem exatamente o espírito da série, as cenas vão se desenvolvendo devagar, a Anne é ainda mais falante, dramática e sonhadora aqui e foi ótimo poder ler sobre os pensamentos e sensações da Marilla e do Matthew, por exemplo. Como um livro escrito há tanto tempo, a religião aqui tem um papel bem mais importante e todos os detalhes mais modernos encontrados na série não estão aqui (por um lado, infelizmente; por outro, acharia difícil ter mesmo).

Outro ponto alto do livro é a escrita. Estava com medo no começo de ser muito difícil ou parada, mas não é nem de longe. É uma leitura muito leve e rápida. Claro que a linguagem não é como a de hoje em dia, mas tampouco é muito diferente. Eu li a versão em inglês, original, então não sei dizer sobre a tradução, mas gostei bastante do jeito levemente irônico da autora de escrever.

Mas existe um problema muito grande aqui de ritmo. O começo do livro é realmente ótimo, você vê que a autora usa mais ou menos cinco capítulos para falar de um ou dois dias, mas porque ela precisa de todo esse tempo. Esse jeito de explorar melhor cada cena não chega nunca a ficar chato, pelo contrário. Foi a parte mais interessante da história. Mas, conforme o tempo vai passando, todas as cenas vão sendo explicadas cada vez mais rápidas, com algumas poucas realmente acontecendo durante a narração (e não sendo contadas pela Anne). Muitas vezes fiquei com a impressão de ser a Marilla, de só ouvir a Anne me contando depois o que aconteceu, porque pouca coisa era realmente vivida durante a história. Isso não é muito bacana.

E foi ficando cada vez pior. Depois que a Anne fez treze anos, tudo começou a correr e parecer um resumo! Dos quatorze aos dezesseis anos dela, não tem quase nenhuma cena sendo descrita e é tudo contado por cima. E aí no final, os últimos capítulos voltam a ficar mais estáveis e a descrever as coisas. Honestamente, a pior parte disso tudo foi o desenvolvimento da Anne, que foi passado completamente por cima. Um belo dia, ela simplesmente não era mais tão falante e nem tão perdida. Do nada, ela era adolescente e madura.

Não estou falando que ela ficou incoerente, ainda dá para ver a essência da Anne ali, mas a gente não a acompanha pelo livro, só nos contam sobre ela. O livro teria sido bem melhor se só tivesse a primeira metade, mas não posso chegar a dizer que me decepcionei, ainda mais quando continuo querendo ler os próximos. Ele só podia ter sido bem melhor. Minha nota verdadeira é de 3,5, mas resolvi arredondar para cima pelo meu amor pela protagonista mesmo!

E talvez essa seja a razão para eu gostar cada vez da série da Netflix. Além de que os roteiristas lá não estão com pressa para chegar no final da adolescência da Anne, o próprio enredo de cada episódio consegue ser mais complexo e bem trabalhado do que aqui, com um desenvolvimento maior na Anne. Ainda assim, obrigada, Lucy Montgomery, por tê-la criado.
Laura 01/09/2020minha estante
também não gostei muito do pulo que foi dela criança para ela adolescente

Viviane Carrijo 07/06/2018

The best Anne ever!!!
Impressionada sobre como levei tanto tempo para conhecer Anne of Green Gables ou "Anne with e" !! Como leitora de Jane Austen e de Charlotte Brönte, deveria ter conhecido a Anne de Lucy há muito tempo, porém é perfeitamente maravilhoso que o tenha lido agora! O livro traz histórias simples, mas com personagens cativantes e uma personagem feminina que evolui e se transforma de criança órfã sem esperança para uma jovem inspiradora e amada por todos! Li o livro marcando cada frase de impacto e relevante para vida dita pela Anne... Estou tão animada com a história que mal acabei o volume UM e já comecei a ler o DOIS !! Estou em Green Gables e não espero deixar o lugar tão cedo!

Bella 22/05/2018

Anne Of Green Gables ( sem spoiler )
Oi oi, gente! Tudo bom? Eu acabei de ler Anne Of Green Gables e eu vim logo dizer o que eu tenho pra dizer do livro mesmo eu estando em dúvida.
A história é sobre um casal que decidem adotar um menino pra ajudar nos trabalhos da fazenda mas acabam recebendo uma menina: Anne. Naquela época a mulher não era independente como hoje em dia e era considerada ''fraca'' para trabalhar nas fazendas mas mesmo assim o casal Marilla e Matthew resolveram ficar com Anne que tanto amou Green Gables.
Anne é uma menina que fala demais, ela não deixa tempo para as pessoas a responderem o que chega a ser engraçado. Anne é uma menina de 11 anos no início do livro então ela não é uma personagem madura e isso eu acho importante dizer porque quem for ler pode achar cansativo. Ela também entra em muitas enrascadas quando menor mas ela nos faz ver o mundo de uma forma bem diferente. Ela dá nomes á lugares que ela ama e eu acho isso incrível porque o jeito que ela fala do que ela gosta em tal árvore, em tal lago é maravilhoso.
É um livro para refletir, para rir um pouquinho. Nós do século 21 estamos tão afobados com a questão do pouco tempo, da quantidade de deveres e trabalhos para fazer que nós mesmo não prestamos atenção ao que está a nossa volta mas Anne nos ensina a fazer isso. Ela e sua imaginação. Ela nos mostra que podemos ver além do que nossos olhos nos permitem.
Minha opinião sobre a leitura é que foi cansativa, ao mesmo tempo eu gostava e não gostava. Eu li no kindle e os capítulos são bem curtinhos, fiz várias marcações de frases que gostei muito. Queria muito favoritar mas não vai ser o caso. Recomendo para aqueles que gostam do estilo do livro.
***
não fui paga para avaliar o livro, tudo acima é minha opinião

site: https://bebel16abreu.wixsite.com/umameninaeseuslivros

Livros, câmera e pipoca 07/05/2018

Anne é apaixonante
Anne de Green Gables foi escrito pela canadense Lucy Maud Montgomery em 1908. O livro conta a história de Anne, uma garota ruiva bem falante e imaginativa. Marilla e Matthew Cuthbert são irmãos e moram na bela propriedade de Green Gables, em uma comunidade local chamada Avonlea. Eles são solteiros e sem filhos, portanto decidem adotar um garoto para auxiliar nos serviços da casa. Um imprevisto acontece e Anne é quem chega para mudar para sempre a vida de todos em Green Gables. Em 2017 a Netflix produziu uma série sobre Anne. A adaptação agradou bastante aos fãs por ser bem fiel ao livro. Eu confesso que ainda não vi. A série foi renovada para uma segunda temporada ainda sem previsão de estréia.

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2018/04/30/Livro-Anne-de-Green-Gables

Claudia.Latorre 07/09/2016

Belo e simples!
"Isn't it splendid to think of all the things there are to find out about? It just makes me feel glad to be alive--it's such an interesting world. It wouldn't be half so interesting if we know all about everything, would it? There'd be no scope for imagination then, would there?" - Anne Shirley

Essa estória me acompanha desde a infância. Primeiro assisti à série de TV canadense lançada em 1985. Assisti tantas vezes que a minha mãe me comprou a coleção de livros da Anne of Green Gables. Sempre me identifiquei muito com a personagem principal e acho que essa coleção de livros foram o Harry Potter da minha época! :P

Numa viagem recente encontrei uma edição de capa dura linda e resolvi reler este livro. Não me canso da Anne Shirley, principalmente na sua fase de criança! Essa é uma das personagens mais interessantes que eu já encontrei nesses meus anos de leitura. Nunca me deparei com um personagem mais singular do que ela e me peguei dando risadas (de novo) das trapalhadas da Anne, with an E. E olha que este livro foi escrito há mais de 100 anos atrás, em 1908!

Mais do que isso, esse livro tem uma mensagem bela, de gratidão e de enxergar o mundo com um pouco mais de imaginação. Claro que é literatura fácil, infanto-juvenil, mas é o tipo de livro que te dá aquele quentinho no coração.

Entrando mais no enredo, o livro conta a história de Anne, uma menina órfã que é enviada a uma família por engano. Os irmãos Cuthbert esperavam um menino, mas logo se encantam por essa menina que não conquista apenas os outros personagens, como conquista profundamente os leitores.

O livro acompanha a trajetória de Anne a partir da sua chegada a Green Gables até a sua formatura na escola, passando por várias situações inusitadas que são resultado do tamanho da imaginação da menina e desse mundo "diferente" que ela enxerga e tenta transmitir aos outros.

É um livro cativante, mas ainda pouco conhecido no Brasil. Recomendo pra todo mundo, não importa a idade!

Fimbrethil Call 10/02/2016

Fofo
Esse é um livro que eu classifico como fofo, uma história bonita, num lugar lindo, com uma personagem principal excelente, simpática e alegre

Yasu.FinconJerremy 06/02/2016

Muito bom.
È um livro emocionante.

Emily 27/09/2015

Adorável.
Muito bem escrito,repleto de surpresas,capítulos bem divididos e diretos.aprendi muito com este livro,revi meus conceitos,modifiquei princípios,simplesmente encantador.Recomendo.

Thams 22/10/2009

Um livro que vale a pena
O enredo, a princípio, parece mais do que batido: "menina órfã é adotada por bons cristãos e acaba tocando suas vidas tanto quanto e tocada por eles".

O livro cobre cerca de seis anos na vida da menina Anne Shirley, começando aos 11 e terminando, aproximadamente, aos 17 anos. Nesse intervalo, conhecemos a fundo Anne: suas carências, seus medos, suas esperanças e sua forma romântica de encarar a vida. Rimos com as trapalhadas em que se mete e das coisas que diz. Nos emocionamos com ela. Choramos suas tristezas e torcemos para que se torne a "boa menina" que tanto almeja ser.

L.M. Montgomery conseguiu transmitir não somente as emoções da sua personagem, mas ainda cada cantinho belo nos quais seus olhos pousam de uma maneira sublime. É possível visualizar cada flor, cada rio, cada pôr-do-sol. E tudo se torna lindo além de poético...

Trata-se de uma história de amor, amizade e valorização de virtudes hoje, talvez em boa parte, esquecidas. É preciso preparar-se para o deleite desse livro envolvente (470 página difíceis de largar) com seus risos. lágrimas e uma protagonista forte e apaixonante.

Anne de Green Gables é um livro excelente. Eu recomendo!