O Diário De Jack, O Estripador

Shirley Harrison
Shirley Harrison

Resenhas - O Diário de Jack, o Estripador

Clio0 30/03/2020

O Diário de Jack, o Estripador - ou - Porque escritores não deveriam fazer o trabalho de historiadores
Esse livro é decepcionante por tantos motivos que me é difícil começar...

Quando se tem em mãos algo que pode ser um documento histórico, a primeira coisa que se faz é procurar um especialista para fazer o trabalho em cima dele. Mas, ao invés de procurar um historiador, a editora britânica resolveu jogar essa bomba na mão de uma escritora ficcional. E ela age como tal.

Em nenhum momento, Shirley Harrison procura a ajuda de historiadores para tratar do período histórico discutido, na verdade há uma certa fleuma sobre isso. Um dos resultados é que o baixo orçamento que ela tem para realizar os testes necessários sobre autenticidade fez com que sejam feitos aos poucos, por poucas instituições, e só foram repetidos ao serem questionados.

A própria linha de raciocínio da escritora, para provar que o autor é mesmo o assassino Jack, parece tortuosa. Ela enche sua tese (se é que pode ser chamada disso) de noções circunstanciais, aceita coincidências como provas, e soterra o texto com noções abstratas sobre sentimentos e motivos. Em dado momento, chega a utilizar um mapa astral...

O que mais detrata essa obra é a parcialidade, contudo. Há vários pontos de interrogação, contradições e mesmo fatos que põe em dúvida a autenticidade do manuscrito ou a validade da tese - e Shirley Harrison ignora todos ao seu bel-prazer. Isso contradiz um princípio básico de historiografia: "Se os fatos não correspondem a teoria, então a teoria está errada."

Francamente, processo de pesquisa porco, malfeito, não é a toa que algumas editoras recusaram a publicação e outras decidiram usar o viés sensacionalista.

Terminei justamente por não acreditar que alguém seria capaz de deturpar tanto um trabalho tão importante. Shirley Harrison poderia ter feito algo interessante se tivesse desde o início assumido-o como uma obra literária, ao invés de tomar para si algo que não tem competência para realizar.
Angelica.Zilda 02/01/2022minha estante
Estou bem no começo do livro e já estou bastante decepcionada. Essa sua resenha descreve claramente minhas percepções até o momento.

Viviane 17/04/2022minha estante
Seu comentário foi perfeito! Esse livro é horrível!

Adri 29/09/2022minha estante
Uau! Acabei de desistir depois desta resenha...

Pedro1469 07/04/2023minha estante
Muito interessante esse livro eu sou muito fã do livro
Jack,o estripador

Helana O'hara 24/08/2012

O diário de Jack, o estripador
Vocês podem me chamar de ignorante e tudo mais, mas não tinha ideia de que Jack realmente foi um assassino real e que matou prostitutas em 1880… Muito me surpreendeu esse livro.

O diário de Jack, o Estripador, não é uma história, não é uma biografia, mas sim um livro onde tenta relatar o que possivelmente aconteceu com o susto Jack. Os estudos que muitos especialistas, jornalistas, policiais ao investigarem um diário que pode ser do assassino.

Em muitos momentos Shirley nos ressalta no livro que muitos especialistas acham que o diário é falso, já outros tem certeza absoluta que ele é verdadeiro. A autora escreve o livro deixando que o próprio leitor tirasse suas conclusões, deixando questões, apresentando hipóteses que ela mesma tirou em anos.

Existe no livro muitas partes do diário, tal qual:
“Amanhã comprarei a melhor faca que o dinheiro pode comprar, nada será bom demais para as minhas putas…”

O suposto Jack chamava-se James Maybrick (foto), ele era comercialmente, casado com uma jovem mulher chamada Florence (foto).
Os instintos assassinos de James foram aflorados depois que ele descobriu a traição de sua mulher – ele mesmo relata essa culpa em partes do diário, falando que ele se tornou um monstro por causa dela.

Os relatos são extremamente frios e chocantes. Ok, para quem lê e assiste Dexter, pode achar comum ver essas coisas, mas não é. Jack foi um maluco que inclusive até no leito de morte não pensava outra coisa.
Apesar do tema ser pesado, triste e frio, a leitura foi fácil, pela curiosidade que tive do assunto, fiquei surpresa. É óbvio galera, não é um livro que recomendo, quem gostaria de ler, tem que procurar e tiras suas próprias conclusões da vida perturbadas que James teve.

Outra coisa que devo ressaltar é fotos dos assassinatos, cópias do diário original que estão anexas no final do livro. Shirley fez um estudo profundo do assassino e merece seu destaque por isso.
Se alguém ler, ou tiver curiosidade, me avise para a gente debater o assunto!
Karenzei 02/10/2012minha estante
Jack é um ícone conhecido por ter matado prostitutas. Comprei o livro para saber e conhecer um pouco dessa mente doentia. Irei lê-lo assim que possível. Assim que eu terminar debateremos sobre o assunto.

Ana Carolina 29/10/2012minha estante
acabei de comprar o livro e queria uma segunda opniao sobre ele , gostei da sua crítica , vou ler com mais vontade agora :)

Helana O'hara 29/10/2012minha estante
Obrigado meninas pelos bons comentários. Espero que gostem mesmo do livro, ele é muito interessante viu.

Jessy 14/03/2020minha estante
Comprei ele a pouco dias, estou gostando muito da escrita da autora. Confesso que sou uma amante se é que pode dizer dessa forma, de Trillers.
Essa história me pegou na cama e não saio tão cedo daqui!

Matos 28/12/2021minha estante
Li e reli o livro. Achei que o livro não consegue me prender.
Talvez depois que li sobre sua crítica, veja com outros olhos

Jana 14/12/2021

Será que é o Jack?
Gostei de partes do livro e mesmo não sabendo ao certo se trata-se de Jack, o estripador, achei honesto a autora ir posicionando o leitor sobre as especulações acerca do diário!!
Alguns trechos são bem cansativos e não levam a nada, mas de forma geral, uma leitura boa, sem grandes revelações ou certezas!!

shay 12/02/2024

Jack Estripador
Será que de fato ele existiu? Será que de fato cometeu esses assassinatos. Em seu diário fica ao menos uma dúvida razoável entre ficção e realidade.

N.I.X. 28/07/2023minha estante
Ue, mas não são coisas retiradas do diario dele? Fiquei confusa

Joice187 28/07/2023minha estante
Não exatamente, tem o diário dele transcrito e Traduzido, mas só no final do livro. No início a narrativa é da própria shirley como pesquisadora.

N.I.X. 28/07/2023minha estante
Hmmmmm meu deus... acho que não tem nada mais brochante kkkkkkk

02/03/2013

Não recomendo.
Pra mim esse livro é apenas para a autora tentar provar tudo que está dizendo, em TODO momento ela se justifica, da um milhão de nomes, endereços, nunca vai direto ao ponto. Além de se contradizer em vários momentos. No fim já tem que voltar a leitura, porque são tantos nomes, que até os principais se confundem nos mais insignificantes. Li até a metade, sem gostar dele em nenhum momento. Preciso ler outros livros, para tentar continuar a leitura, e finalmente chegar ao tal diário, que aparece lá pela página 400, MUITO maçante.
Gilles Vieira 13/02/2015minha estante
Ía escrever uma resenha, mas seu pensamento já disse tudo que eu queria!
A leitura é repetitiva e massante!

Carol Nery 22/09/2016minha estante
Nossa, que decepção esse livro foi pra mim. Sou interessada e estudiosa sobre mentes criminosas. E o que vi aqui foi o que você discorreu: a autora contando a história dela, as justificativas dela, e tudo que via em favor da publicação de seu livro. Não recomendo!

Drica 08/11/2016minha estante
Também achei muito cansativo e chato. Não o leria novamente e se soubesse, não teria iniciado a leitura!

Luh 12/09/2019minha estante
Eu abandonei, achei a autora perdida.

Giany.Alves 16/03/2021

A história sobre um novo ponto de vista
Um ótimo livro para aqueles que gostam de história e ler sobre temas que chamaram a atenção. O tema desse livro sem dúvida gera questionamentos até os dias de hoje e o diário no mínimo traz um novo ponto de vista e uma discussão sobre a identidade do Jack, o Estripador, leia e tire suas próprias conclusões.

Carlinha 15/08/2022

Quase abandonei
Arrastado e desinteressante.
Poderia ter um terço das páginas.
Não é um livro investigativo, é uma suposição da autora sobre o que poderia ter acontecido. Muita especulação, tudo muito raso, sem confirmação, sem provas... algumas vezes até fantasioso.
Sei que são eventos passados há mais de um século, não tínhamos recursos para obter as provas concretas, mas o título me levou a intuir algo que o livro não me entregou.
Fala muito pouco sobre o diário em si e sobre os supostos crimes do autor.
Enfim... na minha opinião, acho que é verdadeiro sim e que Maybrick é um forte suspeito de ser Jack!
Ariany.Moura 27/08/2022minha estante
Perfeita a posição. O título te faz acreditar que é algo, mas passa longe disso. Fora que a própria autora te faz perder a crença de que o diário é real

Franci 27/11/2020

Compilado de estudos
O diário do serial killer mais famoso do mundo que até hoje ninguém tem certeza de quem é...
Tem tudo para ser uma leitura que te prende
Não posso dizer que não gostei do livro, mas achei muito arrastado em muitas partes.

Rodrigo 13/05/2021

Leitura interessante
Este livro trata de uma investigação sobre um documento que seria o diário de Jack o estripador. Personagem importantíssimo da cultura britânica ele mobiliza o país até hoje na tentativa de se descobrir informações sobre quem seria esta pessoa. O Diário pretenderia resolver esta questão e a discussão, no livro, é sobre se ele seria ou não verdadeiro. É uma boa forma de se inteirar sobre este personagem.

Thyago12 12/02/2023

O livro é bem interessante, mostra os fatos acontecendo com as notícias e informações divulgadas, depois associava com partes do diário. Depois todo trabalho e dedicação para provar que o diário era verdadeiro, mostrando as provas, mostrando os aspectos: caligrafia, astrológica, psicologica, linguagem, vício e tinta que deu muuuito trabalho. No final ele apresenta o diário em si, você percebe a loucura dele evoluindo e depois o arrependimento.

Sel Silva 18/04/2020

Não sei oq esperava...
Na força do ódio terminei, fazia tempo que não demorava tanto pra ler um livro... A estória não me prendeu em momento nenhum!
Carol. Kelevra 22/07/2020minha estante
Tamo junto! Também terminei esse livro na força do ódio! E não tem como a história prender ninguém, já que são 400 e tantas paginas dela jurando de pé junto que o Diário é real.

Mah Mac Dowell 14/03/2021

Esperava mais terror
É interessante, mas super diferente do que ele apertava. Esperava um livro mais terror, mas é basicamente um documentário em forma de livro, em especial o começo.Apesar de apresentar vários fatos interessantes e curiosos que eu nem fazia ideia, achei um pouco cansativo, com muitas informações as vezes desnecessárias. Depois perto da metade o livro melhora um pouco, apesar de ficar algo meio repetitivo.