Trash

Trash Andy Mulligan

Resenhas - Trash

Dani.Schalcher 08/03/2024

Não sei o que dizer apenas sentir?
A leitura é fluida, a história é envolvente, mas não se engane, os temas não são leves.
É tudo tão real que chega a doer, mas agora dá pra entender porque a Olivia se apaixonou por aquele lugar e confiou nos meninos. Os indivíduos marginalizados sempre trazendo à tona a dor da realidade que as pessoas fingem não ver.
A cada página, cada capitulo parece que somos ainda mais amigos dos meninos e ficamos torcendo pra que, pelo menos uma vez, eles tenham sorte.

Definitivamente um dos meus livros favoritos.

Mello 17/09/2023

História de três amigos que vivem no lixão e encontram uma bolsa com uma valiosa história por trás. Resolvem investigar e descobrem sobre um grande roubo de vários milhões de dólares. A história traz muitas nuances das vivências das crianças na pobreza. Impossível não pensar na situação de pobreza do Brasil.

Rodrigo1001 02/08/2023

Singela polifonia (Sem Spoilers)
Título: Trash
Título Original: Trash
Autor: Andy Mulligan
Editora: Cosac Naify
Número de Páginas: 224

Romance policial escrito em muitas vozes por crianças pobres que vivem num lixão, começo falando sobre a edição em si.

Com um projeto gráfico primoroso (como era de se esperar sendo um dos livros da saudosa Cosac Naify), Trash foi impresso em papel pólen soft de excelente gramatura e qualidade, vencendo com folga qualquer gordura que seus dedinhos possam ter ou qualquer mancha de oxidação que o tempo queira teimar em trazer.

Cada capítulo é narrado por um personagem diferente, então cada personagem é representado por uma tipologia/fonte diferente - são impressionantes 18 fontes distintas no total! Como se isso não bastasse, para criar as imagens da capa e das aberturas de capítulo, lixo de verdade foi colocado na máquina de xerox. Assim, à medida que o leitor avança pelo livro, as imagens vão se sobrepondo e as aberturas vão ficando cada vez mais escuras. Os títulos também foram impressos em papel, amassados e depois xerocados.

Como eu disse, um primor!

Partindo para o conteúdo, Trash é um romance polifônico com vozes plenivalentes. Nesse tipo de narrativa, os personagens não são simples objetos do autor, mas, sim, sujeitos - e sujeitos com direito a expressar opiniões e a desenvolver uma concepção filosófica plena. Dando voz a quase todos os personagens, o livro entrega ao leitor a representação de diferentes ideologias e visões de mundo, inseridas em um contexto sócio-histórico recortado no universo ficcional da narrativa.

É muito bacana! A narrativa é entregue de um personagem a outro, como na passagem de um bastão, indo e voltando e nunca se fundindo em um único narrador. São várias vozes que nos levam pela vida de três garotos, três amigos, que comungam na plena pobreza.

Das descrições do lixão onde vivem ao carisma de seus protagonistas, Mulligan define seu romance em um país fictício do terceiro mundo (Índia ou Filipinas, talvez?) em uma sociedade claramente distópica, onde parece não haver classe média, apenas os ricos e os desafortunados. Os pobres vivem nos lixões da cidade, onde reviram montanhas de lixo diariamente em busca de comida, roupas e qualquer item de valor para vender. É em uma dessas pilhas que Raphael, um menino de cerca de 13 anos, descobre um mapa, uma carteira e uma chave, todos itens de grande valor, grande mistério e grande perigo. E é em cima dessa descoberta que o thriller se desenrola.

Intrigante, corajoso e honesto, Trash permanece com você por muito tempo depois que a última página é lida. Para qualquer pessoa com adolescentes em casa, este livro é uma leitura obrigatória. Ele convida à conversa sobre corrupção, confiança e, claro, pobreza. É um alerta para todos nós que o lixão de Behala não é realmente um lugar fictício, mas que existe até mesmo em nossos próprios quintais. Meninos vão adorar pela ação e pelas atitudes rebeldes dos protagonistas. Meninas vão gostar porque evoca compaixão. Pais e professores vão adorar as lições que nos lembram, aquelas de determinação, amizade e perseverança.

E você vai adorar por ter um belo desenvolvimento e um final singelo, quase idílico, e também por reforçar a empatia e a auto-percepção, elementos tão em falta na sociedade de hoje.

Em resumo, literatura destinada essencialmente para público jovem, mas que acaba tendo apelo a todas as idades.

Leia e me diga, ok?

Leva 4 de 5 estrelas.

Passagem interessante:

“Aprendi talvez mais do que qualquer universidade jamais poderia me ensinar. Aprendi que o mundo gira em torno do dinheiro. Existem valores, virtudes e moral; existem relacionamentos, confiança e amor - e tudo isso é importante. O dinheiro, porém, é mais importante e está pingando o tempo todo, como água preciosa. Alguns bebem profundamente; outros têm sede. Sem dinheiro, você murcha e morre. A ausência de dinheiro é a seca em que nada pode crescer. Ninguém sabe o valor da água até viver em um lugar seco.”

gigi 02/06/2023

Juro
Não sou a maior fã de infanto juvenil mais esse aqui me pegou, eu senti um apego TÃO grande com os personagens senti tanta empatia por todos eles, e eh uma história que fala sobre tanta coisa importante que chega a ser surreal, amei como ele eh escrita, vai ta pra sempre no meu coração

Vitoria.Joaquina 04/05/2023

Super indicaria
É uma leitura muito gostosa. Nas primeiras páginas vocês já fica ansiosa para ver até onde a história vai. Muito bom.

Mariana 09/11/2022

O lixo de uns é o tesouro de outros
Esse livro já surpreende ao ler a sinopse. Uma aventura com 3 crianças que vivem à margem da sociedade, tratadas como o lixo que elas reviram, encontram uma bolsa com uma carta, uma chave, uma carteira, um mapa e um mistério a se resolver. Não consegui parar de ler e de torcer pelo Raphael, Garbo e Rato decifrarem as mensagens e as pistas para fazer uma ação que ficaria pra história.
É um livro super curtinho, mas que passa muita mensagem pra quem o lê.
Tô torcendo pra que alguma editora compre os direitos desse livro. Merece ter muitos leitores.
Lucas 15/11/2022minha estante
Oi, não tem um filme nacional com uma história assim?
Trash a esperança vem do lixo?
Tem o Vagner Moura como um dos atores

Mariana 15/11/2022minha estante
Siim, é baseado nesse livro. Muito bom o filme por sinal!

Fabio 17/10/2022

Infanto-juvenil?
Apesar dos temas complexos e pesados, o autor foi muito inteligente ao estruturar o livro em uma linguagem simples, com capítulos ágeis e curtos. Não conheço seu histórico e, portanto, não faço ideia se é uma característica dele ou apenas dessa obra. É fato, porém, que durante toda a leitura eu acreditei estar com um livro infanto-juvenil nas mãos pela simplicidade e facilidade da leitura, da forma sutil de passar ideias pesadas tentando torná-las menos indigesta (mas sem mascarar a criticidade dos fatos). Achei reverente, apenas algumas cenas com cigarro e violência policial me trazia de volta, lembrando que não era uma obra para crianças. Para uma aventura foi uma ótima escolha, já que assim não perdemos o foco da jornada dos protagonistas em detrimento das suas pesadas vidas pessoais. Dinâmico, divertido e com uma ótima mensagem.

Como ponto negativo, destaco apenas alguns artifícios que encaro como “preguiçosos” utilizados pelo autor. O principal é o início dos capítulos em que o narrador se identifica. Na edição brasileira, cada personagem tem a sua fonte e eu acharia bacana me guiar apenas por isso, pois enriqueceria o quebra-cabeça. Entendo que é muito intenso, então acho caberia apenas colocar o nome do narrador no topo do capítulo. Outro ponto negativo são ganchos deixados no fim do capítulo, como se fosse uma novela ou série, que dá dicas do que virá para frente e, sinceramente, induz a leitura de uma forma ruim já que enviesa o foco do leitor.

Larissa 21/07/2022

Desfecho ingênuo
A premissa é boa: dois amigos que moram no lixão descobrem uma bolsa com muito dinheiro e informações que parecem importantes. A polícia oferece uma recompensa generosa, mas os garotos não estão dispostos a confessar e são perseguidos em meio aos mistérios envolvendo pessoas influentes.

No entanto, os acontecimentos não são muito "realistas" em termos policiais, porém poderiam garantir uma narrativa densa, emocionante e reflexiva moral e socialmente. Bem, não foi o caso e não conseguiu me cativar.

A impressão que tenho é que o livro foi escrito por um adolescente para que outro pudesse lê-lo. De maneira alguma isso é algum demérito - até porque o livro conta uma história sob a perspectiva de jovens garotos. Mas o que não me agrada é a ingenuidade, afinal três garotos que moram, trabalham e sobrevivem no lixão não deveriam ser mais "cascas grossas"? Pode ser só um estereótipo que, como sociedade, damos às pessoas brutalmente exploradas.

Mas foi por isso que não me pareceu um enredo
escrito por alguém que realmente entenda o que é uma vida no lixo. Talvez a questão seja outra; o autor jamais teve essa pretensão.

Filipe 09/12/2020

Aventura, amizade e ação!
Andy Mulligan, um inglês, diretor de teatro e professor, é o autor de TRASH. Que livro incrível! A idéia para o livro surgiu, depois de conhecer um menino de rua na índia, sua inspiração para Raphael. O livro foi adaptado para o cinema e o filme foi gravado no Brasil, traz no cast, atores renomados.
Em uma realidade muito mais comum do que possamos imaginar, é que vivem os nossos protagonistas, Raphael, Gardo, e Jun Jun (Rato).  Os meninos são habitantes e trabalhadores do lixão da cidade de Behala, que aparentemente pertence a um pais subdesenvolvido e que não muito diferente de muitos, é repleto de corrupção.
Em um dia qualquer de trabalho, munido de seu gancho, revirando o lixo a procura de qualquer coisa que pudesse render uma grana, Raphael encontra algo diferente, uma carteira, dentro, algum dinheiro, a foto de uma garotinha, uma chave e a identidade de um homem. Sem muito pensar, o menino guarda a carteira, para que possa averiguar o tesouro em um local mais seguro e resolve que Gardo, seu melhor amigo, precisaria saber sobre o ocorrido. Decidem que precisam guardar segredo para não levantarem suspeitas, até que possam entender melhor o que fazer com o achado. Gardo é praticamente um irmão para Raphael, seu defensor eu diria, o afeto e a dedicação de um para com o outro é algo extraordinário e comovente. O fato é que, no dia seguinte, policiais chegam ao lixão, muito interessados em encontrar a tal carteira e oferecem recompensa para quem encontrá-la, mas Raphael é um menino esperto, e entende que a carteira pode valer muito mais do que parece. Ele e Gardo, procuram então Rato, um menino que mora no pior lugar do lixão, sozinho e sem família. Contam com sua ajuda, para esconder a carteira e encontrar seu verdadeiro dono. Do outro lado, a polícia começar a suspeitar da atitude dos garotos, já que a tia de Raphael, os informa de que ele havia encontrado algo, e é aí que uma aventura eletrizante toma vida. Em uma corrida contra o tempo, os meninos se arriscam, se machucam, mas não desistem! Mas como saber se esses meninos aparentemente ingênuos, conseguirão driblar a polícia e chegar ao seu objetivo?

Millene.Grandemagne 15/07/2020

Trechos favoritos
"Neste país, você paga o preço pela sua idiotice, assim como por ser pobre."

"O que foi que aprendi no lixão de Behala, e como isso me transformou? Aprendi mais do que seria possível aprender em qualquer faculdade. Aprendi que o mundo gira em torno de dinheiro. Há valores, virtudes e morais; há relacionamentos, confiança e amor - tudo isso importa. No entanto, o dinheiro é mais importante, e pinga o tempo todo, como se fosse água. Alguns bebem muito dessa água; outros passam sede. Sem dinheiro, vc encolhe e morre. A falta de dinheiro cria um deserto onde nada cresce. Ninguém sabe o valor da água até morrer em um lugar árido e seco - como Behala. Tantas pessoas moram lá, esperando a chuva chegar."

"O padre Julliard me contava histórias, me dava comida e dinheiro. Uma vez ele até me deu um beijo, o que nunca ninguém tinha feito."

"Por causa dos milhões que roubou, quantos milhões deixaram de ser oferecidos a nós? Ainda pior - ele mostrou aos outros políticos, funcionários, comerciantes, professores e vizinhos que o roubo é o caminho para a ascensão social, e que pisar no rosto dos pobres, usando-os de escada, é a lei da natureza. Até mesmo os pobres acreditam nisso, e essa é uma das razões pelas quais continuamos pobres. [...] Há um dito de São Mateus: 'Bata, e a porta abrirá'. Talvez isso seja verdade para Deus, mas não é para os homens. As fechaduras e as correntes que vi. As trancas nas portas, minha filha. Na nossa vida, as portas ficam fechadas."

Raphael, Gardo e Rato (Jun-Jun). Três criancas com pouco mais de 10 anos e um destino já definido: catar lixo no lixão para sobreviver e ajudar a família (feliz daquele que tem essa missão, pois no caso de Rato, mal sabia o que era um beijo e vivia misturado na companhia de ratos). Enquanto isso, o famoso Vice-Presidente rouba milhões de dólares para deixar guardado em casa. Pura ficção, não?!

SPOILER:

O destino muda quando os meninos encontram uma carteira com dinheiro e foto no lixão, logo depois, a polícia oferece um grande prêmio para quem encontrar. Os meninos desconfiados, vão atrás da história por trás daquilo e uma trama de corrupção se revela. Os meninos acabam encontrando os milhões e os devolvem para o lugar ao qual pertencem: aos pobres, ao lixão.

"Por um pouco mais de pão, por um pouco mais de liberdade..." (Jorge Amado)

Izabela Ferreira Borges 25/04/2020

Muito bom.
Fiquei surpresa com o livro, não esperava que a história fosse boa.
A leitura foi bem fácil e rápida.

Estêvão Moraes 02/02/2020

Trash: Histórias e Sonhos
Trash é um livro emocionante! Traz um enredo atrativo e que prende o leitor.
Histórias e sonhos estão no lixo, nesse caso no trash!
Ótimo livro, recomendo a leitura!

site: https://www.instagram.com/estevao_moraes/

Marinho 08/10/2019

Raphael Fernandes "o menino do lixão"
Nessa história um menino chamado Raphael Fernandes que morava no lixão com sua tia e tinha seus amigos um era apelidado de rato pois morava junto aos ratos do local,eles vivam mexendo no lugar revirando tudo mas só achavam barro e como o lugar não tinha um sistema de saneamento básico então quando sentem vontade fazem em qualquer lugar.Até que em um dia o menino achou a carteira de um homem e levou para ele depois a polícia chegou no local e procurou pelos dados do homem e o menino não disse nada mas ele interrogou o Raphael a autoridade desconfiou dele que depois foi "torturado".A história conta sobre a aventura do menino procurando o homem pelo mundo e ela vai em varios locais. Eu acho esse livro um pouco pesado e a varios palavrões mas é muito bom e um dos melhores que eu já li
Aline O. 09/10/2019minha estante
?tima resenha!

Arthur Pacheco 05/09/2019

Trash - Lixão
?Meu nome é Raphael Fernández e sou um garoto do lixão. As pessoas me falam: ?Nunca se sabe o que você pode encontrar mexendo no lixo! Hoje pode ser o seu dia de sorte?. Eu respondo: ?Camarada, acho que sei muito bem o que vou encontrar?. E sei o que todo mundo encontra, pois sei o que nos achamos no lixo durante todo esse tempo em que tenho trabalhado aqui, ou seja, onze anos. E esta é a única palavra: barro, que nada mais é - sem querer ofender - do que dejetos humanos. Não quero incomodar ninguém, não estou aqui para isso. Mas há muitas coisas difícieis de encontrar na nossa querida cidade, e uma das coisas que pouquíssimas pessoas têm por aqui são privadas e água corrente. Então, quando sentem vontade, fazem em qualquer lugar.?

Q U E L I V R O!!!!!! Eu estou apaixonado, sério mesmo! Uma história tão simples porem tão poderosa e adulta, com discussões de corrupção, política, sociedade, abuso policial e infantil.

Começamos a jornada com a história de nossos protagonistas: Raphael, Gardo e Rato(Jun-Jun), todos moram em um lixão na área de Behala(fictício), quando acham uma bolsa contendo: uma carteira com documentos, fotos, mil e cem pesos, uma chave e um mapa.

E e isso! A trama e cativante, os personagens são extremamente carismáticos e com uma personalidade única e essencial. Cada um deles possui sua fonte nas suas narrações. E até da pra perceber que eles conversam na hora que vão trocar de narrador, sério, incrível!

A escrita e o design do livro e excepcional, muito bem desenhado, extremamente bem escrito com todo o cuidado do mundo.

A única parte que senti uma falta foi uma visão maior sobre os personagens coadjuvantes e um final que não fosse aberto da forma que terminou.

Diante do fato, o livro é muito recomendado! Para todas as idades e com certeza foi pra mim uma das melhores leituras do ano!

Carol | @carolreads 11/07/2019

Trash
Trash vai nos contar uma história que pode acontecer em qualquer país tomado pela corrupção e pobreza. O livro é construído pela visão dos principais personagens e narra a aventura de três crianças moradoras de um lixão, que acham uma mochila cujo conteúdo transformará suas vidas para sempre. A leitura é rápida, envolvente e sem firulas... com certeza entrou para meus favoritos do ano!

Descobri o livro vendo uma resenha de 2014 do canal Lido Lendo da Isa Vichi. Acho que todo mundo já conhece, mas vale reiterar a indicação... se você tem algum interesse nessa obra, da uma passadinha por lá!

‘‘Meu nome é Raphael Fernández e sou um garoto do lixão. As pessoas me falam: ‘Nunca se sabe o que você pode encontrar mexendo no lixo! Hoje pode ser seu dias de sorte’. Eu respondo: ‘Camarada, acho que sei muito bem o que vou encontrar’. E sei o que todo mundo encontra, pois sei o que nós achamos no lixo durante todo esse tempo em que tenho trabalhado aqui, ou seja, onze anos. É a única palavra: barro, que nada mais é - sem querer ofender - do que dejetos humanos. Não quero incomodar ninguém, não estou aqui para isso. Mas há muitas coisas difíceis de encontrar na nossa querida cidade, e uma das coisas que pouquíssimas pessoas têm por aqui são privadas e água corrente. Então, quando sentem vontade, fazem em qualquer lugar.’’

site: https://www.instagram.com/carolreads