Uma Prova do Céu

Uma Prova do Céu Eben Alexander III

Resenhas - Uma Prova do Céu

1 | 2 | 3 | 4

Dani 14/10/2020

História de um neurocirurgião completamente cético sobre assunto de religião e espiritualidade que após passar um tempo em coma tem uma experiência de EQM.
Só nos mostra o quão estamos enganados sobre quase tudo que dizemos ter certeza que sabemos, o mundo é um infinito muito além do que imaginamos. O poder da espiritualidade, da oração e da fé se mostram presentes e reias nesse livro.
Um excelente leitura.

Hutz 28/09/2021

Intrigante
Médico neurocirurgião, cético, fica em coma por 7 dias. Durante o coma tem uma experiência de quase morte, na qual recebeu ensinamentos valiosos sobre a vida e sobre o universo.

Se você tem afinidade com a espiritualidade, certamente irá identificar muitos relatos familiares e outros bastante interessantes.

Se você não tem muita afinidade, ainda assim vale a leitura, pois terá contato com uma narrativa simples, não dogmática e intrigante. Em outras palavras: vale a pena ler e concluir por si se os conhecimentos repassados fazem sentido para você ou não.

Recomendo.

Bella.Sprengel 04/12/2015

Lindo!
O livro é simplesmente lindo e inspirador. Com certeza passa uma mensagem maravilhosa sobre amor e sobre a vida. Todos deveriam ler! Amei!!

Bruna 01/11/2015

Odiei
Minha decepção é mais em relação a minha expectativa, e também ao que é oferecido naquele primeiro momento em que você lê as abinhas do livro na loja.
Esperava saber mais sobre a experiência do autor no outro lado. E praticamente nada foi falado. Ele insiste muito em dizer que aprendeu muito e que é impossível contar com palavras como foi. E esta última parte fica bem repetitiva e cansativa. Muito foi aprendido, mas nada foi repassado. Para mim foi mais um livro de medicina do que lição de vida. Muitas páginas explicando a parte científica de uma forma as vezes um pouco complexa. A única coisa que ele fala sobre o outro lado é que ele sentiu muito amor, a pessoas que recebeu ele, e só! Estou beeeeem decepcionada!
05/01/2021minha estante
Te mandei msg sobre troca.

05/01/2021minha estante
Te mandei msg sobre troca.

Felipe1503 28/11/2023

Boa leitura para um fim de semana
Livro muito bom! Vai te prender do começo ao fim com a história, li ele em 2 dias. Ao final, vai te fazer refletir sobre diversos temas, desde espiritualidade a medicina. Recomendo demais!!

Prof. Angélica Zanin 31/05/2014

Consciência além do cérebro
Dr, Eben Alexander III narra sua história de sobrevivência a uma meningite bacteriana e sua EQM. Sob o ponto de vista de um cientista incapaz de transformar em palavras seu contato espiritual com Deus. Penso mesmo que seja impossível fazê-lo já que Deus está acima das palavras e de nossa visão tão material do Universo. Talvez porque acredite incondicionalmente, nesta existência, esta leitura não tenha me surpreendido. Ela é muito adequada àqueles, que céticos e voltados exclusivamente para o mundo físico, necessitem de relatos como este para se convencerem de que Deus é uma realidade e de que a consciência existe além do funcionamento do cérebro, talvez até mais completa sem as amarras neurológicas de um corpo físico.
"Quando o amanhã começar sem mim
Por favor tente entender
Que um anjo veio e chamou meu nome,
Tomou-me pela mão
E disse que meu lugar estava pronto
Nas moradas celestiais..."David M. Romano
Sem dúvida é reconfortante ter esta certeza, mas ela chegou a mim bem antes do relato de Dr. Eben.
"Há duas maneiras de ser enganado. Uma é acreditar no que não é verdade; a outra é se recusar a acreditar no que é verdade". Soren Kierkegaard - Deus é verdade!

Isabela 21/11/2013

Adorei
Este livro é baseado em uma historia verídica, contada pelo Neurocirurgião Dr. Eben, que muitas vezes se deparou com o caso que ele vai nos contar no livro, vindo de seus pacientes e é claro, ele não acreditava no que seus pacientes contavam, ele sempre alegava que era armadilha da mente...até ele próprio passar por esta experiencia.

Não é um livro que vc terá alta emoções, mas com certeza você encontrará partes em que te fará refletir. O autor conta da sua experiência, qdo ele foi contaminado com meningite bacteriana e ficou em estado de coma por 07 dias e neste período ele esteve no céu e nos conta o que sentiu e encontrou lá.

Independente se é verdadeiro ou não o que ele nos conta, se a mente armou ou não contra ele,que particularmente nesta parte acho difícil pelo comprometimento severo do seu cérebro no estado da enfermidade podemos tirar proveito de algumas coisas que ele nos fala.

Duas situações me marcaram mais, o modo como ele fala do amor de Deus por nós, depois da experiencia que ele teve, e o milagre que acontece na vida dele.

Vale a pena dar uma lida no livro, não é um livro grande e a leitura não é cansativa.

lully 28/10/2015

Uma prova do Céu
O livro trata-se de um caso real, vivenciado pelo próprio narrador (Dr. Eben Alexander) , do que se chama de experiência de quase morte (EQM). A narrativa é feita de forma leve e bastante precisa, com detalhes importantes e até bastante íntimos da vida do Dr. Eden, como suas principais frustrações acerca do mundo, que nos leva a entender a importância que esse momento - que começou com uma meningite bacteriana, resultando em um coma de sete dias - teve em sua vida.
Esperava um relato mais minucioso da própria experiência, que foi bastante breve por ser o centro da história do livro, mas segundo o próprio Dr. Eden, descrever com perfeição tudo o que viu seria como tentar escrever um poema com apenas metade das letras do alfabeto, porque simplesmente é impossível para um ser limitado explicar o que é um mundo ilimitado e muito superior.
O interessante do caso é que o autor foi durante muitos anos um neurocirurgião cético, que achava que a ciência tinha todas as respostas para suas perguntas e descartava qualquer hipótese da existência de Deus e de um mundo espiritual (e real),o que obviamente mudou em decorrer do seu novo aprendizado.

"Por meio da Órbita, Om me disse que não existe apenas um Universo, mas muitos - na verdade, mais do que eu poderia conceber -, e que o amor está no centro de todos eles.
O mal também estava presente em todos os outros universos, porém em quantidades muito pequenas. O mal era necessário porque sem ele o livre-arbítrio era impossível, e sem o livre-arbítrio não poderia haver crescimento - nenhum avanço, nenhuma chance de nos tornarmos o que Deus desejou que fôssemos."

Alice 31/12/2016

Não sei o que eu esperava do livro quando comecei mas eu sei que eu não esperava que o autor passasse a maior parte do livro explicando o pq a EQM dele é verdadeira e quase nenhuma sobre o que ele viu e aprendeu. Uma pena pq o tema me instiga.

Alex 10/06/2017

ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO
Aqui estou eu. Um agnóstico que resolveu ler o livro de um neurocirurgião que viveu uma experiência de quase morte. Trata-se do Dr Eben Alexander, autor e personagem central de uma história, até que se prove o contrário, real.
O Dr Eben viveu uma vida toda de puro ceticismo e, como profundo conhecedor das ciências neurais, lidava de forma descrente sempre que alguns de seus pacientes descreviam situações fantasiosas de vidas fora do corpo e etc.
Até que algo aconteceu que mudou completamente a leitura de Dr Eben sobre estes fatos. Ele próprio foi acometido por um problema sério e inesperado de saúde que o colocou diretamente num coma profundo, onde permaneceu por 7 dias.
Em primeiro lugar é importante registrar que o fato dele ter saído desta situação com vida e sem nenhuma sequela, dada a gravidade de seu estado de saúde, já é um daqueles casos que a igreja glorifica de pé, como diria o outro.
Além disto, Aben diz ter encontrado com seres espirituais, além de ter estado em lugares até então desconhecidos e ter vivido realidades totalmente intangíveis para a realidade humana.
A gente passa o livro todo pensando: ok, isso não é necessariamente incrível, até porque sabemos que o nosso cérebro é capaz de produzir diversos artifícios para lidar com essa situação, logo, pode ser efeito de alguma medicação, alguma alucinação, coisa assim. Mas não podemos esquecer que o autor de "Uma Prova do Céu" é um neurocirurgião que tem todas as competências necessárias para compreender onde começa uma alucinação e onde acontece um, digamos, milagre.
Nos capítulos finais ele explica todas as possibilidades científicas do que viveu e as refuta, uma a uma, com seus argumentos lógicos e pragmáticos.
Continuo agnóstico. Sinceramente, gostaria de ler alguma crítica sobre este caso, que viesse de alguém com conhecimento suficiente para nos trazer à luz detalhes que o Dr Eben possa ter deixado de dividir com o leitor.
Em alguns momentos o livro descamba pro lado religioso, isso tira toda a sua credibilidade científica, até porque a premissa aqui é que é um cientista cético falando de uma experiência de quase morte que viveu, não o zé da esquina. Isso pode deixar o leitor inseguro.
De todo modo, é interessante, principalmente se você já ouviu relatos de pessoas próximas com experiências semelhantes. Servirá para alguma coisa, nem que seja para você comparar as narrativas.

Gui 21/11/2021

Grande prova do céu
Livro instigante. Com capítulos curtos e diretos, ele vai direto ao ponto. Apenas na primeira metade, há um excesso de ganchos (sempre com frases de efeito ao final do texto) que se tornam repetitivos. Tirando isso, vale muito a pena!

Syntia Tainan @pequeninaestante 22/02/2018

Uma Prova do Céu
O livro relata sobre a vida de um neurocirurgião, que era descrente de qualquer coisa relacionado a vida após a morte, até que ele fica em coma por vários dias e passa por uma experiencia que para ele era impossível de existir, e só acredita e muda seus pensamentos quando ele passa pelos fatos.

Valquiria Apa 30/08/2013

Quando iniciei a leitura não tinha expectativas, não sabia o que ia encontrar ao virar as páginas.
Ler este livro foi um desafio, tanto quanto resenhá-lo não só pelo tema, mas também por haver muitos termos médicos e científicos.
Como o próprio autor diz, a Experiência de Quase Morte (ou EQM) é um tema complexo e que cada pessoa que vivencia o faz de uma maneira diferente. Não cabe aqui, portanto, discutir ou justificar se tal experiência é ou não real, ou se os lugares em que o autor relatou ter passado existem realmente ou não. Indo por este lado estaria abordando um tema igualmente complexo que é a religião, o que também não importa aqui.
O que eu fiquei imaginando desde o inicio da leitura foi a angústia e a dor que os familiares de Eben passaram durante todo aquele período.
Ver um cirurgião e cientista renomado e, acima de tudo, pai de família saudável, ativo e que está acostumado a curar os outros (ou pelo menos que faz o possível para que isto aconteça), do outro lado da historia, com uma doença grave que, até então não tem motivo aparente e que não responde aos tratamentos não deve ter sido nada fácil. Ver as esperanças se esvaindo e a certeza da morte aumentando dia após dia, menos ainda.
Desde as primeiras páginas admirei (e admiro) a tamanha força, amor e fé que uniu esta família.
Apesar de não relatar em detalhes a EQM pela qual Eben passou (em relação a lugares e tal), não posso deixar de dizer que cada vez que me deparava com capítulos em que ela - a EQM era relatada eu me lembrava de uma novela que eu assistia quando criança, chamada A Viagem. Não pelas senas em si, mas pela sensação de paz que os personagens e ambientes traziam. Desta forma pude ter uma pequena noção do que Eben sentia – ou vivenciava – durante seu estado de coma. Não dor, nem sofrimento e sim, amor, gratidão e aprendizado imensos.
Até agora fico imaginando o tamanho da mudança que este fenômeno causou na vida deste homem e de sua família, curando as feridas do passado e por que não dizer o futuro também?
Fiquei imaginando quão feliz e ao mesmo tempo difícil foi ver a recuperação de Eben, as dúvidas e as incertezas quanto ao futuro dele, uma vez que seqüelas ficariam depois de tanto tempo em coma.
Tem também a questão da batalha que ele trava até os dias de hoje, para tentar mostrar ao mundo que a ciência e a religião podem sim andar lado a lado.
Uma Prova do Céu é um livro envolvente que nos deixa, acima de tudo, uma mensagem de fé e esperança e nos mostra quão importante é termos a família ao lado em todos os momentos.
Super recomendo a leitura, porém, devo registrar aqui que se EQM é um tema do qual você tem receio ou, você não gosta de livros com termos médicos e científicos, talvez seja melhor você deixar este livro para uma próxima vez.

Quanto à edição e diagramação não tenho nada de que reclamar. A revisão foi muito bem feita, o livro é curto bem como seus capítulos. Aliás, preciso dizer aqui que quando falei que cada vez que me deparava com capítulos em que ela - a EQM era relatada, quis dizer que os capítulos são alternados entre a vida da família e acontecimentos enquanto ele esta em coma, relatos do que o autor vivencia durante seu estado de coma e há também capítulos em que Eben nos conta seu passado.
Apesar do tema e da escrita – me refiro aqui mais uma vez aos termos técnicos - serem um tanto quanto difíceis de assimilar, foi uma leitura rápida em que mal vi as páginas passarem.
A capa me encantou em sua simplicidade, aliás, foi por causa da borboleta que eu realmente quis ler o livro.

Espero que tenham gostado da resenha, este livro fez parte da Promoção Julina da qual o blog participou.

site: http://mensagensreflexoesemais.blogspot.com.br/2013/08/resennha-uma-prova-do-ceu-dr-eben.html

Nayara.Moura 29/09/2018

Existem melhores
Uma prova do céu conta a história do neurocirurgião Eben III, que após contrair uma meningite bacteriana passa por uma experiência de quase morte (EQM), onde acredita ter se encontrado com seres celestiais e, até mesmo sentido a presença de Deus.
Com uma linguagem bastante científica recheadas de termos médicos, algo de que gostei particularmente, pois é sempre bom aprender algo novo, a história em si é, em minha visão bastante fantasiosa e com um ceticismo que não me é comum, me vi do lado daqueles que não estavam muito propensos a acreditar na experiência como algo divino, mas sim como mais um caso de EQM. Porém, que fique claro que tenho tendência a acreditar em coisas do gênero e, que exatamente por isso fiquei muito desapontada pelo jeito como tudo foi passado, considerando o modo como esse assunto foi tratado em outros livros.
A narrativa se dá pelo revezamento entre a história do período em que ele estava em coma pela perspectiva dos familiares , e pela sua própria perspectiva dentro de sua cabeça, através do qual ele conta sua viagem ao mundo completamente surreal, em que ele relata a possibilidade de universos paralelos e outras dimensões.
Todavia, um dos motivos pelo qual não recomendo esse livro como um relato teológico, é exatamente o fato de que em quase 200 páginas não há qualquer detalhamento significativo da experiência que ele teve, a qual é citada de forma muito rasa e superficial. Também não há qualquer narrativa que possa nos levar a uma sabedoria mais elevada diante da espiritualidade, muito pelo contrário pois o autor se repete nas mesmas falas que já são de conhecimento geral.
Por fim. seja o que for que o autor quisesse passar ele não conseguiu de forma alguma. E, se como ele mesmo deixa claro não existisse a possibilidade de colocar sua vivência em palavras, creio que ele achou o pior modo de tentar fazê-lo - com um livro. Ou seja, até agora estou tentando entender em que gênero esse livro se encaixa, dado que definitivamente não é uma ficção, seria horrível como biografia e, pior ainda com livro religioso.

site: https://olugardequatrocantos.blogspot.com/2018/09/uma-prova-do-ceu-eben-alexander_29.html
Alcides.Guedes 08/10/2019minha estante
Li o livro, sim, e o recomendo para qualquer pessoa, independente de crença religiosa ou visão do mundo. Mas antes de ler, convém ter em mente que o cara tinha formação eminentemente científica, quase um ateu, e portanto tudo para ela foi uma coletânea de experiências surpreendentes para quem nunca tinha tido nenhuma informação sobre a vida após a morte. E portanto, natural que tivesse dificuldades em transmitir em palavras aquilo que vivenciou. Considerando este fato, acho mesmo que ele se saiu muito bem.
A parte que mais me tocou foi a definição que ele encontrou para definir Deus, ou seja quem for que ele encontrou durante a experiência:
"O Amor Incondicional"!

1 | 2 | 3 | 4