A fazenda dos animais

A fazenda dos animais George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Victoria.Kelly 28/05/2024

Livro muito bom, com críticas geniais e atemporais. Apesar de ser um clássico, a leitura desse livro é muito fluída, gostosa e divertida.

Juliana3385 28/05/2024

Mais atual, impossível?
? e vou até fugir do óbvio em relação à crítica que a fábula esconde (?) acerca do regime socialista soviético. Resenhas, explicações e contextualizações têm aos montes por aí (e todas muito pertinentes, claro!).
Porém resolvi finalmente ler este clássico sem me apegar ao que motivou G.O. a escrever. Isso porque, quanto mais eu lia, mais eu percebia como a crítica e os fatos se encaixam em vários outros regimes. Em vários outros governos. É possível dizer que Napoleão não representa somente Lênin. Que a Revolução dos Bichos não fala somente sobre a revolução soviética. É possível traçar paralelos muito atuais: governantes (de VÁRIAS correntes ideológicas, diga-se de passagem) que foram eleitos sob a ilusão do Salvador da Pátria mas que, ao chegar e sentir o gostinho do poder, se corromperam (ou deixaram suas máscaras de porco caírem, como queiram) e todas as promessas de uma sociedade mais justa, menos corrupta e próspera foram por água abaixo, com todas as justificativas possíveis, auxiliadas pela propaganda governamental ou pela velha e boa fake news. Sim, velha. Pois o termo é recente, mas a tática já é bem antiga.
A única coisa que nos sobra é saber se queremos ser ovelhas, cavalos, corvos, porcos, humanos, cachorros, galinhas, burros?
No fim, não importa. Não precisamos ser apenas 1 só. Podemos buscar ser o melhor de todos e evitar o pior de cada.
O que importa realmente é desenvolver, ter e não ter medo de mudar o pensamento crítico. É ler, estudar, debater, sair da granja (bolha), ser humilde, não ser teimoso para que cada vez menos evitemos ser manipulados. Essas são as únicas armas que temos (as quais são abominadas pelos porcos): a educação, a leitura, o bom senso e a honestidade.
E não basta ser um burro que percebe, mas se cala. É necessário ajudar os outros irmãos, camaradas, bichos, o que quer que sejam, a perceber que não importa quem está no poder: se porcos ou humanos. A força real está longe deles e por isso eles temem tanto que o povo se perceba.

Zé Roberto 27/05/2024

Leitura prazerosa e reflexiva.
Sabe aqueles momentos de reflexão que se tem ao dialogar momentos da história com a sua vida? Geralmente, eles acontecem comigo umas 2 ou 3 vezes numa obra tão curta. Mas com a revolução dos bichos foi em TODO O TEMPO.

Logo no começo, você pensa que vai lidar com uma história superficial sobre a vida em uma fazenda e não espera que um livro de bichinhos tenha tantas camadas. Pois é, meus amigos, ele tem. A cada 2 linhas, uma reflexão nova e uma alegoria diferente que, sinceramente, contribuíram bastante com minha forma de enxergar o mundo.

O vocabulário é simples e a escrita muito fluida (o que mudou minha percepção do autor em relação ao 1984). E esse material que tem no final é uma preciosidade: tanto o prefácio do autor como o posfácio do C. Hitchens ajudam a entender o contexto e desdobramentos da obra.

Livro sensacional.

marytagram 27/05/2024

Nesse caso não se pode nem usar aquela famosa frase " o que importa é a intenção" pois nem a intenção ao construir esse universo foi boa.
AliJu 27/05/2024minha estante
Uma estrela ainda é muito kkkkkkk

marytagram 27/05/2024minha estante
tentei ser generosa pq gosto um pouquinho do bola de neve

mavis 27/05/2024

Eu demorei uma eternidade para terminar de ler, tava acostumada a ler só romance então pra mim foi um saco terminar de ler esse livro

francelps 27/05/2024

Adorei toda a crítica política que foi feita no livro, super fluído e que faz refletir bastante
achei incrível a forma que os porcos usaram a inteligência para manter os outros animais ignorantes e assumir o poder
dá vontade de avisar os animais que tá tudo errado e o napoleão é maluco ? coitadinhos

BuffoniGui 27/05/2024

Fábula vívida, atemporal e realidade moderna
Após sua morte, o discurso do porco Major leva todos os animais da Fazenda Solar a se rebelarem contra e expulsarem o fazendeiro e seus criados na primeira oportunidade que os bichos têm, assumindo o controle total da fazenda. Ao estabelecer um sistema democrático com os porcos Bola de Neve e Napoleão, a vida dos animais parece melhor muito para todos, mas o tempo vai revelando a corrupção do poder e a tirania do coração dos líderes que passa a ser pior do que o antigo fazendeiro?

Eu não esperava uma história e escrita tão simples e direta, mas crítica e profunda ao mesmo tempo acerca do uso do poder nos governos. Com um humor sagaz do início ao fim ? que vai escalando, ficando ácido e absurdo até última página da obra ?, é uma bela de uma monstruosa reflexão sobre nós mesmos, do nosso coração corrupto, e como podemos ser animalescos uns para com os outros.

Uma obra atemporal de uma sociedade paralela à nossa, recomendado demais para todo ser humano ler!

Yasmine.jasserand 27/05/2024

?Os bichos la fora olhavam de porco para homem, de homem para porco e de porco para homem novamente. Mas já era impossível dizer quem era porco e quem era homem?
A revolução dos bichos se encaixa na tríade de livros - bons, rápidos e impactantes-
Adorei e recomendo para viagens ?? essa foi pra vc di

Clarinha 27/05/2024

?Quatro pernas bom, duas pernas ruim..?
Acho que nunca me surpreendi tanto e tive tanta raiva com um livro. Quem acha que é uma leitura besta, sinto muito em dizer que não é. Mas ainda assim é uma leitura incrível! Não sei fazer resenhas :), mas se gostam de história, apenas leiam.

Priferreirahinckel 27/05/2024

George Orwell sendo George Orwell.
História inteligente, envolvente e recheada de críticas sociais. Uma sátira muito bem construída e apresentada de forma simples e lúdica. Muito bom!

Bianca Alves 26/05/2024

Sátira perfeita! Faz alusão aos governos autoritários e ditatoriais, criticando o modo como os cidadãos são enganados por promessas e ideias de melhoria e igualdade não praticadas por seus lideres.

trdll 26/05/2024

12º leitura de 2024
Uma analogia maravilhosamente didática sobre a Revolução Soviética! Já tinha ouvido falar dessa obra mas não fazia ideia da relação direta com a história da URSS. O que me chamou muita atenção foram os motivos que fizeram George Orwell escrever esse livro, dentre eles:

"(...) E assim, ao longo dos últimos dez anos, fui convencido de que a destruição do mito soviético era essencial caso quiséssemos um renascimento do movimento socialista."

Filipe379 26/05/2024

O amor venceu
O governo do amor venceu. Esse livro fantástico mostra como o amor ao semelhante vence qualquer barreira, principalmente quando nos referimos ao poder político.
Em uma sociedade governada pelo amor, os indivíduos vivem com o necessário, assim como na Granja dos Bichos. Ninguém é melhor ou pior que o outro. Todos trabalham incansavelmente, enquanto que os governantes, repletos de amor, merecem ficar com a maior parte de tudo, pois a ameaça dos inimigos do amor foi eliminada. Portanto, questionar o governo do amor é a maior injustiça que se pode cometer, e o preço disso é a morte.
Dito isso: INDIVÍDUOS DA SOCIEDADE DO AMOR, UNI-VOS!!