A revolução dos bichos

A revolução dos bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Fabão 15/06/2024

O espelho da revolução
Desde o início percebi uma semelhança enorme com a revolução russa, no final tive certeza!!

Apesar de Orwell ter sido de esquerda, ele soube fazer uma crítica bem feita sobre a antiga União Soviética de Stálin, ditadora, brutal e sanguinária!!

Penso que serve também para a política em geral no sentido de ?dê poder ao homem, e veja seu verdadeiro caráter?

Um ótimo livro para quem quer entender como de fato funciona a natureza humana no âmbito político em todas as esferas, seja de direita ou esquerda.

Maria Michelin 15/06/2024

Eu amei o livro?
Esse livro é muito bom e interessante, vale muito a pena ler! Ele traz uma visão bem diferente do outro lado do mundo, um lado meio sombrio que você tem que se atentar constantemente, mas de uma forma fantasiosa e leve. Ele faz referências pesadas que só quem sabe sabe. Eu li esse ano (com 13 anos) e recomendo para muitas idades, na minha opinião até as pessoas com mais de 30 anos devem ler, principalmente porque vai entender melhor ainda!

Larinha.Lala 15/06/2024

A Revolução dos Bichos
De primeira impressão, achei tudo MUITO estranho, pelo fato de simplesmente animais (de uma granja, sendo mais específica) terem criado consciência e a capacidade de pensar e ainda falar. Porém, com o tempo, fui ficando cada vez mais envolvida com a história (e horrorizada também, não irei mentir), fui me interessando mais e realmente só fui entender toda a ?metáfora? quando li as notas do autor. Esse cara, sinceramente, foi genial na ideia desse livro, eu recomendo muito! Se ler, leia tudo (tudo mesmo) e desfrute da realidade.

Anna.Lauren 15/06/2024

Um clássico
Li esse livro pra fugir um pouco dos romances.
Eu gostei muito da analogia que ele fez sobre os porcos. Fiquei com dó dos outros bichos.
É muito isso, o mundo é dos espertos, em qualquer época. Podemos ver isso ainda nos dias de hoje.
Acho que não tem muito o que dizer, esse livro é um clássico, e o George Orwell era um visionário para a época dele.
Pode até ser que exista alguém que não tenha gostado, mas é praticamente dizer que é um livro ruim. Nós faz refletir e pensar nossas posições e nossos valores.

Fabrício 15/06/2024

Um excelente livro. Recomendo muito para quem pretende se aventurar na leitura dessa obra de George.

David.Sousah 15/06/2024

Manooo?
Esse livro é espetacular!
Confesso que não esperava essa conotação de uma história aparentemente simples.
Ao ler as páginas dessa obra de arte,me deparei na época da ascenção do comunismo,e de como os porcos representam tão bem o socialismo soviético e os bichos representando o sonho que eles tinham de uma sociedade igualitária.

Erick.Constantino 14/06/2024

QUE LIVRO FODA
Nossa eu adorei esse livro, talvez seja porque eu não tinha espectiva, apesar de já tinha ouvido muitas pessoas falarem sobre ele. Bom, quando eu comecei a ler bem intertido na história, a pesar de algumas coisas serem meio fora da curva esse livro desenvolveu extremamente bem como um governo/monarquia autoritário começa, no começo todos tendo direitos, porém pouco a pouco os menos importantes sendo deixados de lado e perdendo o pouco que tem. A pesar de grande parte das coisas terem acontecido pela falta de inteligência de alguns animais, isso seria relativamente plausível, até porque na antiguidade por exemplo, as pessoas já nasciam sendo doutrinadas a seguirem dogmas impostos pelas elites, e sendo alienado dês de que nasceu, você nada pode fazer contra o sistema. Confesso que muitos trechos desse livro me deixaram com raiva, porque a injustiça é muito frustrante, no início minha mentalidade inocente me fez pensar que os porcos cairiam e a igualdade seria alcançada, mas infelizmente vivemos num mundo onde não existe igualdade nem meritocracia, e com o passar da leitura fui percebendo que assim como nosso mundo, o final não traria equidade e nem uma revolução de verdade, somente aconteceria a manutenção de quem realmente está no poder. Fantástica essa obra, recomendo muito e estou ansioso para ler mais livros do autor.

Thiaguinho 14/06/2024

Um bom livro
Acho um bom livro. Ótimo pra passar o tempo e possui diversos personagens interessantes. Contudo, não pode ser usado como objeto para refutar o socialismo.

Vanda 14/06/2024

Frases marcantes ?
"Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que outros."

"Eis aí, camaradas, a resposta a todos os nosso problemas. Resume-se em uma só palavra - Homem. O homem é o nosso verdadeiro e único inimigo. Retire-se da cena do homem e a causa principal da fome e da sobrecarga de trabalho desaparecerá para sempre."

"As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco."

Menina Ciria 14/06/2024

Um livro para além do seu tempo. Depois de ser muito regeitado virou clássico. Fazia tempo que eu não tinha uma ressaca literária, e olha que eu li esse livro em doses homeopáticas para não acabar logo, mas acabou. Triste fim teve Sansão ? eu me vi nele o tempo todo... ? O poder realmente corrompe o ser humano (porém eu acredito que pessoas podem exercer o poder com sabedoria e sem exploração). Ah, a exploração... ela está por todo lado. O que mais me irritou no Napoleão foram as mudanças das regras durante o percurso? mas, Napoleão sempre tem razão.

Kayser 14/06/2024

Raso e tosco
Adoro a Tamirez, mas dessa vez achei que sua resenha engrandece demais algo tosco e simples. Não, essa leitura não é uma ótima reflexão sobre comunismo e governos ditatoriais. Não são em 100 páginas em forma de fábula que isso vai acontecer. Aliás, não chega nem perto disso.

O livro não é infantil e tão pouco adulto. Ele é raso e simplista ao extremo, tentando, tal como Napoleão, inserir uma ideia genérica na cabeça de um leitor para que a trate como verdade, tal como os animais da Fazenda. É como se o autor acreditasse que o leitor não pode tirar suas próprias conclusões.

É cativante como todos vêem a crítica ao comunismo, mas não conseguem fazer um paralelo com a situação capitalista atual, na qual muitos repetem e acreditam que se trabalharem mais terão sucesso financeiro. A própria fartura dos porcos pode ser vista em posse de 1% da população mundial. Coisas que nunca teremos acesso.

Não se trata aqui de um defesa ao comunismo, mas de apresentar quão raso é esse livro.
Kayser 14/06/2024minha estante
No mais é só mais uma propaganda anti-comunista de George Orwell quando a Guerra Fria começava a se formar.

jessy :)) 14/06/2024

O livro trata de temas cotidianos como saudade, felicidade, perda e partida? Com uma narrativa singular, fluida e de fácil compreensão. Vale a pena a experiência!

Brntlp 13/06/2024

Clássico atemporal
Ótimo livro para exemplificar algumas coisas, sendo a principal a deturpação de conceitos incríveis, pura e simplesmente por ação "humana".
A avaliação não foi mais alta porque não sei se pelo hype exagerado - ou pelo momento da minha vida - não consegui me surpreender e superar minhas expectativas com a leitura.

Clarissa Barradas 13/06/2024

Sensacional
?Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.?

Sensacional e muito atual.