Animal Farm

Animal Farm George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


16409 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernanda.Lunardi 21/04/2024

Um dos melhores livros que já li, leitura muito fluída e fácil de compreender. Li em literalmente dois dias!
Uma sátira ao stalinismo/socialismo de Stalin que acaba batendo de frente com o capitalismo e qualquer sistema governamental que tenha como modelo uma figura autoritária governando.
Assim como meu professor de história dizia, eu também afirmo, um livro essencial para que a sociedade evolua.
A compreensão é tão simples que uma criança poderia ler esse livro (inclusive viram em minha estante e confundiram com livro infantil).
As ilustrações são lindas e extremamente bem feitas, facilitando ainda mais a leitura e compreensão.
A sátira e a critica foram adicionadas de forma muito sutil, porém extremamente clara.
Uma obra de arte!!
comentários(0)comente



Carol 21/04/2024

Classico
Uma literatura que todos precisam ler e retrata de forma bizarra a aceitação dos bichos a um regime autoritarista, com manipulação e violência implantado aos poucos pelos próprios animais para substituir os homens na fazenda. Acaba sendo uma crítica a forma como este tipo de regime manipula seus seguidores.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rute.Lessa 20/04/2024

Bichos da Inglaterra
A Revolução dos Bichos, de Orwell, narra uma fábula poderosa sobre a revolta dos animais de uma fazenda contra seus opressores humanos, principalmente o dono da fazendo, o Jones. No enredo, Major, o porco mais velho, dita os primeiros ensinamentos do que seria o "Animalismo", após sua morte os porcos Napoleão e Bola de Neve lideram a rebelião e estabelecem um governo aparentemente igualitário, seguindo os ensinamentos deixados pelo Major formando então os 7 mandamentos.

"Os sete mandamentos
1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
2. O que andara sobre quatro pernas, ou tiver asas, é amigo.
3. Nenhum animal usará roupa.
4. Nenhum animal dormirá em cama.
5. Nenhum animal beberá álcool.
6. Nenhum animal matará outro animal.
7. Todos os animais são iguais (p. 25)."

No entanto, à medida que o tempo passa, os porcos consolidam seu poder, manipulando os outros animais e distorcendo os princípios originais da revolução, que com o passar da narrativa vão se alterando para privilegiar os mais "inteligentes".
A história serve como uma analogia à manipulação do poder, corrupção e opressão na sociedade humana, destacando questões de desigualdade, manipulação de informações e memória coletiva.

Apresenta uma poderosa analogia com a Revolução Russa e reflete questões relevantes para a realidade atual. Na obra, a revolta dos animais contra seus opressores humanos espelha os eventos da Revolução Russa de 1917, onde o povo se levantou contra a monarquia czarista. Os porcos representam os líderes revolucionários, como Lenin e Stalin, que inicialmente prometiam igualdade e liberdade, mas acabam consolidando seu próprio poder e estabelecendo um regime autoritário. Essa analogia ressalta a tendência dos movimentos revolucionários de serem associados por líderes autoritários, resultando em regimes que se afastam dos ideais originais de igualdade e justiça.

Além disso, a manipulação de informações pelos porcos na fazenda reflete a manipulação da verdade na política e na mídia na sociedade contemporânea. Assim como os porcos alteram os mandamentos originais da revolução para justificar suas ações, líderes políticos e instituições muitas vezes distorcem fatos e dados para servir a seus próprios interesses, minando a confiança pública e perpetuando desigualdades. Essa analogia nos alerta sobre os perigos da manipulação da verdade e a importância de um pensamento crítico e vigilância cidadã na defesa da democracia e dos direitos humanos.

Um livro incrível que me colocou em questionamento durante semanas, acho que seria isso a chamada ressaca literária. Conforme alguns mandamentos iam sendo alterados eu ficava incrédula com a "servegonhisse" dos porcos camaradas, a falta de memória dos demais animais que são representados por classes sociais diferentes, a percepção, ou falta dela, dos animais em relação à inteligência e manipulação quando queriam sair de uma escravidão e acabam aceitando uma nova e mais impiedosa nas mãos de seus semelhantes.
Finalizo com o último mandamento, que era esperado, mas que xinguei muito desde que duas patas começou a ser bom: "Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros" (p. 106).
comentários(0)comente



Náh 20/04/2024

Livro atemporal.
Engraçado como ?histórias? se repetem e nos trás um misto de sentimentos, ora revolta, ora nos fazendo refletir sobre tudo.
comentários(0)comente



Roberta.Santtos 20/04/2024

"Quatro pernas bom, duas pernas ruim"
?O homem não serve aos interesses de nenhuma criatura exceto a si mesmo.? Essa foi uma das frases que mais me chamaram atenção, levando em conta o contexto da história, mostrando o quanto a maioria das autoridades só se preocupam com seus próprios interesses. É incrível como o George Orwell deixa isso explícito no livro. Oremos.

PS: nomeei um dos meus gatos com o nome do estimado porquinho Napoleão, visto que ele desempenha uma certa autoridade perante os menores. ?
comentários(0)comente



TonCardoso 20/04/2024

Mirou na lua e acertou na estrelas e na lua também.
Esse é aquele livro baseado em fatos reais disfarçado em ficção. Um livro escrito para ser uma crítica ao socialismo/Comunismo e acabou mostrando como esses movimentos se portam. Uma leitura leve, mas intensa para quem sabe do que se trata em relação à história, aos fatos que aconteceram. Vale muito a Leitura.
comentários(0)comente



Jean 20/04/2024

Que livro incrível! Que análise certeira
Ler a revolução dos bichos apenas como uma fábula quase infantil é cometer um desperdício gigantesco, a forma como o autor traz uma análise certeira de como se instala um governo facista é surreal.

Observar uma crítica, quase irônica, de como, até hoje, há uma fórmula para se instalar um governo totalitário.

Surgir em meio a uma pauta relevante, utilizar essa pauta que no início tem princípios íntegros, conquistar uma massa, obter o poder e deturpar esses princípios para benefício próprio.

E é incrível como o autor descreve um comportamento de efeito manada que até hoje ocorre exatamente da mesma forma.

Esse livro me fez pensar e analisar a sociedade como conhecemos hoje de uma forma que eu não estava esperando.

Você da de cara com animaizinhos em uma fazendinha mas não espera que a história tenha o rumo que ela leva.

Se você for ler apenas como um conto, vai perder 99% do que o livro pode te entregar.

O segredo é ler na entrelinhas.

Livro incrível e necessário, um ótimo clássico!
comentários(0)comente



Mafalda60 20/04/2024

Foi mto interessante como eles simplificam os governos e a corrupção e em especial os problemas base num governo de ditadura em que as pessoas só aceitam sem questionar o que lhes é dito
comentários(0)comente



Sophia1769 20/04/2024

Muito bom
"Doze vozes berravam com raiva e toda suavam iguais. Não havia dúvida, agora, sobre o que tinha acontecido com a cara dos porcos. As criaturas do lado de fora olharam de porco para o homem, de homem para porco e de porco para homem de novo, mas já era impossível saber qual era qual".

Que livro foda viu
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alice456 19/04/2024

Que livro ruim?
Sinceramente, não sei porque é tão hypado, achei simplesmente HORRÍVEL, tô lendo tem meses e não desenrola nada, mt decepcionada com essa leitura
comentários(0)comente



Fontana 19/04/2024

Gostei muito! Na minha opinião, me mostrou sobre o assunto de uma maneira mais simples e fácil o que 1984 não conseguiu fazer.
comentários(0)comente



16409 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR