O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Matheux 11/09/2021

Surpreendente
Confesso que comprei o livro apenas por conhecer o autor, Afonso Solano, pelo podcast no qual ele participa. Por isso, estava com nenhuma expectativa em relação a qualidade dessa história. E meus deus como eu me surpreendi.
O autor conseguiu contar uma história que utiliza diversos clichês, como a clássica Jornada do Herói, de uma forma bem única, envolvendo toda a trama em diversos plot twists incríveis e desenvolvendo os personagens de forma muito bem feita.
Tenho apenas algumas ressalvas quanto à adição de personagens novos próximos do fim do livro que só servem para transmitir alguma informação e desaparecem, mas isso não retira o primor da obra.
Recomendo demais a todos que gostam de fantasia, principalmente por ser uma nacional.

ju corrêa 06/09/2021

O Espadachim de Carvão
Um dos primeiros livros nacionais que eu li, eu amei a forma que o autor escreveu o livro. A forma como é feita a narrativa, tendo a mudança do passado para o presente, é muito interessante, e o autor conseguiu escrevê-la de uma forma muito boa, esse livro me prendeu muito, além das reviravoltas que tem no livro, que foram incríveis.

Erongd 30/07/2021

Genial
Sempre quis ler esse livro, mas nunca tinha tempo. Então, o maravilhoso Affonso com dois efes de faca Solano lança um dos melhores áudio books que já escutei. Maravilhoso

Imp 16/07/2021

No começo parece só uma história muito parecida com um RPG, mas o desenvolver dela é tão amorzinho que acho que mesmo se você não curtir esse estilo de fantasia, devia ler só pela história do Adapak e como a religião se mistura com a realidade do livro e constrói todo o plot. Muito apaixonada ? Affonso tem uma escrita incrível.

Machado 16/07/2021

O Espadachim de Carvão
No começo a leitura é bem difícil, cheio de termos e palavras que não significam nada, deixando uma leitura monótona. Mas não abandonem a obra, todos essas complicações são como blocos, que conforme avançamos na história, elas servem pra construir uma mitologia única, um mundo vivo e cheio de diferentes culturas e povos. Se você adora fantasia, esse livro é muito bom, se não, dê uma chance. Livro divertido, não é perfeito, mas vale a leitura.

Drugue 13/07/2021

O Espadachim de Carvão - Affonso Solano
Eu não sou o maior fã do Affonso Solano que existe, na verdade eu gosto bastante das participações dele nos podcasts que eu escuto mas acabo por não acompanhar muito o trabalho dele fora disso, então eu confesso que eu não peguei O Espadachim de Carvão logo no lançamento e não acompanhei toda a polêmica que teve em torno do livro, o que gerou o apelido de "O Rei dos Escritores" para o Solano e a queima de pelo menos um exemplar, mas lendo a sinopse do livro eu achei bem interessante e dentro da temática dos livro que eu mais gosto, ainda não vou dar spoiler sobre minha opinião, mas vou dizer pra vocês que mesmo não sendo uma pessoa que lê rápido, esse foi um dos livros que eu demorei mais tempo para ler 1 ano e 2 meses pra ser exato... Pois é...

Segundo a sinopse oficial: "Kurgala é um mundo abandonado por Quatro Deuses. Adapak é filho de um deles. E hoje ele está sendo caçado. Perseguido por um misterioso grupo de assassinos, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a deixar a ilha sagrada onde cresceu e a desbravar um mundo hostil e repleto de criaturas exóticas. Munido de uma sabedoria ímpar, mas dotado de uma inocência rara, ele agora precisará colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu em seu isolamento para descobrir quem são seus inimigos. Mesmo que isso possa comprometer alguns dos segredos mais antigos de Kurgala." Eu acho que ela descreve bem o livro e já aponta os problemas e partes boas dele... Vamos por partes... A escrita de Affonso Solano é bem agradável, apesar de patinar as vezes, as cenas fluem e os diálogos tem um jeito bem especifico de acontecerem o que faz com que você reconheça os personagens por esses traços. Os problemas começam por Kurgala, o mundo descrito no livro, é tão único e tão diferente que basicamente tudo nele precisa ser explicado, lugares, leis, deuses, mito da criação, costumes e raças, principalmente raças e isso foi um problema pra mim, a descrição não me pareceu tão completa, na verdade me pareceu bem falha as vezes e com isso eu tive um dificuldade BEM grande de visualizar certos personagens e locais, acredito que se fazia necessária uma descrição um pouco mais apurada ou simplesmente uma pequena ilustração de cada raça do livro e de alguns locais para que isso fosse solucionado, a culpa não é toda do autor, eu tenho um certo problema com muitas raças e personagens muito diferentes, eu acabo por ter que recorrer a imagens pra garantir que eu to vendo eles da maneira certa, então talvez aqui esteja o primeiro problema e ele não é somente do livro né?

Outra coisa que pra mim foi muito acertada e um problema ao mesmo tempo foi a montagem da história, para evitar repetições e lembranças o autor optou por construir a narrativa de modo a trazer os flashbacks um capitulo antes deles serem necessários, assim você já sabia o que aconteceu e a história fluía super bem, o problema pra mim é que talvez ter acompanhado todo o crescimento de Adapak no começo do livro para só depois levá-lo ao mundo externo talvez tivesse sido melhor, assim poderíamos conhecer as coisas junto com o protagonista e muito provavelmente resolveríamos o problema das descrições das raças que eu citei lá em cima. Porém como eu disse a escolha na montagem foi acertada no ponto de que você não se perde na história, os flashbacks são usados para contar uma parte importante da vida do protagonista e se ligam com perfeição ao capitulo anterior ou ao próximo. Outro problema que eu tive foi com a primeira metade do livro, ela pareceu se arrastar pra mim, porém da metade pra frente ela ganha um ritmo e uma vida que faz com que toda a lentidão seja esquecida em prol dessa segunda parte da história e isso fez o livro ganhar muitos pontos comigo.

O Espadachim de Carvão, mesmo com os problemas citados acima, é um livro bom, você se apega a Adapak, nosso protagonista, e quer conhecer e entender mais sobre sua origem e seu destino. Kurgala é um mundo rico e interessante, talvez rico e interessante até demais, e por isso você se perde um pouco com tanta história e tantos acontecimentos, eu gostaria muito de ver um livro, no estilo de O Silmarillion, contando a história do mundo e de seus heróis, assim como gostaria muito de ver um livro descrevendo as raças, por que algumas me parecem muito interessantes. Juntando tudo isso com a segunda parte do livro você tem uma história muito bacana, com um começo lento e um final tão agitado que compensa tudo e te faz querer ler um segundo e até mesmo um terceiro livro, o final é tão amarradinho que ao mesmo tempo pode encerrar a história, como pode ser o inicio de uma nova aventura e isso me deixou bem feliz.

O livro não é indispensável, mas também não é nem de longe tão ruim como alguns pintam. Ele é uma aventura bacana em um mundo vivo, que peca um poucos nos detalhes e no ritmo, no entanto vale a pena a leitura, eu não sou de dar nota, mas de 0 a 5 eu dou 3 robôs gigantes pra ele, ele seria um 3,5 ou até mesmo um 4 se tivesse ilustrações.rs Se você se interessar pelo livro e não tiver problemas com essas introduções rápidas a mundos novos, com tudo diferente do nosso, o livro vai ser ideal pra você! Eu pretendo ler os próximos lançamentos da série e realmente gostaria de ver Affonso Solano se aventurar fora de Kurgala, mas ainda não foi o suficiente para colocar "O Rei dos Escritores" na lista de meus autores favoritos!

site: https://diegoqueiros.blogspot.com/2021/03/o-espadachim-de-carvao-affonso-solano.html

Lohan 08/07/2021

Não me prendeu.
Dei muitas chances para esse livro, li ele praticamente sem me prender em nenhum capítulo, achei uma história razoável sem muitas reviravoltas realmente boas, ele é bem uma fantasia normal, não achei muita coisa, mas eu dei muitas chances por ser um livro brasileiro, mas deixou a desejar, não me agradou, mesmo eu sendo um grande fã desse gênero, mas é assim mesmo, tem livros que não foram feitos para a gente.

Marcos774 04/07/2021

Um verdadeiro (e ótimo) respiro para o gênero de fantasia
"O Espadachim de Carvão" demonstra como o gênero literário de fantasia pode se demonstrar versátil mediante à tantas obras que persistem em seguir padrões estabelecidos por este por tanto tempo.

A narração do livro deve ser elogiada, conseguindo se manter dinâmica sem abrir mão dos detalhes do ambiente e sensações que este provoca nos personagens.

Dentre personagens, cenário e enredo; o cenário, a ambientação ou o mundo de Kurgala é único, se tornando o principal atrativo do livro. Diversas espécies com características variadas e que realçam sua imagem. Cidades e locais que demonstram a realidade difícil dos habitantes, passando a sensação de identificação com o leitor e fazendo-o sentir presente ali também.

Uma ótima obra e com uma imensa gama de possibilidade para se contar novas histórias, tão boas quanto esta, em um cenário incrível.

Yuririn 01/07/2021

apesar de ter me perdido um pouco com os termos no começo, a história é bem interessante, as unidades de medidas são diferentonas, o que ajuda na imersão, todas as espécies criadas e a inserção dos deuses com suas histórias foi legal tbm. Achei que o final podia ter mais detalhes sobre o que acontece porque parece que do nada as coisas começam a ser descobertas pra ajudar o protagonista e criar uns plot twists para os próximos livros, mas no geral gostei do universo criado.

João 21/06/2021

Uma mitologia muito intrigante com personagens e ambientes que fogem de qualquer fantasia tradicional e exigem muito da imaginação do leitor. Uma mistura de ficção científica espacial e um mundo de RPG.

Livia1232 20/06/2021

Eu ouço ciclos
Confesso que me surpreendeu.

O universo criado por Affonso, escritor do nosso Brasil, foi interessante e bem contruido, os personagens, a trama e o desolvolvimento da história foi incrível.
A leitura foi rápida e fluída.

Giuly3 16/06/2021

Afantasia me pegou
Eu gostei muito de como a história e o universo fantástico é apresentado nesse livro, no começo da leitura eu senti até que estava jogando um videogame. Acaba incomodando um pouco aquela velha questão da pouca representação feminina na fantasia.
O meu maior problema acredito foi com não conseguir imaginar muito bem os diferentes seres que são apresentados nessa história, sem falar nos nomes dos personagens que também são bem diferentões.
Ainda não tenho certeza se leria uma continuação. Mas gostei.

Fabio293 15/06/2021

Ótima leitura
O livro é muito bem escrito, a apresentação do mundo de kurgala e de seus elementos é excelente. O personagem principal Adapak me lembrou o Goku da série Dragon Ball, pela inocência e o desconhecimento dos poderes e de sua própria raça.
Pra quem gosta de fantasia é uma ótima obra nacional.

Heitor.Bittencourt 11/06/2021

Solano nos leva a conhecer Kurgala. Um mundo criado por 4 deuses onde diversas criaturas, de varias especies e formas coexistem.

Criação e criador convivem e possuem um relacionamento. Onde sob a tutela dos deuses, Dingiris, os mortais aprendiam e conviviam em harmonia.

Num dado momento os Dingiris se isolam em suas "Casas" e os mortais sucumbem à ganancia, à brutalidade, à avareza, ao egocentrismo...

Neste contexto caótico e em declínio, somos apresentados ao nosso espadachim, Adapak. Nosso personagem é puro de coração, inocente e essa inocência chega a ser cômica em dados momentos e em outros nos fazem ter belas reflexões.

A organização do livro em flashback e tempo atual, nos prende e a ansiedade por se chegar ao desfecho é criada a cada final de capítulo.

Recomendo a leitura!!!!

Fefe 08/06/2021

O começo
Esse livro serve de introdução à história de adapak o nosso protagonista apesar de ser um pouco confuso no começo(oque é normal pois é um mundo novo e totalmente diferente) aos poucos vc começa a se envolver cada vez mais no enredo.