A Vida Feliz

A Vida Feliz Sêneca




Resenhas - A Vida Feliz


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Errante aprendiz 26/03/2021

Sêneca
Aqui aprendi que Ética é imprescindível para ser feliz. E que, apesar disso, é preciso ter cuidado em se deixar levar pelo senso comum, não o desprezando, mas sempre verificando.
comentários(0)comente



David163 15/10/2023

Sobre a vida feliz
Clássico de uma dos principais filósofos estoicos.
Recomendo as obras do Sêneca para estudo sobre o tema. Cuidado com obras recentes sobre estoicismo pois o transformaram em auto ajuda corporativa.
comentários(0)comente



Camila 25/10/2023

A vida feliz
É um livro super antigo, mas que nunca deixará de ser atual, fala sobre os pilares para viver a vida de uma melhor maneira e, consequentemente, obter a felicidade com isso
comentários(0)comente



Guinho 05/05/2023

Mais uma leitura de Senêca
Segundo livro de cartas do Sêneca que estou lendo. Eu já estava querendo ler este fazia um tempo.

Nessa coletânea estão presentes três textos: "Sobre a providência", "Sobre a vida feliz", e "Sobre o Ócio".

Comentando rapidamente sobre cada um dos textos, "Sobre a providência" foi o que eu mais gostei. Me surpreende como o Sêneca conseguiu conceber uma ideia de um único Deus, em meio as religiões politeístas da Roma Antiga. Os argumentos que ele usa para defender essa ideia de Deus, e a forma como ele o descreve também é muito interessante. O texto se propõe a responder a pergunta "Por quê coisas ruins acontecem a homens bons".

O segundo texto, "Sobre a vida feliz", não foi tão bom quanto o primeiro ao meu ver. Esperava mais desse texto, achei que ele falou pouco a respeito do tema felicidade, o Senêca se ocupa de rebater as críticas aos estoicos e em refutar certas idéias epicuristas na maior parte do texto.

O terceiro texto, "Sobre o Ócio", está incompleto. Pelo que eu entendi, parte do texto foi perdida. Uma pena, parecia interessante. Quando ele começa a desenvolver o assunto o texto acaba.

Ainda lerei mais livros dele. Esse autor foi responsável por me fazer entrar nesse mundo da filosofia antiga, antes dele eu tinha receio por achar que eu não conseguiria compreender livros escritos a tanto tempo.
comentários(0)comente



Karen612 16/01/2024

"Para o conhecimento de si é necessária a experiência."
Sim, mais um livro do Sêneca e mais uma vez volto a falar que eu estou completamente apaixonada pela escrita deste homem. Simplesmente é uma leitura fluida e que, mais uma vez, traz uma excelente reflexão estóica e HUMANA. É um livro que contém três livros: Sobre a providência (divina), Sobre a vida feliz e Sobre o ócio.
Sobre a Providência Divina trata-se do porquê pessoas boas passam por coisas ruins, o porquê é permitido para que elas sofram as misérias desse mundo enquanto as más parecem ter uma vida melhor. "Ninguém recebe mais carga do que é capaz de suportar", é o velho clichê só que tratado dentro da filosofia. Sobre a Vida Feliz, como já disse em uma resenha anterior, convoca-nos a buscar uma vida virtuosa e buscar seguir o caminho honesto para alcançar a verdadeira felicidade: uma felicidade desprendida das coisas que não nos são eternas. Já em Sobre o Ócio somos convidados a utilizar nossas vidas através da busca pela sabedoria, se afastando das coisas inúteis e largando os vícios que costumamos obter e trocar por novos.
Acredito que para quem acompanha meu perfil (não que eu seja famosa ou coisa assim, é apenas uma expressão que não sei como substituir por algo mais simples) seja repetitivo eu dizer que super indico e que é uma leitura fluida e agradável, mas é isso mesmo! Essas são minhas palavras finais: vale a pena mergulhar nessa escrita.
comentários(0)comente



Emmily 15/05/2023

Amei, muito bom. A capacidade de como o livro se expressa para definir a verdadeira "vida feliz" é surreal. O livro em si é ótimo, botei expectativas e saí satisfeita. Valeu cada minuto do meu tempo.
comentários(0)comente



Clodoviews 31/05/2023

Filosofia
Nunca tinha lido Seneca. Livro bastante voltado para a evolução pessoal, tanto psicológica quanto espiritual. Livro para ser lido e relido com calma, sempre fazendo anotações.
comentários(0)comente



gstvmts 16/09/2023

Só um pouco menos grandioso
Refaço o mesmo comentário que fiz em ?Sobre a brevidade da vida?. Este foi um pouquinho menos fluido para mim, mas, de igual forma, extremamente proveitoso. Importantes reflexões sobre o hedonismo que são passíveis de aplicação em todo momento.
comentários(0)comente



Marcos774 16/08/2022

Leitura simples e agradável
De todos os livros de Sêneca que li até então, esse é meu preferido. Uma leitura apesar de pequena mas muito agradável e de fácil entendimento. E que toca em alguns assuntos de forma bastante atual mesmo pra um livro escrito alguns anos antes de Cristo.
comentários(0)comente



Marcelo 04/01/2014

Como ser feliz?
"A vida feliz", de Sêneca, é um manual para quem deseja aprender a ser livre. O filósofo, nos induz a pensarmos o que é uma vida boa, como vive-la. Para isso, revela, que precisamos ter em mira a virtude, pois só fazendo o bem podemos nos equilibrar para caminhar seguramente. Mas como podemos fazer o bem se não sabemos o que ele é? Antes de tudo precisamos escolher um mestre, pois a partir do momento em que temos consciência de que somos fracos e ignorantes, necessitamos de orientações para descobrirmos quais são as nossas possibilidades de ser e atingir o alvo.

O suor de nosso rosto é fruto do nosso trabalho ou de nossas trilhas pelo deserto das ilusões? Eis a questão que deve ser abraçada em nossa jornada em busca da felicidade. Sêneca solicita de nós a maior atenção possível, desde o ato de pensar até o ato de agir. Daí a importância que devemos dar para o fortalecimento de nossa vontade, pois sem ela, acabamos sendo levados pelos vendavais dos prazeres que só nos dispersam e nos distanciam do crescimento espiritual.

De acordo com Sêneca a razão sempre deve dominar os sentidos, pois a fonte de toda perturbação é consequência do obscurecimento da nossa visão, quando enlameada de paixões descontroladas.

Como agiria Deus no lugar de nós? Essa é mais uma questão recomendada por Sêneca na hora em que pretendemos viver filiados à sabedoria. Podemos nos julgar demasiadamente pequenos para nos engajarmos em causas nobres, contudo, mais vale irmos em sua direção, ainda que tropeçando, caindo, rastejando, do que ficarmos estagnados como gados : "é preciso atentar para não seguir tal como ovelha o rebanho à frente porque, não sabendo para onde ir, vai para onde outras se dirige. [...] Como atestam numerosos exemplos, acontece findar não de acordo com a razão e, sim, imitando os outros".

A luta é diária, só poderemos nos tornar indiferentes aos vícios, e não seremos afetados pelos males do mundo, na medida em que nos perguntarmos a cada passo, se estamos adentrando a rota da serenidade, para crescermos: qual será a utilidade do passo, tanto para mim como para o mundo?
comentários(0)comente



Fernanda.Lopes 03/12/2022

A edição reúne, ainda, dois outros livros: Sobre a providência e Sobre o ócio. Os três são textos curtos (até porque alguns trechos se perderam), mas trazem o olhar apurado e o ótimo texto de Sêneca sobre temas como riqueza, generosidade, críticas e o que queremos da vida.

Como outros livros de Sêneca, é possível ler em muitas camadas: como os textos são bem acessíveis, um iniciante em Filosofia pode se interessar em ler. Mas, quem já tem algum conhecimento do Estoicismo, consegue mergulhar ainda mais na leitura original que Sêneca faz dessa filosofia.
comentários(0)comente



Deza 28/01/2023

Único!
Com certeza, é um dos livros mais impactantes que já li. Não esperava menos desse autor. Recomendo demais.
comentários(0)comente



Nanddrummer 29/10/2010

A edição que comprei no submarino é bem compacta, mas este é um livro que junta trechos de outros do mesmo autor.è indicado para quem ainda não leu nada sobre Sêneca
comentários(0)comente



SILVIA 20/08/2017

Um pequeno livro essencial.

site: http://reflexoesdesilviasouza.com/livro-da-vida-feliz-de-seneca/
comentários(0)comente



Lucas Lobo 26/12/2022

Jesus/Sêneca
Alguns ensinamentos contidos aqui nesse livro se parecem muito com ensinamentos que tem na Bíblia. Vou deixar uns trechos abaixo para vocês terem noção do que falo.

"Ame seu próximo como a ti mesmo."
Jesus

"Onde quer que haja um ser humano, há uma oportunidade para o benefício."
Sêneca

"Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão"
Jesus

"Você olha as espinhas de outras pessoas enquanto você mesmo está coberto de incontáveis úlceras."
Sêneca
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR