Drácula

Resenhas - Dracula

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Izaque Betiato 12/02/2020

Ótima versão
É uma versão bem resumida da história de Drácula, mas ótima pra quem quer aprender inglês.

Moa 23/05/2018

Decepção
Drácula é um clássico que eu há muito tempo desejava ler. Então esse ano decidi ler a versão em inglês, mais pra praticar o inglês mesmo.

Tenho algumas opiniões sobre o livro que podem ser um pouco impopulares:

O livro é longo demais. Já li livros com mais de 800 páginas e não vejo realmente nenhum problema nisso, no entanto, tem que haver um bom motivo pra isso. Drácula é um livro com uma narrativa lenta e irritantemente repetitiva, que não tira proveito do seu tamanho para realmente criar uma estória complexa.

Personagens vazios. Os personagens da estória, embora interessantes ao primeiro contato, se tornam chatos com o tempo, pelo simples fato de não possuírem um arco claro. Os personagens da estória são o Conde Drácula, Lucy Westenra e seus três pretendentes (Arthur Holmwood, John Seward e Quincey Morris), Van Helsing, o casal Mina e Jonathan Harker e o insano no manicômio, Renfield. Sem sombra de dúvida o personagem mais inútil da estória é esse último, que não contribui em nada para levar a estória adiante e, mesmo assim, tem quase 1/5 do livro dedicado somente às suas loucuras no manicômio. Outro pronto que já citei é a falta de um arco para os personagens. Todos eles começam a estória de um jeito e acabam do mesmo jeito. Não há nenhuma evolução, nenhum aprendizado, nenhuma sacrifício que faça com que os personagens saiam transformados ao final. Todos começam a estória como terminaram, como ingleses vitorianos entediantes. Sem falar no personagem central, Drácula, que praticamente não aparece na estória, e quando aparece, é uma figura patética (mais sobre isso abaixo).

Forma da narrativa. Um ponto positivo que acaba virando negativo ao longo da estória. A narrativa é feita em forma de cartas, diários, manchetes de jornais e mensagens, o que dá uma veracidade maior a obra mas, depois da metade do livro, ela enjoa e se torna cansativa.

A mitologia. Um dos grandes pontos negativos da estória para mim foi a mitologia cercando os vampiros. O modelo clássico de vampiro é aquele que dorme em um caixão a noite, e durante o dia possui força física sobre-humana, além de ser uma figura mais charmosa e sensual e exercer uma força psicológica sobre as vítimas. No entanto, o vampiro de Bram Stoker é uma criatura nojenta que causa repulsa. Todo local onde ele vai fede a ponto de deixar os personagens enjoados, e ele dorme em uma caixa de terra. Coisa nojenta. Sério! hahahaha O poder psicológico existe, mas as vítimas, todas elas mulheres por algum motivo, não costumam se lembrar de serem atacadas. Além disso o vampiro possui diversos poderes, podendo se transformar em fumaça, controlar os elementos da natureza e os animais e até virar um animal, um lobo ou um morcego, até onde me lembro. Não gostei muito disso, achei um pouco exagerado dar tantos poderes assim ao vilão principal.

Devido a todos esses pontos negativos acabei levando mais de 45 dias para conseguir terminar essa obra. Esse é um tempo absurdo pra mim! Nunca levo mais de 15 dias para ler um livro.

Recomendo para quem quer conhecer a estória, que assista ao filme "Drácula de Bram Stoker" de 1992, dirigido por Francis Ford Coppola. Se você assistir esse filme não haverá a menor necessidade de ler o livro. O filme tem algumas diferenças mas no fim é até melhor do que o livro. Embora também não seja uma grande obra-prima. A única parte que deixa a desejar no filme é o tempo que Jonathan Harker passa no castelo de Drácula na Transilvânia, no começo da estória. Essa parte é mais interessante no livro. Mas o filme tem um Drácula mais convidativo porque é interpretado pelo grande Gary Oldman.
Larissa.Vilela 24/06/2018minha estante
Concordo plenamente.

Ronaldo 30/10/2017

Resenha – Drácula de Bram Stoker
Terminei hoje a audição de um dos maiores clássicos do terror em todos os tempos, “Drácula de Bram Stoker”, lançado em 1897 pelo romancista irlandês Abraham “Bram” Stoker.
Bram Stoker não inventou Drácula, já existiam obras sobre o mais famoso dos vampiros, livremente inspiradas em Vlad Drakul, “o empalador”, lendário monarca romeno.
A obra que está completando 120 anos é bem diferente do filme (também clássico) lançado em 1992 por Francis Ford Coppola.
O romance é estruturado em diários e cartas entre os protagonistas, conta a história da luta do jovem casal Jonathan e Wilhelmina Harker contra o poderoso e secular Conde Drácula, com a ajuda dos amigos John Seward, Quincey Morris, Arthur Holmwood e principalmente do Dr. Abraham Van Helsing (provavelmente alter ego do próprio Stoker), eles tentam desesperadamente impedir que o mal prevaleça.

Marcelo Caniato 08/10/2017

Gostei do livro. Não o considero aterrorizante, pra mim é mais um livro de mistério do que de terror. As revelações não chegam a ser surpreendentes, pois o mito do vampiro que temos hoje vem em grande parte de Stoker, de modo que dá pra sacar rápido o que tá acontecendo. Fico imaginando como deve ter sido para o leitor da época. Menções a "vampiros" só aparecem lá pra metade do livro (tem uma no comecinho, mas é muito rápida e sem muito destaque). Uma certa pessoa no livro é descrita como alguém que vai ficando cada vez mais pálida e fraca. Pra nós a conclusão de que há em curso uma transformação em vampiro é imediata, mas na época da publicação imagino que tivesse uma aura de mistério maior em torno dessas revelações.

Muito legal ver o Van Helsing também, que hoje em dia virou um caçador implacável de vampiros, sendo retratado como um médico respeitado que mantém a mente aberta para explicações além da ciência.
Bruna Araujo 23/10/2017minha estante
Tive exatamente as mesmas impressões!

Luke 13/07/2017

Esse livro me decepcionou muito, pois o Dracula deveria ser o personagem principal do livro e o mesmo só aparece no começo e no fim do livro, por ser um clássico tão aclamado eu esperava muito mais da história, ela é maçante, chata e suposto protagonista quase nem aparece em seu próprio livro.
Bram Stoker falhou na escrita desse livro na minha opinião.

Tata 11/05/2017

Não foi pra mim
O livro é um clássico e muitos adoram, mas simplesmente não foi pra mim. Demorei quase um ano pra ler!
Achei um pouco repetitivo em vários trechos, tenho a sensação que a história poderia ter sido contada em 200 páginas. Achei os personagens desinteressantes, não me conectei a nenhum. Na verdade, quando comecei a ler o livro tive a sensação de "estar vendo" aqueles filmes trashs da decada de 90. hehehe
Além disso, não vi muito sentido no livro ser contado na forma de diário de pessoas diferentes. Eles sempre descreviam cenas e diálogos inteiros nos diários. Isso não faz sentido, ninguém escreve diário assim. O autor fez isso para que soubessemos a história, mas acho que se o objetivo era simplesmente contar a história, poderia fazer em uma narrativa normal, com um narrador observador ou mesmo um narrador onisciente. Para mim, só faz sentido escrever em forma de diário se o que se quer passar são os sentimentos e pensamentos da personagem, e não apenas os fatos acontecidos. Muitos trechos desses diários eram apenas descrição.
Não me deu medo, nem nervoso. Não achei nem q fosse um suspense. Enfim, não gostei.

Cris 23/12/2015

Dracula
"The last I saw of Count Dracula was his kissing his hand to me, with a red light of triumph in his eyes, and with a smile that Judas in hell might be proud of."

Eu esperava gostar deste livro, mas ele realmente não conseguiu prender minha atenção. Achei a leitura arrastada, demorei um tempão pra conseguir ler.

" We learn from failure, not from success!"

Vivi 16/09/2015

Considerado clássico da literatura de terror, Drácula dá "aquele friozinho na barriga" quando Harker fica preso em seu castelo ou quando vão à noite ao cemitério. O conde ficou tão famoso que serviu de inspiração para outros vampiros, até mesmo para histórias infantis como o Zé Vampir, da Turma da Mônica.

site: http://livronamaoesuaimaginacao.blogspot.com/2015/08/dracula.html

jonathan.franci 10/09/2015

Apaixonado por Mina Harker
Como descrever em poucas palavras um romance como esse?
Simplesmente incrível e arrebatador. Bram Stoker narra essa história de forma magistral. Sendo um clássico nos dias de hoje!

Como não admirar a coragem de Jonathan Harker?
Como não admirar a inteligencia do Dr. Van Helsing?
Ou não ter medo do próprio Conde! Que é personagem central dessa história!
Como também não admirar Renfield, Dr. Seward. Lucy e Quincey Morris.
Mas como não se apaixonar por Mina Harker! A encantadora esposa de Jonathan.
Mina que fez tudo de coração e alma! Oh Mina, mesmo depois de acabar o livro, Mina Harker não sai da cabeça. Que Todos possam aproveitar este livro incrível. E que todos tenham uma Mina Harker em suas vidas!

Daly 01/08/2015

Amei!
Sem dúvida um dos meus livros favoritos,adoro a linguagem de Bram Stoker, mesmo sendo histórias tão antigas

Daiane 28/03/2015

Drácula- Bram Stoker
O livro é escrito em forma de diário e conta a história do conde Drácula, um vampiro muito velho e forte, que mora na Transilvânia, inicialmente Jonathan Harker viaja para lá, pois iria ajuda-lo á comprar algumas propriedades em Londres.
Ao passar um tempo, Jonathan começa a estranhar o comportamento do conde e depois percebe que passou a ser seu prisioneiro e fica totalmente horrorizado, sempre com a tentativa de fugir, um dia consegue.
Mina Murray, noiva de Jonathan, vive na Inglaterra e com a demora dele, decidi passar um tempo com sua amiga Lucy, que estar preste a se casar. Durante uma noite, Lucy é atacada e transformada em vampira por Drácula que agora passa a viver na Inglaterra.
Van Helsing, amigo de Arthur que era noivo de Lucy, começa a investigar o caso de Lucy e ao não conseguir salvar a vida dela, passa juntamente com Arthur, Jonathan e outros dois pretendentes de Lucy, a procurar o assassino dela.
Ao acharem pistas de seu esconderijo, tentam matá-lo, porém falham e o vampiro para se vingar começa a atacar os mais próximos deles, entre eles Mina, que em uma noite é atacada. A partir daí eles passam a procurar Drácula insistivamente e não param enquanto não acabam com sua vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5