Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

givmoon 11/01/2024

Só compartilhando um pensamento se não vou enlouquecer
Li a obra original de Frankenstein de 1818. E fique em choque, não tem absolutamente nada a ver com as adaptações de hoje em dia. Rolou tipo um telefone sem fio.

dmitrivileheart 23/12/2023

Frankenstein é tragicamente belo e ele consegue fazer tudo que propõe de uma forma excelente. Desde a construção dos personagens até o desenvolvimento da narrativa, todos os sentimentos, discursos, confrontos e toda a escrita trabalham em conjunto para produzir uma história envolvente que se mantém interessante até o final.

Acho que a parte que mais gostei de todo o livro é a dualidade do Victor e do Frankenstein e de como o amor negado de Victor, junto com desprezo, raiva e nojo transformam o Frankenstein no monstro que ele é. Os dois funcionam um a favor e contra o outro, de forma que não existiria história se o Victor simplesmente amasse o que ele criou.

A escrita é simples mas crua, Mary Shelley criou uma história recheada dos mais diversos sentimentos, além de elementos tenebrosos de terror que em conjunto sustentam uma narrativa rápida, que segurou meu interesse do começo ao fim. Os personagens descendem cada vez mais, sem sanidade, sem controle e aos poucos sem ninguém, é uma história triste mas evitável, o que só faz ela ser mais lamentosa.

A única parte que me chateou foi o final, mas apesar de tudo é um livro muito bom, recomendo que todos deem uma chance pelo menos uma vez na vida.

anacaleandro 14/12/2023

O Frankenstein não é o Frankenstein?
Sempre quis ler este livro e amei cada palavra. Eu não conseguia parar de ler. Além disso, o inglês dessa versão é fácil, então foi uma leitura tranquila, mas eu também quero ler novamente em português.
Fiquei pasma que o nome do monstro não é "Frankenstein", pois durante minha vida toda eu pensei que fosse.
Recomendo muito a leitura.

Giullia 20/11/2023

Black out days
COMO ASSIM FRANKESTEIN NÃO É O NOME DO MONSTRO?
nossa, achava q a história era bem mais complexa, sempre achei que seria maior e diferente, mas gostei sim, bem interessante por ser clássico

Gabriel 16/11/2023

Um livro para ser lido naquilo que há de mais assustador em seu conteúdo: a escrita de Mary Shelley. Trata-se de um assombro literário, um texto sem par. Mais do que ler o Frankenstein, talvez devêssemos pensar em como um livro como este pode ter surgido.

IuriManzini 10/10/2023

Curto e delicioso
Entendo completamente o motivo de ser considerado um clássico do terror. Uma história envolvente (que não enrola ou se arrasta em momento algum), com desenvolvimento de personagens claro e bem feito, com muito espaço também para interpretação e percepção individual e pessoal do leitor. Literalmente sem nada para reclamar!

Deysiane 04/10/2023

"I never beheld anything so utterly destroyed."
Eu tinha alguma expectativa para este livro, mas não imaginei que fosse gostar tanto, muito menos que se tornaria um dos meus favoritos. Ele me conquistou não pela trama em si, mas pela introspecção intensa e detalhada.

"but now that I had finished, the beauty of the dream vanished, and breathless horror and disgust filled my heart."

Este livro tão sombrio e melancólico trata da vida de Victor Frankstein, suas ideias de criar vida e sua profunda ruína após fazê-lo. E é aí que está a analogia a Prometeu, o personagem da mitologia grega que concedeu o fogo (alma) aos humanos e recebeu tortura infinita como recompensa. O sofrimento de Frankstein é inconcebível, triste e impressionante, mas rendeu quotes incríveis.

"Mingled with this horror, I felt the bitterness of disappointment; dreams that had been my food and pleasant rest for so long a space were now become a hell to me; and the change was so rapid, the overthrow so complete! "

"no creature had ever been so miserable as I was; so frightful an event is single in the history of man. "

starchxse 08/09/2023

Perfeito.
Meu deus esse livro-
no começo é meio confuso mas a escrita é muito fluída, não tem enrolação e a história é muito interessante, você fica completamente absorto.

me senti muito conectada com os sentimentos dos personagens, desde o frankenstein até seu monstro.

enfim, eu gostei muito!

(não sei fazer resenha)

Tiago 04/09/2023

O monstro sofrendo por ser feio igual eu.

Eu quase chorei no final desse livro não esperava que ia me causar isso.

Kate.Chitarrelli 30/08/2023

O quão humano pode ser um monstro?
?(?) não consigo mais ver o mundo como via antes, achando que as histórias de maldade e injustiça eram contos imaginários. Às vezes os humanos me parecem monstros, sedentos de sangue uns dos outros. ?
?Lembre-se, eu seria o seu Adão, mas me tornei um anjo caído, a quem você negou a alegria. Por todo lado eu vejo a felicidade, que me é negada. Eu era bom, mas a desgraça fez de mim um demônio. Torne-me feliz e eu serei outra vez virtuoso.?

Devo começar essa resenha citando um aprendizado que um ótimo professor de letras um dia me passou: não se conhece uma obra sem conhecer seu autor, assim como também não se conhece um autor sem conhecer sua obra.
É imprescindível que para a leitura e completa compreensão de Frankenstein o leitor conheça a história de Mary Shelley. Pesquise profundamente e veja filmes sobre ela. Admito que apenas depois que fiz isso, o conto do Monstro de Frankenstein me atingiu completamente.
Sinceramente não sei colocar em palavras o sentimento e o entendimento gigantesco que eu tive com Frankenstein. As atitudes de Victor mostram o quão volátil o homem pode ser, odiando com tanta força a própria criação, agindo com tanto egoísmo e se mostrando tão mesquinho que quando penso muito no assunto, meu estômago se contorce.
Um dos aspectos que eu mais gostei no livro foi a completa manipulação de narrativa, uma vez que quando se lê o livro pela perspectiva de Victor, é quase inevitável odiar o Monstro, mas quando essa visão é ao contrário, o efeito é automaticamente reverso.
Frankenstein é um livro para aqueles que alguma vez na vida já se sentiram isolados ou a margem de algo. De todas as minhas leituras, acho que nunca vi algo tão cru e ainda sim tão fantástico.

elisamadlyreading 26/08/2023

A ciência também é uma forma de ignorância?
Esse livro me deu o maior tapa na cara: mostrou um pedacinho da hipocrisia do ser humano e a mediocridade em ambições gloriosas. Frankenstein, você sempre será parte da minha ótica.

wkwsmoke 19/08/2023

Frankenstein
Que delícia!!!
definitivamente um dos melhores livros que já li, a mary shelley criou a humanidade quando escreveu isso
é lindo, é poético, o jeito que os sentimentos foram descritos foi maravilhoso, tudo é tão humano, tão cheio de nuances, principalmente o monstro !!
simplesmente insuperável

Bia 06/08/2023

O verdadeiro terror é o peso da responsabilidade
Não é à toa que Frankenstein é, hoje, mais do que um personagem literário. O monstro de retalhos do imaginário popular passa longe de ser o aspecto mais assustador da obra. O medo surge ao nos depararmos com a responsabilidade que carregamos sobre nosso próprio poder de destruição (responsabilidade com a qual ainda não aprendemos a lidar, diga-se de passagem). Compreendo perfeitamente quem aprender desse livro o afeto e a gentileza, através dos quais muitas das tragédias descritas teriam sido evitadas; mas que não passe despercebida a asa que derrete ao se voar muito perto do sol.