Frankenstein Thrift Study Edition

Frankenstein Thrift Study Edition Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Vargas 07/09/2013

"You made me, but now you want to destroy me. You do not know my misery. I wanted friends and I wanted love. But I frightened people. They thought I was cruel. If I cannot have love, I will take revenge on my enemy - you, Frankenstein"
Sempre quando ouvia falar da história de Frankenstein, imaginava um velho careca criando um monstro verde em uma noite chuvosa. Porém, esse livro desfez todo o meu anterior conhecimento sobre essa famosa história.
Esse foi o segundo livro que eu li em outro idioma e confesso que foi o melhor. A minha primeira dedução foi que o criador do monstro q se chamava Frankenstein e não o próprio monstro ( sim, eu não sabia disso ). Depois descobri o porquê da criação e como ela foi feita.
A obra de Mary Shelley é simples, rápida e usa uma linguagem do inglês extremamente singela e sem abreviações. Para iniciantes no idioma como eu, a leitura é fácil e sem preocupações. Outro aspecto que ajudou muito foi que, o livro vem com dois CD`s onde a pronúncia é lenta e facilmente compreensível.
Pois bem, a história em si é muito boa e apesar do começo que é muito fantasiado, ela demonstra ser muito realista e sentimentalista.
A obra também é uma análise psicológica tanto de Victor como do próprio monstro que é o personagem que mais sofre na história. Na minha opinião, o verdadeiro vilão é o próprio cientista Victor Frankenstein que, além de criar um ser sem ter nenhuma consciência, o abandona e o trata como um monstro cruel e sem coração. E o pior que, enquanto a história se desenvolve, o monstro se apresenta muito mais amável e bom que o seu criador.
O que restaria para o monstro recém criado (que por sinal apresenta capacidades normais de um humano perfeito, apesar da sua força maior do que a de um homem qualquer)? Onde ele se abrigaria? Como viveria, se o seu próprio criador, a única pessoa que sabia da sua existência o abandonou e nem sequer se importava com o que havia criado? Como seria aceito e feliz, se o seu corpo era costurado como um pano feito de retalhos de tecidos? Todas essas perguntas frustam o monstro e a mim também, que fiquei com ódio e nojo de Victor devido ao seu egoísmo.

Meu Paginômetro 24/03/2013

Resenha: Frankenstein de Mary Shelley
Esqueça aquele monstro verde com parafusos na cabeça. Esqueça aquele cientista maluco. Na história original de Frankenstein não tem nada disso. Na verdade, Frankenstein nem é o nome do monstro, é o nome do seu criador. Criador que, como qualquer jovem, tinha ambições de estudar e ser alguém na vida. O jovem Frankenstein adorava estudar. Quando achou que podia crescer mais em uma universidade, mudou-se de cidade. E em outra cidade, cursando uma universidade de ciências biológicas, sua paixão por biologia ganhou vida, literalmente.

Continua em http://meupaginometro.blogspot.com.br/2013/03/resenha-frankenstein-de-mary-shelley.html

Nina Cristy 07/09/2012

Em síntese, "Frankestein" conta a história do cientista Victor Frankestein, que tinha a ambição de dar vida a um ser que não a tivesse.
O senhor Frankestein estudou durante bastante tempo, até que descobriu uma forma de realizar o seu projeto ambicioso (mas ele, logicamente, nada revela sobre como obteve esse êxito). O importante é que o cientista coletou pedaços de cadáveres, juntou-os para formar um corpo, ainda que desproporcional, e animou-o.
O problema é que a criatura (essa é a maneira como o ser em questão é chamado no livro, quando não é chamado de monstro) tinha uma aparência considerada, pela maioria das pessoas, desagradável ou mesmo amedrontadora. Isso porque seu tamanho era exagerado e porque quase nenhuma parte de seu corpo era compatível com as demais.
Sem afeto de pessoa alguma (nem de seu criador), a criatura revolta-se contra Frankestein por tê-la avivado e depois abandonado.
O livro em questão é muito bom e traz uma reflexão sobre as consequências dos atos humanos. Frankestein estava tão focado em seu projeto, que não pensou no que isso provocaria, sendo posteriormente perseguido pela sua própria criatura.

Gisele-chan 13/02/2012

O 1º livro em inglês que li! ^^
Peguei esse livro emprestado de um amigo.
Era um livro intermediário de inglês, então, contou a história de maneira bem sucinta.
Apesar disso, a história não perdeu seu sentido original, nem o clima de terror existente. Quem quer que tenha feito essa versão de "Frankenstein", fez muito bem... Como merece um grande clássico da literatura merece!
Sem dúvida, recomendo a todos.

L. 16/08/2011

Outra génese?
Ficando, talvez, apenas atrás de Bram Stoker e o seu Conde Drácula, Mary Shelley, surpreendentemente aos 21 anos, criou um dos monstros de maior repercussão na história ocidental; seu personagem transcendeu tempo virando mito, semeando medo, e mexendo com a imaginação dos curiosos das ciências naturais ao incrementar teorias galvanistas que especulam que a corrente elétrica pode excitar o sistema nervoso dos seres vivos.

A agradável surpresa que vem com a estória do Frankenstein, é muito mais do que a desconstrução de tudo aquilo que é exposto desfigurada e incompletamente em: desenhos, filmes e citações. Um dos inesperados choques da obra se dá no conhecimento de que o nome Frankenstein, é na verdade sobrenome e não a denominação da criatura verde - que nos remete a idéia de zumbi gigante, irracional e aterrorizante.
Em uma escrita simples Mary Shelley nos leva a acompanhar relatos de uma destemida viagem em descoberta ao Pólo Norte na qual o maior descobrimento equivale ao encontro do moribundo Victor Frankenstein ilhado em um bloco de gelo.
Resgatado, o verdadeiro Frankenstein, se põe comedidamente a detalhar o processo que o deixou em tal miserável naufrágio. Retrocedemos à formação e crescimento da família Frankenstein, assim como do pequeno Victor e de sua paixão descomedida pelas ciências.
Somos enredados por uma trama superficialmente simples, onde estórias se desenrolam dentro de estórias sem notarmos que estamos mergulhando em várias memórias. E vemos, mais uma vez, os defeitos humanos moldando os pensamentos de seus personagens através de seus medos e falhas, dando realismo a trama; sem forçar a perfeição e sem excessos, dando liberdade ao leitor em questionar os atos de seus personagens.
Assistimos o nascer de uma nova espécie, e temos a chance de conhecê-la mais profundamente, vemos sua ascensão intelectual e sua luta pela vida; para os leitores mais vulneráveis, pode haver um apegamento por esse ser estranho que chega a aflorar uma empatia justificando uma enraivecedora sensação de injustiça e desleixo praticada por Victor.
Temos até mesmo a livre escolha de nos apegar ao que enoja o inconseqüente Victor. Victor não é o mocinho esperado, para alguns ele pode até ser o verdadeiro vilão, é só dar uma chance ao que é repudiado e você pode acabar tendo compaixão pela estranha criatura criada tão insanamente e chegar a justificativas plausíveis para coisas incabíveis.
Cabe a cada um ler e avaliar o que seu instinto lhe diz.
...
O que acabou realmente por me fascinar são as questões filosóficas e os “se”s não acontecidos. Me pego ainda pensando, e se ele tivesse feito o que a criatura pediu seria este o surgimento de uma nova espécie mais forte que a sua criadora? Seria esta a forma como surgimos e acabamos por fim a matar nosso “Deus” por sermos mais fortes e criados inconseqüentemente, dotados de força acima dos nossos criadores? Viajo em especulações e me vejo amarrada romanticamente a saborosas teorias que trazem uma sensação de alucinação.

PS: A resenha acabou ficando aérea por medo de sair algum spoiler

Mary Shelley jovem e sagaz em seu Frankenstein parece se fundir em sua biografia a sua obra; não pude deixar de notar uma previsão do trágico futuro da autora, pareceu no fim se unir ao seu protagonista. Alguém mais notou isso?

Edilaine 17/06/2010

Classiicooo... Lindo! *.*