Frankenstein Thrift Study Edition

Frankenstein Thrift Study Edition Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

mabe 31/01/2023

Frankstein poderia ser mais humano que os próprios humanos
A cada página lida Frankstein se tornava cada vez mais humano, mas um humano com dúvidas e insegurança. Eu me identifiquei com ele em algumas partes do livro pois, eu me sentia tão perdida quanto ele, questionava a minha existência e o meu propósito no mundo. Frankstein é para pessoas confusas que querem encontrar seu lugar no mundo.

Rafaela 29/01/2023

Frankestein
Que livro chato, credo. Acho que é um clássico por que o projeto de Vitor Frankestein é uma ideia inédita, mas de uns 55% para o final fica muito arrastado e sem graça. Não funcionou pra mim

Ingrid45 23/01/2023

Desconcertante. Porém achei muito bom para reflexão.
Coloquei bastante expectativa, afinal é um clássico dos contos góticos. Foi uma montanha russa pra mim, onde diversas vezes pensei ?a leitura está um pouco massante e detalhes desnecessários? na minha opinião particular, porém tem pessoas que gostam disso. Outras vezes pensei ?que genial a forma que ele demonstra esse impasse de criatura mórbida e tenebrosa e ao mesmo nos deixa em dúvida se a criatura apenas se sente só e vazia precisando de alguém ou algo parecido com ele e que o entenda.

Daiane 05/01/2023

Frankestein mostra a verdadeira face humana. A verdadeira dor e o sofrimento que a solidão nos traz.
Mary Shelley é sincera e dura, uma das escritas mais sofridas e sinceras que já li, conseguindo impactar desde o início do livro.

rafa 22/12/2022

bom, mas esperava mais
a historia e boa o problema e q e um livro bem arrastado e demorado de der, tem partes sao chatas q eu ate pulei kkjkk
as melhores partes sao as da criatura, se ela aparecesse mais o livro seria bem melhor ?

elske 11/11/2022

A responsabilidade do cientista
Victor Frankenstein é um jovem cientista que almeja grandes descobertas na sua área: a filosofia natural. Para isso, não mede esforços no seu trabalho e estudo. Depois de anos de trabalho árduo, estudando e mexendo em cadáveres, consegue criar uma criatura viva e racional. Porém, quando ela abre o olho, ele foge, por medo. Não suporta o olhar, a presença daquilo que criou. Assim, Victor é um cientista que não se preocupou com as consequências da sua invenção, e essas consequências acabam por destruí-lo. Portanto, os cientistas e inventores devem constantemente pensar sobre os resultados daquilo que pesquisam e criam, para não se tornarem pesquisadores narcisistas e desimplicados, como Victor Frankenstein, com sede de fama e glória, e que acabam criando algo que pode ter consequências nefastas para toda a humanidade. O egoísmo de Victor pode ser uma maneira de a autora criticar os homens cientistas de seu tempo.

O livro inteiro é um vai-e-vem de sentimentos de vingança, ódio, arrependimento e medo, tanto por parte de Victor, quanto por parte da criatura. Para mim, no início foi uma leitura fluida e divertida, mas ela começou a ficar enrolada, chata, muito lenta. Fico com a impressão de que o livro poderia ter 100 páginas a menos. Ainda assim, é uma obra publicada há 204 anos, e sua autora tinha 19 anos quando a escreveu. Além do mais, é um clássico, pela originalidade, pela analogia literária da ciência, e pelo pioneirismo em escrever uma história desse tipo, quase de "ficção científica".

A maior analogia que me veio em mente é a da Inteligência Artificial nos dias de hoje. Por um lado, pensa-se que ela pode trazer coisas boas, e inclusive ter virtudes superiores às humanas — como a criatura de Frankenstein era muitas vezes mais "humana" em seus sentimentos do que o seu criador —; mas, por outro lado, há o medo de que a IA se torne um "monstro" que destrua a humanidade

A mensagem final de Victor Frankenstein para o seu interlocutor Walton, que escreve a história em cartas, encerra esta breve resenha: "Busca a felicidade na tranquilidade e evita a ambição, mesmo aquela, aparentemente inocente, de distinguir-se na ciência e nas descobertas."

.geo. 09/09/2022

amei, por mais que seja uma edição resumida para estudo.
agora, cabe a editora Antofágica lançar, para eu ler a versão completa ? ?.

Cris 08/09/2022

Impossível brincar de ser Deus e sair ileso.
Publicado em 1818 e precursor da literatura de horror e ficção científica, 'Frankenstein' de Mary Shelley sem dúvida foi um divisor de águas para a época, tanto é que com passar dos anos a história ganhou inúmeras adaptações para o cinema perpetuando então seu estimado sucesso.

Victor Frankenstein é um cientista em busca de respostas sobre a vã existência e ao longo de sua trajetória dedicou todo seu tempo no estudo que consiste criar vida artificial. Depois de muitas tentativas fracassadas, o ambicioso cientista enfim dá vida a uma criatura disforme que a primeiro momento nada sabe sobre si, no entanto, a malícia e a maldade presentes no mundo fizeram da criatura uma aberração aos olhos de todos, inclusive sobre os seus próprios. A partir daí o enredo ganha força ao trazer à tona o grande embate do criador versus sua criação.

" Quão perigosa é a aquisição do conhecimento e quão mais feliz é o homem que crê que sua vila natal é o mundo, do que aquele que aspira tornar-se maior do que sua natureza permite."

Ler um clássico sempre será uma experiência gratificante a meu ver, é tão bom poder saber quais pensamentos tinham os autores daquela época, mais gratificante ainda é encontrar tramas tão bem feitas embora simplistas quando comparadas com outras da atualidade. Mary Shelley por exemplo não trouxe o horror de uma criatura aterrorizante solta por aí, trouxe questões filosóficas e científicas sobre nossa existência. Assumo que me doeu ver o até então monstro sendo maltratado gratuitamente apenas por ser muito diferente dos demais. Me doeu um pouco mais seu endurecimento gradativo conforme presenciava tantos atos maldosos e altamente questionáveis.

Com uma narrativa em primeira pessoa e pelo ponto de vista de Victor, podemos perceber o quanto o personagem muda conforme os capítulos avançam, sua melancolia e o peso mental acerca de sua criação o deformam e definham o protagonista culminando em um triste desfecho. Ainda não sei se tenho mais pena ou apatia por ele, de qualquer forma, com desfecho triste ou alegre, 'Frankenstein' é um livro sensacional e guardarei a história para sempre.

Indico a leitura a todos, até mesmo aos leitores que fogem dos clássicos devido a escrita rebuscada pois em nenhum momento me vi confusa quanto a forma da autora escrever ou expor seus pensamentos. O único questionamento que ainda resta dentro de mim é: quem é realmente o monstro? O cientista Victor Frankenstein ou a criatura?...

" Procure a felicidade na tranquilidade e evite a ambição, mesmo que seja apenas aparente, para distingui-lo na ciência ou em alguma descoberta."

Aly 19/08/2022

É um clássico da literatura, não é exatamente um terror horripilante, mas até que é um pouco assustador, nada que lhe faça perder o sono!

Kauã 18/07/2022

Terror que não é terror
Primeiramente quero levar em consideração que a versão por mim lida é uma história resumida e meio que adapatda em ralação a linguajem pois comprei quando menor para praticar o inglês mas só hoje depois de muito tempo consegui ler, então além da versão adaptada temos ainda que essa é minha primeira leitura em língua estrangeira.
É interessante analisar que antes um livro que definia o gênero terror hoje nem mesmo se enquadra nas definições atuais do mesmo gênero.
Além de uma leitura clássica serve de exemplo para a demonstração da evolução da literatura em apenas um século
A historia em si não me cativou mas entendo sua importância mas a acho exacerbada levando em consideração a história não muito complexa e pouco desenvolvida em diversos níveis alem da história principal
Repito que talvez minha visão seja modificada ou não uma completa apreciação da história por ser minha primeira leitura de um livro estrangeiro mas de qualquer forma essa e minha visão geral

Henrique Vaz Martins 17/07/2022

Frankenstein é sem dúvidas um dos melhores exemplos que a literatura gótica pode dar de que o medo pode se apresentar de inúmeras formas, muitas delas bem sutis.