Ruínas de Gorlan

Ruínas de Gorlan John Flanagan

Resenhas - Ruínas De Gorlan

Natiiii 30/08/2016

Rangers ordem dos Aqueiros livro 01 aventura
ótimo livro que conta a historia wil e a ordem, inicio da uma saga divertida com bastante humor, luta e aventura, com cenas de lutas épicas e problemas que morremos de anciadade para saber o final. uma leitura leve e fácil e a historia não fica estagnada vai melhorando ao longo dos livros.
super recomendado, amo a serie

Jefferson.Seno 30/08/2016

Não tem como não se divertir.
Livro gostoso de ler torcer pelo atrapalhado Will e Walt.

victoria.caroli 29/08/2016

Ruínas de Gorlan
Ah, Rangers!!
Graças a esse livro me apaixonei pela leitura. Tenho toda a coleção, e posso dizer, que com certeza são os 12 livros mais incríveis que já li.
Claro, é uma leitura fácil e rápida, e quase infantil. Mas não deixa de ser uma aventura e tanto.
Simplesmente leiam, só leiam.
Vão entender do que estou falando!

NatA.Diedrichs 28/08/2016

Fantástico
Esse livros é simplesmente demais, um dos melhores que eu já li.
Ele fala sobre uma aventura épica que Will vai ter que enfrentar aos 15 anos, Nesse livro tem arqueiros, guerreiros, saqueadores e criaturas horripilantes.
Sem sombra de dúvidas recomendo.

Eli 26/08/2016

Recomendo !!!
Foi uma leitura bastante agradável e divertida !

O Leitor 02/05/2016

Resenha Objetiva: Rangers Ordem dos Arqueiros: Ruínas de Gorlan
Com o protagonista sendo Will, um menino órfão que a princípio sem habilidades relevantes, mostra uma história simples, com uma leitura fácil e fluente, claramente destinada aos públicos infanto-juvenis e novatos no mundo literário. Com personagens pouco profundos (pelo menos até o primeiro livro) a narrativa ganha destaque pela nova perspectiva dada pelo autor a cerca dos arqueiros, uma ordem secreta de grande importância para o reino que vai muita mais além de atirar flechas.
Antagonismo cai nas costas de Morgarath, um vilão novamente sem aprofundamento e uma motivação sutil, que fica sem maiores explicações até o fim do livro. Em diversos momentos há fatos revelados sem o autor dar maior atenção a eles, que se foi usado para causar suspense ou até mesmo mistério, não funciona, fazendo o leitor muitas vezes engolir e digerir o fato sem tempero.
Segundo o escritor, tal livro foi escrito para seu filho. Sendo assim, o enredo trata de questões como bullying (cenas que ocupam grande parte da história), avanço nos estudos e personalidade.
O ápice do livro, que acontece após as 80 páginas, é bem fraco sem apego emocional relevante e cenas previsíveis. Confronto final tem um terreno tão bem preparo que acaba ficando explícito os acontecimentos que iriam se seguir.
Com narrativa simples e dinâmica, Ordem dos Arqueiros de John Flanagan é uma ótima sugestão para leitores iniciantes, porem pode decepcionar aqueles que já obtêm uma bagagem literária.
Alexandre.Matte 20/02/2017minha estante
Pensei iguaizinho...

Izabellacordeiro 07/04/2016

Não foi difícil gostar desse livro, afinal é um dos meus gêneros literários favoritos. Uma aventura na Terra Média, com arqueiros e guerreiros, um história envolvendo monstros assassinos e uma suposta guerra entre Reinos.
Os personagens são cativantes, o diálogo é bem antigo, faz com que viajemos na época que o livro que se passa.
O john Flanagan foi super detalhista ao falar da história de cada personagem, é uma leitura lenta, mas gostosa, o início de uma aventura.

Ricardo 02/04/2016

Diversão Garantida
Um excelente livro de fantasia que conta a história de Will, um orfão que recebe treinamento para se tornar um arqueiro no reino de Araluen.
O início do livro é mais descritivo com a apresentação dos personagens e do ambiente onde vivem. Entretanto, mesmo nessa parte sem ação a leitura é interessante, uma vez que os conflitos e dificuldades e sonhos dos grupo de amigos de Will são colocados pelo autor dentro de um contexto de tensão que culminará na escolha de cada um para uma das escolas de ofício do feudo em que vivem. Durante essa parte, a personalidade dos personagens vai sendo gradativamente construída e apresentada ao leitor em meio a vários acontecimentos, deixando a leitura sempre dinâmica e interessante. Os personagens, sem exceção, são muito bem construídos e com muitas particularidades.
A segunda parte do livro envolve o treinamento de Will e Horace (seu ex-companheiro no alojamento do castelo)por Halt e Sir Rodney respectvamente. Esse bloco descreve a construção do relacionamento entre mestres e aprendizes que é parte muito importante dentro do livro (e imagino que também será para os livros seguintes).
Finalmente a terceira parte, a batalha final com os kalkaras é excelente, com cenas muito interessantes, decisões difíceis e estratégicas e uma descrição das ações muito bem feita pelo autor. Eu não consegui parar de ler os 10 últimos capítulos do livro.
Comecei a ler sem empolgação, porque meu filho me sugeriu, mas agora, já estou procurando pelo número 2.

Isabel.Primo 22/03/2016

Sinopse: Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: Ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e... um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava.

Will é um jovem de 15 anos que mora no castelo Redmont desde que nasceu. Ele não sabe quem foram os seus pais, mas foi acolhido pelo barão Arald como um protegido (órfãos de guerreiros ou heróis guerra). Quando os protegidos completam 15 anos ocorre o dia da Escolha. Todos os protegidos com essa idade se apresentam diante dos mestres do oficio e do barão, a fim de se tornarem um aprendiz de sua escolha ou habilidade que lhe cabe melhor exercer.

Will sonha em entrar para a escola de guerra e ser um aprendiz de guerreio, mas a pouca altura e por não ser tão forte como os guerreiros são os empecilhos pra esse sonho se realizar. Mas Will faz escaladas facilmente e se mistura ao habitat de forma que fique bem escondido. Junte isso mais a curiosidade que o jovem demostra ter e terá um conjunto de habilidades que chamou a atenção do misterioso e rabugento Arqueiro, Halt.

Como aprendiz de arqueiro, Will descobre um novo universo que poucas pessoas têm conhecimento. Aprende que seu mestre embora seja rabugento, é muito esperto, habilidoso e respeitado no reino. Algumas pessoas acreditam que os arqueiros usam feitiçaria, mas aos poucos, Will vai aprendendo a usar as armas secretas como a capa pra camuflagem que ajuda eles a ficarem invisível, facas especiais e é claro o arco e flecha.

Horace é um aprendiz guerreiro, foi um protegido junto com Will, no inicio zombava de Will pelo seu tamanho, mas um acontecimento inesperado faz essa zombaria se transformar em algo bem diferente: respeito e admiração. Se no inicio Horace é o típico personagem que você odiaria em uma história por ser o valentão logo os rumos que o personagem leva, passa a te conquistar e quando você menos imagina já esta gostando dele.

Tem personagens carismáticos como o Hatl, que embora tentasse sempre mostrar frieza e profissionalismo, aos poucos você percebe que ele tem grande afeição pelo seu aprendiz. Gilan é um antigo aprendiz de Halt e chega à história de forma muito divertida, ajudando a demostrar o lado carinhoso que o Halt tem com seus aprendizes. Não devemos subestimar a aparência dos personagens, nem mesmo dos cavalos dos arqueiros. Puxão é o pônei de Will e por mais que a aparência do cavalo seja desanimadora, o jovem aprendiz logo aprende que Puxão é muito mais rápido e esperto do que qualquer cavalo de batalha que existe na escola de guerra. Nesse primeiro livro, os leitores são apresentados a um mundo encantador e são várias as descobertas do mundo dos arqueiros.

Ruínas de Gorlan é o primeiro livro da série Rangers, a ordem dos arqueiros e o vilão Morgarath pouco é mencionado nesse primeiro momento da história. O cenário é medieval, um reino chamado Araluen. Criativo e mostra de uma forma interessante que os heróis não precisam ser os grandes e fortes.

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2016/03/resenha-rangers-ordem-dos-arqueiros.html

Phelipe.Pompilio 08/02/2016

Resenha feita para o blog Bravura Literária.
Boa tarde, meus leitores! Após um período de "seca" aqui em casa, estou voltando com resenha nova para vocês. Ah, quase ia me esquecendo! Desejo a todos vocês um ótimo 2016. Que esse seja um ano de muitas conquistas e sonhos realizados e, claro, muitos livros lidos!

Namoro esses livros do John Flanagan desde que eles foram lançados aqui no Brasil, há 7 anos atrás.

Nunca tive a oportunidade de lê-los, pois sempre colocava outras leituras e aquisições na frente e esquecia de comprá-los. Isso mudou depois que eu encontrei esse exemplar do 1° livro da série por somente R$12,50, o que foi motivo suficiente para que eu o adquirisse.

O meu exemplar (uma edição mais recente) possui uma faixa na parte superior da capa com a frase: Mais de 8 milhões de cópias vendidas. Olhando assim eu pensei que era só pra chamar a atenção do leitor, mas quebrei a cara. O livro é ótimo, e nada melhor do que uma resenha pra contar mais sobre ele.

Pegue seu arco e sua aljava, vista sua capa, monte em seu pônei e venha conhecer mais um pouco sobre a Ordem dos Arqueiros!

Assim como outros órfãos protegidos do castelo de Redmont, Will sonhava com um futuro que se encaixaria perfeitamente com o que ele tinha em mente.

O maior desejo de Will era conseguir entrar para a Escola de Guerra no dia da Escolha e se tornar um soldado que serviria na guarda pessoal do barão Arald, porém, não foi bem isso o que o destino reservou ao garoto magricela.

Rejeitado pela Escola de Guerra e outros ofícios, Will pensou que seu futuro estaria destinado a ser um fazendeiro, mas tudo mudou por causa de uma simples mensagem em um papel.

Will é escolhido para ser treinado por Halt, um arqueiro muito misterioso e de poucos amigos. Muitas histórias macabras foram ouvidas a respeito dos arqueiros, e Will não queria ser visto como um.

Halt inicia um duro treinamento com o garoto, sem nem ao menos elogiar qualquer feito do mesmo e Will começa a aprender as técnicas secretas dos arqueiros como: andar furtivamente, ouvir tudo a sua volta, enxergar mais do que os olhos podem ver e etc.

Will terá muitas surpresas, amizades e passará por diversos apuros no decorrer da trama.

"— Halt é meu mestre, senhor, e ele está em perigo. Meu lugar é ao lado dele."

Simplesmente, sem nenhum exagero, um dos melhores livros infanto-juvenil que eu já li.

No começo, somos apresentados a uma história que antecedeu os acontecimentos narrados na trama. Uma conspiração contra o trono de Araluen.

O world building não é assim tão fantástico. Na verdade, os demais territórios criados pelo autor não são apresentados na série, mas podemos notar, em algumas citações, povos muito parecidos com o que conhecemos na história, como Vikings e outros.

A criação dos personagens foi muito boa, destacando Will, Horace e Halt, os três personagens principais desse primeiro livro da série.

Horace, no início do livro, é um garoto arrogante e irritante que vive implicando com os demais, mas com o virar das páginas podemos notar uma evolução excelente nas ações do garoto, que cria um laço de amizade fortíssimo com Will.

Will é o maior destaque da obra (claro!), tendo um notável amadurecimento físico e psicológico durante o treinamento com Halt.

Halt, o mestre arqueiro, é uma incógnita. Sério, inexpressivo e quieto.

"De onde ele tinha vindo? Will tinha certeza de que não havia mais ninguém na sala e não tinha ouvido o barulho de nenhuma porta se abrindo. Então ele se lembrou de como o arqueiro conseguia se envolver no estranho manto verde-acinzentado e se misturar ao ambiente, escondendo-se nas sombras até ficar invísivel."

Todos foram bem construídos e inseridos na trama. Alguns mereciam um maior destaque (Gilan), mas creio que nos próximos livros eles devem ser mais comentados e apresentados.

Um dos temas que mais me chamou a atenção na leitura, foi como o autor inseriu um fator importantíssimo no meio da obra: Bullying. Todos nós sabemos que bullying não é uma coisa boa, e um dos personagens sofre com isso, o que contribui para sua mudança de personalidade.

A batalha, o clímax final do livro, é bem rápida. Faltaram descrições e mais cenas de ação, porém, nada que prejudique muito a obra, pois mesmo sendo rápida e vaga, a batalha ainda prende o leitor.

O livro possui muitos clichês que não passam despercebidos. É aquela típica história de "um garoto se torna aprendiz de tal pessoa e acaba melhor que o mestre".

A revisão me incomodou um pouco, mas nada tão gritante assim. A diagramação é boa, com letras grandes e um bom espaçamento. Os detalhes nas folhas chamam bastante a atenção. Particularmente, eu achei a capa bem bonita.

site: www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

Livros e Citações 25/01/2016

Leitura gostosa
Autora: John Flanagan
Editora: Fundamento
Páginas: 239
Classificação: 4/5 estrelas

Rangers: A Ordem dos Arqueiros – Ruínas de Gorlan conta a história de Will que, em razão de algumas limitações físicas, como o fato de ser pequeno, foi impedido de entrar na Escola de Guerra e as chances de torna-se um guerreiro como seu pai, que sequer conheceu, acabam ficando quase nulas. Até que ele é escolhido como aprendiz de Halt, famoso arqueiro e começa a aprender mais sobre os Rangers.

E essa é a premissa de uma ótima saga. Sabe aquele livro que você não tem muitas expectativas e acaba totalmente surpreendido? Bem, foi exatamente assim que eu me senti com Ruínas de Gorlan, o autor soube me fazer apaixonar pela história e por todos os personagens, além de que a escrita dele é muito envolvente, logo fiquei presa ao livro.

Flanagan consegue escrever personagens cativantes e muito interessantes, mesmo quem inicialmente não passou uma imagem muito boa, pouco a pouco, acaba se mostrando um personagem interessante, fácil de gostar. Além disso, foi uma ótima e diferente adaptação da época medieval, onde algumas garotas podem e tem diferentes papéis, algo diferente do que costumamos a ver como mulheres submissas, com a sempre necessidade de ser resgatada.

O livro é recheado de aventura e mesmo as cenas onde o Will teve que aprender e treinar com Halt são uma delícia de se ler, há também o ponto mais interessante quando o papel que os Arqueiros possuem no reino ser revelado, e com Will tornando-se um grande herói, tudo se constrói para um ótimo livro para jovens, mas que facilmente conquista outras idades.

E sim, quando eu digo juvenil, é que realmente não há uma trama super bem elaborada, nada que pode ser classificado de épico, mas vale destacar também que Rangers: A Ordem dos Arqueiros possui seu próprio charme especial, é uma leitura gostosa e que merece uma chance, desde que você entenda e aceite que não é nenhuma Guerra dos Tronos, claro.

Resenha por: Débora

site: http://www.livrosecitacoes.com/
Janaína Hanna 25/01/2016minha estante
Amor eterno por essa série

Pamela Martins 09/11/2023minha estante
Eu achei a série completa na biblioteca da minha cidade,nunca ouvi falar,mais a sinopse,eu já gostei.

Clipper 02/01/2016

Amazing!!!!!!!!!!!
Uma das melhores ficções que já li em toda minha vida. Não apela para Will ser alguém especial, porém alguém que se dedica e treina muito para chegar onde chegou. Também não apresenta nenhum personagem sobre humano que é o top das galaxias e recebe por "osmose" suas habilidades. O livro destaca o caráter que Will tinha e necessitava ter para se tornar um arqueiro, destaca o orgulho por seus dons e talentos e honra a eles através da dedicação e obediência, destaca também a importância da humildade e de sempre se satisfazer em ajudar o próximo.
Maravilhoso! Com certeza lerei a série toda, e espero realmente não me decepcionar com o restante dos livros como tive a infelicidade desse tipo de coisa em Divergente, Jogos Vorazes (principalmente) e Maze Runner.

Jaíne 04/12/2015

Surpreendeu...
Sabe quando você tem um livro na sua estante, mas por não esperar muito dele, fica deixando ele pro fim da meta de leitura? Eu tinha um livro assim na minha e esse livro por um acaso era a Ordem dos Arqueiros. Essa semana decidi parar de deixá-lo pra depois e encarar logo. Foi assim que a magia começou.
Se tem uma coisa que é incrível é quando você tem exatamente esse tipo de livro que não te dá expectativas e ele vem e paaah! Te surpreende. Te prende. Te fascina. Te cativa. E você só consegue pensar: "não acredito que achava que ele poderia ser uma leitura ruim."
Bem, acho que vocês já tiveram uma noção do meu sentimento em relação a essa história do garoto Will, um jovem órfão criado num castelo com alguns outros jovens órfãos. Um garoto que sempre sonhou em ser guerreiro, mesmo sendo bem menor em tamanho que os demais garotos. Porém, ele acaba se vendo tomando outro rumo: acaba por se tornar aprendiz de arqueiro.
E não qualquer arqueiro, o arqueiro Halt.
O prólogo do livro já e ótimo, pois começa com a visão dos fatos do vilão da história... E os demais capítulos, que narram desde a chamada de Will para ser arqueiro, até seus treinamentos e até as primeiras "missões" são de uma linguagem leve, que corre rapidamente. Sem enrolação. Quer dizer, é preciso repensar pra falar sobre enrolação, já que até onde eu sei, a saga já está no seu décimo livro e para mim, na minha humilde opinião, são livros demais para uma saga só...
Mas enfim, esse primeiro livro passa que você nem vê... Você vai virando as páginas esperando por mais, mais e mais e quando se dá conta, já está no epílogo. Um primeiro volume memorável para uma saga.
Não sei se lerei os outros (como eu disse, 10 livros, pode ser que depois do terceiro a coisa toda já se torne chata e maçante). Mas sobre este, está aí minha opinião: recomendado para todas as idades.

E para ter acesso a essas e outras resenhas, entrem no:

site: mundodasresenhas.com.br

Thananda 28/11/2015

As Ruínas de Gorlan
Will é um jovem órfão criado dentro do castelo de Redmont no reino de Araluen como um dos protegidos do barão Arald. Sua mãe morreu durante o parto e seu pai lutando na guerra contra Morgarath, um traidor do reino que queria o trono de Araluem para si.

Sempre que seus protegidos atingem os 15 anos, o barão os faz escolher seguir o aprendizado de algum ofício no castelo. O sonho de Will sempre foi ingressar na Escola de Guerra e se tornar um cavaleiro como seu falecido pai. O problema é que Will, apesar de sua incrível agilidade e esperteza, é pequeno e fraco comparado aos padrões da Escola de Guerra, e ele nunca será escolhido para ser um cavaleiro. Mas um mestre está interessado em Will: Halt, o arqueiro taciturno e misterioso e bastante respeitado no condado. Will não tem muita escolha. Com seu sonho de se tornar um grande guerreiro destruído, ele tem que escolher entre se tornar um arqueiro ou passar o resto da sua vida nos campos cuidando das plantações da vila. As pessoas estão convencidas de que os arqueiros do reino usam magia para aprimorar suas habilidades, mas a verdade é que eles não são simples arqueiros, pois além de serem excepcionais com arco e flecha, também são espiões, treinados para ouvir, ver e rastrear, sempre atentos a qualquer ameaça ao reino de Araluen, principalmente por parte do agora recluso Morgarath. O que eles não esperavam é que Morgarath está prestes a vingar sua derrota do passado, planejando uma segunda guerra ao reino para tomar o trono do Rei Duncan de uma vez por todas.

O treinamento de Will não é fácil e Halt não é conhecido por ser uma pessoa afetuosa, na verdade Will nunca viu Halt ao menos mostrar um meio sorriso durante o treinamento. Apesar de Halt ser um homem estranho, ele é um arqueiro temido e muito valoroso para o reino, pois graças a sua intervenção no passado, os planos de conquista Morgarath deram errado. O relacionamento dos dois se desenvolve bem, e Halt está bastante satisfeito com os avanços cada vez maiores de Will no ofício, o garoto é um arqueiro nato, cheio de habilidades e esperto em aprender as lições.

O livro me fez lembrar bastante da saga As aventuras do Caça-Feitiço, de Joseph Delaney, onde Thomas Ward é escolhido como aprendiz de John Gregory, um caça-feitiço bastante aborrecido mas experiente. Embora Gregory seja ríspído com Ward, a amizade e treinamento avança bastante e Ward se torna com o tempo um ótimo caça-feitiço.

Um fato curioso do livro é que o autor escreveu a história para incentivar seu filho Michael a gostar de ler e também ajudar o rapaz a aceitar melhor sua pequena estatura. Michael, assim como Will, apesar da sua grande agilidade,era pequeno para sua idade e vivia triste pois todos os seus amigos eram maiores que ele e mais fortes. Flanagan fez o livro para mostrar ao filho que nem todo herói é grande e musculoso. Hoje Michael tem 1,80m ombros largos e é forte mas ainda adora a série Rangeres: Ordem dos Arqueiros.

Esse é o primeiro volume de uma série de doze livros de Rangeres: Ordem dos arqueiros. A escrita do livro é leve, com uma trama bastante direta. A leitura é descomplicada, relaxante. Para aqueles que gostam de livros de aventura curtos, fáceis e rápidos de ler e com uma trama envolvente, essa é uma boa opção de leitura.

Recomendo :)

Siga-me no instagram.com/nandatgcs e no twitter.com/nandatgcs

site: site: twitter.com/nandatgcs instagram.com/nandatgcs