A Psicanálise dos Contos de Fadas

A Psicanálise dos Contos de Fadas Bruno Bettelheim

Resenhas - A Psicanálise dos Contos de Fadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mayana.Lourdes 10/04/2020

O primeiro livro da minha coleção!

@pedro.h1709 08/03/2020

Psicanálise dos Contos de Fadas
A Psicanálise dos Contos de Fadas é um ótimo livro, mesmo para aqueles leigos em psicologia. O autor é bastante simples em seus textos, sem dificultar a linguagem ou entendimento, apesar do uso de terminologias próprias da área da psicanálise.

O leitor será apresentado a conceitos como o id, ego e superego, exteriorização, princípio do prazer vs princípio da realidade, satisfação vicária, conflitos edipianos, rivalidade fraterna, angústia de castração, conflitos psicossociais; além de compreender como eles estão presentes no desenvolvimento da criança e do adolescente.

O livro é elaborado de maneira a evidenciar algumas das camadas de significados dos contos de fadas, que influenciam o inconsciente, o pré-consciente ou o próprio entendimento consciente da criança, conforme sua capacidade de compreensão e as suas angústias individuais.

É revelado como a visão de mundo de uma criança se apresenta de maneira diferente à dos adultos, e mostra também o porquê da fantasia estar em conformidade com o pensamento infantil, mais do que as explicações realísticas com base em dados e informações factuais.

Além do mais, a personagem principal deste livro são os contos de fadas e vê-se a importância da sua perpetuação como método de ensino, principalmente para as crianças, com a finalidade de ajudá-las a
compreender o mundo e a sí mesmas segundo suas necessidades.

Não poderia terminar sem citar o parágrafo, do próprio autor Bruno Bettelheim, que finaliza este livro...
"Essa é uma das múltiplas verdades reveladas pelos contos de fadas que podem orientar nossas vidas; é uma verdade tão válida hoje em dia quanto quando era uma vez."
Pag 423

Gabriele 05/03/2020

Interessante
Gostei muito da leitura, fácil, rápida. Me fez ver as histórias sob outra óptica. Só em algumas partes que não consegui enxergar a comparação com a mente das crianças.
Poderia ser feita com outras histórias infantis.

Ingrid 29/01/2020

A Psicanálise dos Contos de Fadas|| Bruno Bettelheim|| 437 pags|| 04/2020||Paz e Terra Editora || ❤️❤️❤️❤️

📕 O livro tem como objetivo esclarecer a importância dos contos de fadas na vida das crianças. A Cada capítulo, o autor demonstra que os contos de fadas ajudam as crianças a entenderem dilemas que se vive na infância de forma compreensível para elas. Mostra que a consequência disso é a transição e o amadurecimento das crianças de forma saudável e sem traumas. Através da análise de alguns contos de fadas, como A Branca de Neve e João Pé de Feijão, ele vai deixando claro que uma criança que seja privada dos contos de fadas, por terem pais que não acreditam nesse tipo de literatura, pode fazer com que ela tenha um pouco mais de dificuldade de fazer a transição frente os dilemas infantis. O livro está dividido em duas partes: na primeira, o autor faz uma explanação mais geral, ainda que use alguns contos para melhor elucidar os seus argumentos. Na segunda parte, fará a análise de alguns contos de fadas, sendo alguns com objetivos de explicar a relação dos pais, tirando o enfoque da criança.
📌Opinião Estante da Ingrid: Mesmo que não seja da área da psicanálise ou da psicologia, é perfeitamente possível entender o que o autor analisa e apresenta. Pode ser surpreendente as descobertas que o próprio leitor pode ter sobre si mesmo. Assim, não é preciso ter filhos para ler o livro. Mas apesar do tema ser o conto de fadas, prepare-se para uma leitura densa!

Alessandra.Rodrigues 19/06/2019

Fantástico
Leitura enriquecedora para educadores e amantes dos contos clássicos. Traz ótimas reflexões e análises. Eu não concordei com tudo, tudo, mas, nenhum livro possui a verdade universal, certo?. Vale o preço e casa página lida!

Larissa 15/01/2019

Introdução eficiente à psicanálise sem ser maçante
Livro essencial para quem não entende nada de psicanálise, mas gostaria de ter algum contato com a área. Trata de diferentes versões dos contos de fadas, de diversos países de origem, foca nos ocidentais, mas também fala um pouco dos orientais. Mergulho no inconsciente e semiconsciente infantil, que é algo completamente distante da racionalidade predominante dos adultos. Demonstra como os contos de fada podem influenciar o entendimento da criança sobre seu mundo, frustrações e problemas das mais diversas espécies. O valor desta obra é excepcional para aqueles que têm contato crianças.

Jully Divulga Livros 11/06/2018

O autor discorre com uma análise sistêmica, metódica e detalhada o que nos ensina os contos de fadas, exaltando a importância dessas metáforas para o crescimento psicológico das crianças. Ele tem o cuidado de falar um pouco das diversas versões dos primeiros escritores, suas diferenças e o que interfere no entendimento do conto original.

Texto completo no blog

site: https://comentandolivroslidos.blogspot.com/2018/06/a-psicanalise-dos-contos-de-fadas.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6