A Psicanálise dos Contos de Fadas

A Psicanálise dos Contos de Fadas Bruno Bettelheim

Resenhas - A Psicanálise dos Contos de Fadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nena 13/02/2016

Entendendo as msgs subliminares dos contos de fadas. Vale muito a pena!

Bruno.Carvalho 03/09/2023

A importância dos contos de fadas!
???- intro ???-

Eu sou da area de TI, mas sempre tive gosto por coisas da psicologia apesar de nao saber nada. Quando eu vi a capa desse livro eu julguei o livro pela capa, parecia algo incrível somente pelo titulo. Comprei ele a dois anos atras mas acabei nao tendo tempo de sobra para ler, esse ano eu consegui ler ele e olha, sinceramente eu achei incrível demais.

???- Book ???-

Mesmo para pessoas nao formadas em psicologia ou sem entendimento algum ele consegue te passar a mensagem das psicanalises de forma bem simples( lembrando que vai ter coisas que voce tera que pesquisar caso não conheça muita da psicologia, tal qual eu fiz). Acredito que após ler todo esse livro o que eu aprendi de fato é a importância dos contos de fadas para nossas vidas, independente de você ser uma criança, adolescente ou adulto, obviamente que os contos irão fazer sentindo dependendo da fase na qual se encontra. Porém vale ressaltar que os contos de fadas eles são de total importância para as crianças e principalmente para elas, afinal eles conseguem fazer a criança entender e superar os problemas que ela enfrenta e nao sabe ou nao entende.

Enfim, para aqueles mais curiosos leiam o livro e tenham suas próprias conclusões e principalmente adquiram o conhecimento ou se divirtam durante a leitura.

Caa 07/11/2023

Super interessante, todos que tem contato direto com crianças deveriam ler - principalmente da área da educação. Tem um astral pesado, mas necessário.

Brenda 14/07/2021

A psicanálise dos contos de fada
Os contos de fadas da forma como nos negamos vê-los.
Um livro cheio de explicações simbólicas e psicanalíticas sobre as personagens, objetos, histórias e o universo que encontramos quando nos deparamos com 'Chapeuzinho Vermelho', 'Cinderela', 'Branca de Neve'....Contudo, ressalto que para uma compreensão real (sem mal entendidos ou equívocos de interpretações) é necessário ter conhecimento de conceitos e explicações que podem ser encontrados no 'Interpretação dos Sonhos', de Freud. Apesar de tudo, um livro riquíssimo de ensinamentos e explicações de como se trabalhar e contar (não apenas ler) os contos maravilhosos para as crianças.

Rafa 28/05/2021

Interessante, mas acho que a psicanálise vai muito além do complexo de edipo e do contexto sexual. Na minha humilde opinião. Acho que tem muita coisa nova depois de Freud, que é um gênio.

Calhamaço da Tati 13/04/2017

Pra quem gosta do tipo da leitura é bom. Achei um pouco cansativo ! Mas cheguei a ler boa parte dele .

Line 26/01/2021

Psicanálise raiz!
Achei super interessante. Realmente o autor vai muito além de qualquer análise que já tenha ouvido ou lido sobre contos de fadas. É um livro denso, apesar de curto. Quem não tem certo conhecimento em psicanálise não entenderia Boa parte do livro e quem não gosta, passaria a gostar menos ainda por "reescrever" os contos de fadas da nossa infância.

Bart 09/03/2019

A Psicanálise dos Contos de Fadas
Bruno Bettelheim

Que livro show de "bolation"!!
Ainda bem que não li algo parecido qnd era criança!! O livro apesar de muito pequeno, tem uma leitura é formidável! Através da Psicanálise ele faz uma leitura de personagens como Chapeuzinho Vermelho, a Bela Adormecida, Branca de Neve, a Rainha com ciúmes... e vai!! Conteúdos que eu nem poderia imaginar as quais elementos estruturantes das personagens estariam ligados ou representados!

Livraço
Vanessa 10/03/2019minha estante
Já entrou pra minha lista dos que quero ler haha

Bart 10/03/2019minha estante
Vc não vai se arrepender!!

evvvv!! 23/01/2023

apesar do livro ser bom e trazer a visão de um psicanalista em relação aos contos de fadas e as mensagens que estes trazem, eu sinto que em muitos momentos ele foi detalhista demais em momentos desnecessário tornando a leitura cansativa e monótona em determinadas partes, mas talvez seja apenas pq o livro não é tanto o meu estilo?

em geral, o fato de que todas as histórias clássicas que ouvíamos quando criança trazem sempre esses reais significados tão fortes é muito interessante
MarcosK 14/03/2023minha estante
Estou fazendo a leitura e fiquei com essa impressão também. De fato, Bettelheim tem muito de psicologismo e tenta atribuir significados até a coisas que não tem. De todo modo, o livro é muito bom, principalmente para pais.

jonatas 16/07/2020

Livro bom, mas não para todo mundo
O livro é muito bom e, se você for alguém formado na área, talvez consiga entender melhor alguns conceitos. Para leigos pode ser um pouco pesado.

Mayana.Lourdes 10/04/2020

O primeiro livro da minha coleção!

Helder 29/12/2019

Péssimo e doentio
Sinceramente, uma coisa grotesca e doentia resumir tudo (ou quase tudo) em relação sexual, menstruação, objetos fálicos, etc.

O autor afirma que Wall Disney prejudicou os contos de fadas, sobretudo por ter acrescentado/alterado elementos ao transpor para a obra cinematográfica. Nem entrarei no mérito de que se tratam de mídias diferentes. No entanto, o autor ainda tem a pachorra de dizer que os anões são ?na verdade? objetos fálicos e baboseiras como essa.

É, realmente, foi Disney que prejudicou os contos de fadas. Que piada de mal gosto esse livro. Perdi meu tempo. Ainda bem que não o comprei, teria jogado dinheiro no lixo!
Bruna 12/02/2020minha estante
Existem realmente alguns pontos que deveriam ser mais desenvolvidos. Passa até ser uma visão minimalista do autor, em depositar tudo em relação ao complexo de Édipo e outras demandas sexuais. Porém, é um livro psicanalista e já é de esperar que contenha isso.

Helder 17/02/2020minha estante
Bem isso, Bruna! ??

Bmnsn 18/04/2024

Não sou psicóloga mas...
Livro chato e enrolativo, repetitivo e sem explicação científica pata justificar a analogia de cada situação.

Chato.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6