Dezenove Minutos

Dezenove Minutos Jodi Picoult

Resenhas - Dezenove Minutos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alininha 14/02/2021

- E quem acendeu o fósforo? - E quem não acendeu?
A história é de ficção, mas inspirada em casos reais.

Conta a história de um menino que entra na escolha e abre fogo contra os alunos. No massacre ele mata 10 pessoas e fere muitas outras. A narrativa é toda em volta do que ele levou ele fazer a isso. É sobre quem são os culpados por um menino comum se tornar um assassino. A culpa seria dos pais? Da sociedade? Seria da escola? Nossa? Ou é seria da genética? É uma narrativa que te fará repensar muito sobre justiça e sobre o peso da maternidade. É muito fácil apontar o dedo e julgar, mas e vc no lugar do Petter, da Alex ou da Lacy, o que faria?

A narrativa é bem pesada e te fará refletir muito. Para quem leu o livro "Columbine" ou "O Acerto de Contas de Uma Mãe" é impossível não associar a leitura ao massacre de Columbine e, inclusive, a autora faz várias associações durante a narrativa.
Os capítulos são gigantes, parece que não acaba nunca, mas em contra partida ficamos tão presas a história que só querermos saber o que irá acontecer.

A autora foi brilhante. Personagens muito bem construídos e uma história envolvente do início ao fim. Dava para fazer um outro livro com todos os meus quotes rs

?O amor deveria mover montanhas, fazer o mundo girar, ser tudo que você precisa, mas ele desmoronava nos detalhes.?

?quando o mundo era puxado debaixo dos seus pés, você voltava a pisar em terra firme novamente??

"Você vê como a pessoa é forte quando encara uma situação verdadeiramente dolorosa.?

??Tem gatilhos para bullying, relacionamento abusivo, assassinato.

Taty está lendo 26/02/2021

ENTÃO... POIS É!
Que a escrita da Jodi é maravilhosa, todo mundo sabe.
Mas, Dezenove Minutos é um romance policial com o qual já iniciamos o livro sabendo quem é o assassino e no decorrer do livro acompanhamos a vida antes do atentado em uma escola do interior.
Mas pra mim q já tenho uma bagagem em histórias policiais, o livro foi bom no início, mas se tornou cansativo depois de 200 pag lidas. Definitivamente, Jodi não foi boa escrevendo esse romance policial, gosto dos livros dela que focam em dramas ela se sai mto bem nesse assunto.
Não me envolvi com nenhum dos personagens.
O que eu achei interessante no livro foram as reflexões q a autora trouxe.

Fazia tempo que não torcia pelo lado ruim de uma história. Adorei o final!

SERÁ QUE UM FILHO SE TORNA AQUILO QUE OS PAIS FORAM?
SERÁ QUE MÚSICA, JOGOS INTERFEREM NO AMADURECIMENTO DE UMA PESSOA?

Lud 14/10/2021

Que livro fantástico! A autora nos apresenta diversas camadas de cada personagem, é muito interessante, é o claro exemplo de que ninguém é totalmente bom ou mau. O modo de narrar, indo pro passado e presente, vai nos mostrando aos poucos as razões que acarretaram no momento atual. Gostei muito do modo como a autora nos apresenta a história, fazendo com que a gente consiga compreender e simpatizar com diferentes personagens a cada momento. É o segundo livro da autora que eu leio e já quero ler mais coisa dela. Ela sempre traz um pouco de julgamento em tribunal, e para quem se interessa pelo assunto, é sempre um prato cheio.

Tatinha.Car 07/10/2022

Deveria ser obrigatório nas escolas.
Demoramos muito para entender o efeito do bullying nas crianças e jovens.
E o que fizemos? Muitas teorias e poucas práticas.
Nos tempos modernos o bullying deixou de estar presente somente nas escolas, hoje ele está nas redes sociais.
E como controlar isso?

Não se justifica o que atiradores como Peter faz.
Sabemos as consequências do bullying: Depressão, Ansiedade, Distorção de Imagem, Transtornos Alimentares e outros.

O livro foi detalhista em cada personagem mostrando a sua personalidade e sua fragilidade.
Como vestimos máscaras para se encaixar naquilo que as pessoas esperam de nós.
E quando isso não acontece como somos cruéis.
Vale a pena a leitura

kamila victoria 06/09/2015

Maravilhoso!
Depois que terminei o livro, minha vida literária acabou.
Dezenove Minutos é chocante, triste, e bonito. Os personagens são complexos e o protagonista é cativante, mesmo que tenha cometido tais atos descritos no livro. É impossível não torcer para que tudo dê certo com ele, não dá para não se apegar. Recomendadíssimo!

Michelle 25/08/2015

"A aceitação começava em casa, mas a intolerância também."
O tema desse livro, o Bullying me chama muito atenção! Sempre que eu encontro algo que aborde eu vou a procura para ler. No caso desse livro não foi diferente, vi a sinopse, me interessei demais, comecei a ler achando que seria uma leitura rápida apesar do tamanho do livro, mas precisei parar diversas vezes para tentar absolver a quantidade de informação que a autora colocou nesse livro. Tanto nas mensagens diretas, como nas entrelinhas, uma 'pista' estava lá.
Com a fluidez da leitura, nos vemos inseridos nessa história como um espectador privilegiado e ao mesmo tempo 'as cegas'! O livro é narrado em terceira pessoa, sendo descritos de diversos ângulos, tanto do Peter (atirador), como pelas vitimas, pela família dele e muitos outros personagens envolvidos diretamente ou indiretamente nesse drama.
A sensibilidade com que as situações familiares foram descritas, são muito fáceis de se identificar! Acabamos nos identificando, seja com um personagem, com uma situação, com o Peter até.
Até o final do livro não consegui identificar de fato o 'bandido' e o 'mocinho', não consegui fazer isso devido a profundidade dos detalhes, da construção dos personagens. É impossível não se sensibilizar com esse livro, com esse relato, mesmo sendo fictício. Esse caso é fictício, mas após a leitura ficamos imaginando a quantidade de casos reais que estão espalhados. Procurar culpados nisso é muito difícil! Existem diversas variações, complexidades, fatores.
O ser humano necessita aprender a respeitar o próximo. Não ser igual ao outro, não faz de você diferente, faz você ser você. A mensagem que esse livro trás deveria ser obrigatória nas escolas, nas casas, para termos uma visão ampliada desse mal que assola tantas crianças. Como mãe me analisei e continuo me analisando após horas de conclusão da leitura!
Sandra99 27/08/2015minha estante
Oi Mi, já leu a Lista Negra , também é sobre este tema , e sobre esta autora li O Pacto , achei muito bom também, ótima resenha .

San... 17/03/2015

Esse é um assunto sério, que merece nada menos que seriedade ao ser comentado. O ser humano carrega consigo o bem e o mal, o sagrado e o profano, o certo e o errado... Assim, não me estranha a vítima que se transforma em algoz ou o algoz que se transforma em vítima... Acredito que não haja fórmula mágica para se formar bons cidadãos (ou maus), porque parto da premissa que as pessoas são únicas e cada uma tem necessidades também únicas... Quando não vivemos uma situação específica, acaba sendo muito fácil, muito cômodo, escolher lados, apontar dedos, ver tudo como preto no branco. O livro mostra as nuances que a maioria de nós prefere não enxergar, as falhas que carregamos conosco, as falhas que permitimos aos nossos... O livro fala pelas entrelinhas, aliás, não fala, ele grita, sobre nossas omissões, sobre consentimentos calados, sobre preconceitos e noções deturpadas, sobre a cegueira dos que não querem enxergar.... O livro conta da pequenês humana, mas isso só descobre quem presta atenção ao que não é falado. Afora o que se esconde, o leitor se depara com dilemas morais fortes, com situações insuspeitas... Vale a leitura pelo que fala... e pelo que cala...

Literatura 06/09/2013

Qual o limite para revidar?
Jodi Picault sempre teve a incrível capacidade de me emocionar. Suas obras retratam momentos-chave, cenas essenciais do enredo da vida onde nossas posições são reavaliadas e emoções descontruídas. E em Dezenove Minutos (Verus, 545 páginas) não foi diferente.

Através desta obra ficamos conhecendo a cidadezinha de Sterling, um pacato lugar no interior dos EUA que é abalado por uma notícia fatídica. Peter, um rapaz retraído e recluso devido ao bullying escolar explode, leva uma arma para a instituição onde tem aulas e atira em todos, matando dez alunos. Após o ato, ele acaba por salvar Josie, uma das poucas sobreviventes, levando-a até um ambulância. Logo em seguida se entrega à polícia, sem resistência, mudando a vida de todos para sempre.

A autora sabe como contar uma história. A melhor forma de expor isso é como ela dá voz aos mais variados personagens, mostrando todas as facetas e personalidades de cada um dos envolvidos, desde o detetive responsável pelo caso, a mãe do atirador, sua melhor amiga, chegando até ao próprio Peter.

Enquanto o julgamento ocorre, as vozes dos envolvidos na história vem do passado nos esclarecer, desvencilhar nós e mostrar quanta dor e sofrimento levaram Peter a fazer aquilo. Porque quem faz o bullying acha que não tem importância, mas quem o recebe sabe de onde vem a dor. A narrativa, dividida por dias, leva-nos através do tempo, chegando até o momento presente, interando-nos da situação com maestria. O mais impactante é ver as múltiplas vozes durante os dezenove minutos que o massacre acontece, por isso o nome do livro.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/09/resenha-dezenove-minutos-qual-o-limite.html

Clariss 25/04/2021

De uma forma geral, o livro é bom e mantém uma leitura agradável, assim como todos os outros livros da autora, mas sinto que o final deixou a desejar em algumas nuances.

Ca Agulhari @literario_universo 12/06/2018

Que livro incrível!
Primeiro livro da autora Jodi Picoult que leio. E foi o suficiente pra me fazer apaixonar pela escrita dela. Ela é capaz de fazer você amar e odiar um personagem como se ele estivesse ali, do teu lado.

Não me lembro de ler recentemente um drama que fosse tão real e tão doloroso ao mesmo tempo. Como mãe, pude sentir nuances que talvez outros não sintam. Como alguém que já sofreu bullying, pude sentir na pele de novo o que é você ser ridicularizado apenas por ser quem é. Pude sentir um mix de raiva, de impotência durante a leitura que não pensei que existisse mais. O bullying deixa marcas profundas e há quem diga que você precisa ser forte, que você precisa saber ignorar, mas Peter assim como muitas pessoas e eu me incluo nessa lista não conseguem "simplesmente ignorar". Ao ler a sinopse você já sabe que Peter matou dez colegas. Mas lendo o livro você descobre todos os porquês. Você sente a rede de conexões se ligar e não é possível ignorar o que acontece a menos que lhe falte empatia. Podia parecer *só mais um livro sobre bullying* mas não é esse o caso. Ele é maduro, embora tenha personagens adolescentes, não é raso, não é teen, não é melodramático. É real, é cruel, é triste, é um tapa na cara da sociedade que acha que bullying é mimimi.

Se você é fã de dramas, se você é fã de livros com carga emocional, se gosta por exemplo de Liane Moriarty, é bem capaz que ame "Dezenove Minutos''. Mas esteja preparado porque você vai lidar com páginas e mais páginas de uma história coesa, cheia de personagens que parecem reais, que estão ali, morando do outro lado da tua rua. Amei vários, odiei outros, por Peter eu senti uma mescla de sentimentos. Você acaba repensando todas as suas opiniões quando você se depara com uma história que não é 8 ou 80: nesse livro não há simplesmente um assassino e suas vítimas. É tudo muito mais do que aparenta ser. Ir e voltar do passado pro futuro entre as personagens pode parecer maçante para alguns leitores mas essa habilidade da autora foi o que, na minha opinião, deixou a história tão perfeita. "Dezenove Minutos" está no meu TOP10 da vida e dificilmente acho que vou encontrar um livro que o supere. Recomendo!

Originalmente publicada em ''Universo Literário''

site: https://cagulhari.wixsite.com/universoliterario/universoliterario/

Debby Carol 07/08/2015

Dezenove minutos
O titulo não me preparou para o que viria. achei que ia ser uma leitura leve, mas quando comecei... Me prendi nas páginas desse livro e não queria parar de ler. Incrível como o livro nos faz ver a história por diferentes olhares, e me fez defender cada ponto de vista, entender cada personagem, sentir o que eles sentiram. E depois de uma ótima história, ainda consegue um final surpreendente! Excelente leitura, super recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6