Never Fade

Never Fade Alexandra Bracken

Resenhas - Never Fade

Gabi 22/02/2015

"I can't make it fade."
(contém spoiler sobre o primeiro livro, The Darkest Minds)

No segundo livro da trilogia, Never Fade, nossa jornada começa seis meses depois do final de partir quarenta corações por minuto do livro anterior. Em troca de salvar Chubs e deixar Liam ir, Ruby se torna oficialmente membro da Children’s League, e se antes a garota evitava com todas as suas forças usar suas habilidades, agora, sendo ela Líder do seu grupo de operações na Liga, Ruby é forçada a utilizar seu poder diariamente em nome da organização nadasecreta. Tudo ia relativamente bem até que Ruby se vê cara a cara com um segredo que pode lhe custar sua vida. A garota precisa fugir (e logo) do radar da Liga, ao mesmo tempo em que é essencial que ela encontre Liam, que retém evidências de uma das informações mais importantes sobre o que realmente aconteceu e causou todo esse problema com as crianças Psi.

Voltar para esse mundo não foi fácil, principalmente por causa dos vários personagens e locais novos. Me adaptar as dependências, regras e personagens que envolviam a Liga, sem ter zero de informações aos personagens que nós já conhecíamos e amávamos do volume anterior foi difícil, mas não foi impossível. Mais uma vez, já no segundo capítulo o leitor tende a estar ambientado nas novidades e a história começa a fluir.

A escrita da Bracken continua absolutamente sensacional. A autora parece ter se saído ainda melhor do que no antecessor, trazendo mais cenas de ação, mais crises internas, e com a adição de Vida e Jude no grupo, mais cenas e diálogos bem humorados que resultaram vários LOLs. Cada sentença que essa mulher escreve tem um propósito (que vai além da intenção de manter o leitor no limite de qualquer que seja a emoção que ela quer passar naquele determinado momento). É praticamente impossível prever o que vem a seguir, já que sempre que ela indica que vai para a direita, ela vai para esquerda.

A narrativa não para por um minuto. Não tem um capítulo em Never Fade que não tenha pelo menos uma cena de ação ou de confronto. Ao contrario de TDM, onde temos momentos de climax e de calmaria, em Never Fade mesmo na calmaria existia algum tipo de tensão para te manter grudado no livro.

Eu já disse algo parecido na resenha de The Darkest Minds, mas o desenvolvimento dos personagens é mind blowing. Foi uma experiencia que chega a outro nível, que você certamente não vê todos os dias quando se trata de literatura jovem-adulta. Foi lindo ver esses personagens crescendo, e amizade deles crescendo junto. A primeira vez que Ruby e Chubs se encontram em Never Fade eu tive que dar uma choradinha. Ao final de TDM nós não temos certeza do como está o Chubs, e só pelo alivio de vê-los juntos e reunidos...

Quando encontramos o Liam, porém... Não tão fofo. Só o meu coração comprimiu de novo, como seu eu tivesse revivendo o final de TDM? Nesse volume, nós temos um Liam um pouco mais no limite, o que é compreensível. O carinha está sendo obrigado a lidar com uma organização que ele de-tes-ta, que, até aquele momento, não lhe trouxe nada de bom todas as vezes em que eles tiveram contato.

Sobre os personagens novos: Apesar das ressalvas iniciais, Vida e sua personalidade resultaram em outro ponto alto da história. Tudo que saia da boca dessa garota era ouro, ainda mais nas conversas dela com o Chubs. Esses dois, esses dois! #otp. Também como ela sempre defende a Cate e obviamente faria qualquer coisa pela sua líder? Uma fofa.

A própria Cate surpreendentemente ganhou meu coração, apesar de no começo eu não necessariamente confiar nela. A forma que ela as vezes tratava as crianças como se fossem dela, num jeito meio mãezona foi bem tocante. Também temos o Cole, irmão do Liam. Cole é integrante da Childreens League desde sempre. Gostei muito de como a personalidade dele se divide em duas instancias: tem o Cole, que é meio arrogante e super-confiante com seu sotaque suista, e ai temos o Agent Stewart, que o cara que se impõe e que parece de verdade querer ajudar as crianças Psi.

Por fim temos Jude. Eu amei esse garoto desde o começo. Como ele é hiperativo, entusiasmado, como ele sempre tenta ser o melhor dele para as pessoas que ele se importa. Por exemplo como ele tinha essa adoração pela Ruby, tanto que ele sempre fora o único que se importava em esperar por ela quando a garota voltava das missões e tals. Como ele sempre demonstrou estar disposto a arriscar tudo não só pela Ruby, mas pela Vida, pela Cate, pelo Nico e eventualmente pelo Chubs e pelo Liam também. Jude é um desses personagens que está sempre disposto a fazer o que ele tem que fazer, mesmo sendo tão jovem. Além de tudo isso, o humor do garoto é sensacional. Toda vez que o grupo estava em alguma situação de perigo, eu não consegui não sorrir ao ler/ver Jude sorrindo na cara do perigo.

O motivo principal, porém, do Jude ter sido provavelmente meu personagem predileto nesse segundo volume da trilogia é fácil como ele confiava nas pessoas. Jude, de novo e de novo, nos mostrou o que eu acredito que tenha sido um dos pontos principais desse livro, que foi o fato de que nem todos os adultos são inimigos, e que há sim, pessoas que estão dispostas a tomar partido das crianças Psi. Ponto que provavelmente será muito visto e muito trabalhado no terceiro e ultimo livro. Jude é legitimamente uma boa pessoa, e por isso ele acredita na bondade das outras pessoas também. A forma como ele traz leveza à uma Ruby tão muito mais sóbria e até obscura foi lindo, lindo, lindo, lindo, lindo, lindo! Não esperava me apaixonar por outro personagem, mas foi impossível não me apegar ao Jude.

A situação da Ruby e do Liam foi provavelmente uma das mais tocantes que eu já li. O romance desses dois é do tipo que não da para descrever, porque é tão cheio de altos e baixos obviamente depois da Ruby propositalmente se apagar das memorias do Liam. Só que, ao contrario do que aconteceu com os pais da Ruby, Liam pode não se lembrar dela, mas ele ainda reteve tudo o que ele sentia pela Ruby e aaaaaai meu pobre coração quase explodiu na cena o posto de gasolina!

Quase quatro meses depois, ainda tenha a impressão de que Never Fade foi um modelo de perfeição. Tem todos os elementos que uma história precisa para se tornar uma grande história. Que te prende e faz com que toda vez que precise abaixar o livro algo irritante e doloroso. Melhor que o primeiro volume, Never Fade tem uma das cenas finais mais cheias de ups and turns da história da minha vida literária. É inacreditável tudo o que Bracken faz acontecer em um único capítulo. Como ela consegue criar os piores porém melhores casos de cliffhanger. Ótima, ótima continuação.

Eu poderia fingir prever o que vai acontecer no terceiro e último livro da trilogia, o In The Afterlight, mas nesse ponto, já sei que não vai adiantar de nada mesmo.

site: http://lavemagabriela.blogspot.com.br/
polonorte 21/05/2015minha estante
menina essa resenha.... quase que eu cai de tanta emoção, depois que eu acabei de ler The darkest minds eu procurei em tudo quanto é site sobre a continuação e agora que eu encontrei uma resenha em português eu to super feliz !!!! já estou me apaixonando por Jude e ainda bem que o Chubs ta bem. você sabe quando o livro vai ir para as livrarias ????

Gabi 27/05/2015minha estante
Amanda, infelizmente a iD ainda não se manifestou sobre o lançamento de Never Fade no Brasil, o que é uma pena e uma vergonha, mas meio que de se esperar já que a divulgação do primeiro volume foi bem xoxa. Vamos torcer para que seja muito em breve. Beeeeeijos.

Leticia.Lebre 05/09/2016minha estante
Oi, onde vc leu esse livro? Foi em pt?

Leticia.Lebre 05/09/2016minha estante
Onde vc leu esse livro? Foi em pt?

Gabi 05/09/2016minha estante
Comprei o e-book na Amazon :)

lumybea 01/05/2021

Never Fade
Muito bom! Achei a história do segundo melhor que a do primeiro. A gente se conecta mais com os personagens (me conectei bem mais com o Jude do que com a Zu) e esse final me fez querer arrumar as malas e me demitir da minha vida.

luanagporto 24/04/2022

achei q n fosse gostar mas no fim amei
Eu demorei MUITO pra ler esse livro não só por que eu estava em semana de provas mas pq ele tava indo tão lento que eu preferia fazer tudo invés de ler. Tava c medo de ele seguir o padrão do segundo livro que desanda a série inteira e ele felizmente não foi esse livro?

Demorou um pouco mas ele foi ficando mais e mais interessante a cada capítulo, teve plots incríveis e um dos melhores desenvolvimento de casal que eu já vi obgd ruby e liam por serem meu tudo.

Queria mto que mais gente soubesse dessa série já que tem o filme realmente achei q fosse ter mais hype, merece mundos pfv leiam se vcs puderem

Gabrielly015 20/08/2023

Só queria que tivesse filme desse livro??
"Às vezes a vida simplesmente acontece com você,e você não pode evitá-la.Ela bate em você porque quer ver do que você é feito."
Fan 11/11/2023minha estante
Eu também queria o filme

dystopian girl 05/03/2023

Ruby top 10 melhores protagonistas.
Cheia de amor por como o universo descrito é incrível e cheia de ódio por não ter sido traduzido pela Intriseca. A autora dando aula de como nao precisa trazer o primeiro vilão logo de cara para mostrar os efeitos negativos que ele causou, sem falar no plot que comecou com um mistério raso e logo dps se desenrolou em algo profundo que envolve todos os personagens e principalmente o vilão que retorna para novamente enganar e atrapalhar. Ruby e sua evolução de ovelha assustada para uma garota forte e guerreira que sempre desaba e se ergue para lutar por seus amigos é 10/10.
Emii 29/03/2023minha estante
to revoltada que não tem continuação traduzida. é de cair o uc da bunda a editora deixar a série incompleta aaaar

nana' 03/05/2023minha estante
Vc leu o livro físico ou em pdf?

Julia 20/05/2015

It started out slow, and I was angry we couldn't know what exactly happened with Chubbs and Liam - if Chubbs survived and where did Liam go - for almost a third of the book, but when this happened the story had more dynamic and I could see it getting better every turned page. But I would've liked to see Zu here.

I really liked Cole Stewart and his resemblance to Liam in some ways and say the same things sometimes. I love their relationship even though it is not that great, they don't even speak to each other almost at all, but you can see they care for each other, Cole more than Liam but this is just a big brother - young brother relationship, in the situation they live it is supposed to be just like that.

Loved to see how protective and strong Ruby got after having to take care of her little Psi group, Vida softening (just a little) and Jude as the most awesome kid ever, I really wanted to see him team up with Zu.

4.25 stars.

Probably going straight to In The Afterlight tomorrow morning.

site: https://www.goodreads.com/review/show/1268944370?book_show_action=false

Julia1420 20/09/2016

NEEEEVER FADE É SENSACIONAL <333
Recentemente eu li Never Fade, da Alexandra Bracken. O livro é a continuação de Mentes Sombrias (já lançado no Brasil) e ainda não foi publicado em português. Depois de um tempão procrastinando, eu finalmente tomei coragem para enfrentar as 500 e poucas páginas :D

E, surpreendentemente, acabei lendo bem rápido (levei apenas algumas horas)! O nível de Inglês requerido é um pouquinho avançado, mas isso é porque se trata de uma distopia (esse gênero é bem difícil mesmo). De uma forma geral, eu consegui, depois de pegar o "jeito", me sair muito bem!.

E o livro é maravilhoso! Na verdade, ainda vai demorar um tempinho para minha total recuperação. Os personagens, o enredo, as reviravoltas

site: http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/2016/09/book-update-1-never-fade-by-alexandra.html

Ana 20/09/2020

Eu achei o início um pouco arrastado, mas depois tomou um rumo bem legal

wisegirlII 25/10/2023

Ação, ação e ação
Livro muitíssimo bom. Não é um dos meus gêneros favoritos, mas fiquei contente com a história. Chorei quando o Bolota e a Ruby se reencontraram, a coitada da Ruby sentiu tanta falta dele, do Liam e da Zu que eu achei muito querido o jeito que eles ficaram, bem irmãos. O Liam só foi aparecer no meio do livro, ainda sem memória o coitado ta sofrendo pq a Ruby ta na liga além de ter apagado ela de suas memórias, mas ter deixado o sentimento. To sofrendo por esse casal. Chorei muito com o final do livro.

Camille 18/01/2024

O 2° livro se passa cerca de 6 meses depois do 1° livro. Mostrando a Ruby na Liga e fazendo missões para a mesma. Os problemas começam quando ela resgata um prisioneiro e descobre que ele é uma pessoa muito importante para a Liga, ele acaba enviando ela em uma missão secreta e aí que tudo começa a desmoronar. Ao longo do caminho, Ruby reencontra antigos conhecidos e muitas verdades vão sendo reveladas
lolos2ð 30/01/2024minha estante
amg leu em inglês ?

zitsõl 18/01/2023

levemente decepcionante?
Devido a tradução do livro estar ruim e eu ter que ficar lendo em inglês a leitura toda ficou meio picotada, então não consegui aproveitar tanto assim a história. Adorei a introdução dos novos personagens: Vida (minha blue duplamente favorita), jude e nico. E foi muito legal quando todos se encontraram também. Queria ter mais de Ruby e Liam, mas duvido que eu vá conseguir ler o próximo? ?
Giovanna317 27/01/2024minha estante
Você leu ele em inglês ou traduzido na Internet? Tenho inglês intermediário e estou com medo de pegar ele pra ler em inglês e me bater muito

zitsõl 02/02/2024minha estante
oii desculpa a demora para responder, o skoob não notifica! então, pelo o que me lembro tinha bastante tempo da minha leitura do 1º livro, aí acabei esquecendo várias coisas e precisava relembrar no meio da história. isso juntando com a tradução que tava bem ruim (olha que eu nem sou de reclamar disso), aí tentei o inglês e mesmo assim não fluiu tanto (apesar de ser formada e ter um certo conhecimento não gosto mesmo, principalmente em fantasia, ficção)

zitsõl 02/02/2024minha estante
acho válido você tentar sim, ainda mais se vc já leu outros livros parecidos em inglês, mas na minha experiência não foi tão lehal

Bia 06/05/2022

dor e mais dor
esse é aquele tipo de livro que te deixa de cabelo em pé pelos plots e pelas intrigas, mas tbm é aquele que no final corta seu coração em pedaços e deixa jogada no chão chorando. Eu amei. Leiam.

Giovanna317 27/01/2024minha estante
Acha que é difícil a leitura pra alguém que tem inglês intermediário?

beatriz3345 28/01/2024minha estante
Giovanna, é um pouco mais desafiador do que ler um romance, mas nada impossível. Acho que vale a pena dar uma chance.

unkown 29/06/2022

never fade!
Esse foi ainda melhor que o primeiro. Um pouco mais pesado e muito mais triste, com certeza, mas melhor.

A história começa um pouco fraca, já que temos que nos acostumar com a Ruby em um cenário novo, com regras e personagens novos o que foi um pouco difícil pra mim, mas depois que ela conhece o Cole e ele explica que o Liam tá em perigo a história só foi ficando cada vez melhor. Os três protagonistas do primeiro livro passaram seis meses separados e o reencontro deles agora foi tão triste... chorei demais com o quanto cada um mudou e o que cada um deles passou.

A escrita do livro é muito boa, eu passava horas lendo e nem percebia o tempo passar e isso é ótimo. Os personagens novos são tudo, no começo achei chato pq queria ver os antigos, mas rapidinho me apeguei ao Jude, Vida e Cole, meus novos amores ?

Tô ansiosissima pra começar a leitura do último livro da trilogia, realmente estou surpresa com o quanto essa saga é boa e o quanto eu tô gostando.