Ana Paula 12/10/2018
Apenas maravilhoso e libertador!
Há tempos estou procurando um conteúdo informativo mas, ao mesmo tempo, com uma leitura leve e instigante. "A lógica do consumo" é um livro que supre esse combo perfeitamente.
Em termos simples, é um livro que analisa, com base em estudos neurocientíficos, o comportamento do consumidor à exposição massiva e cotidiana ao marketing, seja por meios visuais, sonoros, sensoriais ou até mesmo, pela combinação de ambos. De acordo com a sinopse, o livro dá a idéia de ser bem denso e massivo, mas me surpreendi ao ver que a leitura é fácil e rápida. Além de ser um livro breve, o autor constantemente leva ao leitor a refletir sobre o assunto com o auxílio de casos concretos envolvendo campanhas de grandes marcas como Coca-Cola, Pepsi, Guinness, Rolls-Royce, e por aí vai.
De forma geral, acho que é o tipo de leitura que todos deveriam dar uma chance. Entender a lógica por trás do neuromarketing é crucial nos dias de hoje e, de certa forma, empoderador. Na medida em que compreendemos como é pensada a indústria do consumo e os efeitos neurológicos do direto e contínuo contato com ações de publicidade/marketing, poderemos claramente identificá-las e driblá-las, consequentemente, levando-nos a tomar decisões mais racionais e informadas nesse meio.
Fácil 5 estrelas!
Obs: Vi que muita gente se incomodou com a narrativa do autor, especificamente, ao falar bastante sobre os seus feitos e fazer questão em demonstrar o quão revolucionário e referência ele é em sua área de atuação. É, isso não tem como negar: no mínimo, é um dinamarquês bem orgulhozão mas, ao meu ver, não é nada que atrapalhe a leitura e a mensagem a ser passada. ;)