A Lógica do Consumo

A Lógica do Consumo Martin Lindstrom

Resenhas - A Lógica do Consumo

1 | 2 | 3 | 4

Wandeson Felipe 01/07/2020

Livro com exemplos reais muito bons, porém os relatos as vezes se tornavam cansativos.

Pra quem gosta de neuromarketing vale a pena a leitura

Isadora 23/04/2020

Gostei muito do livro, conteúdo muito bom e interessante. Trás muitos insights e apresenta vários exemplos.

Bella Corradi 11/04/2020

Livro traz alguns insight interessantes mas achei um pouco já batidos. Nada de muito novo para quem é da área e trabalha com isso diariamente.

Sabrina Luz 19/03/2020

A LÓGICA DO CONSUMO (Martin Lindstrom)
A publicidade está presente diariamente em nossas vidas. Podemos observar, nas ruas, aqueles outdoors, empenas, abrigo de ônibus com propaganda dos sanduíches mais apetitosos, na TV, rádio e, com o avanço do mundo tecnológico, nas redes sociais principalmente. Mas muitas vezes também somos impactados inconscientemente. E essa comunicação pode ter sido eficaz ou não.

O livro tem duas abordagens. Uma mais centrada para você enquanto consumidor, pois permite à você entender como somos impactados pela publicidade e como, muitas vezes, além de fatores culturais e psicológicos, fatores externos também influenciam diretamente nos nossos hábitos de compras.

A segunda abordagem é mais voltada para os profissionais da publicidade estarem mais atentos à essa nova ciência que vem ganhando notoriedade nos estudos de marketing, que é o neuromarketing. Por meio de pesquisas na área da neurociência tem apresentado estudos da mente humana acerca do comportamento e hábitos de consumo das pessoas e o que, de fato, impulsionam a adquirir determinado produto. Através dos testes, os pesquisadores conseguem obter respostas que, conscientemente ou racionalmente, não seríamos capazes de responder com a mesma veracidade. O que tem resultado em lançamentos de produtos e campanhas mais assertivas, que vão além das pesquisas de mercado praticadas hodiernamente.

Um mundo novo que vale a pena ser explorado!

Livro curtinho, 208 páginas.

Dongo 01/03/2020

Entendendo a lógica
O autor apresenta as principais técnicas utilizadas pra persuadir e fisgar o consumidor. Gigantes do varejo como Apple, Coca cola utilizam olfato, toque e visão pra criar produtos virais. Recomendo a leitura.

Bru 01/01/2020

É um ótimo livro para nos conhecermos melhor como consumidores, identificar os ataques do marketing e ajuda em uma parte da nossa educação financeira quando se trata de auto-controle.
O livro repete algumas coisas mas não achei ruim porque ele recaptura de forma breve e nos ajuda a lembrar de explicações para ligar com o novo tema abordado.
É um livro que foi feito com base em pesquisas reais e com diversos exemplos sendo que nos exemplos o próprio autor explica do que se tratava a propaganda, permitindo que eu imaginasse e não precisasse recorrer ao Google para entender.
Não é o estilo de livro que eu prefiro e principalmente por isso me surpreendeu. A leitura é simples, direta e interativa. Valeu à pena!

mug 17/06/2019

Cansativo
Embora tenha um ótimo conteúdo, achei cansativa a leitura. O autor apesar de ser um ótimo profissional na sua área, carece na questão de escrever um livro.

Leandro Moreira 26/01/2019

Lutando contra o livro
O texto é massante e dá muita volta num tema e ciência que são objetivos. Na interpretação dos dados onde é o momento de análise o autor passa rápido demais. Até o momento o livro não acrescenta nada aos livros de faculdade de 30 anos atrás. Talvez minha expectativa estivesse alta, vou continuar lutando contra o texto moroso e ver se na metade final há algum ponto interessante.

Ana Paula 12/10/2018

Apenas maravilhoso e libertador!
Há tempos estou procurando um conteúdo informativo mas, ao mesmo tempo, com uma leitura leve e instigante. "A lógica do consumo" é um livro que supre esse combo perfeitamente.

Em termos simples, é um livro que analisa, com base em estudos neurocientíficos, o comportamento do consumidor à exposição massiva e cotidiana ao marketing, seja por meios visuais, sonoros, sensoriais ou até mesmo, pela combinação de ambos. De acordo com a sinopse, o livro dá a idéia de ser bem denso e massivo, mas me surpreendi ao ver que a leitura é fácil e rápida. Além de ser um livro breve, o autor constantemente leva ao leitor a refletir sobre o assunto com o auxílio de casos concretos envolvendo campanhas de grandes marcas como Coca-Cola, Pepsi, Guinness, Rolls-Royce, e por aí vai.

De forma geral, acho que é o tipo de leitura que todos deveriam dar uma chance. Entender a lógica por trás do neuromarketing é crucial nos dias de hoje e, de certa forma, empoderador. Na medida em que compreendemos como é pensada a indústria do consumo e os efeitos neurológicos do direto e contínuo contato com ações de publicidade/marketing, poderemos claramente identificá-las e driblá-las, consequentemente, levando-nos a tomar decisões mais racionais e informadas nesse meio.

Fácil 5 estrelas!

Obs: Vi que muita gente se incomodou com a narrativa do autor, especificamente, ao falar bastante sobre os seus feitos e fazer questão em demonstrar o quão revolucionário e referência ele é em sua área de atuação. É, isso não tem como negar: no mínimo, é um dinamarquês bem orgulhozão mas, ao meu ver, não é nada que atrapalhe a leitura e a mensagem a ser passada. ;)

Edson Camara 07/10/2017

É um livro que todo estudante e interessado em marketing de consumo deve ler.
O dinamarquês Martin Lindstrom autor deste livro curto e rápido intitulado A lógica do consumo é conhecido como o guru do marketing, o cara que descobre se as coisas vão ou não funcionar.
Este livro mostra o poder das campanhas de sucesso e dos retumbantes fracassos de marcas famosas. Martin destroi varios mitos impiedosamente e mostra através de pesquisas muito bem feitas utilizando ferramentas de alta tecnologia e técnicas de neuromarketing que o nosso cérebro não mente, mesmo que nós conscientemente gostamos de algo, o nosso cérebro mostra que não e vice versa.
Os ensinamentos e relatos do livro servem para os dois lados do balcão, tanto para quem vende como para quem compra.
O livro é recheado de “causos” de sucesso e fracasso onde mostra quais empresas perderam ou ganharam milhões com seus erros e acertos.
É uma leitura rápida, mas não se iluda, o apêndice traz centenas de links para comprovação dos cases relatado no livro.
É um livro que todo estudante e interessado em marketing de consumo deve ler.
De minha parte vou deixá-lo ao meu lado para consultas durante um bom tempo.

Cristina.Moitinho 31/08/2017

Bom livro!
É um bom livro, trás novidades sobre o marketing, consumo, neuromarketing. Só não gostei de se prender nos detalhes sobre as pesquisas realizadas.

Dione 09/03/2017

Ótimos Insights
O livro funciona como vacina contra a influencia do marketing em nossas vidas. Eu na condição de consumidor me preocupo com essa onda de consumismo, até mesmo o governo tenta influenciar nos nossos hábitos de consumo.

Por isso eu procurei algo que explicasse o que nos levam a consumir de forma desenfreada, e cheguei nesse livro de neuromarketing, frisando que não sou da área, li por curiosidade.

Qualquer coisa que seja dita sobre esse livro eu não vejo como spoiler, está mais para insights, e cada pessoa que ler pode tirar os seus.

Quando se descobre que até o "cheiro de carro novo" é tirado de uma lata de spray, podemos esperar qualquer coisas dos profissionais do marketing, nesse livro vemos os meios que eles utilizam para tentar alcançar nossos cérebros através das emoções e percepções. Vejo técnicas parecidas no PNL, como a do espelho, pelo qual o autor fala em detalhes.

Leitura leve e bem humorada. O que pesa no livro é o fato do autor se autopromover e apesar que durante o livro apresentar pesquisas científicas realizadas por ele e os cientistas contratados, não são conclusivas, ficaria mais confiável se as pesquisas tivessem sido publicadas em periódicos científicos ou similares, porque parece que houve a intenção, a ação e faltou a conclusão.

Anderson668 24/08/2016

O livro das dúvidas contextualizadas
Uma ressalva - O livro tem uma introdução fantástica de Paco.
Será mesmo que o marketing ainda pode evoluir e compreender cada vez mais seu consumidor? Será que marcas consagradas ou novas devem ou não eximir-se dos conceitos antigos de marketing?
Eu tinha uma grande dúvida que era sobre as imagens que tem no fundo do maço de cigarro se influencia o fumante a parar. Essa e outras questões o autor Martin Lindstrom procura esclarecer através do neuromarketing, análise do comportamento do indivíduo no mercado do consumo diretamente no cérebro.
Em alguns pontos o livro é realmente interessante e esclarecedor, por exemplo, o estudo da influência das imagens na caixa do cigarro ou se mensagem subliminar realmente existe. Várias problematizações sobre ações de marketing e publicidade são explicadas, contextualizadas, testadas e comprovadas.
Uma leitura que vale realmente muito a pena, porque nada melhor do que responder aquelas dúvidas sobre o comportamento do consumo (principalmente para quem é da área). Essa combinação de neurologia, marketing e cultura traz uma perspectiva totalmente positiva em relação a evolução do pensamento.

site: http://ideaisideologicos.blogspot.com/

Flavio.Gabriel 14/08/2016

Bom conteúdo, mas faltou um pouco de ciência e sobrou autopromoção
Como todo autor que se auto promove, esse dá uma dose de conhecimento mas não se aprofunda em nada na ciência a que se dedica.

Martin Lindstrom relata seu interesse sobre como o cérebro responde a estímulos de propaganda, publicidade e sua identificação com marcas. Ele faz testes diversos com duas técnicas de mapeamento de fluxo sanguineo e impulsos eletromagnéticos no cérebro buscando responder questões como relação entre fidelidade a marcas e religião, marcas e cérebro, propagandas anti tabagismo, publicidade e sexo, entre outros. As respostas não são tão surpreendentes, mas são reveladoras.

Foi um dos primeiros livros a tratar de neuromarketing de maneira aberta ao grande público e foi bem recebido, mas fica evidente que o interesse não era fazer ciência pelo bem da humanidade, era ciência financiada pelos interesses privados e o livro foi escrito pra vender a marca Martin Lindstrom. Dado os estudos do autor não serem expostos de forma mais clara e científica, posso conjecturar que o autor quer manter seus segredos e seus financiadores tem interesses na neuropsicologia aplicada ao marketing. Ou seja, tratando-se de encontrar mecanismos para nos fazer consumir mais determinada marca, esse tipo de segredo é um pouco assustador.

Apesar do livro ser relativamente antigo, o assunto é atual se pensarmos em Big Data e novos instrumentos para tentar entender melhor nosso comportamento de consumo e nossas decisões economicas. Leitura obrigatória pra profissionais de marketing e amantes de neuropsicologia.

1 | 2 | 3 | 4