A Lógica do Consumo

Resenhas - A Lógica do Consumo

1 | 2 | 3 | 4

Alex Souza 03/01/2016

Muito bom!
Este autor entrou no rool dos meus autores favoritos. Desde a leitura do livro Brandwashed ele me impressionou positivamente e neste ele não me decepcionou, mandou muito bem novamente. Tornei-me fã de seu trabalho, já estou lendo o terceiro livro dele, Brand Sense, só para ter uma ideia de como gostei de seu trabalho.

Para profissionais que trabalham com marketing, empresários, que desejam vender seur produtos e serviços, ou consumidores que desejam controlar suas reações antes de sair consumo, é leitura obrigatória.

Enfim, recomendo, muito bom!

João Souto 29/10/2015

Neuromarketing em ação, até no livro
Ok, vamos a verdade. A verdade é que você não vai gostar desse livro e não porque ele é mal escrito, objetivo demais ou porque seu autor parece gostar de um espelho. Você não vai gostar porque ficará diante verdades que sequer imagina ou concordará de imediato.
Você ama propaganda, todos amamos, só a repelimos quando sabemos tratassem de propagandas. E aqui entra o Neuromarketing. A maioria compra por razões que pensam ser sinceras, mas na verdade são enganadas pelo próprio cérebro que faz associações que de imediato sequer identificamos. Exemplo do cigarro, caso que abre o livro. A parte da Coca-Cola e Ford também chamam bastante atenção, e minha parte favorita, Religião X Esporte. Mesmas sensações, razões diferentes. Enfim, mais de 2000 pessoas passaram pelo teste e ficou claro que nem sempre o que elas pensam que as motivam foi de fato o ponto determinante na decisão de compra. O livro é de fácil leitura, parece matéria de revista, até me questionei se essas 208 páginas não seriam mero papo furado, mas o tema compensa. Sim, o autor deveria ter se aprofundado mais (por isso 2 estrelas) uma vez que chegou até onde nenhum homem jamais foi em suas conclusões, mas infelizmente tudo ficou superficial. A obra trás uma poderosa pesquisa e vem revolucionando o marketing; vai fazer um belo estrago quando o lado negro dominar os meios de potencializar a eficácia de seus métodos.

Estudantes e qualquer um que se interesse pelo tema e as influências sobre nossas ações e emoções devem ler o livro. Sim, "devem" ler o livro. Mas devem complementar com outros materiais pois só este trabalho é pouco para um tema pertinente.
Flavio.Gabriel 14/08/2016minha estante
undefined

Gabi 23/09/2017minha estante
Oi! Gostei muito do seu comentário. Você conhece alguns outros livros que também envolvam neuromarketing e as questões apresentadas no livro para indicar?

Cezar Felipe 22/02/2015

Entusiasta, mas fascinante.
Martin Lindstrom trata do neuromarketing, a mais nova e eficaz 'ferramenta' para construir estratégias de vendas e idealizações de novos produtos por meio da leitura cerebral, de uma maneira bastante entusiasta. Os leitores de primeira viagem do assunto podem ter uma noção mágica do neuromarketing. Porém, o livro não deixa de ser ótimo, trazendo cases reais e dados comprovados para apresentar de maneira fácil e didática esse novo meio de fazer vendas. Um dos melhores do ramo, com certeza.

Tauana Mariana 06/04/2014

Não é lógico
Gostei muito, muito mesmo, do livro. Traz dados, histórias e cases que eu nem imaginava que existia nesse nosso mundo publicitário. O mais interessante é que, através de ressonância magnética e de tomografias, o autor consegue desvendar mitos e confirmar suposições que existem em nosso meio.

Sim, nós compramos com a emoção, mas também com o tato, o olfato, o paladar, audição e a visão. Sim, nós nos envolvemos emocionalmente com as marcas. Sim, as emoções ganham da razão nos segundos de decisão de compra. E não, sexo não vende.

site: http://tauanaecoisasafins.blogspot.com.br/2014/04/a-logica-do-consumo.html

Moacir11 18/11/2012

Sexo na propaganda vende?

Qual é o poder da propaganda subliminar?

Livraço. Daqueles que eu leio em 3 dias. E foi o que aconteceu.

Explica como as cores são escolhidas para os produtos, qual a função do cheiro na propaganda. Você vai saber o impacto das fotos em maços de cigarro.

Aqui você pode ler uma pequena parte do livro:

Indicado para quem gosta de pesquisas de mercado, publicidade, propagada e afins

Frase: "O teste da Coca-cola e da pipoca nos cinemas foi manipulado. O teste foi uma farsa"

Marcílio 11/02/2011

Inovador
Eu estava louco para achar algo do tipo: entender o que passa na cabeça de um consumidor na hora da compra. Isso é Neurolinguistica. Neste livro o autor junta seu vasto conhecimento em Branding com a Neurolinguistica. Ele vai além a teoria, ele busca na ciência uma resposta.
Mas por se tratar de um assunto novo, há pouco o que se falar. E algumas conclusões são meio contraditórias ou pouco explicativas. Mas para um ponta-pé inicial em algo, este livro é bem completo.
Minha mente foi aberta, e passo a enxergar o consumo de uma forma diferente.
Mas ainda falta muito para este ser um livro completo e indispensável.

Rodrigo 09/07/2010

O tema é interessante
A neurociência é um tema interessante, assim como alguns aspectos deste livro, mas não gostei do autor e seu estilo de auto promoção.
kakamachine 01/11/2010minha estante
Tb não gostei muito da auto promoção do Lindstrom. Mas o conteúdo compensa a leitura.

24/10/2012minha estante
Iniciei a leitura e logo no prefácio tem um depoimento de um cara que não diz o que faz ou quem seja e só faz elogios ao autor.

Leandro Moreira 01/11/2012minha estante
Comecei a ler faz 5 minutos e já na página 23 me irritei muito com o autor. A auto promoção é cansativa demais, mas como o tema é muito interessante vou até o fim!

Mau 09/06/2014minha estante
É a parte chata do livro. E eu pensando que eu estava sendo crítico demais por não gostar dessa auto promoção do Lindstrom. A sorte dele é que o livro é realmente bom. rs

Moitta 16/07/2009

Cheire, ouça, compre.
O Neuromarketing entra em cena. O livro é absolutamente atual, inclusive seu conteúdo e a forma como é escrito lembra uma matéria de revista, obviamente mais aprofundada, com apresentação dos resultados de algumas pesquisas pioneiras na avaliação de como o cérebro dos consumidores reagem às propagandas. Usando equipamentos para medir as áreas de atividade cerebral durante a exposição à propagandas e logomarcas o estudo mostra como reagimos à publicidade, o que capta nossa atenção. De fato, um ponto importantissimo é que geralmente o que dizemos (e acreditamos saber) sobre porque fazemos algo (como escolher um produto entre varios) e o que realmente sentimos são coisas diferentes, assim os questionarios normais para testar a aceitação de um produto baseado no que os entrevistados dizem valem pouco ou nada. Realmente a maioria não sabe porque escolhe A em vez de B, ou muitas vezes diz o que acha que é, e esta tremendamente enganado.
O caminho para as emoções passa pela estrada dos sentidos, e o livro mostra que olfato e audição são mais eficientes que imagens; cheiro e/ou som junto com sua respectiva imagem são ainda mais eficientes.
Compramos coisas para definir nosso status na sociedade e assim garantir sucesso (proliferar); compro uma camisa Ralph Lauren para mostrar que sou despojado e tenho dinheiro e bom gosto. Imitamos os outros e mais do que isso, devido aos neurônios-espelho, ver alguem fazendo algo nos dá a sensação de estar fazendo aquilo. O ato de colecionar dá a ideia de controle e segurança, e crianças com dificuldades para se enturmar tendem a colecionar mais. Sexo na propaganda tende a desviar a atenção do que é anunciado para o sexo, e vale mais pela polêmica que cria. Os rituais são cativantes e tendem a manter os clientes leais às empresas e o prazer da compra é semelhante ao "espiritual", de pertencer a uma religião ou seleto grupo de pessoas com um jacarezinho nas camisas.
O livro é o resultado de um estudo de 3 anos, mais a experiência de 20 anos de Lindstrom na publicidade. É bem humorado, simples e cativante. Fica evidente o entusiasmo do autor, que passa boa parte do livro explicando como a pesquisa é inovadora, detalhes de como ocorreram e qual deve ser sua aceitação. Naturalmente, o estado de espirito do autor passa para seu texto, que eu recomento a todos que se interessem em saber por quê compramos.
Júlia 29/10/2022minha estante
Esse livro é bom mesmo?