A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Karolina 28/04/2021

Em resumo...
Rapaz consegue emprego em uma livraria e acaba envolvido com pirataria, enigmas, códigos, cultos estranhos, irmandades e sociedades secretas.

"Todos os segredos do mundo que merecem ser conhecidos estão escondidos debaixo do nossos olhos"

Emmy 05/09/2015

Uma mistura de antigo e novo
A trama se desenvolve com Clay Jonnes, um web-designer que perde o seu emprego e resolve ir à procura de um novo pelas ruas de São Francisco e se depara com um aviso de “Procura-se atendente” em uma livraria 24 horas, ao qual começa a trabalhar no turno da noite onde irá descobrir um mundo misterioso onde uma sociedade secreta, busca há 500 anos, a solução de códigos que prometem ter o segredo da imortalidade.

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra contem uma mistura de antigo e novo, de um lado uma livraria secular com estantes que vão do chão até o teto e se perde no meio da escuridão de tão extensa, que parece se estender ao infinito com livros antigos e cheios de mistérios, e por outro lado tecnologia de ponta, com e-readers, interatividade virtual, wi-fi, banda larga, supercomputadores e várias redes sociais como o Google que nos últimos anos são indispensáveis para o ser humano.

Clay Jannon é um cara bem comum, fascinado por literatura e tecnologia, adora jogos de RPG, filmes e se divertir com os amigos, vemos inclusive que graças aos amigos de Clay é que ele consegue desvendar os mistérios da livraria. Cada um contendo seu papel, como ele mesmo faz analogia aos jogos.

“- Além disso, eu é que sou o ladrão nesse roteiro. Kat ergue uma sobrancelha e eu explico baixinho. – Ele é o guerreiro, você é a feiticeira e eu sou o ladrão. E esta conversa nunca aconteceu.”
Robin Sloan nos prova que mesmo no meio de tanta tecnologia, gadgets e aplicativos incríveis, a leitura ainda é sem dúvida prazerosa, podendo desfrutar no imaginário e o fascínio pelo conhecimento contido em páginas.

site: http://inspirationbox.com.br/resenha-a-livraria-24-horas-do-mr-penumbra/

RafaelMarchesin 01/08/2016

A livraria 24 horas do Mr. Penumbra
A primeira visa, este é aquele livro que parece preservar uma ótima e instigante história, onde a imaginação e a sinestesia será explorada até nosso âmago. Mas a descepção é nossa primeira companheira neste livro. Uma história simples, sem muitos mistérios, onde as coisas acontecem de modo superficial numa narrativa que tenta ser "descolada". Provavelmente o autor ganhou algum dinheirinho por colocar marcas em seu livro, já que cada coisa que o personagem cruza tem que ter uma marca associada... do mais: uma leitura simples e leve, com baixíssimas pretenções. Não espere muito do livro, mas ele não é ruim... apenas é. Só falta um pouquinho de tempero.

Alê 27/07/2021

Premissa boa, leitura fluída mas o autor exagerou no palavreado tecnológico e esqueceu de dar profundidade aos personagens. Poderia ter sido MUITO melhor.

Evy 12/05/2015

Um livro sobre livros, para os amantes de livros
É com uma dosagem certa de mistério e aventura que Robin Sloan nos convida a entrar na livraria do Mr. Penumbra. A leitura é leve e bem desenvolvida tornando possível viajar pelas páginas deste romance sem nos cansar. Julgando o livro pela capa pensei que o autor fosse contar a estória de uma livraria habitada por fantasmas, só que não, e eu fiquei muito surpresa (e satisfeita) com a estória de Sloan. O autor conseguiu unir livros antigos com as atuais tecnologias, romance com humor, suspense e muito mistério. Surpreendente a cada página. Tem pessoas que ainda gostam do cheiro dos livros e eu sou uma delas.

Rossine 13/08/2020

A primeira coisa que chama a atenção no livro é a capa – linda, por sinal. O nome também instiga o leitor a ler. O enredo é cheio de mistérios, focado na “irmandade” por trás da livraria, acompanhando Clay Jannon na busca pela resolução. O autor mescla tradições e novidades tecnológicas, aliás tanta tecnologia que agradaria a muitos nerds, mas pode deixar confuso o leitor comum. A trama é bem costurada, convincente, apesar do tema um pouco fantasioso, mas peca um pouco pela falta de emoção. Dos personagens, apenas Jannon é bem explorado, dando-lhe o carisma necessário. É um bom livro, mas que não chega a ser um livro marcante. O final não compromete, mas também não surpreende.

Emily.Reolon 20/01/2021

Meio blá, na minha opinião!!
O livro é uma boa pedida para aqueles que não tem o hábito da leitura, é leve, não tem uma linguagem pesada, ou seja, o vocabulário é simples, tem alguns termos mas que vem com uma nota de rodapé que auxiliam!
A história é interessante, tem um suspense leve que envolve a livraria do Mr. Penumbra! Porém, não me prendeu como acontece com alguns livros... não fiquei imersa na leitura, facilmente divagava!
Mas vale a leitura, foi o primeiro livro que li desse autor, então, não posso afirmar que todos os seus livros são assim!

31/07/2013

Sabe aquele livro que você pega para ler achando que entendeu uma coisa com a sinopse, mas, na verdade, acaba revelando-se algo completamente diferente do que esperava? Pois é. Isso já aconteceu comigo antes. Só que no caso de A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra não foi uma surpresa boa. Eu passei esse livro na frente de muitos outros porque pensei: "Ora, uma livraria! Se tem livraria, então temos livros e se temos clientes que se enfurnam em cantos obscuros junto do proprietário, então temos...um clube do livro!" Mas não é nada disso.
Logo podemos perceber que o Clay, o narrador dessa história, é um personagem que não tem nada de especial. E ele faz questão de ressaltar isso. Um desempregado como tantos outros, atingido pela forte recessão, e que está em uma busca interminável por um emprego. Até aí, nada de novo.
Mas quando ele procura por um emprego na Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, as coisas parecem que vão ficar interessantes. O Mr. Penumbra é um senhor bem peculiar, silencioso e que comanda uma livraria aparentemente calma. Clay fica animado por finalmente sair do desemprego e aceita trabalhar no turno da noite, encontrando certas exigências bem intrigantes, assim como a clientela com a qual ele logo irá se deparar. E não são apenas as pessoas, mas também os livros que elas virão requisitar, todos parte de um acervo localizado em uma estante tão alta que praticamente some na escuridão da biblioteca e onde Clay deverá se aventurar sem, no entanto, nunca bisbilhotar no conteúdo desses livros tão misteriosos.
E eu achei que, até aí, o livro já estava muito bom. Estava falando de livros, uma possível sociedade secreta relacionada a livros. Só que, mesmo assim, sentia que faltava alguma coisa. A leitura estava fluindo bem, estava gostosa, mas não tinha nada de impressionante, nada que me fizesse querer devorar suas páginas, ávida por descobrir o que mais A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra me guardava. Estava morna.
Então as coisas começaram a ficar estranhas. O autor introduziu uma discussão sobre tecnologias, partindo, é claro, do princípio de seu protagonista ser um web-designer e possuir certo conhecimento técnico, mas a forma como essa temática foi evoluindo...para mim, não fez o menor sentido. Houve momentos em que o Google era o foco do livro, então eu parava um pouco a leitura, voltava algumas páginas e pensava: "Mas espera, quando é que o Google passou a tomar o lugar da Livraria 24 horas do Mr. Penumbra?"
O fascínio pela tecnologia, pelo desenvolvimento de novas técnicas que eu nem sei se já existem ou se estão sendo trabalhadas, invade o espaço e os livros ficam em segundo plano. Aí parece que o autor sacode um pouco a cabeça, se lembra do que estava escrevendo, e retoma os livros. E eu volto a me acalmar.
No geral, A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é uma leitura agradável, mas sem qualquer fascínio. O que eu pensava se tratar de um livro sobre a investigação de um novo atendente de livraria a respeito de uma possível sociedade-secreta-clube-do-livro, acaba tornando-se a demonstração de como os computadores estão evoluindo e já superaram em muito os pobres livros e de como Clay não consegue ficar de boca fechada por muito tempo porque ele logo sai contando para todo mundo o que ele suspeita estar acontecendo dentro da livraria (Clay, você não é nada discreto; péssimo para um detetive).
Na minha opinião, toda essa parte de tecnologia poderia ter sido retirada tranquilamente do livro e o autor poderia ter explorado bem mais a descoberta dessa sociedade secreta por parte de Clay que, para mim, ficou algo superficial e fácil demais. Não houveram conflitos o suficiente no livro que me fizessem ansiar por suas resoluções, contratempos que me fizessem torcer pelos personagens. Ficou tudo insosso.
Portanto, é um livro bem escrito, mas não bem desenvolvido. Uma pena que minhas suspeitas não se confirmaram, acho que teria me divertido bem mais com a história.

site: http://onlythestrong-survive.blogspot.com.br/2013/07/resenha-livraria-24-horas-do-mr.html

Sol 10/11/2020

Talvez para quem está mais integrado ao mundo de códigos, esse livro seja mais interessante do que foi para mim. Vale a leitura, mas não era o que eu esperava.

Dayse.Carla 20/01/2021

Bom.
Demorei uns três anos para terminar esse livro, foi um pouco cansativa a leitura mas com um enredo interessante. No geral, achei só bom.

SahRosa 07/08/2013

A busca por um emprego leva Clay Jannon a uma estranha e escura livraria, aonde consegue ganhar a simpatia de seu dono: Mr. Penumbra. Entusiasmado com o novo serviço, Clay vai reparar que existe algo a mais que simples livros na Livraria 24 horas. Há segredos por entre as prateleiras, algo tão curioso, que o levará a uma jornada sem igual, revelando uma descoberta muito desejada por uma estranha irmandade, que parece estar ligada a livraria e Mr. Penumbra.

Há 500 anos, pessoas tentam decifrar um estranho sistema de códigos, que prometem levar a uma revelação surpreendente e Clay Jannon consegue facilmente o acesso para esse segredo...

***

Aos apaixonados por livros, A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é uma experiência sem igual. Acredito que todos aqueles que apreciam a companhia de livros, devem um dia conhecer esse livro tão intrigante e bem moldado. Um romance delicioso, que une passado, presente e futuro, o velho e o novo, as eras antigas e a tecnologia. A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra é instigante e desafiador, uma obra que me deixou envolvida a cada página que eu ia virando, Robin Sloan criou um enredo inteligente cercado de cultura e mistérios.

Acredito que muitos fãs de RPG (Role Play Game), e cultura nerd, vão se identificar com os personagens criados por Robin, que introduz em seu livro muitas citações a fantasia, jogos, livros e universo geek.

Ao término do livro, pude perceber o quanto fabuloso é este livro, que termina ainda mais encantador do que seu começo. Robin sem dúvidas é um autor incrível, ele criou um enredo bem articulado, de fácil compreensão, com uma narrativa rápida e envolvente, mais que isso, A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra, ainda possui bons mistérios e personagens otimamente desenvolvidos. Além de trazer várias mensagens ao longo dos capítulos, fechamos o livro com um bom aprendizado e com a satisfação de ter tido uma leitura sem igual. O livro certo para o tempo certo!

Só posso terminar dizendo, que é uma leitura mais que obrigatória aos amantes de livros, você com certeza vai se envolver com essa livraria!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/

Leonardo.Telmann 07/02/2021

Otimo?
O livro consegue misturar tecnologia e livros de uma forma perfeita, na minha opinião. A livraria 24 horas do Mr. Penumbra é um otimo livro, que aliás contem o segredo da vida eterna, ou quase.

Thaty 16/06/2013

"O livro exatamente certo, no tempo exatamente certo"
Vou tentar não escrever muito (o que será difícil), porque o livro foi realmente incrível.

Clay Jannon é o novo funcionário da livraria do Mr Penumbra, uma livraria difrente, pois, não é frequentada muito assiduamente e há alguns livros estranhos em prateleiras que vão até o teto!

Surpreendente a cada página! Você acompanha a curiosidade dos personagens, tenta prever o que vai acontecer, quer pular para a última página para saber o fim do mistério rs

Uma aventura na qual você embarca e não quer parar até saber onde ela termina. Da vontade de entrar do livro para conhecer de pertinho e desvendar os mistérios escondidos na Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra.

Mais que recomendo!
Pati 30/06/2013minha estante
que legaaal. 5 estrelas é pra poucos!