A arte de ouvir o coração

A arte de ouvir o coração Jan-Philipp Sendker
Jan-Philipp Sendker

Resenhas - A Arte de Ouvir o Coração

survivepines 03/11/2020

eu nunca achei q fosse SENTIR TANTO o quanto q eu senti com esse livro.....QUERO LEVAR PRA VIDA
Vanúbia 03/06/2021minha estante
Acabei de concluí-lo em lágrimas! É um livro muito especial...

Vcaldas 10/06/2023minha estante
Conclui a leitura recentemente. Muito tocante!

Cristiane190 27/11/2023minha estante
Meu preferido ??

stsluciano 09/05/2013

Em dos melhores livros que já li.
“A Arte de Ouvir o Coração” é um livro que já impressiona pelo projeto gráfico da capa*. Não há como deixá-lo passar despercebido: diversos insetos tomam conta da capa que, em mãos, ainda nos surpreende por serem estes insetos, na metade de baixo, em verniz, e na superior em alto relevo. Gostei muito, acho que é uma das mais belas capas que já vi, mas ela casa com o título do livro? Sim, faz todo o sentido.

No livro, que marca a estreia do autor, o alemão Jan-Philipp Sendker, escrevendo em língua inglesa, somos guiados por Julia, que parte em busca de seu pai, um proeminente advogado que desaparecera sem deixar rastros após viajar em segredo para a Birmânia. Para aumentar o mistério, sua família – inclusive sua esposa – pouco sabem de sua juventude no país, sendo esse um dos poucos assuntos acerca dos quais ele não aceita ser questionado.

Como imigrante, Tin Win, o pai de Julia, se diferenciava dos demais americanos por ter mantido um estilo de vida discreto, apreciando música e se portando de forma que os outros achariam peculiar, sem, no entanto, dar qualquer mostra à sua família de que um dia poderia desparecer.

Julia decide, quatro anos após o desaparecimento, partir em busca de seu pai, saber o que aconteceu. Na Birmânia, é abordada por um velho que diz conhecê-lo, e, mesmo com ela relutando em acreditar, lhe conta uma história, e ela demora em aceitar sobre quem se trata.

O livro alterna constantemente a narrativa, mesclando as memórias de Julia, e sua busca pelo pai desaparecido, com os relatos do velho, chamado U Ba. Enquanto ela narra a história em primeira pessoa, U Ba utiliza a terceira, demarcando, claro, que tomou conhecimento dela por outra pessoa. Já questionei muito esse tipo de estrutura em outros títulos, mas aqui ela se dá de forma perfeitamente harmônica, e torna o livro agradável de ser ler, os fatos não acontecem precipitadamente, e, ainda, as inserções narrativas de Julia entremeadas às de U Ba nos permite acompanhar o que ela pensa sobre o que lhe vai sendo contado.

E a história impressiona. Tin Win, um garoto que é personagem da narrativa de U Ba, nasceu em uma data propícia para sortilégios – os birmaneses são supersticiosos e acreditam fervorosamente na influência dos astros em suas vidas – então seus pais ficam preocupados com seu futuro. Quando por fim algo ruim acontece, sua mãe compreende que os sinais já presentes em seu nascimento foram confirmados, e acaba abandonando-o. Penalizada, Su Kyi, uma vizinha, passa a cuidar dele como se fosse seu filho.

Tin Win sempre fora uma criança peculiar, isolada, dada a observar, sozinho, a natureza, então quando ele perde a visão, Su Kyi pensa consigo mesma que não sabe ao certo se ele ficou cego devido a uma doença ou se apenas se recolhera a um recanto ainda mais profundo de sua personalidade, onde ninguém mais conseguiria alcançá-lo.

O modo como ele passa a perceber o mundo à sua volta, através, principalmente, da audição, é o que dá título ao livro, e se complementa quando ele conhece Mi Mi.

Mi Mi é uma garota que nascera com um problema ortopédico que a impede de caminhar ereta. Dona de uma personalidade altiva e alegre, além de uma voz belíssima, é uma das personagens mais marcantes com a qual já tive contato em um livro, e seu encontro com Tin Win um “casamento” perfeito.

Ele não pode ver; ela, andar. Juntos têm todo o mundo diante de si.

"(…) Ela não era um peso. Era necessária".

– Página 147

Um dos pontos positivos na construção dos personagens do livro é que o autor não faz deles heróis sem pontos fracos, nem, tampouco, portadores de necessidades especiais que são dignos da nossa profunda pena e admiração. Ao contrário, Tin Win em nenhum momento quer ser visto como inválido, e Mi Mi, apesar de ter de se locomover rastejando, mantém uma postura e asseios impressionantes, fazendo com que seja respeitada por todas as pessoas que a conhecem.

E não são isentos de falhas. Até aprender a usar seus novos sentidos, mais aguçados pela necessidade de compensarem a perda da visão, Tin Win cai e se machuca – principalmente em seu íntimo – diversas vezes; e Mi Mi, por sua vez, inveja silenciosamente as outras crianças que podem andar.

É uma bela história de amor, e, como tem de ocorrer nas melhores delas, assume na segunda metade do livro um tom melancólico, um sentimento de perda que vai aumentando a cada página, e segue até o desfecho. Esses trechos me fizeram questionar Tin Win, suas atitudes, sua passividade, permissividade e inércia quando não age, não busca o que todos os leitores que tiverem o livro em mãos acreditarão ser o natural, a coisa certa a se fazer.

Por outro lado, em um dos diversos momentos nos quais parei com os livros em mãos, pensando a respeito do que havia lido, me veio a noção de que nada é da maneira que esperamos para nossas próprias vidas, ainda mais nos casos onde não somos donos de nossos caminhos ou estamos presos a tradições, sentimentos de dever e subserviência aos quais apenas uma pessoa tão boa quanto Tin Win poderia se sujeitar e não se rebelar.

A última parte – o livro é divido em três – é bela, o final, tocante, terno, mas tenho comigo que ela não aplaca todas as perdas, as falhas; e fica aquela sensação de que os personagens deixaram tanto em aberto que jamais conseguiriam suprí-las, mesmo que se esforçassem muito.Tal qual na vida real.

Talvez por isso o livro tenha mexido tanto comigo.

**Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2013/05/a-arte-de-ouvir-o-coracao-resenha-126.html
Beth 10/05/2013minha estante
É emocionante esse livro.gostei muito de ler sua resenha e me interessei mais ainda em ler o livro.Já havia ouvido falar muito bem dele e fiquei interessada.Vou ler com certeza.

Aline 13/05/2013minha estante
É interessante como dá pra perceber quando uma resenha é escrita por obrigação e quando ela é escrita porque realmente gostou do livro. E dá pra ver que vc realmente gostou do livro. estou fascinada com o enredo e ja louca pra ler. Entrando para minha lista de leitura de 2013!

cristiane190 15/05/2013minha estante
Ainda não sabia nada desse livro e fiquei muito feliz em ler sua resenha espetacular gosto e admiro quem escreve tão bem sobre um assunto que goste, já está na minha lista de desejados.

Tânia Regina 19/05/2013minha estante
Muito interessante essa históris, me lembrou um filme que assisti que tinha "O Mistério da Libélula" com Kevin Costner, só que no caso era a filha dele.

Saleitura 25/05/2013minha estante
Uma história que com certeza toca os coração e quero muito ler. Conhecer Tin Win e a lição de vida que traz para todos que reclamam da vida de barriga cheia.

Gabi l Vai um spoiler aí? 31/05/2013minha estante
Esse livro me pareceu muito interessante, ainda mais pelo seu coração de favorito. quero muito lê-lo.

Nay 15/01/2015minha estante
Ainda queria entender quem era realmente o U Ba, ainda to martelando, não sei se é o sono

jbueno2023 21/06/2023

Comovente
Um livro sensível, comovente e delicado. Uma leitura envolvente, fluída e inspiradora.
Muito bom, recomendo a leitura.

Julia.Hellen 14/06/2022

?Do que você tem medo? Do medo?
Esse livro foi pro ranking das 5 leituras favoritas. É simplemente, lindo e triste. Tin Win me ensinou diversas coisas, mas principalmente a lidar com a vida. Mi Mi me mostrou a simplicidade em viver a vida através de quem ela era. Ela me surpreendeu até o final da história, e eu só queria escutar ela cantando kkkkk

Os dois me fizeram entender o quanto o amor pode ser profundo e verdadeiro, e que duas pessoas podem se amar se verdade pro resto das suas vidas ???

Luara 22/02/2020

A arte de ouvir o coração
É um livro bonito, em suas entrelinhas revela ensinamentos... O livro me prendeu pelo mistério, para mim chegava até ser algo místico.

site: instagram.com/estantedaluu

Anna 15/06/2021

Vou levar pra Vida
Eu nem sei o que falar sobre, teve um começo interessante, um meio um pouco arrastado e monótono, que quase me fez deixar de ler( pois não é o meu estilo de livro preferido) mas ainda bem que eu não parei, pois esse final valeu tudo, basicamente todo o final não tinha passado na minha cabeça, me chorar, me fez pensar, enxergar tudo de uma maneira diferente, e me fez chorar de novo kkkk, eu simplesmente amei essa história, em muitos momentos deu um quentinho no coração, e eu com certeza vou levar essa história pra vida.

Bella 24/05/2021

Surpreendente
Nn achei que podia me prender tanto a um livro.
Mas a narrativa e um pouquinho lenta porem com toda a certeza vale a pena

cilia 03/06/2021

A Arte de Ouvir o Coração
Não lembro quando que eu li esse livro, acho que foi ano passado. O final é um pouco surpreendente. A filha de um advogado famoso asiático foi em busca de respostas. Antes da formarura dela, o pai dela simplesmente sumiu sem deixar nenhum rastro e o primeiro lugar que ela decidiu ir procurar ele foi pra cidade natal. Enfim, é a jornada de entendimemto da filha sobre a vida que o pai deixou pra trás. É um livro incrível.

Manuella_3 14/03/2014

Uma leitura para o encantamento!
Uma leitura cheia de significados em cada página, que estimulam os sentidos com cheiros, imagens e sensações. É uma exigência que o leitor seja sensível e atento à simplicidade das pequenas coisas, para que perceba a grandeza destas.

O livro conta a história do amor entre Tin Win e Mi Mi, birmaneses separados pelo egoísmo e propósitos que não eram seus.

Julia parte em busca do pai, advogado bem sucedido, que há quatro anos saiu de casa e nunca mais voltou. Vai até a cidade onde o pai cresceu, na Birmânia, e reúne, com certa impaciência inicial, os pedaços de uma história que desconstrói, aos poucos, a impressão errada que tinha sobre os possíveis motivos que levaram o pai a deixar a família.

A narrativa divide os capítulos alternando duas vozes. Uma delas é a de Julia, em primeira pessoa, no tempo presente, experimentando um lugar e uma cultura novos e tão diferentes de sua vida em Nova Iorque. A outra é a do narrador-observador, em terceira pessoa, que toma corpo na fala de U Ba, personagem que conta a história do pai de Julia, que se chama Tin Win.

O autor descreve com capricho a cultura birmanesa, as dificuldades de um pequeno e pobre vilarejo do país, a rotina dos monges e a devoção à família como tradição. Essa nova experiência traz outra perspectiva a Julia, que passa a conhecer verdadeiramente seu pai e a compreender o comportamento que ele tinha no mundo ocidental, indiferente às exigências da sociedade de consumo, apesar de nela inserido e de ter feito fortuna. De um lado, Julia representa o nosso imediatismo, nossa vida corrida e cheia de supostas necessidades. De outro, Tin Win e Mi Mi, que experimentam dificuldades físicas, mas desenvolvem habilidades tão sensíveis e nobres que não lamentam o que lhes falta. A capa do livro é curiosa, mas o leitor vai descobrir por que tantos insetos ali...

O final é surpreendente – minha intuição foi certeira desta vez! E deixará o leitor com saudades dos personagens. Ao lado de Julia, aprendemos com Tin Win e Mi Mi que o amor supera distâncias, sabe esperar, é paciente e constantemente renovado pela esperança do reencontro. Uma história de amor inesquecível.
Euflauzino 14/03/2014minha estante
uma leitura sinestésica é tudo de bom não é Manu. e se esta receita vier com uma história de amor e personagens de uma cultura tão díspar aí então torna-se imensamente saborosa.
gosto de livros com palavras e frases que me surpreendam, que tornem a mesmice do dia-a-dia um milagre, algo pra se ver com um outro ponto-de-vista.
e é claro que este livro já está em minha listinha (haja dindim rs). belas palavras, bela resenha!

Renata CCS 17/03/2014minha estante
Que bela resenha Manuella! Gostei da proposta deste livro e pelos seus comentários, parece-me uma leitura fascinante!

wilma 10/07/2014minha estante
Encantada com a história de abandono e amor da criança cega,Tin Win, na Birmania. O livro nos envolve numa narrativa primorosa e o final é fascinante. Confesso que fui inicialmente atraída pela belíssima capa.

Bella 26/05/2021

Ameiiii
Narrativa lenta? Sim
Muito flashback? Com certeza
Mas vale muito a pena então tenha paciência com esse livro!!!!

paolapw 30/10/2020

Um livro que eu vou levar para vida
Esse romance é sensível, tocante, bonito e mais do que isso, ele é inspirador, ele ensina, ele te faz refletir.
Que história forte...
Eu vou levar esse livro e os ensinamentos que ele me trouxe para toda a minha vida.
Eu não sei como descrever essa história.
Leia.

jaque 14/03/2022

A história é muito comovente e os personagens principais uns amores, mas ficaram alguns pontos soltos.

Ana Lyra 11/03/2021

Um romance peculiar
Um livro gostoso de ler, delicado. É de se esperar que o livro fale sobre amor, porém de uma maneira peculiar e muito bonita, diferente de tudo que li até agora. Trouxe-me reflexões sobre como interpretamos algumas situações da vida. Um livro para aproveitar momentos de paz.

Clube Tripas 05/04/2020

[Resenha]
Conteúdo: Jovem/Adulto
Livro: A arte de ouvir o coração
Autor: Jan-Philipp Sendker
Tradução: Carolina Caires Coelhos
Editora: Paralela
Páginas: 253
Avaliação: Adorei (5/5)
Mês: Março/2020
Bibliotecária: Miriam Fernandes / Igaraçu do Tietê
@miriamfernandesdejesus

Algumas leituras nos agradam por serem totalmente previsíveis, mas outras nos deixam furiosas por fugirem do nosso controle! Como se eu, mera leitora, pudesse controlar o destino de cada personagem. Essa foi a sacada do autor que me fez amar a história que fugiu do meu controle. Se você acha que Romeu e Julieta já está fora de moda, espere pra ler essa história!
Julia faz uma longa viagem até o vilarejo de Kalaw (Birmânia) para descobrir o que aconteceu com seu pai, um bem sucedido advogado que sumiu há 4 anos. Ela vai desvendando esse mistério aos poucos, conhecendo a infância e juventude da qual seu pai nunca havia mencionado! A cegueira precoce que fez com que ele expandisse seus outros sentidos, aprendendo inclusive como ouvir o coração das pessoas. O amor por uma jovem que não conseguia andar devido a uma má formação nas pernas, crendices, pobreza e personagens que apresentam lições desafiadoras e enriquecem o enredo estimulante desse livro. Por me considerar uma pessoa prática, devo confessar que me irritei um pouco com a descrição do romance de Tin Win e Mi Mi, havia um excesso de poesia entre essas personagens que não fui capaz de transmitir para a vida real, mas nada que desabone a obra em si.

CooltureNews 19/06/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Para mim este foi um livro surpreendente.

Não sou muito dada a romances assim, então imaginei que talvez fosse um livro que eu demoraria muito para ler. Mas não foi assim. Após os primeiros capítulos me vi conquistada tanto pela história em si, como pela narrativa de Sendker. O autor desenvolveu uma história que vai ganhando o leitor de forma muito sutil, mesclando fatos presentes com a história de um amor tão singelo e marcante.

Tin Win é um personagem que chama atenção, mas não de forma isolada, ele se integra ao ambiente e aos outros personagens, e então se constrói. Bem como Mi Mi, que encanta por sua história e atitudes perante a vida e suas dificuldades. Mas eles não são os únicos personagens ali, e ao conhecermos melhor os demais, vemos o real cenário cultural e as influências que o casal acaba sofrendo ao longo de sua vida.

Impressionou-me o modo como o autor descreveu as mudanças a cerca da relação entre os dois personagens e o florescimento de sua sexualidade. Ele contou a história de um romance adolescente, sem precisar apelar ou exagerar no drama, enfocando na inocência da descoberta e confiando no amadurecimento natural do casal. É como se eles criassem vida e se desenvolvessem sem o auxilio da escrita ou imaginação de Sendker.

A história como um todo possui ares de fábula e mágica, e é fácil imaginar as cenas e sentimentos descritos. O mais interessante é que o autor não precisou se utilizar de uma linguagem intricada ou passar longos parágrafos descrevendo, ele consegue transmitir sua mensagem em poucas palavras, que pode ser compreendida por todos os tipos de leitores sobre o amor e a superação das dificuldades.

Com a leitura desse livro me emocionei como a muito não acontecia. É uma história bela e triste, mas você percebe que ela guarda um final feliz, mesmo não sendo aquele que se espera. Tendo a Birmânia, com seus ares de lenda, e com personagens como Tin Win e Mi Mi, inocentes e capazes de amar incondicionalmente, este livro é uma fábula que fala direto ao coração. Para mim, essa é uma história que nunca sairá de minha mente e espero que outros sintam a intensidade que cada página possui.