Novembro de 63

Novembro de 63 Stephen King

Resenhas - Novembro de 63

Neila Porto 07/12/2023

"Novembro de 63" é um romance escrito por Stephen King, lançado em 2011. A história combina elementos de ficção científica, drama histórico e suspense, apresentando uma narrativa envolvente que leva os leitores a uma jornada única no tempo.

O protagonista da história é Jake Epping, um professor de escola secundária que é recrutado por Al, o dono de um restaurante local, para viajar no tempo e evitar o assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963. Al descobre um portal temporal em seu restaurante e, devido a uma doença terminal, pede a Jake para assumir a missão.

Ao entrar no passado, Jake se depara com uma representação vívida da América dos anos 1960, com todos os seus detalhes, costumes e desafios. O autor faz um trabalho notável na construção do cenário histórico e cultural, mergulhando os leitores na atmosfera da década.

Enquanto Jake se esforça para cumprir sua missão, ele enfrenta inúmeras reviravoltas, dilemas morais e desafios imprevistos. A trama envolve não apenas a tentativa de mudar o curso da história, mas também explora as consequências imprevistas de alterar eventos passados, o "Efeito Borboleta" adiciona complexidade e profundidade à narrativa.

O romance não se limita apenas ao evento central de prevenir o assassinato de Kennedy; ele também toca em temas mais amplos, como amor, amizade, perda e redenção. O relacionamento entre Jake e Sadie, uma personagem que ele conhece no passado, é particularmente comovente e bem desenvolvido.

Em "Novembro de 63", Stephen King mais uma vez demonstra sua habilidade única em misturar gêneros e criar uma narrativa cativante. Quem é fã de viagem no tempo, história alternativa e narrativas envolventes, este livro certamente será uma leitura excelente.

Lanzola 05/12/2023

Perfeito
Stephen King não tem como dar errado!

Esse é sem dúvida um dos melhores (se não o melhor) livro que já li na minha vida.

Queria esquecer que eu o li, só pra ler tudo de novo.

Alef Coelho 04/12/2023

Um final mais que perfeito
"Novembro de 63" é uma obra magistral do renomado autor Stephen King, que mescla elementos de ficção científica, drama e suspense. A trama cativante conduz o leitor por uma viagem no tempo, levando-o à década de 1960, em meio aos eventos que culminaram no assassinato do presidente John F. Kennedy. O protagonista, Jake Epping, é habilmente desenvolvido, tornando-se uma âncora emocional enquanto enfrenta dilemas morais e paradoxos temporais.

A riqueza na caracterização dos personagens e a ambientação detalhada na época contribuem para a imersão total na narrativa. King tece uma teia complexa de eventos históricos e ficcionais, explorando as consequências de mudanças no curso da história. A trama engenhosa é enriquecida por reflexões sobre o destino, escolhas e as ramificações imprevisíveis das ações humanas.

Com uma história envolvente e reviravoltas surpreendentes, "Novembro de 63" é uma obra-prima que transcende o gênero, deixando uma marca duradoura na mente do leitor, ao mesmo tempo que proporciona uma fascinante visão alternativa de um momento crucial na história dos Estados Unidos.

"Novembro de 63" culmina em um desfecho impactante, onde Stephen King tece habilmente os fios da trama para uma conclusão surpreendente. A jornada de Jake Epping para impedir o assassinato de JFK atinge seu ápice, revelando as complexidades do tempo e as consequências imprevisíveis das ações. O autor, conhecido por seu domínio do suspense, entrega momentos de alta tensão que mantêm o leitor ávido por respostas.

O desfecho transcende as expectativas, explorando não apenas a resolução do enigma central, mas também questões mais profundas sobre destino e sacrifício. A maestria de King se manifesta na forma como ele fecha os arcos narrativos, deixando uma impressão duradoura. O epílogo emocionalmente poderoso amarra os elementos da história de maneira tocante, garantindo que "Novembro de 63" seja uma experiência literária memorável até a última página.

bruninha =) 04/12/2023

Melhor do ano!!!
Apesar de não ter gostado muito do final, mas também não sei outra maneira de terminar essa história. amei a trama, a escrita do autor!! me vi tão envolvida que parecia que tinha realmente voltado no tempo. por causa disso, acredito que ele é o melhor.

Taise.Arruda 01/12/2023

Será possível viajar no tempo?
King nos convida e mergulhar nessa fantasia através da narrativa de Jake Epping.
Apresentada por seu amigo Al, Jake volta bo ano de 1963 para salvar o presidente JFKennedy de ser morto a tiros.
Durante sua jornada no passado ele conhece Sadie seu grande amor e ter a missão de impedir que Lee Osvald assassine o presidente.
O Jake não contava é que mudar o passado tbm muda o futuro no chamado efeito borboleta ?
annavitavieira 01/12/2023minha estante
Eu amo esse livro! ??

Gabesxx 01/12/2023

Ufa!
Ufa, finalmente finalizei! Demorei bastante nessa leitura, comecei ano passado e voltei a ler só em abril desse ano. Talvez, pela demora na leitura, acredito que minha experiência teria sido melhor se eu tivesse demorado menos tempo, mas foi necessário.

Bom, este foi meu primeiro livro do Stephen King, e como muitos falam, ele é realmente prolixo, alguns momentos achei a leitura um pouco "arrastada", mas gostei bastante da história em geral, os últimos 20% do livro, eu não queria mais parar de ler, vai acontecendo tanta coisa, que me prendeu demais, e o final inesperado, eu gostei bastante, inclusive por conta desse fim que fez minha nota subir.

Nota: 3,8 ?

Claumdd 28/11/2023

Genial
King mais uma vez nos mostra sua versatilidade e o quão genial é sua escrita. Vai muito além do sobrenatural e do terror. Esse, sem dúvidas, se tornou um dos meus favoritos do autor.

Carol851 27/11/2023

Esse livro promete tudo e entrega ainda mais. É preciso ler
Esse é o primeiro livro do King que leio e a sinopse é extremamente instigante, do tipo que promete um livro favorito da vida. Posso garantir que o livro realmente se torna favorito, mas nem tanto pela sinopse.

A sinopse promete ficção científica por meio de viagem no tempo, mistério, investigação, história e política, com certeza um prato cheio para qualquer leitor. Mas o que faz o livro ser mágico é o romance entre Jack e Sadie. Eu não sou fã do gênero romance, mas acredito que nunca li uma história de amor tão linda e real, mesmo com os elementos fantásticos do livro.

Jack e Sadie são personagens complexos, intrigantes, cativantes e carismáticos por si só, porém juntos mostram o real significado do companheirismo nas relações. A cidade de Jodie e os seus moradores também são personagens cativantes que nos emergem nas vivências dessa pequena cidade. Sendo esse os maiores pontos do livro.

Mas posso garantir que a trama prometida pela sinopse também é incrível e muito bem feita, ficamos bem curiosos para saber de Jack vai conseguir deter Lee e salva Kennedy. Gostei muito do tom mais realista nas investigações do Jack e seus planos para salvar certas pessoas no passado.

Amei muito esse livro, com certeza um favorito da vida e provavelmente o melhor do ano. Recomendo a leitura a todos, se você gosta de romance vai amar e se ama ficção científica ou mistério não vai querer lagar o livro.

P.S.: *alerta de spoilers*
Estou muito triste com o final da Sadie e do Jack, eles mereciam mais.

Milena 27/11/2023

Excelente
"Esse tipo de plano podia dar certo em Gunsmoke ou Maverick, mas ali era a vida real. E na vida real os mocinhos ? e as mocinhas ? às vezes levam um chute na bunda. Ou morrem."

Que livro bom, me deixou com a cabeça explodindo pensando eu tantas possibilidades que uma escolha abre ou fecha. Amei, a escrita do autor me envolveu muito, pretendo ler mais dele

Luanabookclub 21/11/2023

Kennedy, teoria das cordas, romance e fatos históricos.
Achei que não conseguiria mais ler nenhum calhamaço esse ano, e sabia que havia grandes chances de terminar um antes do final do ano, se fosse um do King. E que recompensador ler um livro com tudo que amo, que é conteúdo histórico com viagem no tempo, as repercussões que podem ocorrer com as escolhas a serem tomadas e drama romântico.

Sou uma curiosa sobre a morte de Kennedy e as teorias da conspiração que giram em torno desse fato, muitas vezes me perguntei o que poderia ter acontecido se alguns desses fatos marcantes mundiais não tivessem acontecido, e o livro me deu uma resposta que de certa forma, me convenceu e me fez refletir muito sobre.

Favorito.

O meio dele é um pouco lento, mas a conclusão foi perfeita!

Snowxmann 21/11/2023

Dançar é viver!
Gostaria de dizer que fui tapeada por esse livro. Esperava uma história de viagem no tempo e recebi uma história de amor, logo eu que não sou nada fã de histórias de amor, mas parece que até nisso o King é mestre.
Não saberia dizer sobre a historicidade do livro, não sei nada sobre JKF, só as teorias da conspiração sobre a sua morte, ainda assim no fim do livro King conta um pouco sobre sua extensa pesquisa sobre o tema.
É um livro longo e as vezes até um tanto repetitivo, mas acredito que até mesmo isso funciona com a narrativa da história.
Talvez para nós brasileiros não faça tanto alarde mas eu imagino que os estadunidenses devem perder um bom tempo pensando em como estaria o mundo se Kennedy tivesse sobrevivido, só isso já é um bom pano para uma história, já renderia tantas coisas mas aí temos Sadie e Jake, o casal trágico que nós sabemos desde o começo que não podem ficar juntos.
Mas meu Deus do céu como é fácil torcer por esses dois.
É incrível acompanhar os livros de King e perceber como ele é bom em diversos estilos, nesse aqui ele acertou mais uma vez.
É um livro divertido, com uma boa premissa, personagens TÃO TÃO REAIS que nos convidam a dançar junto a eles.

PITUCALELE 20/11/2023

Novembro de 63
Que leitura maravilhosa! Li esse calhamaço sem sentir a quantidade de páginas!
Uma história de viagem de no tempo contada com maestria.

Kauã 17/11/2023

ESPETACULAR
Simplesmente amei esse livro, a escrita como sempre perfeita do King
Achei que esse livro seria sobre uma fantasia ou ficção científica, e é claro que é mas seu ponto principal e o romance, o jovem Stephen King estava apaixonado quando escreveu

Alem de uma exelente leitura ficcional, apresenta diversas caracteristicas históricas reais, e serve em partes como educacional sobre esse capítulo da história mundial.

Possui uma ambientação sensacional e a historia mais ainda, muito comovente

10/10
Sr. Peba 17/11/2023minha estante
Lhe recomendo ler Joyland, tmb de King, é maravilhoso

Camila.Garcia 16/11/2023

O mestre King não decepciona! Nessa obra temos uma narrativa complexa, envolvente e muito bem escrita. Apesar de abordar viagem no tempo, em nenhum momento ocorre confusão neste aspecto.
O universo criado é muito bem descrito e extremamente detalhado, o que deixa a leitura um pouco arrastada e o livro muito extenso. Poderia ter feito algumas aparas, mas aí não seria Stephen King, não é mesmo?!?
Gostei muito da construção e o desenvolvimento de todos os personagens.
Apesar de ter como foco o fato verídico que ocorreu com JFK e toda a conjuntura política dos EUA na época, o autor trás uma linda e encantadora história de amor com um final emocionante.