Novembro de 63 Stephen King

Resenhas - Novembro de 63

Lucas 12/06/2021

o melhor do King?
por mais que IT continue sendo meu favorito (por questões mais emocionais), dos livros que já li do King até o momento, posso afirmar que esse é o melhor, mais bem escrito e completo. não tem literalmente NADA que eu me lembre de reclamar, aqui o véio mostrou tudo que tinha (e mais um pouco), então por mais que IT seja o meu favorito, esse é o melhor!
Gres 12/06/2021minha estante
Veio mais um favorito do véio

Olivia 12/06/2021minha estante
Veio aí a minha falência

Valéria Medeiros 12/06/2021minha estante
Veio aí!

Tiago Mendes 12/06/2021minha estante
eu to lendo esse livro agora UAAA

Kikibel 12/06/2021minha estante
O véio veio :D

Letí 13/06/2021minha estante
aaaaa meu livro favorito kkkk

Ana 29/06/2021minha estante
ansiosa pra chegar logo ??

Patty 20/07/2021minha estante
Maravilhoso!!

CAsar.Henrique 19/10/2021minha estante
To acabando o meu.... Meu Deus que raiva

CAsar.Henrique 19/10/2021minha estante
Mas o livro é maravilhoso

Dayene 25/10/2021minha estante
Acabei de comprar. O véio veio aí!

Fabrício 15/02/2022minha estante
Tô no comecinho deste, e gostei bastante de It, mas cemitério tem uns lances na parte final do livro que me deixaram doido!!! Por esse motivo ainda é meu preferido.

Rafael 05/05/2022minha estante
Eu como um grande fã do terror tenho IT como favorito mais no quesito escrita e desenvolver da história o que dizer de novembro d 63

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 04/07/2020

Novembro de 63
Na manhã do último domingo fui na padaria do bairro, na noite anterior havia terminado esse livro e (acreditem) por coincidência, quem encontro na fila do pão de queijo? Sim, ele mesmo. Quando o vi de costas não parecia real. Aquele homem alto de cabelos brancos e desgrenhados, já seria raro por aquelas bandas, mas quando ele se virou e ajustou os mini-óculos quadrados à frente das riscas finas que eram seus olhos, o meu semblante não me obedeceu e ficou travado entre o assustado e o incrédulo. Era ele sim, Stephen King.

Eu não quis tentar descobrir por qual motivo ele estaria ali, minha primeira reação foi tietar com uma abordagem desengonçada e vexatória para alguém da minha idade.

— Senhor King, tudo bem? — gaguejei.

Ele se virou apertando tanto seus lábios que eles quase sumiram parecendo um corte de estilete. Um murmúrio do fundo da sua garganta foi o que ouvi enquanto ele me investigava de baixo a baixo.

— Posso tirar uma foto com o senhor? — implorei.

Ele fez que sim e enquanto eu preparava o meu Xiaomi Redmi Note 7, aproveitei para falar do que me atormentava:

— Li ontem seu livro e que história maravilhosa… — Quando me preparei a linha fina da sua boca estava quase se expandindo num sorriso. Então continuei (não deveria ter feito isso).

— Aquela enfermeira, não fez muito sentido, o Al volta com um câncer diagnosticado apenas no passado e já tem uma enfermeira cuidando dele?

Senhor King arregalou os olhos e ajeitou a postura.

— Você percebeu? — sussurrou ele.

Fiz que sim com a cabeça e isso me deu confiança. Não segurei mais minha tagarelice.

— E que barrigada, seu King. Dos 30% aos 65% quase não acontece nada.

— Eu queria contar a história de Jodie, gosto de cidadezinhas do interior.

— Também gosto — concordei —, mas aquilo foi demais, muita coisa e muito personagem que não contribui… Ah, mas a Rosette é maravilhosa, soltei uma gargalhada na fala dela.

Ele mostrou os dentes numa risada descontraída.

— Outra coisa: por que cargas d’água você me apresenta o Jake Eppings em uma narrativa de primeira pessoa por 68% do livro e, do nada, do nada mesmo, uma cena é descrita em terceira pessoa e mais a frente outra bem pequena também? Isso me confundiu.

O riso do rei do suspense se transformou quase dizendo por si só que ele tinha essa permissão, ainda assim King fez questão de verbalizar:

— Licença poética, amigo. Eu posso.

“Ele tem razão”, pensei.

A fila andou mais um pouco e ele deu dois passos curtos, eu acompanhei do lado, virei de costas e tirei uma self com King acima de mim e o teto como fundo.

— Você é escritor? — ele perguntou e isso me deixou nas nuvens.

— Sim — respondi com um sorriso de orelha a orelha. — Tenho um livro que identifiquei tantas coisas parecidas com a sua obra. Por exemplo: Narrado em primeira pessoa, tem dois mundos, algumas escolhas narrativas parecidas e várias, várias (mas não tantas quanto você) referências à cultura pop.

Ele pareceu ficar desconfortável com minha tagarelice empolgada.

— Três pães de queijo por favor — ele falou para a atendente. — Que legal, e seu livro tem nome?

— Yamesh — falei e por dentro eu pensava “caracoles! Tô falando do meu livro para Stephen King”.

— Vou procurar saber mais.

— Mas, seu King, não chega nem aos pés dos seus tá? Eu vou ter que comer muito arroz com feijão pra fazer o que você faz com suas histórias.

— Se você está feliz e tenta fazer outras pessoas felizes com suas palavras, isso é o mais importante — ele disse e senti que parecia ler meus desejos mais profundos. Arrepiei com isso.

— Obrigado — falei. — Ah, e outra coisa, seu King, o final é espetacular. Adorei o Clímax.

— Obrigado — ele me imitou. Pegou o saco de papel e saímos porta afora.

Eu tinha outra coisa para falar, mas não tive coragem. Era algo relacionado com a Sadie nunca ter tido uma experiência sexual e mesmo assim saber como identificar o ápice do ato. Deixei quieto e enquanto ele se distanciava lentamente, eu postava aquela foto em meu Instagram. Fui embora para casa pensando “eu falei com ele, eu falei com ele sobre meu livro” e esquecendo o que tinha ido fazer na padaria.

site: https://anchor.fm/interludioliterario
Mara Flores 04/07/2020minha estante
Melhor resenha!! Kkkkkkkkkkk!!

Guilherme 05/07/2020minha estante
A melhor resenha que eu já li. Muito obrigado por isso! Rs

Vilmar 12/07/2020minha estante
Que resenha massa!!! kkkkk

Maddu / @litera.poesia 30/08/2020minha estante
EU ADOREI KKKKK

comprido 21/09/2020minha estante
belo sonho que você teve

Patygoldstars 12/10/2020minha estante
Sensacional cara !!!!!

Patrícia Machado 16/10/2020minha estante
Muito legal, eu amei, parabéns

Paula.Bringel 25/10/2020minha estante
Amei

Celli.Barros 30/10/2020minha estante
Sensacional! De todas q já li (é olha q adoro ler resenhas aqui), a sua foi A MELHOR!

comprido 01/11/2020minha estante
oxe ler minha

Tuts 03/11/2020minha estante
melhor fanfic do ano

Amanda 15/12/2020minha estante
que sonho de fanfic, pão de queijo nos EUA ?

Cleber 22/01/2021minha estante
Incrivel resenha

Thais600 31/05/2021minha estante
Adorei sua resenha, criativo, sua escrita é muito fluída, adorei.

Julia2985 14/06/2023minha estante
Amei kkkkkkk !!!!!!!!!!

Leonardo.Oliveira 13/03/2022

Uma história extraordinária!
Essa história é delicada, marcante, incrível.
Tem ação, suspense e romance.

Narrado em primeira pessoa, o leitor aterriza em 2011, em Lisbon Falls, no estado do Maine. Nessa cidade vive o professor de inglês, Jake Epping, de 35 anos. Separado recentemente da mulher com problemas alcoólicos, dando aulas e de vez em quando, comendo um Gordoburguer na lanchonete de seu conhecido, chamado Al. Pode-se dizer que ele tem uma vida sem muitas emoções.
Mas, essa vida sem graça muda a partir do momento em que Al lhe revela que consegue viajar ao passado através de uma toca de coelho que existe em sua própria lanchonete. Esse buraco no tempo leva a pessoa que o atravessa para 1958, e independente de quanto tempo se passe lá, em 2011 passam apenas 2 minutos. Mas, não importa o que você faça lá, a partir do momento em que volte ao presente, voltará sempre para 1958, então, tudo se reinicia.
Fiquei fascinado com os personagens dessa obra. A começar por Jake, pois no começo do livro parecia ser mais um adulto na casa dos 30 e poucos anos, que sofreu tantas decepções na vida, e ao longo da história mudou em tantos aspectos e você percebe que passou por um ótimo processo de amadurecimento. Além de Jake, outros personagens  chamam a atenção: tem o diretor Deke Simmons, a senhorita Mimi e Sadie, ah? Sadie. Se fosse possível se apaixonar por um personagem literário, eu com toda a certeza me apaixonaria por ela, nos momentos mais emocionantes do livro ela está em cena.
E que final meus amigos. Leiam!!
Raf 13/03/2022minha estante
Tô indo ler depois dessa resenha ?

Flávia Menezes 13/03/2022minha estante
Esse livro realmente é incrível! Senti o mesmo pelo Jake que você sentiu pela Sadie. ??

xali 20/03/2022minha estante
Eu preciso dele na minha estante, é um dos poucos do king que ainda não tenho e um dos que mais falam bem

Leonardo.Oliveira 20/03/2022minha estante
Livraço hein, eu achei muito bomm, leia

xali 20/03/2022minha estante
Preciso, quero ver se pego ele na promo depois

Emilia74 05/07/2022minha estante
Um dos melhores livros do King, como sempre consegue nos cativar e brincar com nossa cabeça ao mesmo tempo, um dos livros que mais me identifiquei com os personagens e suas histórias. Um dos favoritos dele.

Reginato 13/11/2022minha estante
Lendo a resenha e incluindo na minha lista de 2023

Gustavo Rodrigues 23/10/2023

Não é o melhor do King (It continua insuperável) mas entrou no top 5 com tranquilidade. Respeito a opinião de todos, mas quem leu Novembro de 63 e não gostou está completamente errado ?

Eu já sabia da premissa, mesmo não gostando de saber, porque é um livro bem famoso. Porém, em nenhum momento isso me atrapalhou. Curti demais o modo como o King conduziu a história.

É característico do autor uma escrita mais minimalista, detalhada, e eu sei que isso incomoda muita gente. Em todo calhamaço dele é assim. Pra mim, isso é um ponto muito positivo. É mais uma questão de gostar do estilo de escrita dele ou não.

Nao tô com muita paciência pra fazer resenha, então vai ser só isso mesmo. Se tem dúvidas sobre a qualidade do livro, não fica pesquisando muito não. Vai na fé que tu vai gostar ?

Uma observação importante: é extremamente importante ter lido It antes de ler Novembro de 63. Se não tiver lido, você ainda vai entender esse daqui, mas vai perder inúmeras referências.
Aline MSS 23/10/2023minha estante
Ainda não li(estou indo na ordem de lançamento e vou demorar), mas já assisti à minissérie q o adaptou e até hj guardo na memória q foi uma das melhores q já assisti na vida. Dê uma chance! ?

Gustavo Rodrigues 24/10/2023minha estante
Obrigado, Aline. Vou conferir ?

Cami.Leal 25/10/2023minha estante
Os livros do King de Sob a redoma pra frente me agradam bem mais que antes desse. Acho que ele encontrou o equilíbrio perfeito entre o terror/suspense e a construção dos personagens, e a vontade dele de escrever uma centena de páginas só de introdução kk

Gustavo Rodrigues 25/10/2023minha estante
Cami, eu não sou muito ligado em data de publicação, então não sei bem quais os livros lançados após Sob a Redoma, mas uma coisa é fato: Sob Redoma é o calhamaço menos prolixo do King disparadamente. Até esqueci de mencionar esse detalhe na resenha. Como já falei algumas vezes, a prolixidade dele não me incomoda, mas entendo perfeitamente quem prefira quando ele é mais direto ?

Cami.Leal 25/10/2023minha estante
Dependendo do livro eu não me incomodo, mas alguns (dança da morte cof cof) me irritaram kkkk

Clio0 02/03/2015

Novembro de 63 faz aquilo que vários outros títulos já fizeram antes... revisita um período polêmico da história de um país, no caso o assassinato de Kennedy.

Quando bem escritas, essas retomadas de teoria da conspiração podem ser deliciosas, vide O Homem Que Matou Getúlio Vargas, de Jô Soares. Nesse livro, King usa a viagem no tempo para contar como um homem tenta salvar o presidente Kennedy.

Como ficção-científica, é um prato cheio pois há várias comparações com tecnologia antiga e atual e mistérios e explicações sobre como a viagem no tempo funciona.

Se você não curte ficção-científica, também vale a pena ler, pois não há o suficiente disso para tornar esse livro uma leitura hard-core do gênero. Na verdade, há suspense, violência e romance para agradar a todos os fãs do estilo de Stephen King.
Bruno 07/03/2015minha estante
Após uma sofrível sequencia de livros ruins, lendo a tua resenha lembrei-me que tenho este livro encostado em minha estante... e se tratando do King, acredito ser um bom passatempo (sim ,acredito, pois nunca li nada do referido autor).

Alessander.Oliveira 24/11/2021minha estante
Primeiro livro que li do Stephen King. Gostei muito.

Andre.28 28/09/2020

A ficção histórica do mestre Stephen King
Quando uma história funde descrições sociais, com ficção em uma grande viagem através do tempo, tudo isso com qualidade e uma capacidade criativa incrível, temos um livro que fascina qualquer leitor. Em mais uma grande narrativa, o mestre Stephen King nos brinda com uma ficção histórica da melhor qualidade, incrivelmente bem escrita. Novembro de 63, livro escrito pelo mestre e publicado em 2011, tem marca do autor, com toques substanciais de uma narrativa épica, com mudanças, a luta entre o passado e presente, mudanças históricas e a inevitabilidade de certos acontecimentos.

O livro conta história de Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade no interior do Maine, palco característico dos livros do King. Através de seu trabalho como professor de um supletivo ele se depara com a história extremamente brutal e violenta vivida por um dos seus alunos, o faxineiro Harry Dunning, quase 50 anos atrás. As coisas ainda ganham outro rumo através da revelação de segredo maluco de Al, dono da lanchonete da cidade.

Jake é recrutado por Al para assumir a sua grande missão, uma verdadeira obsessão do passado: impedir o assassinato de John Kennedy, presidente dos Estados Unidos em 1963. Al descobre um túnel do tempo e mostra para Jake. Entrando por um portal na despensa da lanchonete, ele pode chegar ao ano de 1958, vivendo tempo necessário – até 1963, e “consertando” a História – podendo assim voltar a 2011. Após Jake “consertar” o incidente do passado violento de Harry, ele inicia uma nova jornada no Texas do início dos anos 60. Jake agora tem a difícil missão de mudar o passado e deter Lee Harvey Oswald, o assassino de John Kennedy. Mas o passado é imperioso, e a História não quer ser mudada. Tudo isso levará Jake a uma espiral no tempo que envolve o amor pela jovem professora Saddie Dunhill, segredos e conspirações políticas.

Neste livro Stephen King, mostra a sua faceta de historiador e ficcionista histórico. Com uma descrição rica da sociedade dos anos 60 nos Estados Unidos, aliada a técnica de escrita criativa que põe em questionamento os dilemas morais vividos pelos cidadãos estadunidenses daquele período, ele constrói uma narrativa de viagem no tempo nunca foi tão envolvente, com doses substanciais de fatalismo, terror e carga emocional. Nesse livro da mais alta qualidade, King nos mostra que passado se mostra obstinado e começa a dar impressões de que não quer ser modificado, e que mudar a História nunca é um trabalho fácil. King é fenomenal, um verdadeiro mestre da escrita criativa.
Ariane 28/09/2020minha estante
Já quero ler

Stephanny.Manini 28/09/2020minha estante
quero muito ler esse livro, escuto falar muito bem dele e ao ler sua resenha fiquei com mais vontade ainda rsrs

Andre.28 28/09/2020minha estante
Vcs tem que ler! Sério, esse livro é BOM DEMAIS! Fico até arrepiado só de falar kkkk

Alice @leituras_da_alice 28/09/2020minha estante
Resenha muito boa!! Tenho muito interesse nessa leitura, mas quero ler It primeiro por conta das referências que aparentemente tem.
A sinopse dele é instigante, quero muito saber como o King escreve a respeito de viagem no tempo, porque parece uma boa.

Andre.28 29/09/2020minha estante
Alice, realmente tem um crossover de It, mas é tão rápido e nem dá pegar spoiler pq o King deixa essa parte bem subentendida. Quanto a viagem no tempo, Stephen King é simplesmente fantástico quanto ao detalhes do passado. Eu fiquei arrepiado kkk

Alice @leituras_da_alice 29/09/2020minha estante
Ah não sabia, mas de todo jeito vou acabar lendo It primeiro. Mas já de olho nesse ?

Alessa.Brito 27/05/2022

Espetacular
Minha primeira experiência com Stephen King não poderia ter sido melhor! O livro é muito bem escrito, todos os capítulos são muito imersivos e a descrição é tão precisa que dá pra sentir os cheiros e gostos. A história é original, envolvente e emocionante. O autor merece a fama!
Marco Queiroz 27/05/2022minha estante
Uma boa escolha, esse é um dos livros dele que mais gostei de ler.

Flávia Menezes 27/05/2022minha estante
Começou tão bem. Esse livro é incrível ?

Jhaze 27/05/2022minha estante
Caramba!! Amei a sinopse do livro. Vou ter que ler. Tem mais de vinte anos que não leio um livro do mestre King...hora de retornar!!!!?

Tatiane554 18/06/2021

Leiam este livro! MARAVILHOSO !
Eu sempre tive muita curiosidade em ler esse livro e conhecer essa história, gostei muito de todo o contexto histórico como foi explorado,o livro aborda viagem no tempo um dos assuntos que gosto bastante.
Recomendo para quem ainda não leu IT A COISA ler antes de pegar esse livro,não que necessariamente seja obrigatório, mais em determinadas partes de novembro de 63,aborda alguns acontecimentos alguns personagens,fala muito de Derry ,não tem nenhum Spoiler grandioso, mais é bom ler It primeiro para conhecer a famosa cidade.
Recomendo com as forças esse livro kkk,Jake se tornou um dos meus personagens favoritos do King,gostei bastante dessa leitura,aborda muitos questionamentos, como nossas atitudes podem impactar, como coisas que muitas vezes fazemos e achamos ser pequenas mas que muitas vezes podem fazer muita diferença, tem um pouquinho de tudo neste livro,mexe com a nossa cabeça .
Mas um livro do Mestre King que entra para a minha lista de favoritos ! O véio esta de parabéns kkk
SonMugiwara 18/06/2021minha estante
Bom demais, o final da uma vontade de chorar?

Tatiane554 18/06/2021minha estante
Simm muito emocionante ??

Wilgner 18/06/2021minha estante
Primeiro livro do king que me marcou muito. Também favoritei?

Tatiane554 18/06/2021minha estante
Sim Wilgner, muito bom ??

Adib 19/08/2021minha estante
Esse livro é simplesmente incrível.

Adib 19/08/2021minha estante
Esse livro é simplesmente incrível.

E eu fiquei com lágrimas nos olhos no final

Jardim de histórias 21/08/2022

E aí, topa viajar ao passado? Até 1958!
O que você faria se descobrisse um túnel do tempo e que pudesse viajar para 1958? Al Templeton descobre um, nos fundos da sua lanchonete. Ele aproveita bem no começo, tirando férias e comprando carne mais barata, mas percebe que pode fazer, além disso, porém é atacado por um câncer e vê que não irá conseguir, então ele recruta Jake, para cumprir a missão que ele não pôde: salvar Kennedy.

Novembro de 63 traz a história de Jake Epping, um professore de inglês comum que se vê recrutado para uma missão inusitada: salvar a vida do presidente John F. Kennedy. O livro começa quando Al, o dono de um restaurante que Jake frequenta, surge em um estágio terminal de câncer de pulmão. Ele volta para o presente e percebe que jamais conseguirá fazer o que tinha em mente. Então, recruta o seu amigo Jake Epping, amizade essa de mais de dez anos. Sua missão: voltar por aquele portal, viver até 1963 e impedir o assassinato de John Kennedy. E quando ele voltasse, teria passado apenas dois minutos.
Ele aceita a proposta. Mas, pergunte-se sempre: "Devemos mudar o passado?"; "O passado quer ser alterado?". Jake descobre as respostas para essas perguntas da pior maneira que podia.

King se supera mais uma vez com uma história que foge um pouco dos padrões dele mesmo, mas que não deixa de instigar o leitor a virar uma página atrás da outra.

Viagem no tempo é um tema que sempre ronda a mente dos escritores e vira e mexe aparece por aí. Não é sem motivo. Poder mudar algo no passado e reescrever o futuro é algo que realmente atrai bastante.
No posfácio, King conta que tentou escrever essa história pela primeira vez em 1972, mas o assassinato do presidente ainda era muito recente e a pesquisa envolvida daria muito trabalho para um professor em horário integral. Ele reciclou a ideia nos anos 2010 e escreveu novembro de 63. Um thriller, com pitadas de romance, ficção e suspense. É o meu top five de Stephen King.

Michela Wakami 08/06/2021

King arrasou!
A caminhada é dura, mas vale muito a pena.
Sim, apesar da escrita do autor não me agradar muito, a história que ele desenvolveu aqui, é espetacular.
Da vontade de entrar no livro, e participar, principalmente do momento final, que é maravilhoso.
Karol Alencar 08/06/2021minha estante
Arrasou amiga ?

Michela Wakami 08/06/2021minha estante
??????

CPF1964 08/06/2021minha estante
Arrasou mesmo. Um calhamaço lido em pouquíssimo tempo. ???

Michela Wakami 08/06/2021minha estante
Obrigada, Cassius!??

Ananda 09/06/2021minha estante
Parabéns pela leitura, queria ter coragem de ler King ??

Michela Wakami 09/06/2021minha estante
Ananda, se um dia decidir lê-lo, esse é um bom começo. ( não é terror)

pizarrel 13/10/2021minha estante
Qual a classificação indicativa?

Michela Wakami 13/10/2021minha estante
Ficção científica / suspense.

gracireis 24/06/2021

Um dos favoritos da vida!
O que dizer sobre esse livro? Me faltam palavras para expressar o quão maravilhosa essa leitura foi pra mim.

Escrito de forma impecável, Novembro de 63 é um romance que vai contar a maior aventura vivida pelo professor de inglês Jake Epping. Após descobrir na despensa da lanchonete de Al um portal no tempo, ele sai do ano de 2011 e volta para o ano de 1958 com o objetivo de salvar o presidente Kennedy e impedir que ele seja assassinado.

Já esperava que essa leitura fosse ser muito boa por causa da nota alta e também por ser um livro bastante elogiado, o que eu não esperava é que se tornasse um dos livros mais incríveis que já li na vida. Para você que gosta de ler, esse livro é um grandessíssimo presente. Aqui podemos ver porque o Stephen King é um dos maiores autores da atualidade, ele simplesmente deu um espetáculo na sua escrita e na construção da história.

Nesse livro não somente encontrei cenas de tirar o fôlego, mas também cenas que deixaram meu coração quentinho. O romance entre Jake e Sadie foi maravilhoso de acompanhar e me tocou profundamente, eles se tornaram o maior, o melhor e o mais incrível casal da literatura para mim. Sabe aquele casal que você quer botar num potinho e proteger pra sempre? Pois é. Jake e Sadie.

Não li muitos livros do King, até agora esse é o 4ª livro que leio do autor, mas sem sombra de dúvidas esse foi o melhor de todos. Eu me senti em 1958, o contexto histórico da ambientação é tão perfeito que não tem como você não se sentir vivendo as coisas que o narrador descreve naquela época. O King é conhecido por ser prolixo, mas na minha opinião, nesse livro ele fez tudo na medida certa. O cara foi um verdadeiro mestre! Marquei muitas frases que me fizeram refletir e deixaram sua marca em mim.

?Na minha humilde opinião, tudo realmente acontece por alguma razão, mas gostamos da razão? Raramente.?

Recomendo demais a leitura, valeu muito a pena. Eu gostaria de esquecer só pra viver essa experiência de novo.
Cleber 24/06/2021minha estante
Obrigado pela ótima resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler também.

Pam 01/01/2022

A dúvida que fica: existe algo que o Stephen King não consegue escrever com excelência?
Eu comecei a ler esse livro há quase 4 anos e por motivos pessoais tive que abandonar, mas sempre pensei em voltar a ler, mesmo depois de tantos anos, acho que isso mostra como a história te envolve, é inesquecível.

O livro no começo me instigou sobre toda a pegada de viagem no tempo, depois sobre o que os viajantes poderiam mudar e arrumar, e em seguida, simplesmente fiquei interessada no que eles poderiam VIVER. Tudo funciona bem. Pra mim essa é o maior talento do King: ele escreve de forma tão interessante a vida dos personagens que você passa a se importar com os pequenos detalhes da história, às vezes eu até me esquecia que o objetivo do livro era impedir o assassinato do Kennedy, tudo é cativante: desde uma ida ao mercado até observação dos eventos históricos. A forma como a vida nos anos 1960 é retratada, como cada personagem é apresentado, cada relação é construída, cada detalhe é observado… BELÍSSIMO!

A pesquisa do King sobre o assassinato do JFK e principalmente sobre a vida do Lee Oswald (o assassino) alguns anos antes do evento chega a ser assustadora, o nível de detalhes é gigante, e nunca fica chato. Cada cena é emocionante e intrigante, será que o Stephen King viajou no tempo??? kkk

O Jake é, sem dúvida, um dos melhores protagonistas desse autor. Além disso, as relações que ele constrói são perfeitas! A influência do Jake como professor é incrível as amizades que ele desenvolve são maravilhosas e, o melhor é o romance. Eu geralmente tenho dificuldade em gostar ou me interessar por romances, mas aqui preciso tirar o chapéu porque foi lindo, envolvente, sincero e adorável. EU PODERIA ELOGIAR PRA SEMPRE!

Eu chorei muito nesse livro, me emocionei, dei risada, passei raiva, tive alegria, SENTI TUDO. Um livro único e inesquecível, sei que vou ficar pensando nele por muito tempo.

Sr_Tigeer 09/11/2013

Novembro de 63
O dia 22 de novembro de 1963 marcou o mundo e a história americana como um geral, dia em que o presidente popular, mais querido pelos americanos foi assassinado na cidade de Dallas, Texas. Kennedy simbolizava para muitos a esperança de uma América mais justa e livre de seus fantasmas. Eis que surge uma pergunta: será que se JFK não tivesse sido assassinado a historia tomaria rumos diferentes para o EUA e o mundo? Fica difícil saber, já que é impossível voltar ao passado para se evitar tragédias, e na vida como um todo corrigir erros, isso até tal ideia surgir na cabeça do mestre Stephen King.

Novembro de 63 nos leva de volta aos anos 50 e seus costumes, através da narrativa do protagonista Jake Epping, professor de ensino médio, que leciona em uma cidade no Maine no ano de 2011.Certo dia ao corrigir a redação de um de seus alunos,Jake é chamado por seu amigo Al Templeton, que lhe revela a possibilidade de fazer uma viagem no tempo através de um portal em seu restaurante chamado por ele de Toca do Coelho (RabbitHole) numa alusão a historia de Alice no País das Maravilhas.

Al conta a Jake toda sua experiência do passado, suas idas e vindas, revelando o desejo e até certa obsessão em evitar o assassinato de Kennedy, mas algo sempre o impedia de cumprir a sua missão, e já sem condições de continuar fazendo suas viagens, Al lhe entrega suas anotações precisas e divide com ele essa responsabilidade.
Assim, numa visita ao passado, Jake tenta se convencer de que pode intervir na ordem dos fatos, tentando primeiro modificar os rumos da historia trágica de uma família, o que não sai exatamente como ele pensava, e o passado se mostra obstinado e começa a dar impressões de que não quer ser modificado , mesmo assim convencido de que pode fazer as coisas darem certo, Jake inicia sua jornada, na tentativa de impedir o assassinato de JFK.

O Livro é absurdamente BOM, o tema viagem ao passado mexe com o nosso imaginário. Quem não gostaria de poder modificar alguma coisa? Stephen King nos surpreende com o nível de sua criatividade e maturidade que retoma aos pormenores, revelando uma precisão narrativa que espanta e ao mesmo tempo encanta seguindo a fórmula usada por ele em Sob a Redoma . Novembro de 63 também não é um livro de terror, e sim um livro brutal sobre pessoas, cotidianos, sentimentos e suas relações entre si, utilizando um tema maluco como o pano de fundo para essas relações.

Enfim galera, deixo minhas 5 estrelas pra história de Jake, e tiro meu chapéu mais uma vez pra criatividade de King. Sou de fato fã das historias do cara! Boa leitura e até a próxima.

[...] O passado pode ser obstinado, mas o futuro era delicado, um castelo de cartas, e eu tinha que tomar muito cuidado para não muda-lo antes de estar pronto. (pag 368 Novembro de 63)

Autor: Stephen King
Paginas: 736
Editora: Suma das Letras
Titulo Original: 22/11/63
José A. Lima 05/12/2013minha estante
Gostei da resenha. Quero ler este livro!
Obrigado!

Sr_Tigeer 16/12/2013minha estante
Obg José :) como fã d King posso garantir que esse é uma de suas mais perfeitas narrativas. Mto bom mesmo o livro ;)

Renato 27/12/2013minha estante
Esse livro é espetacular até o momento que ele chega em Jodie e volta a dar aulas.... depois disso vira novela das 8...

Sr_Tigeer 31/01/2014minha estante
Obg pelo comentário Fee. O livro é realmente mto bom :) vai ser uma leitura extremamente agradável. Abraçoss..

Leticia.Cibele 17/02/2023minha estante
A sua resenha foi muito boa deu muita vontade de ler, vou colocar na listinha de leituras ?

Anissima 17/02/2023minha estante
Eu amei muito esse livro! Sabia que te uma série tb?

Leticia.Cibele 17/02/2023minha estante
Não sabia, mas vou pesquisar

Obrigada pela informação

masta.doc 09/04/2023

Eu daria 6 estrelas se pudesse
Foi o primeiro livro do Stephen King que eu li, e creio que após ler os outros vai continuar sendo meu preferido. A viagem no tempo é o meu tema favorito pra se ler depois do Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares.
Filippe 09/04/2023minha estante
Leia It, zona morta e sob a redoma. Os 3 podem entrar no favorito