O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Silmarillion


1160 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Jorge.Raitz 23/06/2024

Bom
Um livro um pouco difícil para leitura, recomendo para quem quer se aprofundar no mundo de Tolkien, mas é bem escrito e interessante!
comentários(0)comente



Thiago.Moreira 18/06/2024

Livro incrível
Eu não fazia ideia de quanta coisa havia acontecido nesse universo além das aventuras de Bilbo e Frodo. Muitos personagens interessantes e batalhas de proporções épicas. Recomendo!
comentários(0)comente



Isabela242 14/06/2024

Sinceramente, acho q todos que gostam de senhor dos aneis precisam ler, mas eu achei uma leitura chatíssima, muitos nomes, palavras difíceis, mas eu gostei da história, só não penso em ler nada só Tolkien nunca mais KKKKKK
comentários(0)comente



Pompeia 14/06/2024

O Silmarillion
J. R. R. Tolkien
Editora Harper Collins

"Muitos são os estranhos acasos do mundo," disse Mithrandir, "e a ajuda amiúde há de vir das mãos dos fracos quando os Sábios falham."

Se há um adjetivo que posso empregar, sem medo, ao Tolkien é que ele era um gênio!
Não é que ele escreveu livros de fantasia baseados em mitos já existentes. Não, meus senhores!
Ele criou a sua própria mitologia!

O Silmarillion é o livro que traz o gêneses de todo o universo de Tolkien, o surgimento dos povos (Elfos, Homens, ?Anãos?), os porquês das rivalidades entre eles e no meio deles.

A criação do ?mal?, na figura de Morgoth, o surgimento da Terra-Média e a ?divisão? das terras entre os Povos.

A linguagem. Sim, a linguagem deles e de cada um deles - Homens tinham sua própria língua, assim como os Elfos - os nomes dos lugares, dos seres (élficos, humanos? de todos eles).

É de uma maestria que encanta!
Não é à toa que Tolkien é considerado um escritor excepcional.

É um livro que indico a todo mundo? De jeito nenhum!
Para ler O Silmarillion você precisa querer entender todo o universo que antecedeu O Hobbit e a Trilogia O Senhor dos Anéis.

Não é uma leitura fluida (vocês já leram a Bíblia, o Velho testamento? Mais precisamente o livro de Gênesis?! Então? Sabe ?No princípio Deus criou o céu e a terra?), mas é uma leitura rica e encantadora.

E o que mais me encanta é como este homem não perdeu o fio das criações, e das relações entre os seres que nasceram de dentro da sua mente!

É surreal! Eu amei!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ana_lu_ul 09/06/2024

Tolkien era um gênio, óbvio
Acabei de terminar "O Silmarillion", para dar uma pausa (ou um fim) na saga Senhor do Anéis na minha vida.
Esse livro é fantástico, apesar de ter sido bastante difícil de transpor em alguns momentos, porque Tolkien não economiza criatividade na hora de criar nomes e subestórias. O fato é que ele elucidou (e muito) a saga para mim. Uma das grandes questões para mim em O Senhor dos Anéis era que parecia uma batalha infundada do Bem contra o Mal. Não que isso atrapalhasse a história, mas para um mundo tão complexo, eu imaginava ter mais nele do que só "Caras Maus vs. Caras Bons". Agora, terminando esse livro, é possível entender que tem bem mais no Universo da Terra Média do que isso. Tudo parece ter começado na Criação, quando um dos Valar (espíritos criadores) resolveu tomar frente no trabalho, cobiçando o poder criador e desejando fazer tudo à sua própria maneira, seu nome era Melkor (depois chamado de Morgoroth). Esse mesmo espírito cria dissidências entre os Elfos, e entre os Homens e lega sua destruição ao seu serviçal mais fiel, Sauron. Acontece que esse livro inteiro, assim como toda a saga, falam sobre o quanto a cobiça, o poder e a arrogância tem poder destruidor, se assim permitirmos. Diferentemente dos outros livros, nos quais os Elfos são vistos como perfeitos e intocáveis, aqui os Elfos são cabeça dura, cruéis e arrogantes, e se tornam personagens bem mais complexos. Mas falando de personagens, esse livro é meio triste, porque é só começar a se apegar a um deles que ele já morre. Por fim, só posso dizer que apenas alguém muito inteligente e criativo poderia elaborar uma trama assim.
comentários(0)comente



Max 04/06/2024

Uma das leituras mais prazerosas que Tive esse ano. Sempre fico impressionado com a capacidade de Tolkien de criar personagens cheios de carisma e tão pouco tempo.
comentários(0)comente



Elton120 28/05/2024

O Silmarillion
? O Silmarillion inicia na criação do mundo, quando um ?deus? (Eru Ilúvatar) cria os Ainur, que, no início, foram incumbidos de cantar uma música. Livro muito bom ?
comentários(0)comente



Roberto.Vasconcelos 27/05/2024

E tudo porque Fëanor não foi sábio...
O Silmarilion nos mostra um universo incrivelmente bem construído e rico , desde as origens de tudo com iluvatar até a saga do anel de Frodo bolseiro.

Incrível como intrigas e uma língua venenosa podem causar tanto estrago , os vilões do Tolkien conseguem causar mais dano pela astúcia do que pela violência em si.

Gostaria de ter mais informações sobre os magos e suas origens mas não se pode ter tudo. O que mais se destacou foram as histórias de Beren e luthien, e de Túrin Turambar.
comentários(0)comente



Clara.Grael 21/05/2024

Silmarillion
O Silmarillion é um ótimo compilado sobre a terra média, achei que seria um livro difícil. Por não se focar em um personagem específico e sim no contexto histórico da primeira era, mas achei a narrativa muito interessante e envolvente.
Minhas partes favoritas são principalmente as origens mitológicas do universo de Tolkien e os contos de Lúthien e Beren.
Adorei me aprofundar nesse mundo!
comentários(0)comente



Dani 21/05/2024

Que livro lindo!
Uma história que passa por diversas eras, que começa com a criação do universo e, após a finalização do Silmarillion, o livro vai até o final de Senhor dos anéis.
Apesar de já ter contato com algumas das histórias (como Os filhos de Hurin) não fica chato. Vale salientar que é um livro um pouco lento em relação ao ritmo de leitura, mas nada que fuja do ritmo das outras obras de Tolkien.
?Se passou do elevado e do belo para a escuridão e a ruína.?
comentários(0)comente



Queria Estar Lendo 13/05/2024

Resenha: O Silmarillion
O Silmarillion é uma obra para ler com calma e paciência. A bíblia da Terra-média e do universo criado por J.R.R. Tolkien que eu demorei, mas finalmente tive tempo para ler. A quem é apaixonade por essa história e pelas inúmeras que a envolvem, esse livro é um espetáculo.

O Silmarillion reúne várias histórias da criação do mundo que compreende o universo de O Senhor dos Anéis. São relatos desde a criação desse universo até as guerras e traições e tramoias políticas que seguiram a isso.

Eu tentei ler várias vezes com o passar dos anos, sendo fã de O Senhor dos Anéis desde que me entendo por gente, mas nunca tinha conseguido avançar. Com calma e paciência, dessa vez, eu segui em frente, e foi recompensador.

Sou apaixonada por fantasia e O Silmarillion é uma aula sobre construção de universo. A imersão é tão grande que você se sente realmente lendo a bíblia daquele povo mágico; desde os primórdios do tempo, quando Eru, o deus acima de tudo e todos, cantou a canção da vida e deu origem ao que conhecemos como aquele mundo - Arda, como é chamada a terra - aos Valar, o povo semidivino que o seguiu, e todas as ramificações que vieram através deles e de suas criações.

O começo do livro é muito lírico e etéreo e se prende bastante ao extranatural, falando sobre deuses e divindades e semi-divindades; o mais interessante, para mim, foi como o Mal nasceu naquele universo. Quando uma das divindades, Melkor, se dobrou ao poder e à sede de controle e de superioridade e passou a ser conhecido como Morgoth (o chefe do Sauron).

Daí para frente, o que era pacífico começou a ser maculado, e o que era compreensível passou a ser caótico. Morgoth corrompeu Arda e seus povos e é através dele que todas as tretas subsequentes se desenvolvem.

A narrativa é de um bardo contando histórias, como o Tolkien faz muito bem. Com exceção daquele começo onde é compreensível ficar perdido, o resto do livro fluiu bem demais e me recompensou pela paciência em entender a criação do mundo; o desenvolvimento do mundo foi muito interessante.

Como os povos nasceram, como se dividiram, o que forçou líderes e Reis a tomarem decisões terríveis, como foram as guerras passadas, como foi confrontar uma batalha onde deuses marcharam contra deuses. Tudo é muito, muito bem explicado.

Eu fiquei completamente apaixonada por algumas das histórias, como a de Beren e Lúthien - um amor impossível entre um humano e uma elfa que, juntos, se uniram para cumprir uma missão perigosa a fim de recuperar um tesouro que poderia garantir sua união - ou a tragédia de Túrin Turambar - um dos filhos de Húrin, marcado por perdas e horrores até um fim mais terrível ainda.

Tem algumas dissonâncias nas histórias porque o Tolkien escrevia de maneira solta e, quando seu filho reuniu as obras para montar O Silmarillion, algumas informações não batiam. Mas deixa tudo mais instigante, porque é ver uma obra incompleta ainda assim ser absurdamente completa.

Me deu uma margem muito interessante sobre a segunda era, também, quando Sauron começou a tocar o terror entre os Númenor (inclusive, quem eram os Númenor, qual sua história, por que eles foram apagados dela, é tudo explorado aqui) após a queda do seu senhor; tudo que o levou a se transformar no Inimigo dos povos livres, e que pode aparecer na série da Amazon.

A quem ama O Senhor dos Anéis, esse é um livro essencial.

O Silmarillion é um livro lento, mas recompensador. É uma história com infinitas histórias dentro dela, e é de encher os olhos e o coração a quem ama esse universo.


site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/09/resenha-o-silmarillion-jrr-tolkien.html
comentários(0)comente



Fabricio.Campelo 12/05/2024

Contos para gente grande
É surreal imaginar que Tolkien escreveu um universo inteiro e com tanta riqueza.
Ele não trás só os personagens principais, como tem toda uma linhagem de como aconteceu.
Claro, temos pontos abertos? Sim!
Mas no geral, é perfeito conhecer toda a mitologia da terra media dele.

E Beren e Luthien vai continuar sendo minha parte favorita pra sempre!
comentários(0)comente



Morais20 12/05/2024

Padrão Tolkien de qualidade
O livro poderia ser classificado como a gênese da Terra Média. Conta a história desde a criação do mundo fictício de Tolkien, até a última batalha contada em "O senhor dos aneis".
Simplesmente maravilhoso.
comentários(0)comente



batmalu 12/05/2024

Que experiência
Primeiramente, destacar q sou suspeita pra falar pq desde criança sou obcecada por esse universo (nunca me pergunte quantas vezes eu já maratonei os filmes de lotr na versão estendida). Dito isso?.muito f**a.

A forma com que a narrativa é contada é sim complicada de se acostumar, e as vezes fiquei perdida durante a leitura (principalmente nos primeiros capítulos). Mas o universos e os personagens são tão interessantes que, depois que me acostumei com a escrita, devorei o livro.

Obs: Inclusive gostei mais desse q de lotr e os hobbits, mas realmente foi melhor n ter começado por ele.
comentários(0)comente



1160 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |