A Nova Califórnia

Resenhas - A nova Califórnia

lucas rocha 27/07/2021

Resenha L21.205
Capitão Pelino:

"Não diga 'asseguro' senhor Bernardes... Em português é garanto."

Pág. 10

Beatriz 05/02/2021

Crítica à moralidade
De forma muito genial, Lima Barreto evidencia comportamentos interesseiros capazes de passar por cima da moral, dos valores e dos sentimentos.
Um dos aspectos válidos a serem citados é o fato da moral ser defendida até certo ponto, mas ao anoitecer, os interesses sobressaem e a censura da moral se enfraquece, emergindo aquilo que anteriormente foi condenado.

Emilly Fontenele 27/09/2019

Uma bela crítica social
O livro que mostra o quão ambicioso o ser humano pode ser... A parte que mais me chocou foi quando o filho do carteiro aconselhou o pai a ir ao túmulo de sua mãe pois em vida ela foi gorda.O próprio filho com essa intenção...Que horror.

Mesmo com essa tristeza que a história traz é uma leitura que vale a pena

Caderno de botas 20/08/2018

Chega a Tubiacanga Raimundo Flamel, um químico misterioso, dono de um conhecimento que pode mudar para sempre o rumo da história.

Continua em:

site: https://cadernodebotas.blogspot.com/2018/04/a-nova-california_52.html

Ingrid_mayara 28/07/2018

A ganância de um povo
Emprestei essa belezinha da biblioteca. Queria ler algo rápido e instigante. Acertei em cheio!

A história é narrada em terceira pessoa. Inicia-se quando Raimundo Flamel foi morar numa pacata cidade chamada Tubiacanga. Os curiosos queriam saber o que fazia aquele homem misterioso, foi quando um pedreiro contratado por ele contou-lhes tudo o que via naquela casa e eles fizeram diversas teorias acerca de seus hábitos peculiares. Tamanho era o alarme do povo que até o subdelegado iria intervir, até que chegou um respeitável farmacêutico dizendo que, diante das pistas, aquele homem devia ser um sábio. A partir daí, a todo lugar por onde Flamel passava, recebia cumprimentos e, inclusive, era chamado de "doutor".

De repente vem a notícia de que o cemitério municipal estava sendo saqueado e várias coisas acontecem. O farmacêutico revela que existe uma fórmula que faz com que os ossos sejam transformados em ouro, mas ninguém demonstra publicamente a crença em algo tão absurdo. Individualmente eles não param de pensar na possibilidade da riqueza e já estavam imaginando uma vida de luxo. Isso tudo é só parte da história.

A maneira que o autor fez suas críticas diante da hipocrisia humana é admirável. O conto representa a ganância da população perante a possibilidade de riqueza e ascensão social; representa o disfarce para aparentar indiferença ou descrença ao "novo" quando na verdade bastaria uma oportunidade e tal insistência no conservadorismo seria aniquilada. É uma narrativa que faz transparecer as mazelas da sociedade.

Li o conto escrito originalmente para compará-lo à narração e percebi que na HQ a escrita e o enredo são bem fiéis ao que Lima Barreto escrevera, sendo complementados por ilustrações bem bacanas. Parece-me que há algumas lacunas na história (talvez para instigar o leitor ou a leitora a fazer uso da imaginação), mas nada que prejudique a experiência de leitura ou que seja de grande importância.

Nas últimas páginas há alguns exercícios de interpretação que instigam à pesquisa de palavras e conceitos históricos (a busca pelo ouro, nesse caso). Queria que a história fosse mais aprofundada, no entanto, recomendo-a pela sua capacidade de nos levar à criticidade.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt

Nina 27/04/2018

A nova Califórnia
A nova Califórnia tem uma trama já conhecida por muitos, pois apareceu como inspiração de uma novela da Globo em 1993/1994 - Fera Ferida.

O conto não é para preguiçosos, a construção é lenta, porém crescente, e omite muitas informações, fazendo a gente ir compondo partes da história. Sensacional!

site: motivospraler.blogspot.com.br

Simone Castro 15/01/2010

Lima Barreto mostra como os homens perdem o limite quando o assunto é ouro...ótimo livro!

Matheus 25/07/2009

não tem uma boa historia mas como se trata de um conto não podemos espera uma historia maginifica