A Nova Califórnia Lima Barreto

Resenhas - A nova Califórnia

larissalvr 29/03/2024

Por mais projetos como esse!
Só digo uma coisa: que mais histórias brasileiras sejam adaptadas aos quadrinhos!

(mas uma ?resenha? tão curta assim o Skoob não publica, então digo mais: vamos ler autores brasileiros e histórias em quadrinhos!).

Karyn 15/01/2024

A Nova Califórnia
Eu não tenho a menor ideia de onde eu tenho esse livro, mas a história é muito interessante. Um conto super curtinho que fala sobre a ganancia do ser humano, mesmo em uma cidade pequena aonde todo mundo se conhece. Mostra como quando se trata de dinheiro, nem a própria família se salva.

França 31/12/2023

Eu gostei bastante desse conto do Lima Barreto, dá pra perceber várias características e críticas do autor ao longo do texto
É super curto, dá pra ler até no ônibus
Tem paralelos com a corrida do ouro que é bem legal e tem um pouco de horror a medida que as personagens sucumbem devido a cobiça
Recomendo

Jamilly 19/12/2023

A Nova Califórnia
Nunca tinha lido nada do Lima Barreto e gostei muito da leitura. Novamente um quadrinho de um clássico da literatura brasileira que super recomendo.

Jaque 03/12/2023

Muito bom!!!
A sede humana por dinheiro ultrapassa qualquer limite da ganância.
Gostei muito desse conto, e preciso dizer que fiquei curiosa pra saber como fazer o ouro ? mas eu tenho certeza de que não faria o que os moradores fizeram.

Valdez.Lima 18/08/2023

é basicamente uma crítica pela população ter feito de tudo pra ficar rica, a história em si não é de todo mal, mas achei mal desenvolvida

Braguinha 04/06/2023

Mais uma genialidade de Lima Barreto.
Esta é uma obra que eu não conhecia de Lima Barreto. Surpreendente, nada ficando a dever aos melhores contos de mistério de Edgar Allan Poe (nós, sempre comparando nossa literatura com a norte-americana). Uma obra com um ótimo protagonista (será que o protagonista não seria a cidade inteira?). O livro mostra como a ambição transpassa qualquer vestígio de honestidade e rasga a hipocrisia de todo um município.

Lira Juazeiro 14/03/2023

Ganância
Uma cidade pacata, onde o principal passatempo é observar a vida alheia e exercitar a imaginação fazendo conclusões precipitada sobre os fatos observados. Um povo supersticioso, o qual deixa levar-se e abismasse antes por sua superstição do que a verdadeira empatia para com o próximo. Não é de admirar-se que os seus valores, construídos em superficialidade, venham a ser abalados e completamente invertidos quando a possibilidade de fazer dinheiro (ouro) lhe é apresentada. Triste.

Cris Prates 02/02/2023

Nova California - Tênebra
Conto excelente que vergonhosamente eu desconhecia. Lima Barreto se fixando como um de meus autores favoritos. Estou pasma como eu não sabia que a novela Fera Ferida foi baseada nesse conto.
Raimundo Flamel chega misteriosamente à cidade de Tubiacanga e seus feitos acabam por mexer naquela sociedade de maneira indelével.

Alex 23/12/2022

Ganância=podridão
Que conto cabível de uma grande interpretação sobre a ganância.
O livro traz uma história muito interessante com crimes, mistérios e ainda uma reflexão: ?até que ponto chega o ser humano para suprir sua ganância de poder??
A cidade se tornou um grande cemitério e a que custo? O final salientou mais ainda a deslealdade humana ao se tratar de ouro e poder.
A ilustração é bem cômica e a história é interessante.

nanna 05/02/2022

Um conto bom.
Li por causa da faculdade e acabei gostando. Não apresenta nada de tão empolgante, mas não é ruim. Gostei!

EvaíOliveira 26/12/2021

A obra narra a história de um químico misterioso que aparece na pequena cidade de Tubiacanga e realiza a incrível experiência de transformar ossos humanos em ouro.

Wilza.Mary 17/09/2021

Surpreendente
A nova Califórnia é um conto humorístico. Esse foi meu primeiro contato com os livros do autor. Aqui vemos uma parodia baseada na corrida ao ouro americano.
Ele tenta mostrar que as pessoas mais respeitáveis podem perder seus valores quando se trata de dinheiro, mais precisamente ouro. A história fala sobre a chegada de um forasteiro a uma cidade do Rio de Janeiro, que causa alvoroço ao afirmar que sabe uma fórmula de transformar ossos em ouro. Imaginem só o alvoroço do povo ao saberem disso.

A descoberta é que ele havia sabido como transformar ossos humanos em ouro. Depois de revelar sua descoberta, Flamel some misteriosamente. Então uma onda de roubos a túmulos nos cemitérios começa, e Tubiacanga, cidade que não registra um roubo ou assassinato há mais de 5 anos se preocupa e monta um esquema para capturar os ladrões dos mortos. Em uma guarda armada pelo moradores, o procurador Carvalhaes acaba morto sem intenção, e conseguem prender o Coronel Bentes, que revela que o farmacêutico Bastos também está no esquema.