A Nova Califórnia Lima Barreto

Resenhas - A nova Califórnia

Nada 02/08/2024

Um conto breve porém que mostra toda a genialidade do Lima Barreto, o fato dele mostrar e não mostrar, e assim com muito humor, conseguir fazer críticas e ironia com a população e sua hipocrisia

larissalvr 29/03/2024

Por mais projetos como esse!
Só digo uma coisa: que mais histórias brasileiras sejam adaptadas aos quadrinhos!

(mas uma ?resenha? tão curta assim o Skoob não publica, então digo mais: vamos ler autores brasileiros e histórias em quadrinhos!).

Karyn 15/01/2024

A Nova Califórnia
Eu não tenho a menor ideia de onde eu tenho esse livro, mas a história é muito interessante. Um conto super curtinho que fala sobre a ganancia do ser humano, mesmo em uma cidade pequena aonde todo mundo se conhece. Mostra como quando se trata de dinheiro, nem a própria família se salva.

França 31/12/2023

Eu gostei bastante desse conto do Lima Barreto, dá pra perceber várias características e críticas do autor ao longo do texto
É super curto, dá pra ler até no ônibus
Tem paralelos com a corrida do ouro que é bem legal e tem um pouco de horror a medida que as personagens sucumbem devido a cobiça
Recomendo

Jamilly 19/12/2023

A Nova Califórnia
Nunca tinha lido nada do Lima Barreto e gostei muito da leitura. Novamente um quadrinho de um clássico da literatura brasileira que super recomendo.

Jaque 03/12/2023

Muito bom!!!
A sede humana por dinheiro ultrapassa qualquer limite da ganância.
Gostei muito desse conto, e preciso dizer que fiquei curiosa pra saber como fazer o ouro ? mas eu tenho certeza de que não faria o que os moradores fizeram.

Valdez.Lima 18/08/2023

é basicamente uma crítica pela população ter feito de tudo pra ficar rica, a história em si não é de todo mal, mas achei mal desenvolvida

Braguinha 04/06/2023

Mais uma genialidade de Lima Barreto.
Esta é uma obra que eu não conhecia de Lima Barreto. Surpreendente, nada ficando a dever aos melhores contos de mistério de Edgar Allan Poe (nós, sempre comparando nossa literatura com a norte-americana). Uma obra com um ótimo protagonista (será que o protagonista não seria a cidade inteira?). O livro mostra como a ambição transpassa qualquer vestígio de honestidade e rasga a hipocrisia de todo um município.

Lira Juazeiro 14/03/2023

Ganância
Uma cidade pacata, onde o principal passatempo é observar a vida alheia e exercitar a imaginação fazendo conclusões precipitada sobre os fatos observados. Um povo supersticioso, o qual deixa levar-se e abismasse antes por sua superstição do que a verdadeira empatia para com o próximo. Não é de admirar-se que os seus valores, construídos em superficialidade, venham a ser abalados e completamente invertidos quando a possibilidade de fazer dinheiro (ouro) lhe é apresentada. Triste.

Cris Prates 02/02/2023

Nova California - Tênebra
Conto excelente que vergonhosamente eu desconhecia. Lima Barreto se fixando como um de meus autores favoritos. Estou pasma como eu não sabia que a novela Fera Ferida foi baseada nesse conto.
Raimundo Flamel chega misteriosamente à cidade de Tubiacanga e seus feitos acabam por mexer naquela sociedade de maneira indelével.

Alex 23/12/2022

Ganância=podridão
Que conto cabível de uma grande interpretação sobre a ganância.
O livro traz uma história muito interessante com crimes, mistérios e ainda uma reflexão: ?até que ponto chega o ser humano para suprir sua ganância de poder??
A cidade se tornou um grande cemitério e a que custo? O final salientou mais ainda a deslealdade humana ao se tratar de ouro e poder.
A ilustração é bem cômica e a história é interessante.

nanna 05/02/2022

Um conto bom.
Li por causa da faculdade e acabei gostando. Não apresenta nada de tão empolgante, mas não é ruim. Gostei!

EvaíOliveira 26/12/2021

A obra narra a história de um químico misterioso que aparece na pequena cidade de Tubiacanga e realiza a incrível experiência de transformar ossos humanos em ouro.