A Nova Califórnia

A Nova Califórnia Lima Barreto

Resenhas - A nova Califórnia

Ingrid_mayara 28/07/2018

A ganância de um povo
Emprestei essa belezinha da biblioteca. Queria ler algo rápido e instigante. Acertei em cheio!

A história é narrada em terceira pessoa. Inicia-se quando Raimundo Flamel foi morar numa pacata cidade chamada Tubiacanga. Os curiosos queriam saber o que fazia aquele homem misterioso, foi quando um pedreiro contratado por ele contou-lhes tudo o que via naquela casa e eles fizeram diversas teorias acerca de seus hábitos peculiares. Tamanho era o alarme do povo que até o subdelegado iria intervir, até que chegou um respeitável farmacêutico dizendo que, diante das pistas, aquele homem devia ser um sábio. A partir daí, a todo lugar por onde Flamel passava, recebia cumprimentos e, inclusive, era chamado de "doutor".

De repente vem a notícia de que o cemitério municipal estava sendo saqueado e várias coisas acontecem. O farmacêutico revela que existe uma fórmula que faz com que os ossos sejam transformados em ouro, mas ninguém demonstra publicamente a crença em algo tão absurdo. Individualmente eles não param de pensar na possibilidade da riqueza e já estavam imaginando uma vida de luxo. Isso tudo é só parte da história.

A maneira que o autor fez suas críticas diante da hipocrisia humana é admirável. O conto representa a ganância da população perante a possibilidade de riqueza e ascensão social; representa o disfarce para aparentar indiferença ou descrença ao "novo" quando na verdade bastaria uma oportunidade e tal insistência no conservadorismo seria aniquilada. É uma narrativa que faz transparecer as mazelas da sociedade.

Li o conto escrito originalmente para compará-lo à narração e percebi que na HQ a escrita e o enredo são bem fiéis ao que Lima Barreto escrevera, sendo complementados por ilustrações bem bacanas. Parece-me que há algumas lacunas na história (talvez para instigar o leitor ou a leitora a fazer uso da imaginação), mas nada que prejudique a experiência de leitura ou que seja de grande importância.

Nas últimas páginas há alguns exercícios de interpretação que instigam à pesquisa de palavras e conceitos históricos (a busca pelo ouro, nesse caso). Queria que a história fosse mais aprofundada, no entanto, recomendo-a pela sua capacidade de nos levar à criticidade.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt

lucas rocha 27/07/2021

Resenha L21.205
Capitão Pelino:

"Não diga 'asseguro' senhor Bernardes... Em português é garanto."

Pág. 10

Cris Prates 02/02/2023

Nova California - Tênebra
Conto excelente que vergonhosamente eu desconhecia. Lima Barreto se fixando como um de meus autores favoritos. Estou pasma como eu não sabia que a novela Fera Ferida foi baseada nesse conto.
Raimundo Flamel chega misteriosamente à cidade de Tubiacanga e seus feitos acabam por mexer naquela sociedade de maneira indelével.

Karyn 15/01/2024

A Nova Califórnia
Eu não tenho a menor ideia de onde eu tenho esse livro, mas a história é muito interessante. Um conto super curtinho que fala sobre a ganancia do ser humano, mesmo em uma cidade pequena aonde todo mundo se conhece. Mostra como quando se trata de dinheiro, nem a própria família se salva.

EvaíOliveira 26/12/2021

A obra narra a história de um químico misterioso que aparece na pequena cidade de Tubiacanga e realiza a incrível experiência de transformar ossos humanos em ouro.

nanna 05/02/2022

Um conto bom.
Li por causa da faculdade e acabei gostando. Não apresenta nada de tão empolgante, mas não é ruim. Gostei!

Valdez.Lima 18/08/2023

é basicamente uma crítica pela população ter feito de tudo pra ficar rica, a história em si não é de todo mal, mas achei mal desenvolvida

Beatriz 05/02/2021

Crítica à moralidade
De forma muito genial, Lima Barreto evidencia comportamentos interesseiros capazes de passar por cima da moral, dos valores e dos sentimentos.
Um dos aspectos válidos a serem citados é o fato da moral ser defendida até certo ponto, mas ao anoitecer, os interesses sobressaem e a censura da moral se enfraquece, emergindo aquilo que anteriormente foi condenado.

Wilza.Mary 17/09/2021

Surpreendente
A nova Califórnia é um conto humorístico. Esse foi meu primeiro contato com os livros do autor. Aqui vemos uma parodia baseada na corrida ao ouro americano.
Ele tenta mostrar que as pessoas mais respeitáveis podem perder seus valores quando se trata de dinheiro, mais precisamente ouro. A história fala sobre a chegada de um forasteiro a uma cidade do Rio de Janeiro, que causa alvoroço ao afirmar que sabe uma fórmula de transformar ossos em ouro. Imaginem só o alvoroço do povo ao saberem disso.

A descoberta é que ele havia sabido como transformar ossos humanos em ouro. Depois de revelar sua descoberta, Flamel some misteriosamente. Então uma onda de roubos a túmulos nos cemitérios começa, e Tubiacanga, cidade que não registra um roubo ou assassinato há mais de 5 anos se preocupa e monta um esquema para capturar os ladrões dos mortos. Em uma guarda armada pelo moradores, o procurador Carvalhaes acaba morto sem intenção, e conseguem prender o Coronel Bentes, que revela que o farmacêutico Bastos também está no esquema.

Matheus 25/07/2009

não tem uma boa historia mas como se trata de um conto não podemos espera uma historia maginifica

Simone Castro 15/01/2010

Lima Barreto mostra como os homens perdem o limite quando o assunto é ouro...ótimo livro!

larissalvr 29/03/2024

Por mais projetos como esse!
Só digo uma coisa: que mais histórias brasileiras sejam adaptadas aos quadrinhos!

(mas uma ?resenha? tão curta assim o Skoob não publica, então digo mais: vamos ler autores brasileiros e histórias em quadrinhos!).

Caderno de botas 20/08/2018

Chega a Tubiacanga Raimundo Flamel, um químico misterioso, dono de um conhecimento que pode mudar para sempre o rumo da história.

Continua em:

site: https://cadernodebotas.blogspot.com/2018/04/a-nova-california_52.html

Emilly Fontenele 27/09/2019

Uma bela crítica social
O livro que mostra o quão ambicioso o ser humano pode ser... A parte que mais me chocou foi quando o filho do carteiro aconselhou o pai a ir ao túmulo de sua mãe pois em vida ela foi gorda.O próprio filho com essa intenção...Que horror.

Mesmo com essa tristeza que a história traz é uma leitura que vale a pena