A Canção de Aquiles

A Canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A Canção de Aquiles

matycollapsed 09/03/2024

A canção de Aquiles
Talvez seja tudo aquilo que falam, talvez não. Pro meu azar, nao me encontrei tao interessado no desandar do livro, fiquei apenas animado no começo, quando eles são jovens, e no final onde Patroclo teve sua ?gloria?. Comecei a odiar Aquiles do meio do livro pro final, mesmo sabendo que ainda amava Patroclo, nao pude perdoa-lo por seus diversos atos. O livro é bom sim, creio que o romance poderia ter sido mais desenvolvido? mas as vezes poderia ter sido só minha imaginação querendo apagar detalhes da obra. Madeline consegue descrever os atos e cenarios perfeitamente, fazendo com que nos sintamos dentro da guerra e da paixão dos dois personagens. Foi uma experiência incrível ler esse livro. Acredito que minhas expectativas estavam alinhadas.

JoAo366 10/03/2024minha estante
Você costuma ler no Kindle ou no livro físico?

Beatriz 09/03/2024

Levemente superestimado
Comecei gostando muito, a escrita me prendeu bastante (inclusive, esse é um ponto positivo o qual se vale ressaltar), entretanto, lá para a metade do livro comecei a achar chato, bem provavelmente pelas altas expectativas que coloquei nele, por conta disso demorei bastante pra terminar e pensei em abandona-lo várias vezes. Mas o final superou bastante, a emoção foi passada de forma incrível.

MaitA.CorrAa 07/03/2024

Meio méh
No começo até que a história fluiu legal, mas depois ficou chata demais.

Jamais caberá em uma história na Grécia antiga preconceitos de sexualidade.

Tudo era plural e um bacanal, e aí querem colocar um drama do tipo "não podem saber" e depois "quero que todo mundo saiba".

Ninguém liga querido Aquiles, só vai lá e mata todo mundo logo...

Ahhh mtooo teen...Sou cringe demais pra isso

JAlia372 07/03/2024

A Canção de Aquiles
Acabei me frustrando demais com o decorrer da história.
Coloquei muita expectativa no livro, o começo é fenomenal, mas pouco a pouco a história fica cada vez mais rasa e o amor deles não é aquele amor tão grande quanto falam. Não é um livro ruim, mas não tem nada de muito surpreendente.

THALEX 07/03/2024minha estante
Eu nem tô tirando esse livro da minha lista não, né? Kakak

BCovisck 07/03/2024minha estante
Ou então você pode ler ele pra discutir comigo kkkk eu empresto

THALEX 07/03/2024minha estante
Não sei se sou capaz... Conversamos depois kaka

Jazz 06/03/2024

Uma profecia, dois amantes e muitas mortes
Eu amo mitologia grega, mas você não precisa ser apaixonado para entender a história. Até porquê você é informado do final desde o começo, mas mesmo assim torce para que o destino dos personagens mude.
Eu sabia que esta história tinha viralizado, mas lendo o livro não compreendi muito bem como isso foi possível.
O livro é cansativo, se você se distrair você vai ficar facilmente confuso porque parece que as cenas não se interligam e o romance do casal principal? é bom, mas não é tão bom, mas é bom, entendeu?
Não leria de novo e teria cuidado com as pessoas que eu recomendaria.
Leia se gosta de história, mas se for pelo romance você vai se cansar facilmente.

leiturasdatita 06/03/2024

"A divindade, o mortal e o menino que era as duas coisas"
Gosto de ler best-sellers, mas não era minha intenção ler A Canção de Aquiles agora. Sabia que era sobre a Ilíada, mas quando descobri que era sob o ponto de vista de Pátroclo e com viés em seu relacionamento homossexual com Aquiles, fui correndo pra ler, já que adoro uma fanfic gay.

Primeiramente, amei a Madeline utilizar um personagem como Pátroclo, considerado importante porém secundário, para narrar o livro (mesmo depois de sua própria morte ele ainda está lá presente, tal qual Brás Cubas). Me lembro quando assisti ao filme Troia, onde ele se transformou em primo de Aquiles e só apareceu pra morrer pelas mãos de Heitor, então não nos damos conta de sua importância para Ilíada e para as decisões de Aquiles enquanto estão em Troia.

Segundo, amei a fanfic né? Eles dando o primeiro beijo, batendo bolo na caverna do Quíron, Aquiles sendo safado, os diálogos românticos deles... e embora, às vezes, eu sentisse o Pátroclo um inútil no acampamento da guerra, Madeline nos mostrava o quanto ele era importante para Aquiles, pois o guerreiro sempre precisava desabafar depois de cada batalha, precisava de colo, e Pátrocolo esteve sempre ali ao seu lado, mantendo-o humano. Os ensinamentos de Quíron também foram úteis; Pátroclo até enfermeiro foi na guerra, e achei o romance e a cumplicidade deles na medida certa pra história, uma vez que o foco é a preparação para a guerra de Troia, desde sua adolescência.

Terceiro, gostei também de como os deuses foram retratados no livro. Odiosos e cheios de vontades, conforme mostra a mitologia grega. Tétis, mãe de Aquiles, por exemplo, é insuportável, e fez o Pátroclo sofrer um bocado. No final, no entanto, a bicha até se redime, sendo motivo de um dos meus choros.

Só não gostei, e aqui vem um spoiler, do fato da Madeline, além de ter afastado a Briseida do Aquiles nessa releitura, como se eles nem se falassem direito (quando, na real história, eles eram amantes), colocou-a como interesse romântico do Pátroclo, fazendo até com que se beijassem. Achei desnecessário inventar isso pra história. Foi o que mais me incomodou.

O fato do final ter sido corrido, achei desconfortável também. Originalmente, Ilíada vai até a morte do Heitor; porém Madeline escreve o livro até a vitória dos gregos e o fim da guerra. Não vejo problemas nisso, até prefiro, pra história ficar mais completa e redondinha. Só que muitos acontecimentos da guerra ficaram voando, inclusive um dos principais, o cavalo de Troia, que só foi citado (fato que merecia um capítulo, na minha opinião). Mas deixei passar por não fazer parte da história original. Pontos altos, no entanto, para Príamo indo buscar seu filho morto, e Tétis ajudando o Pátroclo na última página.

Se você gosta de mitologia grega, ação e romance gay: LEIA!

florflorflor 05/03/2024

Desculpa gays que gostam desse
Cara, sem maldade, mas eu nao entendi NADA desse livro. ok eu sei o minimo de mitologia grega mas eu comecei perdida e terminei perdida. a parte maneira era o romance deles e nao tinha nada sobre isso depois do começo (?), as partes da guerra eram chatas e confusas e parecia um livro de historia sabe? ele simplesmente comecou a se perder na premissa inicial. vc nao sente nada, felicidade, tristeza, raiva ou medo. pq tipo meio que fds (?) ja que o aquiles e o patroclo nao se falam por metade do livro apesar de serem o casal principal. apesar de o livro ser muito bem escrito (!!!!), parece uma fanfic super bem feita e eu adorei isso, nao tem oq amar nele sabe? a unica coisa que eu amo sao personagens condenados pela narrativa (um beijo aquiles!!!! ?)

eh sim top mas esse livro eh para um demográfico MUITOO específico: gays que sao obcecadas por mitologia grega e guerras. e acho que sao mtos poucos que se encaixam nesses tres. eu pessoalmente nao recomendaria se tu nao se encaixa nos tres
Paola 21/04/2024minha estante
Eu AMEI esse KKKKKK ficava sedenta pela parte do romance sim, mas gostava de tudo o mais, gostei das mensagens do livro e poder conhecer a mitologia grega sobre um ponto de vista diferente

florflorflor 21/04/2024minha estante
sim! eu senti muito só que esse livro nao era pra mim, apesar de ser muito bom, sabe??? pq pra voce ler ele vc tem q se atrair a um tipo de livro bem específico, que nao eh bem normalmente oq eu leio

_.lukelucas._ 05/03/2024

Que bomba de livro gnt
n curti nao, tb n entendi todo o hype q ele teve (e olha q sou fã de carteirinha de mitologia grega) enfim, nao curti

Fábbio @omeninoquele 05/03/2024

Amei!
#OMeninoResenhando

"Há muitas maneiras de começar uma guerra…"

Quando ainda jovem o príncipe Pátroclo é exilado do reino de seu pai Menécio, por ter matado acidentalmente um garoto, ele vai morar com o rei Peleu em Fítia, onde lá conhece Aquiles, e com o passar do tempo, ele o torna seu companheiro de luta, e essa relação evoluiu mais tarde para algo amoroso.

Pátroclo sempre fora considerado fraco por seu pai, e a medida que cresce, admirando Aquiles que sempre fora tudo o que ele não é, essa relação entre os dois e a proximidade que vão criando, serve de alicerce para mais maduros entenderem o amor que sentem um pelo outro. Aquiles é o predestinado desde muito cedo a ser um guerreiro brilhante e a sua mãe, a ninfa Tétis fará de tudo para que esse futuro seja assegurado. E a relação dela e Pátroclo desde cedo é estremecida por isso, pois pela visão dela ele não está à altura de seu filho.

Mas quando a notícia de que Helena de Esparta é raptada pelos troianos, os gregos partem rapidamente para salvá-la e é nesse momento que a vida dos dois, Pátroclo e Aquiles, que estão sendo preparados, se vê interrompida pois Aquiles vê nessa guerra a oportunidade para enfim cumprir seu destino heróico e Pátroclo o segue, movido pelo amor que sente, mas com o andar dos anos, se torna essencial para que A Guerra de Tróia seja vencida.

Na guerra e no amor, os dois jovens se deparam com seus futuros predestinados, incumbidos de terem um lugar glamoroso na história dos gregos, Pátroclo e Aquiles são a prova mais clara e doída de que o amor é algo poderoso, mas também perigoso. O “lance” que eles têm e que vai se fortalecendo durante toda a história, é algo belo de se acompanhar. O que Pátroclo fez, se doando por inteiro a essa relação com Aquiles, que era o que possuía um “futuro brilhante” fez com que eu ficasse por muito tempo irritado com ele. Mas o amor é isso, se doar por inteiro ao outro, e muitas vezes deixando seu próprio querer de lado e só quem ama de verdade faz isso me fez entender um pouco mais o personagem.

Baseado em A Ilíada de Homero, a trama de Madeline Miller segue fielmente aos mitos gregos e traz com o amor de Pátroclo e Aquiles uma visão de guerra mais humana, pois as ações deles priorizando seus aliados e pessoas próximas nos passam isso. A trama é muito bem preenchida e as lacunas que poderiam surgir, já que o romance é uma releitura de outra história foi muito bem contornada pela autora. Eu amo mitologia e senti com essa experiência, uma mágica e um mundo mitológico que se abre e com toda certeza vou querer ler mais dessa autora e inclusive me pego extremamente com vontade de ler Ilíada.

Recomendo fortemente se você gosta de releituras, de mitologia e de um amor puro e verdadeiro.

#ACancaoDeAquiles #MadelineMiller #PlanetaMinotauro #PlanetaDeLivros

site: https://www.instagram.com/p/C3_FBlWvnio/

MoranguinhoS2 05/03/2024

Promete muito entrega pouco
Quando peguei ?A canção de Aquiles? para ler eu estava esperando uma história de ação com um romance LGBTQIA+ de tirar o fôlego de me fazer derramar lágrimas. Mas quando me deparei com a leitura, achei cansativa, os fatos demoravam para acontecer, havia momentos que eu me questionava ?precisava dessa cena ??. Também outro ponto que me fez dar essa nota é que depois deles saírem da caverna de Quíron não parece que eles tiveram uma evolução no relacionamento, senti falta de mais cenas românticas. Contudo quando estava perto do final do livro eu gostei bastante, teve uma evolução do Pátroclo, ele usando suas habilidades na guerra e tendo seu ato de coragem; e Aquiles mostrando seu lado egoísta e orgulhoso, as consequências de suas escolhas. Se você está procurando um livro que tenha aventura, ação e uma pitada boa de romance, este não é o livro, o classifico mais como um livro de desenvolvimento lento que precisa de paciência, não possui muitas cenas de lutas isso só é encontrado mais no final do livro; e um romance um tanto implico quanto explícito, pois tem oscilações durante o decorrer do livro. Em suma, é um livro interessante que tem uma proposta totalmente diferente de livros que envolvem mitologia grega e guerras, já que explora mais esse lado emocional, um romance leve e com um final surpreendente .

Paloma 04/03/2024

Favoritado
?[?] mas o estranho também é amigo ou irmão de alguém. Então, que vida nós podemos considerar mais importante??

esse livro me conquistou totalmente e de forma despretensiosa.
já tinha ouvido falar sobre ele, mas eu não sabia de fato sobre o que era, sobre o que se tratava. conhecia Aquiles, mas quem não, né? porém não sabia nada sobre esse jovem príncipe exilado que foi Pátroclo. que curioso, logo ele, o melhor dos homens.
eu me apaixonei a cada página por esse menino que aos poucos se tornava homem, entendia suas aflições, me compadecia pelo seu grande amor é enorme coração, além de sua bondade e benevolência
Aquiles também não me passa batido, amei ele, mas também odiei, odiei por motivos que só quem lê, vai entender
eu amei esses dois, amei vê-los crescendo, se tornando adultos, posteriormente guerreiros e heróis
e chorei, chorei muito por os perder
vão estar no meu coração

Laracha 03/03/2024

Canção de Aquiles
Facilmente me casaria com esse livro, juro pra vcs
O Aquiles e o Patróloco são mt lindos eu amo eles, e eles passaram por muita coisa só queria abraçar os dois.
A história é mt boa, chorei q nem uma condenada no final, juro me quebrou demais ver o Aquiles tao mal daquele jeito.
Fiquei com muito ódio daquele desgraçado do Pirro, que mlk insuportável, sério quem ele acha q é na fila do pão pra falar aquelas coisa cara???

Enfim, o livro é ótimo, só leiam.

*chef kiss*

nala 03/03/2024

Talvez eu tenha criado expectativa demais, mas, infelizmente, não consigo nem dizer que gostei desse livro. não consegui me prender muito aos personagens e passei o livro inteiro agoniada por ele não acabar nunca, eu não consegui me importar com nada do que aconteceu, principalmente durante a guerra. no final eu confesso que chorei horrores, mesmo já sabendo o que ia acontecer, mas não acho que compensou a tortura que foi o resto do livro. não deu certo pra mim, eu acho.