A Canção de Aquiles

A Canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A Canção de Aquiles

LopesCami 20/04/2023

O melhor dos gregos e o melhor dos homens
Amei essa releitura, é uma história onde vc sabe que eles morrem que todos morrem e mesmo assim sente quando acontece. Acho que Aquiles é representado como alguém que é prometido pra ser o melhor de sua geração seria ele é arrogante, orgulhoso, mas ainda assim a gente consegue entender o que o Patroclo fala sobre ele ter um brilho.

O livro é narrado pelo Patroclo, amante e companheiro de Aquiles e eu acho que essa foi a jogada de gênio do livro pq você vai ler um livro chamado a canção de Aquiles e você espera que quem narre seja o cara que tá no título lógico; eu ainda acho que seria legal ver um livro na perspectiva do Aquiles só não garanto que ia gostar do Aquiles ainda assim porque oh moleque irritante as vezes.

Tem umas horas muito chatas que eu não queria nem ler, mas o veredito é que o livro é muito bom, o casal é muito fofo, os personagens são humanos (menos Agamenon ele é um demônio), amei a questão da guerra do ponto de vista que não fosse do Menelau, o primeiro marido da Helena, da Helena, ou Páris que são meio que os protagonistas da história e eu acho que é isso o que eu mais gostei no livro.

Resumo do livro em uma frase: eu sabia que era uma história de gay triste só não sabia que ia ser tão triste
A soma de todas as páginas 20/04/2023minha estante
Não conhecia e fiquei curiosa para saber mais... Adorei sua resenha ????

Meng_meng 20/04/2023minha estante
Amei seu resumo da obra KAKAKAKAK juro que na reta final eu chorei sem parar

Nat 09/06/2021

Amei
Estava para entrar numa ressaca literária e esse livro me ajudou kkkkk
É uma leitura simples e corrida, não se perde em detalhes mas nao é ? vazia? NÃO tenho fundamentos para criticar a obra somente oq eu senti lendo,AMEI
Para pessoas assim como eu que não sabe de nada de mitologia grega, é super tranquilo na compreensão.

Gu Vaz 22/04/2022

O amor acima do destino
Esperava encontrar uma leitura mais bobinha e me surpreendi com uma história adulta e poética. É uma releitura de Ilíada e narra o relacionamento de Aquiles e Pátroclo desde a infância até a iminente Guerra de Tróia. Pátroclo é um narrador maravilhoso, ver seu amadurecimento é emocionante e o desenrolar da história de amor entre ele e Aquiles é belíssimo.
Ana Bellot 22/04/2022minha estante
Idem! Nossa, eu jamais colocaria esse livro como YA. Achei muito acima, merecia sair por outro selo sem ser a editora planeta

Gu Vaz 23/04/2022minha estante
Pois é, também acho.

Calebe13 02/12/2022

Um dos melhores livros que eu li nesse ano
"Aqueles segundos ? aquelas frações de segundos ? em que os nossos olhares se encontravam eram os únicos momentos, no dia, em que eu sentia alguma coisa."

A Canção de Aquiles é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores livros que eu tive a oportunidade de conhecer e ler nesse ano. E eu não sei definir palavras para descrever o que eu senti quando terminei essa leitura ? talvez um misto de tristeza, catarse e admiração. Não gosto muito de tragédias, mas se tem uma que eu gostei, de verdade, foi essa.

A narrativa do livro nada mais é que uma releitura da obra 'A Ilíada' do famoso Homero, poeta grego da antiguidade. Madeleine, a autora, focou em retratar o relacionamento entre Aquiles e Pátroclo ? desde a infância dos dois até o último momento de suas vidas. Se em 'A Ilíada' Pátroclo era um personagem secundário, em 'A Canção de Aquiles' ele se torna o personagem principal, além de ser o narrador da história. Todo o desenrolar da trama é contado através do seu ponto de vista, com foco em alguns outros personagens também.

Madeleine foi, de certa forma, fiel a narrativa do Homero, com pequenas alterações é claro. A forma como ela escreve é simples e te cativa de um modo que você se mantém preso e com vontade de saber o que acontece nos próximos capítulos ? mesmo já conhecendo o final. É uma pena que, infelizmente, tenha mantido a tragédia (mas faz parte, é a história e não pode ser alterada). Eu me apeguei muito à forma como foi construída o relacionamento entre Aquiles e Pátroclo ? algo simplesmente lindo.

Já é um dos melhores livros que eu li na minha vida e com certeza estarei conhecendo as outras obras da autora.

Pátroclo e Aquiles, vocês já têm um lugar especial dentro do meu coração. ??

Bruno 19/05/2023

Eu amo mitologia grega, então gostei do livro, porém o livro se arrasta um pouco depois da metade, deixando cansativo, mas o final é muito bonito. Vale a pena ler

Gabi 18/05/2023

Chorei por mais de uma hora
Eu tô com um misto de achar o amor lindo e ficar revoltada. Nunca vi tanta gente burra, tanta gente morrendo por nada. Sério eu juro, amei, favoritei E TO REVOLTADA. Aquiles a maior parte do tempo é um babaca e o Patroclo é tão humano que chega a beirar a estupidez. Eu amei, cinco estrelas e favoritado.

Fred.Braga 22/07/2023

Pátroclo e Aquiles
"Pois se poderia reconhecê-lo por um toque, por seu cheiro! Poderia reconhecê-lo mesmo estando cego, somente pelo ruído de sua respiração ou pelo som de seus passos. Poderia reconhecê-lo na morte, no fim do mundo."
Uau! Simplesmente uma das melhores leituras que tive, uma experiência incrível, dilacerante, miraculosa e extremamente triste ( mas nunca superará "Uma Vida Pequena".) A canção de Aquiles é uma releitura baseada na Ilíada de Homero. Uma história sobre a glória de um guerreiro, mas sobretudo o amor extremo de Pátroclo por Aquiles. Chorei muito, mas valeu cada lágrima.

Evaldo7 30/01/2023

Tragédia, mas muita tragédia!
DLL2023: de romance.

Nesse livro iremos reviver a história de Aquiles, no entanto contado pela visão de Pátroclo. Um jovem e solitário príncipe que entrega seu coração e alma ao Herói protagonista de um dos maiores eventos gregos contato por Homero, a Guerra de Troia.
O livro acompanha a vida e trajetória do melancólico Pátroclo, que desde o inicio mergulhamos em suas questões sobre a vida, amor e pertencimento. Durante o seu desenvolvimento e todo decorrer da história, Pátroclo em sua tentativa de se descobrir como uma pessoa e assim ter sentido, acaba cruzando o caminho do destemido herói de Ilíada. E é a partir desse encontro que a vida de Patróclo e Aquiles ganha um novo tom e um pouco de tragédia (até porque é uma história grega, então tem tragédia).
Miller consegui construir os personagens de uma forma bem elaborada, destaco a construção do príncipe Patroclo, que na qual conseguimos acompanhar o seu crescimento durante toda a trajetória. Um menino melancólico e fisicamente fraco, mas com uma personalidade muito forte, que luta com toda força de vontade para ficar ao lado de quem ama. Destaco também a escrita de Miller, de uma forma poética e fluída consegue contar a história de Aquiles de uma forma suave, dentro de uma guerra.

Isa 25/07/2023

?A canção de Pátroclo?
?Pois se poderia reconhecê-lo por um toque, por seu cheiro! Poderia reconhecê-lo mesmo estando cego - somente pelo ruído de sua respiração ou pelo som de seus passos. Poderia reconhecê-lo na morte, no fim do mundo? Um livro muito bom e muito bem escrito. Apaixonada pelo pátroclo e sua evolução ao decorrer da narrativa é incrível.
lauraseexpressa. 25/07/2023minha estante

Marcelo 16/08/2023

Leitura excelente
Amei a narrativa. A história é contada pelo ponto de vista do Pátroco e não por Aquiles e isso dá toda uma nova dinâmica para a história. Os personagens são cativantes e você vai devorando as páginas e nem percebe. Recomendo a leitura.

teatrodoslivros 10/01/2021

Mistura de Sentimentos
Eu não sei ao certo como escrever essa resenha, mas A Canção de Aquiles foi um livro que mexeu muito comigo e me fez ter uma mistura de sentimentos ao longo da leitura. Eu amo história e principalmente livros que falam de fatos históricos ou de mitologia e A Canção de Aquiles foi perfeito.

Eu me emocionei muito com a escrita, a autora soube muito bem como colocar os sentimentos do Pátroclo e tudo o que ele sentia, eu me senti ali na história e vivendo todos os momentos.

A história é trágica, mas com um significado muito bonito por trás.

Manuzitað¸ 08/05/2023

Uma linda e triste releitura...
Tudo sabemos pela visão de Pátroclo, companheiro de vida e eternidade de Aquiles. A narrativa se concentra não apenas nos feitos grandiosos de Aquiles, que desafiava exércitos, reis e até deuses e por vezes os enfurecia, mas, também, no homem Aquiles, com suas ambições de se tornar o maior de todos, ao mesmo tempo que lutava para proteger o que lhe era mais importante.
Pátroclo traz um Aquiles mais próximo da humanidade e um pouco mais distante da lenda, o que nos permite ver, então, um Aquiles mais vulnerável, entregue, por vezes, a uma batalha interna entre ser ele mesmo e seguir com cruel e duro destino que lhe foi traçado.
Aqui, Pátroclo, não é apena um mero coadjuvante, assim como na história original, aqui, ele não só prova o seu valor, como foi fundamental para Aquiles durante toda a sua jornada para se tornar o herói de quem todos lembrariam.

O livro tem uma leitura fluida e um ritmo, constante, mas senti uma quebra nos últimos capítulos, no entanto quando chega no final, tudo acontece muito rápido e com o desfecho já esperado, porém, emocionante.
Um ótimo livro pra ler com calma.