A Canção de Aquiles

A Canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A Canção de Aquiles

helena 08/09/2022

jornada sentimental
acho que não existem palavras para descrever todos os sentimentos que esse livro transmite. é uma jornada sentimental do início ao fim.

voandocomlivros 19/10/2021

"AS NAÇÕES SÃO O INVENTO MAIS TOLO DA HUMANIDADE: 'NENHUM HOMEM VALE MAIS QUE OUTRO, NÃO IMPORTA DE ONDE VENHA'."

A trajetória da autora, Madeline Miller, na criação de "A Canção de Aquiles" durou 10 anos. A base de sua inspiração foram os clássicos épicos, Ilíada e Odisseia, mais especificamente a Ilíada.

Pátroclo, filho do rei Menécio, foi exilado da terra natal após um trágico acidente, e acabou sendo criado na corte de Peleu, junto com Aquiles. Apesar de vários fatores que marcaram sua importância na "Ilíada", ele era um personagem secundário que quase se perde em meio a tantas deidades. Mas nesse livro, Madeline dá voz ao príncipe Pátroclo e é ele quem narra "A Canção de Aquiles".

"EU NUNCA OUVIRA MÚSICA ASSIM ANTES. TINHA O CALOR DO FOGO, A TEXTURA E A DENSIDADE DO MARFIM POLIDO. GRANDIOSA E SERENA AO MESMO TEMPO."

Filho do rei Peleu e da deusa (insuportável) Tétis, Aquiles é dotado de força, velocidade, uma beleza estonteante e cresce a luz de uma profecia: ser o maior guerreiro de sua geração.

"ELE NÃO DIZIA NADA COM SEGUNDAS INTENÇÕES E FICAVA INTRIGADO QUANDO ALGUÉM FAZIA ISSO. CERTAS PESSOAS TALVEZ CONFUNDISSEM SEMELHANTE ATITUDE COM INGENUIDADE. NO ENTANTO, ABRIR O CORAÇÃO NÃO É, DE CERTO MODO, UMA CARACTERÍSTICA DE GÊNIO?"

Mesmo sendo completamente o oposto um do outro, Pátroclo e Aquiles desenvolvem uma conexão sólida e se tornam companheiros inseparáveis. Conforme os anos vão passando, o relacionamento entre os dois fica ainda mais intenso. Juntos, são treinados pelo centauro Quíron e vivem alguns anos tranquilos e bucólicos, até que recebem a notícia sobre a guerra contra Troia e a força do destino fala mais alto.

"LEI NENHUMA OBRIGA OS DEUSES A SEREM JUSTOS."

"OS DEUSES NÃO PERMITEM QUE SEJAMOS FAMOSOS E FELIZES."

A escrita da autora é belíssima, tocante e emocionante. "A Canção de Aquiles" é uma história sobre glórias, heroísmo e sacrifícios, que explora batalhas entre deuses e mortais, evidencia segredos do coração e confirma o poder supremo do amor.

Eu amei essa leitura! Além de se manter fiel a tradição mais antiga dos mitos gregos, Madeline Miller conseguiu criar um romance lindo, sólido e cheio de mensagens e reflexões para a vida toda.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/a-can%C3%A7%C3%A3o-de-aquiles-resenha

Maisa @porqueleio 24/10/2021

Poderia ser facilmente a verdadeira estória de Aquiles.
A Canção de Aquiles é baseada na obra do poeta épico Homero, com foco na Guerra de Troia e em um de seus heróis, Aquiles. Aqui, teremos sobretudo a visão de Patróclo, um príncipe que foi exilado quando criança e enviado para viver na corte do rei Peleu, no reino de Fítia. Mas na obra original, Pátroclo não tem uma participação significativa, apesar da importância que parece representar para Aquiles.

Pátroclo tem um passado marcado por rejeição e abandono – sua mãe é bem ausente, o pai o vê como um fracote. Mas um acidente obriga seu pai a exilá-lo, e é assim que ele vai parar no reino do brilhante Aquiles, filho da deusa Tétis e destinado a grandes feitos. Os dois garotos crescem e vão desenvolver uma amizade aos poucos, que vai enraizando até se tornar amor.
Mas, uma guerra se aproxima...

Helena era filha de Zeus e da rainha Leda, esposa do rei Menelau de Esparta. Ela é ‘sequestrada’ por Páris, príncipe de Tróia, e a confusão está armada... Em princípio para resgatar Helena, mas na realidade com interesses econômicos, a guerra dura dez anos, e tem impacto direto sobre nossos protagonistas.

Primeiro, é necessário reafirmar a maestria da autora em recontar essa estória. Ela consegue dar vida e propósito a todos os personagens, sejam humanos ou deuses... Pátroclo é doce, gentil, amedrontado, apaixonado. Tenho certeza de que roubou o coração de todos os leitores. Aquiles é frenético, luz sem se esquecer do amigo/amante, mas cujas promessas de glória eventualmente acabam ditando caminhos que sabemos ser cilada! Que casal doce!

Mesmo sendo um pouco lento em alguns momentos, é lírico, ainda que vá quebrando o coração da gente aos poucos. Daqueles livros para a gente guardar e suspirar todas as vezes que olha pra ele.

Não se preocupe se não leu a obra original, a autora entrega todas as informações necessárias. Uma obra completa – não admira que a autora tenha levado dez anos para escrever!

site: https://www.instagram.com/p/CVQ4yf-rdhp/

Joan Maas 28/11/2022

é um puta livro.
estive com sentimentos conflitantes durante todo o livro, mas esse final foi o que faltava para decretar que eu me rendi a essa história. foi fantástico, foi pesado, foi triste e foi renovador. mesmo que não tenha uma linguagem tão simples assim e isso tenha me feito engatinhar na história, vale muito a pena.

Maria 11/07/2021

Sem palavras
Eu terminei esse livro destruída mas é maravilhoso a leitura me prendeu desde o início até o fim eu li tão rápido que nossa estou sem palavras para descrever teve um maravilhoso começo meio e fim não decaiu em nenhum momento chorei horrores fiquei com raiva em vários momentos mas é incrível e eu nunca vou me cansar de dizer.
Leiam vcs n vão se arrepender
Marcos 12/07/2021minha estante
EU QUERO MUITO LER AGORA AAAA

Maria 12/07/2021minha estante
Leia sim você não vai se arrepender principalmente se gostar da história da Grécia antiga

Mauriceia2 07/11/2023

A CANÇÃO DE AQUILES
Eu tenho certeza que esse livro  será o favorito de muitos leitores, mas já esteja preparado para desidratar literalmente. No começo você pode achar a leitura chata mais depois sofre que nem uma condenada (o)

Só falo uma coisa: esteja preparada ou preparado para ler a canção de Aquiles porque é muito emocionante pode preparar várias caixas de lenço porque ele faz você chorar até a última palavra do livro.  Eu fiquei bastante surpresa lendo esse livro: É uma história sobre o poder do amor e a força do destino, mas também das grandes batalhas entre deuses e reis de paz e glória, de fama eterna e dos segredos do coração humano. O livro é maravilhoso e acho que todo jovem e não jovens LGBT deveria ler A CANÇÃO DE AQUILES. A narrativa é impecável e o vocabulário é muito amplo com frases bem formuladas, quanto mais você lê mais você quer ler. Eu recomendo a todos.

kailê 20/09/2023

Chorei, recomendo
É um livro que te cativa e te prende desde o primeiro capítulo. Não tenho nada a reclamar, as palavras fluem naturalmente e de forma mágica, me apaixonei por Patroclo, por Aquiles, e por outros que nos são apresentados ao longo da narrativa. Linda história, com final perfurante e impecável.
Beatriz 20/09/2023minha estante
eu chorei tanto na cena q o Pátroclo decide ir, chorava e gritava KAKXKWKXJS

juliana 31/07/2021

"Aquiles é metade de minha alma, como dizem os poetas"
esse livro é o tipo de livro que prepara a gente pra algo muito terrível que vai acontecer mais pra frente.

as descrições sobre o Aquiles são TÃO bonitas que grifei todas as cenas.

chorei muito, demais, acho que nunca vou superar esse livro, porque só de olhar pra capa dele meu coração dói.

E como diz o Pátroclo:
"É de lembranças que sou feito."

Inhazinha 12/10/2021

a dor é real
É muito engraçado como uma recontagem de uma epopéia grega pode virar uma grande tragédia. Tudo fica mais doloroso pelo fato de que nós, essencialmente, vemos esses personagens e o amor deles crescer durante a narrativa. E é um amor tão puro. Eu já sabia como o livro iria acabar, mas nem assim eu consegui me preparar para a carga emocional desse final. É bonito, é triste e é perfeito. Essa é a verdadeira história de amor.

13/07/2022

perfeito sem tirar nem pôr
é o melhor livro do mundo sem exagero algum. terminei há alguns dias e me encontro obcecada até o momento, quanto mais eu leio sobre, mais eu descubro e mais eu quero saber. a história de Aquiles e Pátroclo é surpreendente, mágica e incrível. não tenho palavras para descrever como me senti ao vê-los crescer e conhecê-los cada vez mais. me apeguei ao enredo como nunca fiz com outros livros.
sem sombra de dúvidas, um dos romances mais cativantes que já li na vida. quero dar o mundo pra eles. me emocionei bastante e até agora sinto vontade de chorar ao lembrar.

gabe ! 31/07/2021

obra de arte
obra bem consstruida e cativante, os personagens sao bem feitos e me alegrou bastante, definitivamente um dos meus livros favoritos

Amelie 27/03/2023

Maior definição do "esse livro me destruiu, recomendo"
A escrita desse livro pode ser tão encantadora quanto triste, típico de uma obra sobre mitologia grega. Sou suspeita pra falar, porque desde o início da adolescência adoro esse assunto (obrigada percy jackson), mas nunca tinha embarcado nos contos homéricos. A Canção de Aquiles é, nesse caso, uma releitura da Ilíada, e que releitura.
é uma história cheia de crueldade, crimes de guerra e muitas outras coisas, mas também tem amor, cuidado e redenção. A paixão de um herói e um príncipe exilado diante um cenário de iminência de guerra, cheio de tensões e horror.
também queria falar sobre como nunca tinha lido um livro que te faz mudar de ideia sobre os personagens tantas vezes. É um recorde pra mim! Personagens que de início não gostei e até odiei, como a deusa Tétis e Deidâmia, me fizeram depois simpatizar e compreender todo o sofrimento que as levaram até ali. O próprio Aquiles também teve seus momentos que me fizeram questionar o quão íntegro ele de fato era.