A Canção de Aquiles

A Canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A Canção de Aquiles

beatriz 27/05/2022

??
demorei 5 meses pra terminar essa leitura meu deus q sufoco no começo eu não achava que ia gostar tanto mas eu amei muito de verdade me apaixonei pela história pelos personagens por tudo aiii ja to pensando em quando vou reler kkkk

Yasmin.Valim 21/02/2024

Nada dá certo para os gays
Eu estava muito animada pra ler esse livro e devo dizer que não me decepcionei.

A história é linda e triste, a forma que a narrativa foi contada dói na alma porque sabemos que muita podia ter sido evitada, mas a natureza do homem não permitiu.

Sofri com a história de Pátroclo e ainda mais com seu final, apesar de amar ele e Aquiles juntos, não consigo parar de pensar no que teria sido se ele tivesse seguido por outro caminho.

O amor deles era lindo, mas o orgulho de Aquiles e a devoção de Pátroclo os destruíram, que fiquem juntos onde quer que estejam.

Teve partes onde mais quero apagar da memória (Ilha de Ciro) que qualquer outra coisa, mas vou lembrar desse livro com carinho.

voandocomlivros 19/10/2021

"AS NAÇÕES SÃO O INVENTO MAIS TOLO DA HUMANIDADE: 'NENHUM HOMEM VALE MAIS QUE OUTRO, NÃO IMPORTA DE ONDE VENHA'."

A trajetória da autora, Madeline Miller, na criação de "A Canção de Aquiles" durou 10 anos. A base de sua inspiração foram os clássicos épicos, Ilíada e Odisseia, mais especificamente a Ilíada.

Pátroclo, filho do rei Menécio, foi exilado da terra natal após um trágico acidente, e acabou sendo criado na corte de Peleu, junto com Aquiles. Apesar de vários fatores que marcaram sua importância na "Ilíada", ele era um personagem secundário que quase se perde em meio a tantas deidades. Mas nesse livro, Madeline dá voz ao príncipe Pátroclo e é ele quem narra "A Canção de Aquiles".

"EU NUNCA OUVIRA MÚSICA ASSIM ANTES. TINHA O CALOR DO FOGO, A TEXTURA E A DENSIDADE DO MARFIM POLIDO. GRANDIOSA E SERENA AO MESMO TEMPO."

Filho do rei Peleu e da deusa (insuportável) Tétis, Aquiles é dotado de força, velocidade, uma beleza estonteante e cresce a luz de uma profecia: ser o maior guerreiro de sua geração.

"ELE NÃO DIZIA NADA COM SEGUNDAS INTENÇÕES E FICAVA INTRIGADO QUANDO ALGUÉM FAZIA ISSO. CERTAS PESSOAS TALVEZ CONFUNDISSEM SEMELHANTE ATITUDE COM INGENUIDADE. NO ENTANTO, ABRIR O CORAÇÃO NÃO É, DE CERTO MODO, UMA CARACTERÍSTICA DE GÊNIO?"

Mesmo sendo completamente o oposto um do outro, Pátroclo e Aquiles desenvolvem uma conexão sólida e se tornam companheiros inseparáveis. Conforme os anos vão passando, o relacionamento entre os dois fica ainda mais intenso. Juntos, são treinados pelo centauro Quíron e vivem alguns anos tranquilos e bucólicos, até que recebem a notícia sobre a guerra contra Troia e a força do destino fala mais alto.

"LEI NENHUMA OBRIGA OS DEUSES A SEREM JUSTOS."

"OS DEUSES NÃO PERMITEM QUE SEJAMOS FAMOSOS E FELIZES."

A escrita da autora é belíssima, tocante e emocionante. "A Canção de Aquiles" é uma história sobre glórias, heroísmo e sacrifícios, que explora batalhas entre deuses e mortais, evidencia segredos do coração e confirma o poder supremo do amor.

Eu amei essa leitura! Além de se manter fiel a tradição mais antiga dos mitos gregos, Madeline Miller conseguiu criar um romance lindo, sólido e cheio de mensagens e reflexões para a vida toda.

site: https://www.voandocomlivros.com/post/a-can%C3%A7%C3%A3o-de-aquiles-resenha

13/07/2022

perfeito sem tirar nem pôr
é o melhor livro do mundo sem exagero algum. terminei há alguns dias e me encontro obcecada até o momento, quanto mais eu leio sobre, mais eu descubro e mais eu quero saber. a história de Aquiles e Pátroclo é surpreendente, mágica e incrível. não tenho palavras para descrever como me senti ao vê-los crescer e conhecê-los cada vez mais. me apeguei ao enredo como nunca fiz com outros livros.
sem sombra de dúvidas, um dos romances mais cativantes que já li na vida. quero dar o mundo pra eles. me emocionei bastante e até agora sinto vontade de chorar ao lembrar.

Korechilles 14/10/2022

Indescritível
Eu literalmente não sei como começar essa resenha, sinto que nada que escreverei chegará aos pés de passar a diante 1% do que esse livro me causou. Essa releitura da Ilíada foi uma experiência maravilhosa, especialmente para mim, que sabia pouquíssimo da história da guerra de Tróia em si e só sei o básico de mitologia grega. Então sim, algumas coisas bem datadas me surpreenderam BASTANTE.

A história dá voz ao principe Pátrocio (que com total vergonha admito que não conhecia antes), que após seu exilio é mandado para o reino de Fítia e conhece o grande amor de sua vida, Aquiles. A conexão desses dois é única, as descrições do Aquiles são lindas - inclusive marquei todas -, a maneira de como fariam TUDO um pelo o outro, essa lealdade inquebrável conquistada desde que eram crianças, e a forma de como preferem enfrentar a cólera do mais temido dos deuses que ver o outro sofrer mesmo que por um milésimo de segundo, me encanta. Mesmo o foco do livro sendo tudo, menos romance, esse casal é um dos mais bem construídos que já li na minha vida, senão o mais. Eu literalmente consegui sentir desde a paixão até a dor deles, juro.

"Aquiles é metade de minha alma, como dizem os poetas."

A escrita da Madeline Miller é tão poética, tão única, lírica. Eu leria até a lista de compras dessa mulher, esse foi o livro que mais fiz marcações, e são tantas frases maravilhosas que dá pra fazer um livro só delas (e eu compraria).

"É de lembranças que sou feito.

Essa história é tocante, triste em sua essência, com um final de arrebatar até o mais gélido dos corações. Não sei dizer de qual parte gosto mais, o começo-metade do livro é mais calmo, mais fofo e romântico (exceto pela trágica história de Pátroclo), com foco nos personagens principais, que naquele momento de infância-adolescência, não tem como você dizer que não gosta deles, a parte que eles estão no Pélion com Quíron é simplesmente perfeita, eles estão em sua plena ingenuidade, sem ter o peso da morte nas costas, do sangue, da guerra. Ok, talvez eu goste mais dessa parte, eu era mais feliz nela kkkk.

"Jamais o deixarei. As coisas serão assim para sempre, enquanto ele o desejar."

A segunda parte da história é sobre escolhas, sacrifícios e perdas. Os dois personagens mudam bastante - principalmente Aquiles -, fazem escolhas fantásticas e outras questionáveis, se sacrificam em pró de algo que acreditam veementemente, não importa se você considera isso egoísmo ou não, eu perdoei cada escolha de cada um, por pior que fossem, por pior que os motivos não justificassem. Assim como entendo eles, entendi e perdoo todos os personagens desse livro por cada ação. (menos Agamemnon, esse eu desejo o mármore mais ardente do submundo) E no fim, sofrem perdas irreparáveis que me doem o coração e trazem lágrimas aos meus olhos só de lembrar, sinto como se fosse injusto, mas ainda sim, é a história de amor mais bonita que já li. E de guerra a mais triste de todas.

"Duas sombras se aproximam em meio à treva densa e eterna. Suas mãos se encontram e a luz jorra num dilúvio como se fossem centenas de urnas entornadas do céu"

Se eu indico esse livro? Alguém que leu até aqui tem mesmo QUALQUER dúvida? Leiam, leiam, leiam. Eu acho que nunca vou superar, acho que nunca chorei tanto por um livro, nunca amei tanto personagens assim. É um favorito da vida, Madeline, os 10 anos valeram a pena. E mil perdões por esse textão, mas se pudesse eu escreveria 20 páginas inteiras. Frente e verso.

kailê 20/09/2023

Chorei, recomendo
É um livro que te cativa e te prende desde o primeiro capítulo. Não tenho nada a reclamar, as palavras fluem naturalmente e de forma mágica, me apaixonei por Patroclo, por Aquiles, e por outros que nos são apresentados ao longo da narrativa. Linda história, com final perfurante e impecável.
Beatriz 20/09/2023minha estante
eu chorei tanto na cena q o Pátroclo decide ir, chorava e gritava KAKXKWKXJS

Mauriceia2 07/11/2023

A CANÇÃO DE AQUILES
Eu tenho certeza que esse livro  será o favorito de muitos leitores, mas já esteja preparado para desidratar literalmente. No começo você pode achar a leitura chata mais depois sofre que nem uma condenada (o)

Só falo uma coisa: esteja preparada ou preparado para ler a canção de Aquiles porque é muito emocionante pode preparar várias caixas de lenço porque ele faz você chorar até a última palavra do livro.  Eu fiquei bastante surpresa lendo esse livro: É uma história sobre o poder do amor e a força do destino, mas também das grandes batalhas entre deuses e reis de paz e glória, de fama eterna e dos segredos do coração humano. O livro é maravilhoso e acho que todo jovem e não jovens LGBT deveria ler A CANÇÃO DE AQUILES. A narrativa é impecável e o vocabulário é muito amplo com frases bem formuladas, quanto mais você lê mais você quer ler. Eu recomendo a todos.

juliana 31/07/2021

"Aquiles é metade de minha alma, como dizem os poetas"
esse livro é o tipo de livro que prepara a gente pra algo muito terrível que vai acontecer mais pra frente.

as descrições sobre o Aquiles são TÃO bonitas que grifei todas as cenas.

chorei muito, demais, acho que nunca vou superar esse livro, porque só de olhar pra capa dele meu coração dói.

E como diz o Pátroclo:
"É de lembranças que sou feito."

Joan Maas 28/11/2022

é um puta livro.
estive com sentimentos conflitantes durante todo o livro, mas esse final foi o que faltava para decretar que eu me rendi a essa história. foi fantástico, foi pesado, foi triste e foi renovador. mesmo que não tenha uma linguagem tão simples assim e isso tenha me feito engatinhar na história, vale muito a pena.

gabe ! 31/07/2021

obra de arte
obra bem consstruida e cativante, os personagens sao bem feitos e me alegrou bastante, definitivamente um dos meus livros favoritos

Inhazinha 12/10/2021

a dor é real
É muito engraçado como uma recontagem de uma epopéia grega pode virar uma grande tragédia. Tudo fica mais doloroso pelo fato de que nós, essencialmente, vemos esses personagens e o amor deles crescer durante a narrativa. E é um amor tão puro. Eu já sabia como o livro iria acabar, mas nem assim eu consegui me preparar para a carga emocional desse final. É bonito, é triste e é perfeito. Essa é a verdadeira história de amor.

nikkelodeon 13/03/2023

Sinceramente, não entendo por que tantas pessoas odeiam esse livro
Não sei nem por onde começar. Eu vi que algumas pessoas não gostaram muito da escrita, mas a verdade é que a escrita e até mesmo o enredo é bem característico de obras gregas e se você já está acostumado com o gênero a leitura é até que bem fluída.
No entanto, tiveram alguns acontecimentos que me deixaram completamente perplexo. Tiveram momentos nos quais eu tive que fechar o livro, respirar e me perguntar "QUE 🤬 #$%!& ACONTECEU AQUI???", mas é importante levar em conta que esse tipo de narrativa é muito frequente em obras clássicas gregas.
Agora, sobre a minha experiência com o livro eu não tenho nada a reclamar. Eu já sabia o que ia acontecer no final, mas mesmo assim fiquei completamente devastado e acho que essa foi a melhor parte da história porque a escrita é tão envolvente que é impossível não se emocionar.

Analice77 20/02/2024

Aquiles é metade da minha alma, como dizem os poetas
Cara, eu nem consigo dizer o quanto eu me apaixonei lendo esse livro. O jeito que a autora escreve sobre o amor deles, é um dos melhores que já li.
Como a história é uma releitura de uma outra história já super famosa, eu já esperava que fosse boa mesmo. Não conheço a original e não posso dizer em comparação.
Eu fiquei extremamente presa na história até quase metade, o desenvolvimento do sentimento foi o que me pegou. Depois deu uma desanimada para mim, principalmente a parte da guerra, queria até parar de ler às vezes. Mas valeu a pena!
Eu tinha muita curiosidade de conhecer o mito de Aquiles e além disso ganhei uma linda história de amor, eu adorei o livro.
Recomendo!