O Momento Mágico

O Momento Mágico Jeffrey Zaslow

Resenhas - O Momento Mágico

Fernanda 09/09/2013

Resenha: O Momento Mágico
O Momento Mágico é um daqueles livros com o título que descreve perfeitamente a história: com muita emoção e fantasias. Na trama somos apresentados a diversos relatos referentes a uma loja chamada “Becker’s Brida”, na cidade de Fowler, no estado americano de Michigan, especializada na venda de vestidos de noiva. Sempre foi considerado um lugar bem popular em diversos lugares. A narrativa se desenrola de uma maneira sentimental, diante de muita tradição e fidelidade. Neste lugar, diversas pessoas já se deixaram envolver pela sensação de reflexão a respeito de toda a carga que vem junto com o amor. Mães e filhas se veem em torno de um turbilhão intenso de emoções, e por meio de suas histórias, conhecemos os motivos de cada uma se encontrar nesta sala mágica. E se ela é conhecida assim, é porque tem uma boa explicação. Esta loja foi conduzida por quatro gerações das mulheres Becker (uma filha, sua mãe, sua avó e sua bisavó) e é conhecida como ponto de referencia na cidade.

“Acho que quis ter ficado na Sala Mágica com essas famílias, cujas histórias me emocionaram mais, para, estando lá, contemplar meus sentimentos por minhas próprias filhas.” Pg.14

O destaque neste lugar está justamente em todas as situações vivenciadas, seja entre lágrimas e reflexões acerca do momento. Tudo gira em torno de fortes emoções e por meio da narrativa, podemos ter uma noção clara das cenas, de modo a conduzir o leitor ao entendimento de cada estrutura. São situações aparentemente muito simples, mas acabam por representar os anseios e medos de várias noivas e famílias expostas em seus próprios motivos em uma das transições mais emocionantes na vida de uma mulher.

leia a resenha completa no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/09/resenha-o-momento-magico-jeffrey-zaslow.html

Saleitura 05/07/2013

Uma história que desejamos sobre o amor às nossas filhas
Ler o livro do Jeffrey Zaslow foi uma experiencia diferente em termos de leitura. Como o autor usou documentos oficiais, bibliografia e um certo rigor analítico o livro tem em alguns momentos um formato que lembra um trabalho acadêmico; como é baseado em entrevistas as vezes parece uma reportagem deliciosa; e como o Zaslow foi um homem de olhar generoso e sensível as emoções das noivas entrevistadas o livro parece um romance.

Como disse outra leitora, cujo nome não me lembro, "O momento mágico" é um livro para ser lido devagar, sem pressa, mastigando as informações e refletindo. Ele não conta uma história, mas várias histórias sobre noivas que em algum momento decidem comprar um vestido na Beckers Bridal, uma loja administrada loja de vestidos de noivas cuja administração tem passado de mãe para filha há três gerações. Cruzando a história das mulheres Becker's, do mercado de vestidos de noivas e de diferentes mulheres que chegam na loja em busca de um vestido único o autor vai costurando sua narrativa de uma forma cativante.

No começo do livro Zaslow diz que decidiu escrever esse livro também inspirado em sua esposa que em determinado momento disse a ele que "Há algo em um vestido de noiva". Sinceramente, nunca esteve no top 10 de meus sonhos nos últimos 27 anos casar de branco e coisas do gênero, mas eu concordo com a esposa dele. Estive duas vezes diante de noivas na qualidade de madrinha e em ambas as vezes chorei diante do vestido, há algo de mágico e maravilhoso naquele monte de pano em diferente tonalidade de branco.

Foi divertido, irritante e enternecedor conhecer as noivas escolhidas pelo autor, a noiva quarentona, a viúva em segundas nupcias, a moça que sofreu um acidente na véspera do casamento, a menina órfã, a acadêmica cética quase ateia que se sente muito adulta e sem romantismo nenhum e a jovem virgem cristã tão inocente em sua pureza. Me envolvi com todas, partindo do riso, passando pelo enternecimento, irritação, compreensão até chegar as lágrimas.

No final me surpreendeu e preocupou a melancolia do olhar da Erica, a moça virgem cujo primeiro beijo foi dado em seu marido no dia do casamento, a moça virgem. Sorri com com a acadêmica Ashley, a acadêmica quase cética, e suas formas de "dar certo", será que ela tem noção do quanto a sua ingenuidade se assemelha a da Erica? Me apaixonei pela história e pelo vestido da Meredith, se casar pouco antes de completar 40 é um ato de coragem! Me emocionei com Julie, Megan, Courtney! O livro cumpriu seu papel e muito mais.

Ah, para quem se interessar, existe um site o "The magican room" no qual é possível conferir em cores várias fotos das noivas cujas histórias foram contadas no livro.

Leitura e resenha por Pandora

Postagem no Blog Saleta de Leitura

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/07/resenha-do-livro-o-momento-magico-de.html
J 21/12/2013minha estante
*-*

Beth 21/12/2013minha estante
Adorei conhecer a história e a personagem. vou ver se leio.

Dani 21/12/2013minha estante
Gostei, por ser formado por histórias reais achei muito interessante e diferente a proposta do livro. Totalmente inovador!

Fernanda @condutaliteraria 22/12/2013minha estante
Não sabia que as histórias eram reais. Achei um livro diferente e interessante.

Gy 26/12/2013minha estante
Eu ganhei esse livro e estou lendo... É muito bonito, trás várias histórias legais sobre amor,família e o casamento...

Karinne 28/12/2013minha estante
Inovador,adorei a resenha,fiquei curiosa para ler!

Belle 29/12/2013minha estante
Amei...curiosa para ler esse livro, quero muito, show de bola...

Gizeli 30/12/2013minha estante
A capa passa uma ideia bem diferente, não imaginava que o livro falasse disso, mas parece bom, eu gosto de livros com histórias reais, sem aquele ar de biografia, parece muito bom, ótima resenha!

Dâmaris 02/01/2014minha estante
História interessante, louca para ler o livro =)

Barbie 18/01/2014minha estante
Adorei ?????

Vanessa Sueroz 22/10/2013

Este livro é um pouco complicado de descrever, temos uma história central junto com vários contos. O livro nos traz a história de uma loja -Beckers Bridal de vestidos de noivas. Trazendo todo o mundo das noivas, sonhos e fantasias para dentro do livro, junto com todos os personagens que os envolve como cada um das vendedoras, mãe, avós, irmã, madrinhas e claro, as próprias noivas e a tarefa árdua de encontrar o vestido adequado.

Há um velho ditado judaico que diz: Toda vez que acontece um casamento, um novo mundo é criado. Todos os dias, em sua loja, Shelley testemunha as transições de um mundo antigo para um novo

O livro mostra que comprar um vestido de noiva não é apenas ir lá e comprar alguma coisas para vestir durante uma noite, um vestido de noiva traz toda a magia do casamento, todos os sonhos do futuro e muitas emoções.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/o-momento-magico/

Jung Angel 11/06/2013

Resenha O Momento Mágico
Aprecio quando a editora capricha na diagramação do livro, mesmo que não seja tão sofisticado, gosto destes pequenos detalhes que embelezam o livro.

Não sou fã de vestidos de casamento, nem gosto do mesmo, mas acabei não resistindo ao livro. Minha curiosidade é mais do lado de entender essa magia que existe, neste momento tão desejado pela maioria das mulher. Querer ler ele além da minha curiosidade é por isso pra tentar entender um pouco desse momento.

O livro conta a história de várias noivas e suas emoções comprando seus vestidos, e também contando sobre a cerimonia do seu casamento. São algumas noivas contando a nós suas experiencias do tão esperando o dia.

Quem gosta de vestidos, quer estar perto das desejadas (menos por mim) lojas de vestidos de noivas, e adentrar nessa magia que há no casamento, leia e descubra as estórias das noivas que este livro trás consigo.

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

May 13/05/2021

Jeffrey Zaslow, um colunista por 10 anos, procura a melhor forma de escrever um livro que possa demonstrar a maneira como pais demonstram amor pelas filhas. Sua esposa lhe dá a ideia de escrever tendo como base uma loja de vestidos de noivas e a escolhida é a Becker’s Bridal, ali com ela surgem histórias de mães e noivas com passados obscuros e, até muito curiosos, são histórias as quais podem haver muitas tragédias, mas, com um poder de superação incrível. Um círculo de pessoas onde todos que se amam noivas, noivos, mães, pais e familiares juntos superam muitos obstáculos impostos pelo mau acaso da vida. Com todas histórias verídicas e fascinantes começamos a ver nossas vidas de forma diferente, nos fazendo julgar se realmente vale a pena desistir, nos mostrando que podemos ser felizes não importando as circunstâncias.
O momento Mágico realmente impressiona com toda emoção envolvida, nos fazendo pensar em como tudo pode ser superado com amor, seja qual forma ele for.

Pandora 05/07/2013

Como disse outra leitora, cujo nome não me lembro, "O momento mágico" é um livro para ser lido devagar, sem pressa, mastigando as informações e refletindo. Ele não conta uma história, mas várias histórias sobre noivas que em algum momento decidem comprar um vestido na Becker’s Bridal, uma loja administrada loja de vestidos de noivas cuja administração tem passado de mãe para filha há três gerações. Cruzando a história das mulheres Becker's, do mercado de vestidos de noivas e de diferentes mulheres que chegam na loja em busca de um vestido único o autor vai costurando sua narrativa de uma forma cativante.

Ana Luiza Silva 06/07/2013

O momento mágico - blog Feed Your Head
“Por trás de cada vestido há uma história”. Começo com esse pensamento que pode resumir o livro lindo de Jeffrey Zaslow. O livro é uma reunião de relatos de mulheres que visitam a Becker’s Bridal– loja que vende vestidos de noiva, em Michigan - contando desde suas infâncias até o que as levou à Becker’s, como noivas, mães, avós, etc., e ainda temos o ponto de vista da equipe que trabalha na loja, especialmente de Shelley Becker, neta da fundadora do lugar.

Por se tratar de uma coleção de histórias e não somente um romance, o livro torna-se mais emocionante. Com a leitura conhecemos cada uma das protagonistas. Histórias que podemos nos identificar e que emocionam. E não somente as relações entre noivos e noivas, mas a relação mãe/filha, filha/pai, que constroem a visão de cada noiva sobre o seu futuro.

Não somente conversas casuais relacionadas ao mundo das noivas, o autor também complementa os diálogos com dados e mais dados a respeito da indústria de casamento, dos índices de divórcio e casamentos a cada década, etc.

A versão original do livro se chama “The magic room” (A sala mágica), em referência à principal “atração” das noivas que vão à Becker: quando a moça escolhe seu vestido, ela é levada por Shelley até a Sala Mágica, cheia de espelhos e um pedestal, onde a noiva pode se ver com o vestido repetidas vezes – os vários espelhos dão um efeito especial ao momento. Muitas mães e madrinhas se emocionam ao ver as filhas, irmãs, amigas daquele jeito e se lembram do que cada uma passou até chegar ali.

Erika sente-se ao mesmo tempo alegre e sobrecarregada. Ela já esteve ali antes, quando suas irmãs mais velhas, escolhiam seus próprios vestidos de noiva. Agora é a vez dela.

“-Como vou saber se é o vestido certo? - ela pergunta para Mona, a vendedora que está lhe atendendo.
-Você vai saber - assegura-lhe Mona.
-Normalmente, quando você entra na Sala Mágica e começa a chorar... é o vestido certo.”

A leitura é uma experiência que desejo a todos. Uma lição de vida, para dizer a verdade. É inevitável, admito, não se imaginar em um vestido lindo na Sala Mágica, mas além de tudo, aprendemos com os relatos que podemos ter uma segunda chance; que por mais que o casamento seja perfeito e tudo o mais, ás vezes nós mesmos não somos perfeitos. Livro super recomendado!

site: www.feedyourhead.com.br/2013/06/resenha-premiada-o-momento-magico

Bruna 12/12/2023

Incrível!
Que livro surpreendente, nossa ?
Ele estava na minha lista do Skoob há 10 anos e consegui encontrar ele em um sebo, em outubro.

Amei cada detalhe. O autor foi muito sábio em intercalar os capítulos, contando um pouco sobre a história da loja e um pouco sobre algumas noivas. Não deixou o livro ficar cansativo. Eu amo descobrir histórias de amor e o que tem por trás, nos bastidores.

Uma pena o autor ter falecido cedo assim?

Emanuelle Najjar 14/09/2015

No meu top 5 de decepções literárias
Embora esteja longe de ser uma alma romântica, óbvio que como jornalista eu me interessaria pelo cotidiano e pelas histórias de uma loja tradicional de vestidos de noivas, especialmente quando os relatos não são ficcionais. E seguindo o velho cronograma esperei até ter a grana e comprei o ebook porque não estava disposta a esperar a entrega. Queria ler rápido.

E me decepcionei pelo que encontrei. Não que tenha sido problemático, ou com sérias falhas de enredo, mas achei toda a situação muito forçada. Que toda a escrita tinha o claro objetivo de causar uma emoção que me soou exagerada, ou que o autor não soube trabalhar de um modo mais natural. Ou talvez meu velho ceticismo não tenha me ajudado nessa hora. Talvez eu apenas não seja romântica o suficiente para isso.
Fabíola Borges 19/09/2015minha estante
Já sou naturalmente cismada gastar dinheiro em cerimônias, querer esbanjar (não só em casamento) e tal. Aí ainda tem o fato de eu não ser essas "românticas incorrigíveis" que acham essas coisas um amorzinho. Vou é cair fora antes de perder meu tempo! ahahah
Obrigada pela opinião :)

RUDY 24/04/2014

Resumo sinóptico
Com 3 filhas em idades de 16 à 22 anos, Jeffrey por ser jornalista e ter várias dúvidas em relação ao que significa o casamento para as filhas e qual o real significado do casamento para elas, resolve buscar inspiração na Loja dos Becker na cidade de Detroit. Loja antiga com quase 80 anos e que se tornou um ícone em roupas para casamentos e vestidos de noiva, passada de geração em geração, da avó até a bisneta, que toma conta da loja ao lado da mãe.

Jeffrey conta a história de algumas noivas que passaram pela loja e a própria história de Shelley, atual proprietária.

As histórias são emocionantes, embora algumas sejam tristes, mas todas cabem a reflexão do real sentido de um vestido de noiva, do casamento e de como a cada nova geração há mudanças na forma como o vestido é escolhido e o quanto emociona não apenas a noiva, mas toda a família, inclusive os pais.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/04/resenha-23-o-momento-magico-jeffrey.html
Michelle 23/09/2022minha estante
quero ler

Vicky_v 15/06/2013

Resenha para o blog A Lua na Minha Janela
*Para ler os trechos citados, acesse a resenha no blog http://aluanaminhajanela.blogspot.com

Esse livro me marcou bastante por uma série de questões, mas primeiro vou falar da delicadeza com que ele foi produzido: em todas as páginas há desenhos delicados e em várias delas, ilustrando as histórias das noivas, existem fotos em preto e branco, para que possamos associar as histórias aos rostos reais. E kit veio com um saquinho de arroz (aquele que a gente joga nos noivos) em formato de coração, um amor! Essa frase é uma das primeiras que você lê ao iniciar o livro. é uma das mais bonitas também e reflete o amor que esse autor - um pai como muitos outros [como o seu também] - sente por suas filhas. É lindo de se ler e nos inspira a tentar sermos filhos melhores (já que no meu caso, estou longe de ser mãe).
O Momento Mágico narra através das histórias de várias noivas e história da loja de vestidos de noiva, a Becker's Bridal, que está há gerações na família Becker e vem sobrevivendo no mercado mesmo com as diversas mudanças ocorridas na sociedade.
Em 24 capítulos, conhecemos a Sala Mágica, uma sala - que uma vez foi o cofre do antigo banco que ocupava o prédio no qual a loja está localizada hoje - repleta de espelhos onde a noiva pode se olhar usando o vestido por todos os ângulos possíveis. Imagine um lugar só com espelhos? Parece perfeito? Pois é, a foto que acompanha me garante que é incrível.
Narrando de forma suave e cadenciada, Jeffrey consegue nos envolver com fios de seda nas histórias de cada mulher, jovem ou não, que passou por lá - incluindo , a dona da Becker's que possui a difícil missão de continuar o legado da avó, sofrendo com a concorrência de lojas de departamento e atacado. Não é fácil ser lojista, mas pelo o que o autor nos conta, ela ama o que faz. Toda mulher que conheceu algum conto de fada quando criança já sonhou, mesmo que por apenas uma vez, se casar com um lindo vestido branco, de véu e grinalda arrastando pelo chão. Eu já sonhei com isso - mas dizem que sou uma garota-Disney por adorar contos de fada e histórias de amor bonitas. Mas chega um momento na vida de cada um, que paramos de pensar nisso, ou simplesmente deixamos de lado e ao ler os diversos casos reais contados por Zaslow de forma tão doce nessas mais de 300 páginas me fez querer voltar a sonhar. A pensar em casamento como uma instituição bonita, repleta de significados e simbologias.
Uma das histórias que mais me chamaram a atenção foi a de Meredith, uma noiva não tão jovem como as outras, mas linda e com sorriso fácil. sua história de amor aconteceu quando ela não mais esperava e me deixou feliz - é estranho ficar feliz por alguém que nem conhecemos?

Para continuar a ler a resenha, acesse o blog http://aluanaminhajanela.blogspot.com/2013/06/resenha-o-momento-magico-de-jeffrey.html

PorEssasPáginas 27/06/2013

Resenha O Momento Mágico - Por Essas Páginas
O Momento Mágico é um livro de não-ficção escrito por Jeffrey Zaslow, que além de ser autor de vários livros, foi colunista do The Wall Street Journal. Ele era casado e tinha três filhas e foi exatamente por causa do seu amor por elas que ele resolveu escrever esse livro.

Sherry, esposa de Jeffrey, sabia que ele pesquisava uma forma de escrever um livro sobre a melhor forma de demonstrar o amor dos pais para as filhas no nosso mundo atual. Ele desejava usar alguma característica cultural para tentar explicar o que significa a frase “eu te amo”. Ele poderia visitar diferentes locais para procurar as histórias: maternidades, bailes, estúdios de dança… Sherry pensou na lembrança mais feliz que tinha do pai. Não tinha como ela despachar o vestido, por causa da proximidade com o casamento e ela não queria levá-lo no avião, porque ele amassaria. Então o pai dela se ofereceu para dirigir 500 quilômetros de Buffalo a Detroit para pegar Sherry e o vestido e depois fazer o mesmo caminho para Buffalo. Aquele foi um gesto carinhoso do seu pai, e ela nunca se esqueceria disso.

E foi assim que Jeffrey escolheu a loja Becker’s Bridal para pesquisar as histórias para o seu livro. Essa loja fica em Fowler, no estado americano do Michigan. Curiosamente essa cidade possui 1.100 residentes e 2.500 vestidos de noiva! Ela é composta de três andares e no segundo andar está localizada uma sala que tem espelhos do teto ao chão. O nome da sala? A Sala Mágica. É nesse local que a noiva experimento o vestido que ela mais gostou e ela vai descobrir se ele é o vestido certo.

A Becker’s Bridal é uma loja familiar, dirigida por quatro gerações de mulheres da família Becker. Durante o livro, Jeffrey nos mostra tanto a rotina de uma loja de noivas, quanto a história pessoal de cada uma dessas gerações. Ironicamente, nem todas elas foram tão felizes assim no casamento… Além dessas mulheres, Jeffrey escolheu diferentes clientes da loja. Em cada história, temos o amor sendo demonstrado de diferentes maneiras. Mas não é nada “fantasioso”, todas as histórias são tratadas de uma forma totalmente real. Inclusive Jeffrey coloca algumas características de textos jornalísticos – como pesquisas, características sócio-culturais do casamento e diferentes estatísticas. Mas é algo bem sutil, sem ficar chato ou cansativo. É muito interessante, por exemplo, analisar como a ideia do “casamento” e do “vestido perfeito” mudou conforme o tempo.

E a diagramação do livro é linda! Todas as páginas tem um desenho no rodapé. Os títulos dos capítulos foram escritos com uma letra que parece escrita a mão (aliás, poderiam ter usado a mesma letra na capa!) e temos várias fotos durante o livro. Eu adorei isso porque o leitor consegue ficar mais próximos das noivas!

Nos Agradecimentos, Jeffrey escreveu:
“Algum dia, talvez, eu terei a chance de ser o pai da noiva. Eu sei que, quando começar a busca pelo vestido de noiva, vou me lembrar do conselho que ouvi de Shelley, suas funcionárias e todas as noivas e mães da Becker´s. (…) Meu trabalho será dizer às minhas filhas que eu as amo”.

Infelizmente, Jeffrey não conseguiu ter o desejo atendido. O Momento Mágico foi lançando em janeiro de 2012 e em fevereiro do mesmo ano ele faleceu em um acidente de carro. É muito triste saber que ele escreveu um livro tão bonito e tocante mas não conseguiu compartilhar esse momento mágico com as suas próprias filhas. Mas ele já disse “Eu te amo” para elas de várias formas, uma delas foi escrevendo esse livro, então eu tenho certeza que elas sabem que ele sempre estará presente…

Normalmente eu não leio livros de não-ficção, mas O Momento Mágico foi realmente uma grande surpresa. Esse é aquele tipo de livro que deve ser lido devagar, apreciando todas as mensagens que cada história nos passa. Altamente indicado, é claro, para aquelas pessoas que já estão pensando em escolher o vestido de noiva!

site: http://poressaspaginas.com/resenha-o-momento-magico

Marina 01/08/2013

Meu momento
O momento mágico que o livro se refere não é a hora do casamento. Mas sim o momento em que a noiva encontra seu vestido e o vestido encontra a noiva e as lágrimas em frente ao espelho são inevitáveis.

Sim, o livro conta histórias de noivas. Mas a história das noivas que procuram seus vestidos numa loja de vestidos de noiva específica, a Becker's Bridal em Fowler, em Michigan, onde cinco gerações comandam esse mercado encantador.

A loja já teve diversos estilos, milhares de noivas e quatro proprietárias, começando com Eva, passando para Sharon, seguida de Shelley e quiçá Alyssa num futuro próximo. A história delas não é o conto de fadas que parece, pois relacionamentos são prejudicados pelo árduo trabalho na loja, as longas horas dedicadas à felicidade de outras mulheres e não a própria.

Mas cada mulher, cada noiva que entra na loja traz uma bagagem de história, de emoções, de experiências. As vendedoras se encantam e se emocionam com cada uma, enquanto preparam os vestidos para recordarem o resto da vida.

Tem a noiva que já teve outros maridos. Noiva que só irá dar o primeiro beijo no dia do casamento. Noiva que sofre acidente quando sai da loja de noivas. Noivas que nunca se casaram e deixam seus modelitos no "cemitério" da loja Becker's. Outras noivas que já são viúvas. Uma noiva grávida de outro homem. A noiva que se casará a primeira vez com 40 anos. Noivas que provam os vestidos com as mães, outras com as madrinhas, outras que não têm mais a mãe, outras vão com o pai. E por aí vai.

Histórias que revelam a personalidade da noiva com base na criação que teve, nos problemas e dificuldades enfrentadas pelos pais, seja no relacionamento, seja na vida. As histórias da mães são secundárias, mas podem explicar muita coisa nas escolhas das filhas.

São histórias reais, comoventes, que instigam você a pensar não só sobre o casamento, mas sobre "o amor que desejamos às nossas filhas".

"Eu sei quem eu sou e o que espero de um homem, e sei o suficiente para pôr isso de lado e aceitar que o que eu preciso em um homem é o melhor que se pode ter" (p. 55).

"As mulheres se agarravam à esperança clichê de que um príncipe montado em um cavalo branco as arrebataria de uma vida comum. Shelley percebe que ainda hoje existe um anseio por algo do tipo" (p. 65).

Ah a capa é linda e a diagramação do livro também, sem contar o marcador que tem um buquê desenhado.

Ps. o livro é escrito por um homem, um futuro pai da noiva.

Tami 11/09/2013

Histórias e estatísticas
Resenha publicada no blog Gaveta Abandonada
Nota: 3,5

Desde que vi a sinopse do livro pensei nele como um conjunto de histórias de amor e desilusão. Um capítulo por história, nos mostrando aquelas noivas mais marcantes que o autor encontrou na sua busca. Porém não é exatamente assim.

Jeffrey Zaslow (co-autor de A lição final) nos traz um pouco mais. Ele encontrou na loja Becker's Bridal o que precisava. É uma lojinha que já está passando o comando para a quarta geração de mulheres da família Becker. Ela fica na pequena cidade de Fowler, com apenas 1100 habitantes, porém a loja possui 2500 vestidos em sua coleção. Devido a isso e sua antiguidade, ela é um marco para a cidade.

"Cento e cinquenta quilômetros a noroeste da minha casa, em uma cidadezinha rural com apenas um semáforo, eu encontrei um lugar onde cem mil filhas, acompanhadas de suas mães e seus pais, pararam para refletir sobre a palavra "amor"." (primeiro parágrafo, pág.11)

São várias as histórias que envolvem a loja, e praticamente todas as mulheres da cidade (de todas as épocas) compraram seu vestido lá. Todas com a sua história, com a sua alegria e sofrimento. O autor analisa especialmente algumas das histórias mais recentes, e nos apresenta noivas em situações bem diferentes. Tem a quarentona, a virgem, a que sofre um acidente antes do casamento, a viúva casando pela segunda vez, as que não casam e as histórias da fundadora e de sua filha, neta e bisneta.

Porém, além disso, ele trata muito das mudanças que aconteceram ao longo dos tempos. Desde a educação com a qual as noivas tratavam suas mães, passando para as brigas de atualmente, até a loucura pelo "vestido ideal" trazida pelos reality shows. Ele apresenta várias pesquisas e porcentagens (com resultados um pouco deprimentes, se formos analisar) com informações sobre o aumento de divórcios e outras coisas do mundo moderno.

Esperava um livro mais sentimental, baseado principalmente em histórias de noivas, e ele não é assim. Cada noiva tem em torno de 3 capítulos, não sequenciais. Ele intercala essas histórias com capítulos sobre outros assuntos (fundação da loja, suas donas e etc), e as histórias das noivas acabam ficando um pouco cortadas - o que faz com que o autor precise repetir alguns fatos para nos lembrarmos quem é quem e isso as vezes é um pouco cansativo. Apesar disso, essas análises das mudanças de gerações foram um ponto interessante. Não são emocionantes, mas nos fazem refletir sobre algumas coisas.

Mesmo a história não sendo tão sentimental quanto gostaria (e possuir essas quebras) não consegui evitar de me emocionar. As lágrimas foram inevitáveis em alguns momentos, talvez pelos assuntos abordados. A complexidade da história de algumas noivas é surpreendente. Coisas que podem acontecer com qualquer um, mas que iriam abalar muitos. Todas tiraram de letra.

A capa está linda, muito mais bonita que a original. A diagramação é delicada, com enfeites nas páginas e o livro é recheados de fotos das noivas escolhidas e da loja. Esse foi outro ponto extremamente positivo. Sempre que estamos falando de alguém desconhecido, fico com a curiosidade de saber como a pessoa é. Esse livro já nos reserva isso: mostra fotos das noivas, inclusive com seus vestidos no dia do casamento.

O livro irá agradar mais as mulheres, especialmente as que estão passando, já passaram ou sonham passar por esse dia. Aquelas que não são muito ligadas em casamento talvez não entendam alguns dos sentimentos transmitidos. É um livro bonito, que além de apenas distrair nos informa. E nos deixa refletindo: afinal, o que é realmente importante no casamento?

"Shelley vê filhas que não conhecem bem a si mesmas. Elas pensam que sabem o tipo de vestido que desejam, mas não tem uma noção clara do tipo de vida que querem, ou do tipo de homem que pode ser seu melhor companheiro." (pág. 41)

site: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2013/08/resenha-o-momento-magico.html