Turma da Mônica: Laços

Turma da Mônica: Laços Vitor Cafaggi
Lu Cafaggi

Resenhas - Turma da Mônica: Laços

Alex 02/10/2013

Laços..uma volta à Infância !!
Quem me conhece, sabe que sempre fui um fã incondicional de quadrinhos, ato que com o passar dos anos vai diminuindo a prática, porém nunca o amor a esse tipo de arte !! quando muito novo, comecei lendo HQs da disney e da famosa turminha do Mauricio de Souza....essa semana, ao ler "LAÇOS", no projeto do Mauricio onde outros artistas fazem releituras de seus personagens, tive a grata satisfação de voltar a este tempo...à infância !!! poucos quadrinhos me emocionarão tanto quanto este ...todos os elementos estão lá..a nossa turminha, as aventuras inocentes, os nosso primeiros 'confrontos', as visões de mal e bem..TUDO!! não quero falar muito para evitar SPOILERS, afinal não posso privar ninguém de um dia ler essa história...mas fica aqui minhas lembranças à minha "turminha" de infância( sempre no bom sentido da palavra), ...Rudson Lobo Pedreti (tinha uma irmã tipo a Xabéu na época), Peterson corujinha preta, Kedy e Jhon, Alanzinho e Simone e ao meu amado irmão Alan Martins e outros..em lembrança das nossas aventuras de faroeste, descidas no morro em cima de pranchas de madeira, pular muro do clube para jogar fuebol, descidas de skate ao meio dos carros ...Tudo !!! saudades sempre !!!

Vanessa 01/10/2013

Laços é amor!
Tão fofo, tão lindo, me fez sentir muita nostalgia, enfim.
Eu fiz um vídeo falando e mostrando ele *-* quem tiver interesse, por favor dê uma olhadinha :)

site: https://www.youtube.com/watch?v=aFiBk4TMJrI

kvp 26/09/2013

Simples e Emocionante
Eu estava esperando muito dessa hq depois de todos os elogios que ela vem recebendo, talvez por isso durante a leitura eu tenha achado ela uma hq normal, fiquei esperando por algo de espetacular, que não vinha, claro que a referência a Warriors é legal, a explicação para a turminha andar sem sapatos também, mas a história é simples. Porém Turma da Mônica sempre foi simples, mas eis que o final (na verdade os "dois" finais), depois da trama principal encerrada, mesmo sendo comum, é tão genial que me fez adorar essa hq.

Andiara 18/09/2013

Todos os fans de turma da mônica devem ler, as ilustrações são muito fofas e sem contar a agradável história.

Domingos Coelho 12/09/2013

Laços de amizade
Ótima estória, mostra muito bem como é a amizade entre crianças. Me emocionei muito com o desenrolar da trama. Recomendo.

site: castwars.com

General ELL 11/09/2013

É OK... Esperava mais...
Achei essa HQ regular, nada do outro mundo. Esperava bem mais. As metáforas são óbvias e tem um furo meio difícil de engolir bem no meio da história, a arte é OK, com destaque pra colorização. É uma boa HQ, só não tão boa quanto parece ou poderia ser.

Carina 11/09/2013

Uma readaptação fantástica para a Turma da Mônica
Um traço delicado, sensível, que sabe como nos levar de volta à infância em poucas páginas. E melhor - acompanhados de nossos personagens favoritos. Se Turma da Mônica já é um clássico, nessa versão (tão anos 80) ganha ares de obra de arte.

Ainda que a coleção da turma em graphic novel seja destinada aos adultos, o tema escolhido é trabalhado com tamanha graça e leveza que conquista qualquer pequeno. E ainda agarra de vez a criança que existe em nós.

Carolyne 07/09/2013

De uma delicadeza incrível. Traço maravilhoso.

Esgalbo 05/09/2013

Laços
Lindíssima história sobre "laços" de amizade que envolvem essa turminha tão conhecida de minha infância! (e de todo mundo) rsrs
Desenhos absurdamente bem feitos, narrativa gráfica bem construída, arte inspiradora e acima de tudo, respeito pelos personagens e pelo autor! Simplesmente tocante e bonito da forma mais pura em que se pode imaginar!
Tem cara de aventura teen dos anos 80, (Goonnies, Conta Comigo). A turminha se envolve em uma Quest quando um dos personagens desaparece!o sentimento de amizade entre eles é palpável por toda a história! Irmãos Vítor & Lu Caffaggi estão de parabéns pelo esmero e pela sensibilidade!
Vale apena para quem adora a Turma da Mônica e para quem não adora(existe alguém assim???). É uma HQ para quem é e já foi criança. é uma HQ para quem é HUMANO!

Marcos Faria 02/09/2013

Eu achava o trabalho do Vítor Cafaggi (especialmente em “Valente”) meio bobo, sentimental demais. Da Lu cafaggi não tinha visto quase nada, e o pouco que vi não tinha me interessado. Felizmente dei uma chance a “Turma da Mônica: Laços” (Panini, 2013) depois de ver algumas boas recomendações. A dupla acerta no tom, no ritmo e nas referências, criando uma história que poderia até ser a primeira de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. O flashback com Cebolinha ganhando o Floquinho filhote é covardia.

site: http://almanaque.wordpress.com/2013/09/02/meninos-eu-li-38/

Greice 01/09/2013

Laços - Turma da Mônica
Sensível e lindo!!!

Renegados 30/08/2013

ESTANTE RENEGADA | TURMA DA MÔNICA – LAÇOS “DUPLEX”
Esta é a mágica de uma boa história diz Saldanha (diretor de A era do Gelo 2 e 3, e RIO) no final do comentário que ganha a contra capa dessa Graphic Novel, ele não poderia ter sido mais preciso!

Laços têm a magia da infância, e é uma experiência de leitura que te trará uma torrente de belos sentimentos. Devemos isso a Maestria dos irmãos Cafaggi. Genialmente simples, é assim que eu classifico Laços, a delicadeza, e o carinho com que eles trataram a Turminha é de se aplaudir de pé, desde que li a primeira Graphic Novel do MSP (Mauricio de Sousa Por) Astronauta, do Danilo Beyruth já tinha entendido a proposta, e sabia que podia esperar a mesma qualidade das próximas edições, e mesmo com as expectativas lá em cima, os Cafaggi conseguiram me surpreender.

Lembro-me como se fosse ontem, quando Sidney Gusman (Editor do Selo) liberou as primeiras imagens da história, eu me apaixonei instantaneamente pela aqueles traços, o maravilhoso trabalho do Vitor eu já conhecia da ultima história da Graphic MSP 50 (Mauricio de Sousa por 50 Artistas), a história que ele criou para o Chico Bento é uma das minhas preferidas do álbum, já o traço da Luciana foi uma novidade das mais felizes, ela consegue transpassar a ternura de sua pessoa para a ponta do lápis com natureza. É impossível não ser tocado por todas as cenas da Turminha ainda bebê que ela desenhou com uma delicadeza invejável.

Outra feliz surpresa foi descobrir o envolvimento da querida Priscilla Tramontano ( a Prips :3) no projeto, ela fez as cores bases para a arte final do Vitor, e quando perguntei a ela sobre a experiência, ela me alertou que eu iria me surpreender com a qualidade gráfica e claro com a grande história que os mineiros haviam criado.close_mauricio_DSC04161

Por falar em história, meu Deus que história, uma aventura no maior estilo Sessão da Tarde, e cheio de referências da mesma, algumas mais implícitas outras nem tanto, mas cada easter egg me arrancava um grande sorriso (prefiro não falar as referências para não estragar as surpresas). Laços é extremamente envolvente, você se importa e se preocupa com tudo que está acontecendo, os irmãos Cafaggi conseguiram manter a essência da Turma do Limoeiro e serem inovadores ao mesmo tempo, e em nenhum momento deixaram a peteca cair. Além de referências a filmes e coisas dos anos 80, tem muita referência a própria trajetória da Turminha, eles chegam a desmistificar grandes Mistérios que marcaram a carreira dos personagens, tudo com muita coerência, se forçar a barra.

Outra coisa muito emocionante é a homenagem que eles fizeram ao “titio” Mauricio no meio da história, é de marejar os olhos.

Temos que dar os parabéns a todos os envolvidos, e agradecer ao Gusman por escolher com Maestria quem pode brincar com os filhos do Mauricio, e aos artistas por respeitarem a grandiosidade da obra que são esses personagens e nos proporcionar releituras tão Tocantes.

Se Astronauta Magnetar explodiu minha mente com tamanha profundidade, maturidade e fundamentos científicos, Laços foi uma explosão de sentimentos com sua Nostalgia, delicadeza e simplicidade (jamais entendam simplicidade como algo ruim, A simplicidade é o último degrau da Sabedoria).

Sabe aquele sentimento de quando você resolve reassistir Os Goonies, De Volta Para o Futuro, ou Curtindo a Vida Adoidado? Vai ser o mesmo sentimento que vai te tomar quando você ler e reler essa que pra mim foi à melhor história em quadrinhos do ano até agora. É um ótimo investimento!

BRUNO TRINDADE

THE “BOB” SIDE

Avante Renegados, beleza?
Sim, não tem como ler uma obra como essa e não deixar um registro de como acabou sendo pessoal uma história como essa. Afinal, nada como um garoto perder o seu cachorro e seus amigos te apoiando, não deixando você ficar para baixo e te dando sempre força para não desistir de procura-lo. Posso dizer que a nova linguagem de histórias do selo ” GRAPHIC MSP” traz seus personagens de infância para uma atualidade que recupera a nostalgia das leituras de grandes histórias do gênio Mauricio de Sousa.

E por que esse tipo de envolvimento?
Bem, a minha família tem uma tradição a tempos de ter um cachorro na família ( hoje em dia, eu tenho dois, Sayid e Dexter). E a história retratada em “Laços” me lembrou um episódio com o primeiro cachorro que eu tive, Marlon Black (Sim, essa é a segunda tradição da família, nomes inusitados). E quando eu era menor, eu tinha muito medo de trovões e relâmpagos. Então, morar em Sampa já viu, né?
Uma vez, a noite, chovendo pacas, eu estava apavorado pelos barulhos e a chuva forte, não conseguia parar de chorar e gritar. Mas o Marlon ficava me olhando, vinha pra perto e tentava me apoiar. Quando umas visitas chegaram em casa, pelo papo e falando muito alto, deixaram a porta aberta, e o Marlon fugiu. Eu simplesmente parei tudo e tentei ir atrás, mas minha mãe me segurou e um vizinho que passava na hora falou que iria atrás dele. Simplesmente todo o pânico sumiu, nada de choro, nem lágrimas e nem piscava olhando pela janela esperando o vizinho chegar, e pouco me importando para a chuva, os trovões e relâmpagos.

30 min depois o vizinho volta com o Marlon totalmente molhado, e sem pensar duas vezes fui de encontro simplesmente não conseguia largar. E dava pra ver em seus olhos que ele estava bem, meio assustado, mas estava bem ali agora. Meu irmão mais novo também chegou mais perto e ficamos todos ali, aliviados, e eu perdi o meu medo desde então.
Lendo Laços foi como voltar aquele dia, onde todo o seu mundo para, e você fica assim… vazio, porém mais corajoso e determinado. E tudo isso com apoio de amigos que sempre estiveram ali nas brincadeiras e tudo, mas quando você tem uma dificuldade ou problema, estão ali para ajudar. Não tenho só que recomendar essa HQ pela sua imersão, mas agradecer todo o carinho que foi dado em todas as páginas por todos os envolvidos nessa grande obra no qual vou guardar para os meus filhos e netos.

Não percam tempo aproveitem a viagem e se emocionem a vontade. Até mais!

ALESSANDRO "BOB" BERNARD

site: http://renegadoscast.com/er-turma-da-monica-lacos-duplex/

Anderson 30/08/2013

Sensacional !
Releitura espetacular da turma mais famosa do Brasil.

Uma história para crianças e adultos, que usa elementos que são objeto para reflexão de muitas coisas da vida real.

Para quem e fã de Turma da Mônica ou apenas de uma boa leitura, essa HQ e uma ótima recomendação.

Jota Silvestre 22/08/2013

Laços: uma das melhores HQs de 2013

No mês passado, comentamos na página do Facebook deste blog que O Maravilhoso Mágico de Oz é forte candidato às listas de Melhores HQs de 2013. Pois bem, acaba de pintar mais um. Mas no caso de Turma da Mônica – Laços, o mais correto é trocar “forte candidato” por “presença garantida”.

Se ao final da leitura alguém disser que se surpreendeu com este segundo volume da coleção Graphic MSP é por que não teve a sorte de conhecer os trabalhos anteriores dos jovens irmãos e artistas mineiros Vitor e Lu Cafaggi. Está tudo lá: personagens lindamente caracterizados, perspectivas audaciosas, paleta de cores suaves, humor refinado.

Turma da Mônica – Laços parte de um argumento simples. Floquinho, o cachorro do Cebolinha, sumiu. Para encontrá-lo, a turma do bairro do Limoeiro vai embarcar numa grande aventura e provar que os laços que os unem são atados pelos valores da mais verdadeira amizade.

Este é o ponto de partida para os autores explorarem a rica mitologia da Turma da Mônica. Vitor e Lu chegam ao requinte de “explicar” um dos maiores dilemas dos quadrinhos infantis: por que só o Cebolinha usa sapatos?

Aproveitam, também, para incluir referências de sua própria formação pop. A semelhança com o filme Conta Comigo (Stand by Me, 1986) é evidente, mas há outras, como a citação a uma das cenas antológicas do filme Os Selvagens da Noite (The Warriors, 1979).

No primeiro volume da coleção Graphic MSP, Astronauta – Magnetar, Danilo Beyruth deu nova dimensão a uma conhecida característica do personagem, a solidão. Em Turma da Mônica – Laços, Vitor e Lu vão pelo mesmo caminho.

Todo leitor do Mauricio de Sousa sabe que Floquinho é o animal de estimação de Cebolinha, e que eles se gostam muito. Mas nunca antes o amor de um menino por seu cão foi tão aprofundado. Impossível não se emocionar com o primeiro encontro dos dois, ainda bebê e filhote; impossível não se solidarizar com a melancolia que toma conta do garoto quando não tem notícias do cachorro desaparecido.

E aí está o ponto crucial desta HQ. Vitor e Lu manipulam a emoção do leitor com uma naturalidade que espanta. Eles captam o sentimento da infância de um modo que desconhece precedentes (se há, são raros). Criam uma história que é infantil, sem ser simplória; terna, sem ser piegas; lúdica, sem ser superficial.

Isto tudo já ficava evidente em obras-primas anteriores, como a história do Chico Bento para o primeiro volume da coletânea MSP 50 e a HQ independente Duo.tone (de Vitor), e Mixtape (de Lu).

Aqui cabe um comentário especial às páginas em que Lu Cafaggi intervém de forma mais direta, desenhando. São três flashbacks: o dia em que Cebolinha ganhou Floquinho de presente, uma homenagem explícita a Mauricio de Sousa, e o primeiro encontro da turma, ainda na creche. Há, ainda, duas páginas de “álbum de fotografias”. Se Vitor é mestre em representar crianças, Lu é insuperável com bebês.

O livro ganhou a qualidade gráfica que merece. A Mauricio de Sousa Editora e a Panini capricharam no projeto gráfico. Tem 84 páginas coloridas, formato 26 x 17 cm, e duas opções de capa: cartonada (R$ 19,90) e dura (R$ 29,90).

Turma da Mônica – Laços é uma das melhores HQs que você lerá neste ano e, provavelmente, na vida. Pode apostar.

site: http://revistaogrito.ne10.uol.com.br/papodequadrinho/2013/06/24/turma-da-monica-lacos-uma-das-melhores-hqs-que-voce-vai-ler-neste-ano/