Turma da Mônica: Laços

Turma da Mônica: Laços Vitor Cafaggi
Lu Cafaggi

Resenhas - Turma da Mônica: Laços

Radu 03/01/2022

"Os laços são (muito) mas importantes que os nós"
Fico muito feliz de finalmente ler essa graphic que queria ler há tantos anos! Amei o filme quando saiu em 2019, e já imaginava que o quadrinho que o inspirou seria tão bom quanto ele. Mesmo assim, a leitura me surpreendeu em diversos pontos.

É meio óbvio que a história de "Laços" é sobre os laços afetivos que construímos ao longo da nossa vida, e esse é o tema principal da história: a importância dos nossos amigos quando mais precisamos de ajuda. Apesar disso, vários outros significados são dados para a palavra que dá título livro ao longo da história inteira, e todos fazem muito sentido considerando a narrativa contada.

É importante dizer que todos os quatro protagonistas têm seus momentos de destaque, com uma maior relevância para o Cebolinha e o Cascão. É linda também a forma que os irmãos Cafaggi trabalham a dinâmica entre o quarteto: eles nos fazem querer (mais ainda) fazer parte desse grupo.

É impossível falar sobre essa Graphic sem mencionar também as ilustrações maravilhosas e as colorações que combinam tanto com a história.

Tudo isso faz de "Laços" uma leitura necessária não só para os fãs de Turma da Mônica, mas para qualquer um que tenha um mínimo apego pela nossa turminha.
ray ray 03/01/2022minha estante
meu deus que resenha linda, saí daqui chorando e com o coração aquecido!!!! Minha vontade de ler aflorou :)

ray ray 03/01/2022minha estante

Radu 04/01/2022minha estante
@ray ray fiz a resenha com muito carinho, e não poderia ser de outro jeito mesmo... vale suuper a pena ler, indico muito, muito mesmo!!

Gabriela Copatti 24/01/2021

Muito bacana a forma como a amizade e a união dessa turminha foi escrita e ilustrada!
Anna Cavaller 24/01/2021minha estante
Eu amei o filme, que foi lançado em 2018!!

Gabriela Copatti 24/01/2021minha estante
@Anna o filme ainda não assisti, irei procurar

Anna Cavaller 24/01/2021minha estante
??

Dan 22/06/2013

Uma experiência de leitura espetacular, deliciosa, nostálgica e emocionante! Não tenho palavras para descrever essa obra de arte!
HQ-Man 25/06/2013minha estante
Pelo menos 4 palavras você tem. :-D

Dan 25/06/2013minha estante
Um videocast sobre laços:

Pandora 21/06/2014

Quem nos segue pelo Instagran @nanossaestante sabe o quanto sou fã de HQs, pois vem lá vem cá eles aparecem entre nossas publicações. Então, cedo ou tarde, eu teria que escrever as publicações do Graphic Mauricio de Sousa Produções ou simplesmente MSP.

O "Graphic MSP" é um projeto no qual o Mauricio de Sousa entrega seus personagens clássicos nas mãos de outros autores para que eles criem histórias originais com seus traços e ideias para esses personagens. E sinceramente, o produto final dessa iniciativa do Mauricio de Sousa não poderia ser melhor.

"Turma da Mônica Laços" não foi o primeiro produto desse selo, foi o segundo. Antes dele veio "Astronauta - Magnetar", do Danilo Beyruth e Cris Peter, e depois dele ainda teve o "Chico Bento - Pavor Espaciar", do Gustavo Duarte, e "Piteco - Ingá", do Shiko. Dos quatro eu só não tenho ainda o Graphic MSP do Chico Bento, mas o primeiro que adquirir foi o "Laços", por isso decidi começar por ele.

Gente, que trabalho lindoooooooo o Vitor e a Lu Cafaggi fizeram aqui! Impressionante como eles conseguiram temperar a história com ternura, carinho, lirismo e bons sentimentos. Como captaram a essência da "Turma da Mônica"!

Em "Laços" eles contam a história de como o cachorro do Cebolinha some de casa e toda a turma se junta para ir atrás dele. Com a desculpa de fazer essa busca, eles resgatam as principais características de cada personagem, a capacidade criativa do Cebolinha para criar personagens e planos infalíveis, o temperamento explosivo da Mônica, o jeito tranquilo e precavido (especialmente em relação a comida) da Magali e a forma como o Cascão consegue reaproveita/reciclar qualquer coisa.

Os irmãos costuram com habilidades a busca pelo cachorro do Cebolinha no tempo presente com várias memorias do passado dos amigos. Vitor desenha o presente e Lu desenha o passado e passado e presente dançam em perfeito diálogo diante do leitor enternecido.

Para quem cresceu lendo "Turma da Mônica" é impossível não se emocionar com esse trabalho. Eu poderia dar a ele mil Harrys, vou dar cinco só porque vez ou outra gosto de seguir regras.

Disponível em: http://oquetemnanossaestante.blogspot.com.br/2014/06/livros-resenha-082-turma-da-monica-lacos.html
Paola 14/11/2014minha estante
Eu vi que 1% dos leitores dessa graphic (provavelmente uma única pessoa) lhe deram só 2 estrelas, e fiquei pensando que tipo de pessoa consegue não achar esse livro simplesmente lindo. Aí, abro as resenhas e descubro que a pessoa em questão adorou o mesmo. Então... Por que só duas estrelas, moça?

Pandora 12/01/2023minha estante
Paula, tu acredita que só hoje eu vi teu comentário e atentei para o fato de só ter dado 2 estrelas? Acho que não prestei atenção quando botei as estrelas e ficou assim por anos.

Ferrari 18/07/2021

??????
Amei de paixão esse livro é maravilhoso recomendo para qualquer pessoa serio muito bom parabens para todos os ilustradores a historia impecavel serio parabens
Manu Ferrari 18/07/2021minha estante
????????????

Giuliana 04/06/2020

O que nos une
Mais um episódio bem legal! Mônica sendo Mônica, mas qdo um amigo precisa de ajuda, os verdadeiros laços prevalecem.
Leitura e . 04/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee/madrugada ...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Vinícius 11/11/2013

Primeiro que eu leio dessa nova série de Graphic Novels baseadas nos personagens do Maurício de Souza. Excelente, tanto a arte quanto o texto, além das referências escondidas ou não nos quadros. Ótima ideia essa série que reinterpreta tanto textualmente quanto artisticamente os nosso personagens favoritos. Leitura pra qualquer hora. Vou atrás das edições do Astronauta e do Chico Bento agora. Recomendado!
Dani 29/11/2013minha estante
Gostei muito tb :)

Mayaxzz 04/05/2023

Li por negócios da escola, e gente do céu QUE TRAÇO INCRIVEL!!!!!!! ?????? eu fiquei extremamente boba e apaixonada nesse traço (e na história q agnt ja conhece) RECOMENDO DEMAIS DEMAIS, AMO MUITO???
Tati 04/05/2023minha estante
Estou doida para ler!

Dani 18/10/2013

Bonitinha 'demais da conta'
Eu já tinha ouvido falar muito bem de Laços. E foi ler para crer. De fato é uma historinha muito bonitinha,sabe daquelas sem grandes pretensões, singelas, fofinhas, cute-cute? :)

Do que mais eu gostei foram os desenhos da turma bem bebezinha, uma graça! Ah, e a Mônica é também é linda, tão bravinha (hehehe).

Recomendo e agradeço o presente ;)
Vinícius 21/10/2013minha estante
To querendo ler esse e do Chico Bento! Essa coleção tem cara de ser muito boa.

aline1987 15/10/2013

Aquele sobre os Laços da Turma da Mônica
Tem como não lembrar de Turma da Mônica toda vez que vemos uma HQ? Não repassar mentalmente algumas histórias, lembrar da tloca de letlas do Cebolinha, das "sansonadas" da Mônica, da comilança da Magali e das bochechas sujinhas do Cascão?

Tenho uma lembrança muito marcante dessa turminha, pois foi com eles que aprendi a ler e passei boa parte da minha infância, seja nos quadrinhos, nos Almanacões (ah, como adorava ganhar um, folhear, pintar e fazer os joguinhos!), nos filmes, etc.

Por isso mesmo, fiquei surpresa quando o JR comentou comigo sobre uma HQ da Turma da Mônica, mas desenhada por outras pessoas... WHAT? Cadê o Mauricio de Sousa, minha gente?! Pra desenhar a turminha como todos estamos acostumados e contar as histórias no mesmo formato de sempre? Mas tudo bem, desencanei do meu pré-conceito e, finalmente, li Turma da Mônica Laços, um lançamento da Maurício de Sousa Produções, mas uma criação de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi.

Devo admitir que, nas primeiras páginas, foi beeeem estranho ver a turminha desenhada de outro jeito. Mas posso dizer que na terceira página isso já era só um detalhe e, ao terminar de ler já imaginava eles daquele jeito. O que contribuiu também para o meu apego foi o desenho da Lu Cafaggi, que os mostrou bem pequeninhos e como se conheceram. Sério, gente! Coisa fofa de primeira!!!

Agora, tirando toda a parte gráfica (que é demais, inclusive por conta da versão em capa dura e papel couche), a história é linda! Os personagens estão lá, são os mesmos de sempre, com suas principais características até mais evidenciadas (excelente o uso do ronco da barriga da Magali, por exemplo), mas numa história que mostra mais como foram criados os laços entre eles. O enredo é simples: Floquinho sumiu e eles partem numa aventura para encontrá-lo e trazê-lo de volta. Porém, nos pequenos detalhes é que mostra-se o mais importante: a amizade entre eles e o apego de uma criança a seu bichinho de estimação.

Super recomendo a leitura, tanto por ser bom, quanto por nos trazer de volta aquele sentimento de quando éramos crianças e líamos sobre esses 4 personagens fofos :)

Enjoy it!

Abs,

Aline - Chica

site: http://coisasdachica.blogspot.com.br/2013/10/oie-gente-tem-como-nao-lembrar-de-turma.html
Paola 14/11/2014minha estante
E quase me emocionei de novo lendo a resenha :)

Daniel Martins 27/06/2013

Ótima hq, história muito boa e arte foda

Karen Alvares 10/07/2013

Laços é uma releitura emocionante da turminha
Eu sou completamente fascinada pela Turma da Mônica. Recentemente escrevi um post gigante sobre a Mônica, minha queridinha do mês, da vida. Portanto, já era de se esperar que, quando eu visse no Twitter do Maurício a nova Graphic MSP (uma série de graphic novels) da turminha, meu primeiro impulso fosse correr para a banca mais próxima. Tive que esperar até 20 de junho, o lançamento da revista. Porém, assim que comprei meu exemplar, eu o li como se o amanhã não existisse e venho aqui dizer que cada página, cada quadrinho dessa nova visão da turminha, diverte e emociona.

A primeira coisa que salta aos nossos olhos é a qualidade da edição; ela é grande e brilhosa, com um papel grosso e de qualidade, também brilhante, nas páginas interiores. A imagem da capa é incrível, mostrando Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali na nova visão desses artistas incríveis, em uma situação de perigo, em cores escuras. Isso já denuncia como será o tom da historinha que, apesar disso, não perde o bom humor e as características das histórias originais da Turma da Mônica.

Logo de cara eu já quase chorei com a introdução do Maurício. Ele fala como conheceu Vitor e Lu Cafaggi, fala um pouco sobre eles e sobre as Graphic MSPs, sobre Laços e finaliza seu texto com uma frase linda que arrebata os fãs da turminha.

Enfim, você constatará que, nessa Turminha, os laços são (muito) mais fortes do que os nós.

E então começa a história. As primeiras cenas são as lembranças de como Cebolinha ganhou o Floquinho dos seus pais. Aliás, há muitas lembranças nessa edição e eu fiquei simplesmente encantada com os traços infantis criados pela Lu Cafaggi. Como vocês puderam ler na sinopse, Floquinho desapareceu. Encorajado pelos amigos, Cebolinha bola um dos seus Planos Infalíveis para resgatar seu cachorrinho. Mônica, Cascão e Magali acompanham-no sem hesitar, dispostos a ajudar o amigo de qualquer maneira, envolvendo-se em uma grande aventura.

Uma das coisas que eu mais gostei nessa edição é que ela não tem nada de sobrenatural, de mágico ou de excepcional. O enredo é simples e, por isso mesmo, ainda mais incrível, porque nos remete àquelas historinhas tão queridas dos quadrinhos da turma. Eu sempre preferi as histórias simples, aquelas que se tratam do dia-a-dia da turma, as que acontecem no bairro; são essas as histórias que eu sempre mais me identifiquei e com Laços não foi diferente.

Todos os traços dos nossos queridos personagens estão lá. O Cebolinha fala elado, é inteligente e arteiro. A Mônica é a garota mais forte do bairro (e do mundo!), enfezada e decidida. O Cascão tem medo de água e atrapalha todos os planos. A Magali é comilona e delicada. E a amizade da turma continua mais forte do que nunca. Há todos os elementos criados por Maurício, mas há também a assinatura de Vitor e Lu, que ficou incrível. Eles aliaram a essência maravilhosa da turminha à suas ideias fantásticas, presenteando-nos com esses quadrinhos sensíveis, nostálgicos e especiais.

Há a aparição de outros personagens da turma, mas o foco está mesmo nos nossos quatro amigos principais. Os novos traços são lindos e muito bem trabalhados, percebe-se o quanto de trabalho e capricho os artistas tiveram. Gostei muito do fato de que a Mônica é realmente gordinha, mas olha, gente, o Cebolinha também é bem cheinho. Achei isso muito, muito legal! Nas lembranças deles pequenininhos, a coisa toda fica ainda mais encantadora. O cabelo do Cascão pequenino é simplesmente adorável! Até a bolinha de pelos que é Floquinho filhote me deu ataques de fofura.

Mesmo com todos esses traços delicados, há momentos de tensão e aventura, e os artistas trabalham muito com as cores. Gostei muito de ver a turminha em cores mais escuras, em cenários noturnos, com toda uma atmosfera de medo e tensão no plano de fundo. Simplesmente genial. Ler esses quadrinhos foi delicioso.

Como disse o Maurício, há muito mais laços que nós, e realmente a palavra laços aparece durante toda a história de maneiras diferentes, cada uma mais significativa e tocante que a outra. No final há várias fotos, como um álbum de fotografias, com todos da turminha. É de arrancar lágrimas. Quanto à história, não vou contar como termina, claro, mas só posso adiantar que é incrível e muito emocionante.

No final da revista ainda há uma parte dedicada ao processo de criação de Laços, o que foi muito interessante de acompanhar. Há também páginas dedicadas à história do Cebolinha, Floquinho, Mônica, Cascão e Magali nos quadrinhos da Turma; eles foram criados na ordem mencionada de nomes e, na revista, há um pouco sobre a história de cada um deles e a tirinha de estréia deles. Fantástico.

Por último, um pouco sobre os artistas Vitor e Lu Cafaggi. Gostei muito que as fotos escolhidas dos dois foram de criança. Totalmente adequado já que, como diz o Maurício, é um verdadeiro talento enxergar o mundo com os olhos de uma criança.

site: http://poressaspaginas.com/outras-paginas-turma-da-monica-lacos

PorEssasPáginas 10/07/2013

Resenha Turma da Mônica Laços - Por Essas Páginas

E então começa a história. As primeiras cenas são as lembranças de como Cebolinha ganhou o Floquinho dos seus pais. Aliás, há muitas lembranças nessa edição e eu fiquei simplesmente encantada com os traços infantis criados pela Lu Cafaggi. Como vocês puderam ler na sinopse, Floquinho desapareceu. Encorajado pelos amigos, Cebolinha bola um dos seus “Planos Infalíveis” para resgatar seu cachorrinho. Mônica, Cascão e Magali acompanham-no sem hesitar, dispostos a ajudar o amigo de qualquer maneira, envolvendo-se em uma grande aventura.

site: http://poressaspaginas.com/outras-paginas-turma-da-monica-lacos

Lu.Santana 25/04/2024

Em laços nos deparamos com a turminha mais querida do Brasil em uma aventura que os une em prol de encontrar Floquinho, o cãozinho do Cebolinha.
Aprontando todas e passando por muitos apuros a galera do bairro do Limoeiro sai em busca com um único propósito: encontrar o cachorrinho sumido.
Nesta primeira HQ os laços entre Cebolinha, Mônica, Cascão e Magali são estreitados e muito bem descritos, não só pelas palavras, mas pelas imagens que contam muito mais do que pretendem.
Recomendo!!

Guzz 19/08/2013

Turma da Mônica - Laços
Ano passado eu estive no lançamento de Astronauta: Magnetar, o primeiro quadrinho publicado pela GraphicMSP, um novo selo do grupo de Maurício de Sousa criado para publicações com abordagens um pouco diferentes da clássica Turma da Mônica. O artista desta primeira hq foi Danilo Beyruth.

Lembro bem de ter ficado impressionado logo de cara quando notei o nível da publicação. Capa, desenhos, impressão, colorização e muito mais. Tudo foi feito com muito cuidado e extremo bom gosto. Naquele momento, após ler e notar também a qualidade de roteiro de Beyruth, percebi que uma nova visão estava sendo desenvolvida e que daria muita coisa boa no mercado de quadrinhos brasileiros.

Desta vez, os artistas convidados foram os irmãos Vitor e Lu Cafaggi, para criar uma história sobre toda a turminha. E, para mim, não podia haver acerto melhor. Os desenhos são lindos e as cores, carregando uma boa estética dos anos 80, deixam um clima nostálgico para quem cresceu lendo as histórias da turminha.

E não para só na arte. Aliás, mesmo que pareça difícil, o ponto mais marcante de Turma da Mônica: Laços fica no roteiro.

Tudo começa quando Cebolinha fica sabendo que seu grande amigo, o cachorro Floquinho, sumiu. A partir desse gancho, a turma toda se junta para encarar uma aventura-resgate, em nome da boa amizade.

O roteiro é brilhante e traz uma pureza que só alguém que cresceu lendo as histórias da Turma da Mônica poderia ter. Mesmo sendo artistas novos, Lu e Vitor conseguem pegar as características marcantes de cada personagem e colocar com simplicidade invejável.

Turma da Mônica: Laços faz você pensar. Mas, mais que isso, faz todo mundo voltar a ser criança por pelo menos algumas horas, tendo o coração aberto para embarcar junto em uma aventura que fala de dois sentimentos essencialmente puros: amizade e amor.

site: http://estacaoleitura.wordpress.com/2013/08/19/quadrinhos/