Turma da Mônica: Laços

Lu Cafaggi

Resenhas - Turma da Mônica: Laços

Vanessa 01/10/2013

Laços é amor!
Tão fofo, tão lindo, me fez sentir muita nostalgia, enfim.
Eu fiz um vídeo falando e mostrando ele *-* quem tiver interesse, por favor dê uma olhadinha :)

site: https://www.youtube.com/watch?v=aFiBk4TMJrI

kvp 26/09/2013

Simples e Emocionante
Eu estava esperando muito dessa hq depois de todos os elogios que ela vem recebendo, talvez por isso durante a leitura eu tenha achado ela uma hq normal, fiquei esperando por algo de espetacular, que não vinha, claro que a referência a Warriors é legal, a explicação para a turminha andar sem sapatos também, mas a história é simples. Porém Turma da Mônica sempre foi simples, mas eis que o final (na verdade os "dois" finais), depois da trama principal encerrada, mesmo sendo comum, é tão genial que me fez adorar essa hq.

Andiara 18/09/2013

Todos os fans de turma da mônica devem ler, as ilustrações são muito fofas e sem contar a agradável história.

Karen Alvares 10/07/2013

Laços é uma releitura emocionante da turminha
Eu sou completamente fascinada pela Turma da Mônica. Recentemente escrevi um post gigante sobre a Mônica, minha queridinha do mês, da vida. Portanto, já era de se esperar que, quando eu visse no Twitter do Maurício a nova Graphic MSP (uma série de graphic novels) da turminha, meu primeiro impulso fosse correr para a banca mais próxima. Tive que esperar até 20 de junho, o lançamento da revista. Porém, assim que comprei meu exemplar, eu o li como se o amanhã não existisse e venho aqui dizer que cada página, cada quadrinho dessa nova visão da turminha, diverte e emociona.

A primeira coisa que salta aos nossos olhos é a qualidade da edição; ela é grande e brilhosa, com um papel grosso e de qualidade, também brilhante, nas páginas interiores. A imagem da capa é incrível, mostrando Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali na nova visão desses artistas incríveis, em uma situação de perigo, em cores escuras. Isso já denuncia como será o tom da historinha que, apesar disso, não perde o bom humor e as características das histórias originais da Turma da Mônica.

Logo de cara eu já quase chorei com a introdução do Maurício. Ele fala como conheceu Vitor e Lu Cafaggi, fala um pouco sobre eles e sobre as Graphic MSPs, sobre Laços e finaliza seu texto com uma frase linda que arrebata os fãs da turminha.

Enfim, você constatará que, nessa Turminha, os laços são (muito) mais fortes do que os nós.

E então começa a história. As primeiras cenas são as lembranças de como Cebolinha ganhou o Floquinho dos seus pais. Aliás, há muitas lembranças nessa edição e eu fiquei simplesmente encantada com os traços infantis criados pela Lu Cafaggi. Como vocês puderam ler na sinopse, Floquinho desapareceu. Encorajado pelos amigos, Cebolinha bola um dos seus Planos Infalíveis para resgatar seu cachorrinho. Mônica, Cascão e Magali acompanham-no sem hesitar, dispostos a ajudar o amigo de qualquer maneira, envolvendo-se em uma grande aventura.

Uma das coisas que eu mais gostei nessa edição é que ela não tem nada de sobrenatural, de mágico ou de excepcional. O enredo é simples e, por isso mesmo, ainda mais incrível, porque nos remete àquelas historinhas tão queridas dos quadrinhos da turma. Eu sempre preferi as histórias simples, aquelas que se tratam do dia-a-dia da turma, as que acontecem no bairro; são essas as histórias que eu sempre mais me identifiquei e com Laços não foi diferente.

Todos os traços dos nossos queridos personagens estão lá. O Cebolinha fala elado, é inteligente e arteiro. A Mônica é a garota mais forte do bairro (e do mundo!), enfezada e decidida. O Cascão tem medo de água e atrapalha todos os planos. A Magali é comilona e delicada. E a amizade da turma continua mais forte do que nunca. Há todos os elementos criados por Maurício, mas há também a assinatura de Vitor e Lu, que ficou incrível. Eles aliaram a essência maravilhosa da turminha à suas ideias fantásticas, presenteando-nos com esses quadrinhos sensíveis, nostálgicos e especiais.

Há a aparição de outros personagens da turma, mas o foco está mesmo nos nossos quatro amigos principais. Os novos traços são lindos e muito bem trabalhados, percebe-se o quanto de trabalho e capricho os artistas tiveram. Gostei muito do fato de que a Mônica é realmente gordinha, mas olha, gente, o Cebolinha também é bem cheinho. Achei isso muito, muito legal! Nas lembranças deles pequenininhos, a coisa toda fica ainda mais encantadora. O cabelo do Cascão pequenino é simplesmente adorável! Até a bolinha de pelos que é Floquinho filhote me deu ataques de fofura.

Mesmo com todos esses traços delicados, há momentos de tensão e aventura, e os artistas trabalham muito com as cores. Gostei muito de ver a turminha em cores mais escuras, em cenários noturnos, com toda uma atmosfera de medo e tensão no plano de fundo. Simplesmente genial. Ler esses quadrinhos foi delicioso.

Como disse o Maurício, há muito mais laços que nós, e realmente a palavra laços aparece durante toda a história de maneiras diferentes, cada uma mais significativa e tocante que a outra. No final há várias fotos, como um álbum de fotografias, com todos da turminha. É de arrancar lágrimas. Quanto à história, não vou contar como termina, claro, mas só posso adiantar que é incrível e muito emocionante.

No final da revista ainda há uma parte dedicada ao processo de criação de Laços, o que foi muito interessante de acompanhar. Há também páginas dedicadas à história do Cebolinha, Floquinho, Mônica, Cascão e Magali nos quadrinhos da Turma; eles foram criados na ordem mencionada de nomes e, na revista, há um pouco sobre a história de cada um deles e a tirinha de estréia deles. Fantástico.

Por último, um pouco sobre os artistas Vitor e Lu Cafaggi. Gostei muito que as fotos escolhidas dos dois foram de criança. Totalmente adequado já que, como diz o Maurício, é um verdadeiro talento enxergar o mundo com os olhos de uma criança.

site: http://poressaspaginas.com/outras-paginas-turma-da-monica-lacos

General ELL 11/09/2013

É OK... Esperava mais...
Achei essa HQ regular, nada do outro mundo. Esperava bem mais. As metáforas são óbvias e tem um furo meio difícil de engolir bem no meio da história, a arte é OK, com destaque pra colorização. É uma boa HQ, só não tão boa quanto parece ou poderia ser.

Danilo 14/07/2013

Genial!
O texto e a história foram muito bem feitos, porém, os traços e a coloração são GENIAIS! Cada quadro é um 'suspiro' de tão lindo que é... para os fãs da turma da mônica, leitura indispensável, tanto para crianças quanto adultos, para os que não são fãs, leitura altamente recomendada para se lembrar de sua infância e amizades verdadeiras.

P.S.: Melhor personagem: Magali. Altas risadas... rsrs

Carolyne 07/09/2013

De uma delicadeza incrível. Traço maravilhoso.

Esgalbo 05/09/2013

Laços
Lindíssima história sobre "laços" de amizade que envolvem essa turminha tão conhecida de minha infância! (e de todo mundo) rsrs
Desenhos absurdamente bem feitos, narrativa gráfica bem construída, arte inspiradora e acima de tudo, respeito pelos personagens e pelo autor! Simplesmente tocante e bonito da forma mais pura em que se pode imaginar!
Tem cara de aventura teen dos anos 80, (Goonnies, Conta Comigo). A turminha se envolve em uma Quest quando um dos personagens desaparece!o sentimento de amizade entre eles é palpável por toda a história! Irmãos Vítor & Lu Caffaggi estão de parabéns pelo esmero e pela sensibilidade!
Vale apena para quem adora a Turma da Mônica e para quem não adora(existe alguém assim???). É uma HQ para quem é e já foi criança. é uma HQ para quem é HUMANO!

PorEssasPáginas 10/07/2013

Resenha Turma da Mônica Laços - Por Essas Páginas

E então começa a história. As primeiras cenas são as lembranças de como Cebolinha ganhou o Floquinho dos seus pais. Aliás, há muitas lembranças nessa edição e eu fiquei simplesmente encantada com os traços infantis criados pela Lu Cafaggi. Como vocês puderam ler na sinopse, Floquinho desapareceu. Encorajado pelos amigos, Cebolinha bola um dos seus “Planos Infalíveis” para resgatar seu cachorrinho. Mônica, Cascão e Magali acompanham-no sem hesitar, dispostos a ajudar o amigo de qualquer maneira, envolvendo-se em uma grande aventura.

site: http://poressaspaginas.com/outras-paginas-turma-da-monica-lacos

Lu.Santana 25/04/2024

Em laços nos deparamos com a turminha mais querida do Brasil em uma aventura que os une em prol de encontrar Floquinho, o cãozinho do Cebolinha.
Aprontando todas e passando por muitos apuros a galera do bairro do Limoeiro sai em busca com um único propósito: encontrar o cachorrinho sumido.
Nesta primeira HQ os laços entre Cebolinha, Mônica, Cascão e Magali são estreitados e muito bem descritos, não só pelas palavras, mas pelas imagens que contam muito mais do que pretendem.
Recomendo!!

Anderson 30/08/2013

Sensacional !
Releitura espetacular da turma mais famosa do Brasil.

Uma história para crianças e adultos, que usa elementos que são objeto para reflexão de muitas coisas da vida real.

Para quem e fã de Turma da Mônica ou apenas de uma boa leitura, essa HQ e uma ótima recomendação.

Jota Silvestre 22/08/2013

Laços: uma das melhores HQs de 2013

No mês passado, comentamos na página do Facebook deste blog que O Maravilhoso Mágico de Oz é forte candidato às listas de Melhores HQs de 2013. Pois bem, acaba de pintar mais um. Mas no caso de Turma da Mônica – Laços, o mais correto é trocar “forte candidato” por “presença garantida”.

Se ao final da leitura alguém disser que se surpreendeu com este segundo volume da coleção Graphic MSP é por que não teve a sorte de conhecer os trabalhos anteriores dos jovens irmãos e artistas mineiros Vitor e Lu Cafaggi. Está tudo lá: personagens lindamente caracterizados, perspectivas audaciosas, paleta de cores suaves, humor refinado.

Turma da Mônica – Laços parte de um argumento simples. Floquinho, o cachorro do Cebolinha, sumiu. Para encontrá-lo, a turma do bairro do Limoeiro vai embarcar numa grande aventura e provar que os laços que os unem são atados pelos valores da mais verdadeira amizade.

Este é o ponto de partida para os autores explorarem a rica mitologia da Turma da Mônica. Vitor e Lu chegam ao requinte de “explicar” um dos maiores dilemas dos quadrinhos infantis: por que só o Cebolinha usa sapatos?

Aproveitam, também, para incluir referências de sua própria formação pop. A semelhança com o filme Conta Comigo (Stand by Me, 1986) é evidente, mas há outras, como a citação a uma das cenas antológicas do filme Os Selvagens da Noite (The Warriors, 1979).

No primeiro volume da coleção Graphic MSP, Astronauta – Magnetar, Danilo Beyruth deu nova dimensão a uma conhecida característica do personagem, a solidão. Em Turma da Mônica – Laços, Vitor e Lu vão pelo mesmo caminho.

Todo leitor do Mauricio de Sousa sabe que Floquinho é o animal de estimação de Cebolinha, e que eles se gostam muito. Mas nunca antes o amor de um menino por seu cão foi tão aprofundado. Impossível não se emocionar com o primeiro encontro dos dois, ainda bebê e filhote; impossível não se solidarizar com a melancolia que toma conta do garoto quando não tem notícias do cachorro desaparecido.

E aí está o ponto crucial desta HQ. Vitor e Lu manipulam a emoção do leitor com uma naturalidade que espanta. Eles captam o sentimento da infância de um modo que desconhece precedentes (se há, são raros). Criam uma história que é infantil, sem ser simplória; terna, sem ser piegas; lúdica, sem ser superficial.

Isto tudo já ficava evidente em obras-primas anteriores, como a história do Chico Bento para o primeiro volume da coletânea MSP 50 e a HQ independente Duo.tone (de Vitor), e Mixtape (de Lu).

Aqui cabe um comentário especial às páginas em que Lu Cafaggi intervém de forma mais direta, desenhando. São três flashbacks: o dia em que Cebolinha ganhou Floquinho de presente, uma homenagem explícita a Mauricio de Sousa, e o primeiro encontro da turma, ainda na creche. Há, ainda, duas páginas de “álbum de fotografias”. Se Vitor é mestre em representar crianças, Lu é insuperável com bebês.

O livro ganhou a qualidade gráfica que merece. A Mauricio de Sousa Editora e a Panini capricharam no projeto gráfico. Tem 84 páginas coloridas, formato 26 x 17 cm, e duas opções de capa: cartonada (R$ 19,90) e dura (R$ 29,90).

Turma da Mônica – Laços é uma das melhores HQs que você lerá neste ano e, provavelmente, na vida. Pode apostar.

site: http://revistaogrito.ne10.uol.com.br/papodequadrinho/2013/06/24/turma-da-monica-lacos-uma-das-melhores-hqs-que-voce-vai-ler-neste-ano/

Guzz 19/08/2013

Turma da Mônica - Laços
Ano passado eu estive no lançamento de Astronauta: Magnetar, o primeiro quadrinho publicado pela GraphicMSP, um novo selo do grupo de Maurício de Sousa criado para publicações com abordagens um pouco diferentes da clássica Turma da Mônica. O artista desta primeira hq foi Danilo Beyruth.

Lembro bem de ter ficado impressionado logo de cara quando notei o nível da publicação. Capa, desenhos, impressão, colorização e muito mais. Tudo foi feito com muito cuidado e extremo bom gosto. Naquele momento, após ler e notar também a qualidade de roteiro de Beyruth, percebi que uma nova visão estava sendo desenvolvida e que daria muita coisa boa no mercado de quadrinhos brasileiros.

Desta vez, os artistas convidados foram os irmãos Vitor e Lu Cafaggi, para criar uma história sobre toda a turminha. E, para mim, não podia haver acerto melhor. Os desenhos são lindos e as cores, carregando uma boa estética dos anos 80, deixam um clima nostálgico para quem cresceu lendo as histórias da turminha.

E não para só na arte. Aliás, mesmo que pareça difícil, o ponto mais marcante de Turma da Mônica: Laços fica no roteiro.

Tudo começa quando Cebolinha fica sabendo que seu grande amigo, o cachorro Floquinho, sumiu. A partir desse gancho, a turma toda se junta para encarar uma aventura-resgate, em nome da boa amizade.

O roteiro é brilhante e traz uma pureza que só alguém que cresceu lendo as histórias da Turma da Mônica poderia ter. Mesmo sendo artistas novos, Lu e Vitor conseguem pegar as características marcantes de cada personagem e colocar com simplicidade invejável.

Turma da Mônica: Laços faz você pensar. Mas, mais que isso, faz todo mundo voltar a ser criança por pelo menos algumas horas, tendo o coração aberto para embarcar junto em uma aventura que fala de dois sentimentos essencialmente puros: amizade e amor.

site: http://estacaoleitura.wordpress.com/2013/08/19/quadrinhos/

José 10/08/2013

De volta a infancia
Meus elogios a Graphic serão muito suspeitos. Li a turma da mônica durante toda a minha infancia e estava com grande expectativa sobre a HQ. Mas os méritos, tanto comerciais quanto artísticos, são elevados. Primeiramente que essas graphics da MSP são feitas para um publico como eu, que busca voltar aqueles períodos pós-aula do colégio em que chegava o gibi novo nas bancas e voce corria para comprar e devora-lo em poucos minutos. Apesar do toque pessoal dos desenhistas, é facil notar os traços básicos dos personagens. Méritos para o cascão, que está fisicamente mais parecido com as atitudes que o personagem tem nas tirinhas, que é de um menino bem próximo de um garoto de rua (sempre achei ele meio Chaves nesse aspecto). Pensei que a monica ficaria de fato "baixinha" mas continua na mesma estatura dos demais, porém esta mais gordinha, enfatizando seu karma junto aos meninos do bairro do limoeiro.
A historia é bem básica, sem muitas reviravoltas ou suspense inesperado, mas é super leve e cumpre sua função.
De fato, a Graphic foi perfeita, fiel e, certamente, pensada para leitores como eu. Espero que também encante aos adultos que nao leram a turma da monica na infancia, e aos novos leitores