1942 - O Brasil e sua Guerra Quase Desconhecida

1942 - O Brasil e sua Guerra Quase Desconhecida João Barone
João Barone

Resenhas - 1942 - O Brasil e sua Guerra Quase Desconhecida

Thami 24/05/2022

Sinceramente senti que muitas vezes faltavam alguma coisa ao livro, ele te trás todo o contexto explicando o que ocorria em cada momento ou dando explicações de outras informações importantes mas acho que faltou o mais essencial, as histórias e relatos dos brasileiros que lutaram lá, sim teve isso no livro mas ainda assim acho que não foi o suficiente e trazer mais disso faria o livro ganhar um toque mais humano e nos fazer com que nos conectemos mais com ele.
A versado do hino da FEB ?proibido? é simplesmente genial, impactante e a cara do que o Brasil e os brasileiros realmente são.

Jairo41 09/05/2022

Uma lembrança aos pracinhas
O livro 1942 nos faz embarcar em uma parte da história do nosso país pouco ou quase nada comentada no Brasil. Por menos no meu caso, nunca tive uma abordagem profunda do assunto no âmbito escolar.
No livro nos aprofundamos em três partes: "Antes Da Guerra", "No Campo de Batalha" e "O Pós-Guerra".
Logo, na parte "Antes Da Guerra" vemos um introdução do Brasil antes da sua entrada na 2° Guerra Mundial. Com isso, percebemos as relações conturbadas do Brasil se mantendo neutro e quererendo manter as relações com ambos os lados: Os Aliados e o Eixo. Além disso, vemos os torpedeamentos aos navios brasileiros ao longo da faixa litorânea.
Na parte "No Campo de Batalha", viajamos profundamente na história dos soldados brasileiros em combate. Logo, vemos os grandes feitos dos pracinhas no terreno italiano, como por exemplo, o episódio da batalha de Monte Castello. E vemos também o êxito dos pracinhas em vários departamentos da Força Expedicionário Brasileira (FEB).
Na última parte "O Pós-Guerra", vemos o cenário do nosso país após a participação na 2° Guerra Mundial. Nisso, vemos a recepção aos soldados brasileiros após o campo de batalha e as medalhas concebidas aos soldados brasileiros.
Por fim, o livro é rico em detalhes daquela época e isso é bastante ótimo pois ficamos imersos a história. Sem contar com as fotografias que nos faz se sentir naquela época. Mas peca muito em relação a algumas informações serem colocadas no livro que acredito serem muito irrelevantes à história. Mas por fim um bom livro para que deseja iniciar a estudar essa parte da história.

Tieppo 04/04/2022

Cobras Fumantes Eterna Sua vitória!! ????
Excelente livro sobre a FEB( Força Expedicionária Brasileira), e muito detalhado em palavras e imagens. João Barone e um ótimo baterista e escritor da participação brasileira na Segunda Guerra. Então quem quer começar a estudar sobre a participação brasileira na 2GM, esse e o livro perfeito. Ótimo para provas que vai cair esse tema.
A COBRA FUMOU! ??

Natali Pacheco 27/03/2022

A cobra vai fumar!
Eu aprendi tanto com esse livro. Maravilhosa a narrativa do autor que constantemente nos lembra da importância de conhecermos, relembrarmos e valorizarmos a história do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Quanto conhecimento adquirido em apenas 352 páginas!!!
Termino o livro com apenas um sentimento: que todo o povo brasileiro se informe sobre a nossa História que é tão importante.??

Isaahaag 25/12/2021

Achei o livro ok, contém MUITA informação, e nem todas tão necessárias, o que acaba sendo um pouco cansativo. Ele trata da participação do Brasil na segunda guerra mundial, já que seu pai foi convocado para servir a FEB (o símbolo é uma cobra com cachimbo, porque muitos diziam que o Brasil não teria capacidade de ir a guerra, e que isso só ocorreria se a cobra fumasse), enviado para Itália em 1944 para lutar junto as forças aliadas contra os nazifascistas. Muitas tragédias ocorreram como: vários e vários navios afundados e torpedeados.
- Brasil era o país com maior número de membros do partido nazista fora da Alemanha
Não consegui absorver muita coisa, me perdia muito nas palavras, não acho que o livro foi muito bem escrito.

Heliara 22/08/2021

Muito informativo
O livro é muito interessante e detalhado. Conhecer a história do país é importante, tanto para entender o contexto atual quanto para melhorar, de maneira a aprender com os erros do passado. O livro traz uma história não tão divulgada, a importante participação do Brasil na segunda Guerra e seus impactos. Recomendo.

Guilherme Duarte 02/06/2021

Bom para o que se propõe
Realizei a leitura no kindle. O João Barone é certamente um grande entusiasta da participação da FEB na Itália. O seu livro cumpre muito bem o papel de reviver importantes nomes da História do Brasil; pode-se dizer que o livro é uma introdução suficiente ao tema. Acerca da leitura em si, eu a achei cansativa em diferentes momentos: senti a falta de um norte e uma certa linearidade na narrativa, o que resultou em uma certa confusão na leitura. No mais, o livro cumpriu bem o seu papel e pretendo me aprofundar nesse tema tão rico.

Leo Coelho 04/05/2021

Brasil sendo Brasil
É inaceitável que histórias como a da FEB sejam esquecidas ao longo do tempo. Sorte nossa de existirem obras impecáveis como a de João Barone. Nunca me canso de saber mais sobre o assunto!

Vitor 03/04/2021

Só paixão não basta
Então, esse livro é qualquer coisa. O Barone é claramente apaixonado pelo tema, mas, como esperado, não é um bom escritor. Mas o pior de tudo é o trabalho de revisão e editoração. Os capitulos são desorganizados, muitas informações se repetem e a construção da história da "guerra quase desconhecida" acaba sendo muito mal formulada. Resumindo, é uma publicação bastante amadora, parece uma apostila de escola em alguns momentos. Vale pelo entusiasmo do Barone e só.

Fernando.Mazeo 06/10/2020

Lembrança de como o Brasil maltrata a memória
Este livro revela muita informação sobre a pouco conhecida historia da participação do Brasil na 2ª Guerra. Nos traz o contexto histórico e geo político, mas também resgata a memória de muitos heróis da guerra.

Vinícius 15/05/2020

Valorizando o que o Brasil não valoriza.
Gostei muito da leitura e da visão que o João Barone tem da FEB. É claro que nossa participação não foi primordial para o desfecho da guerra, mas a questão não é essa. É valorizar os 25 mil homens que atravessaram o Atlântico talvez sem nem saber por quê.

Só deixo duas ressalvas pra quem se interessar pela obra.
1. O livro traz todo o histórico do pré e pós 2ªGM. É uma boa contextualização pra quem é iniciante no tema ou está há um tempo sem ler algo a respeito. Pra quem procura dados mais aprofundados e históricos sobre a FEB pode se decepcionar. O parte do livro que trata da FEB já nos campos de batalha não deve chegar a ser metade do livro.

2. A cronologia as vezes fica um pouco comprometida pela maneira que João decidiu abordar certos temas. Não acho que comprometa, mas pode confundir quem fizer uma leitura mais superficial.

Mesmo assim, recomendo a obra e o tema. Nós, brasileiros, deveríamos estar mais atentos há um importante fato histórico que já faz mais de 75 anos.

Yvan 17/03/2019

Introduz o assunto de maneira interessante, várias curiosidades sobre a época, foi bom conhecer sobre a FEB e o motivo da "cobra fumar". A leitura flui bem tranquila.

David 24/12/2017

Participação Brasileira na Segunda Guerra Mundial.
Quero parabenizar João Barone por seu livro. Muitos gostam de ironizar a participação do Brasil na guerra, mas João nos mostra que só o fato de participar de uma guerra, ficar longe da família, viver uma tensão imensa é fato que tem que ser elogiado e reconhecido por nós brasileiros.
Parabéns aos nossos guerreiros da FEB.

David 06/01/2016

Heróis da Nação!
O que dizer desse livro, o João Barone relata a mais bela ação da FEB na Segunda Guerra Mundial. Mostra passo a passo do Brasil nesse confronto bélico mundial, destaca as diversas ações americanas em solo nacional. Retrata inúmeras histórias dos nossos grandes pracinhas no campo de batalh, relata os principais nomes da FEB no confronto e os brasileiros que se destacam lutam em outras Forças Armadas; Como a Inglesas, Americanas e até mesmo da Alemanha. Difícil é ler e não se emocionar.