Spartacus

Spartacus Howard Fast

Resenhas - Spartacus

Cesar AS 12/02/2009

F...
Mano, não sou chegado em romances históricos, mas quando iniciei a leitura não pude mais parar. A opressão vivida pelo personagem é a mesma que vivemos hoje em dia, obrigados a nos acabar nas minas do trabalho.

Inlectus 18/04/2009

Muito bom.
Um romance histórico, cheio de riqueza, e mostras da civilização romana, e sua relação com a escravidão.

cid 24/07/2009

os oprimidos e o poder
Romance histórico muito politizado, escrito na prisão , e editado as proprias custas pelo escritor, pois nenhuma editora quis correr os riscos num período obscuro. Diversos personagens falam sobre Spartacus o gladiador escravo que liderou a revolta dos escravos em 73 AC. Patricios ricos e fúteis, o general romano que o venceu , e o personagem que a meu ver fala pelo autor , o senador Grachus, desfilam pelo livro , que inicia com a derrota dos escravos e crucificação de 6472 homens ao longo da via Apia. A crucificação, os sofrimentos na minas de ouro , o desespero de um gladiador treinando para a luta na arena , são descrições que nos tiram o folego. O sofrimento se faz presente na leitura e nos colocamos ao lado daqueles seres que lutaram pelo direto mais básico que o ser humano tem que é viver como deseja , sem sofrer o chicote de outro ser humano nas suas costas. Em um determinado momento Grachus o político fala em termos muito cinicos do funcionamento da sociedade . Veja só : Existe os que tem muito, que precisam se proteger dos que não tem nada, e mais do que isso conservar suas propriedades e portanto os que nada tem precisam estar dispostos a morrer pela propriedade da classe dominante. Roma possui muitas legiões , que lutam na sujeira e miséria para manter as propriedades e privilégios de alguns. Os camponeses pobres são expulsos de suas terras pelos latifundiários e vão lutar nas legiões , contra os seus próprios interesses.
É um livro que faz pensar, quanto o mundo realmente mudou. Mas, a pergunta é : Quando o poder chega as mãos dos que foram oprimidos , eles o usam exatamente como seus opressores ?

Paola 23/04/2010

Spartacus
Um relato impressionamtemente verídico da história do escravo, que se tornou gladiador, e se insurgiu contra todo o império romano. A parte do começo nas minas é emocionante e triste, principalmente ao descrever o trabalho das crianças.

Adrya_Daewen 12/08/2010

O livro é bem interessante, mas o autor faz de Spartacus um heróis sem igual, decidido a acabar com o imperialismo de Roma, o que acho um tanto anacrônico para com a realidade da revolta liderada por ele. Fast descreve por demais e é muito marxista, acho que isso comprometeu um pouco a obra.

Gabriel Allan 25/11/2011

Simplesmente lindo.

djr 13/12/2011

Uma surpresa e tanto.
Um dos livros que quando bati os olhos pela primeira vez pensei que se tratava de mais uma história chata, com linguagem de difícil entendimento. Enganei-me completamente, trata-se de um livro excelente pra quem quer conhecer os hábitos de vida da sociedade romana, além de ter uma visão superatual das desigualdades de hoje. Vale a pena ler e apreciar esta história que além da aventura, traz uma visão humana de tudo de ruim que aconteceu e que ainda acontece em nossa sociedade.

RogerBoy 19/04/2013

Muito bom!!
Livro muito interessante e com um grande panorama histórico.Vale a pena ler com certeza.

Só Sobre Livros 24/05/2013

"Spartacus" do livro à TV
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/07/spartacus-do-livro-tv-carla-cristina.html

André 10/10/2014

Minha resenha
Análise completa dessa epopeia e da intensa e nobre lenda de um dos maiores gladiadores da história, o poderoso Spartacus!
Confira tudo sobre esse marco na história :)

site: http://cafemacaca.blogspot.com.br/2014/10/desafio-literario-minha-resenha.html

Claudia Cordeiro 05/12/2016

Lindo, este livro. É só esquecer das ideias comunistas do autor, aliás, esquerdistas adoram Spartacus e indevidamente a meu ver, pois ele foi refém das circunstâncias e só isso; rebelou-se contra Roma, era escravo e não queria ser, nada mais natural!
Tem tão pouca coisa escrita sobre ele, imagina se iriam saber se ele tomou qquer atitude que hj se poderia chamar de esquerdista!..... francamente.....
Tem cenas lindas no livro. Claro, é Spartacus romanceado, idealizado, mas vale muito a leitura!

Gabriela 06/07/2018

A guerra dos escravos, contra a opressão do grandioso Império romano em 73 a.C
O autor nos faz viajar no tempo, diretamente a Cápua onde fica a maior escola de gladiadores da Itália, Vila salária, onde os gladiadores revolucionários foram sacrificados nas cruzes que ladeavam a longa estrada e as pradarias romanas, por onde os escravos ganhavam força e nome, guerreando pelo direito de existir como gente e pela liberdade.
O Judeu David nos narra seus últimos momentos, ainda pregado na cruz. Spartacus nos faz chorar com sua triste vida nas minas de ouro e depois nas escaldantes areias manchadas de sangue e suor, das arenas mortais, sem perder o foco no maior tesouro que cada um de nós temos, a liberdade, a vida. Crixus, o grande Gaulês, não consegue conter sua ira e ao lado de Spartacus , Ganiccus e Varinia a bela Germana, esposa de Spartacus, arrebatam escravos por onde passam, derrotando legiões com suas próprias armas e fazendo Roma treme de medo ao ouvir o nome de seu líder, Spartacus, de altura mediana, olhar sereno e nariz quebrado, torna-se o pai Trácio de todos os escravos daquela revolução.
Gracchus o corrupto líder do senado e Crassus, general bissexual das grandes legiões, que sonhava, um dia, ser ditador, dão o toque dramático final nessa belíssima epopeia, baseada em fatos reais da grande revolta dos escravos, ocorrida em 73 a.C.
Um romance épico maravilhoso, vale muito a pena ler.
P.S.: É MUITO DIFERENTE DA SÉRIE!