Spartacus

Spartacus Howard Fast




Resenhas - Spartacus


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Ogaiht 01/07/2022

É Sobre Tudo, Menos o Spartacus
Li este livro por causa do filme, épico clássico dirigido pelo lendário Stanley Kubrick. Considero este um dos raros casos onde a adaptação cinematográfica é superior à obra original, pois além de cortar personagens secundários desnecessários, o filme faz uma abordagem mais tradicional e mais focada no personagem-título.
O livro, diferentemente do filme, não foca em Spartacus. Aliás, quando a narrativa tem início, já sabemos o desfecho da estória e, através de relatos de outros personagens, a narrativa vai regredindo até montarmos todas as peça dos acontecimentos. De uma certa forma, essa estrutura lembra um pouco a maneira como As Crônicas de Gelo e Fogo são narradas. Mas aqui não me parece que funciona muito bem, pois ao contar os acontecimentos em forma de relatos dos personagens, no final das contas terminamos o livro sem saber quase nada de Spartacus. Talvez essa tenha sido a intenção do autor, mas para mim foi frustrante. É verdade que em algumas passagens do livro é mostrado os acontecimentos do ponto de vista de Spartacus, mas para mim isso não foi suficiente. Por isso mesmo prefiro a adaptação cinematográfica, pois nesta os acontecimentos são mostrados pelo ponto de vista do personagem-título.
No geral, a maioria dos personagens do livro não me despertou nenhum interesse, exceto talvez Crassus e Gracchus. E, mais ao fim, há um capítulo onde Gracchus e Cícero debatem a natureza do mundo e outras questões filosóficas que é muito prazeroso de se ler. Uma pena que o livro como todo não chegou a ter a mesma qualidade das passagens mencionadas. Mas, como já fiz questão de enfatizar várias vezes, entre o livro e o filme, desta vez fico com filme.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiz 26/02/2023

O melhor livro que já li!
Bom, eu não li muitos livros, e Percy Jackson e Diário de um Banana não são o que Spartacus é. Um livro fantástico com uma história fantástica.
Meu segundo livro de Howard Fast e embasbacado foi melhor que o anterior, muito mais completo, tão bonito quanto, ou mais que a história de Sacco e Vanzetti.
Há praticamente pouco mais de uma dezena de personagens, dentre eles políticos, governantes, gladiadores e claro, Spartacus e cia. Muitos se não todos tem uma ligação direta com Spartacus, seja com uma simples passagem e nota ou até mesmo diretamente, como sua esposa, Varinia, símbolo de beleza e muito cobiçada por um velho homem sem coração que encontrou amor em uma viúva do maior escravo de todos, o mais puro e gentil, como Varinia mesmo dizia.
Spartacus era um líder sábio, mas jovem. Defendeu a liberdade e paz a todos. Amou chorou e morreu por aquilo que acreditava, em um mundo mais justo para todos. Fora perseguido e morto como um animal, de fato era um animal perante o Estado Romano, menos que isso, apenas uma mera ferramenta, nesse caso, de entretenimento da alta sociedade romana em uma arena de um sujeito tão sujo como os que vião homens morrer por mera diversão e sangria.
Claro, é uma obra muito romantizada, uma lenda, um mito, mas quem em essência pregava a igualdade e liberdade a todos em um mundo sujo sem escrúpulos, a Velha Prostituta Roma.
Foi um conhecimento adquirido que entreteu, me cativando e querendo saber cada ver mais pelo escravo que queria destruir Roma.
comentários(0)comente



Cesar AS 12/02/2009

F...
Mano, não sou chegado em romances históricos, mas quando iniciei a leitura não pude mais parar. A opressão vivida pelo personagem é a mesma que vivemos hoje em dia, obrigados a nos acabar nas minas do trabalho.
comentários(0)comente



Aline330 15/10/2020

Realmente muito bom. Conta a história de uma maneira não linear e centrada na fascinação dos personagens pelo Spartacus e o que ele representa.
comentários(0)comente



Moises Celestino 09/08/2020

"Spartacus de Howard Fast"
Confesso que este conceituado romance de Howard Fast não me cativou, pois esperava muito mais. A presente narrativa se inicia de forma arrastada, o que entedia o leitor que procura por literaturas cheias de ação e aventura. É aquele tipo de romance difícil de acompanhar até o fim. Pode ser que esta obra tenha feito sucesso literário na época de seu lançamento, pois hoje em dia, a premissa que foi boa, deixou de ser interessante. Dou três estrelas pela originalidade de Fast.
comentários(0)comente



Inlectus 18/04/2009

Muito bom.
Um romance histórico, cheio de riqueza, e mostras da civilização romana, e sua relação com a escravidão.
comentários(0)comente



Adrya_Daewen 12/08/2010

O livro é bem interessante, mas o autor faz de Spartacus um heróis sem igual, decidido a acabar com o imperialismo de Roma, o que acho um tanto anacrônico para com a realidade da revolta liderada por ele. Fast descreve por demais e é muito marxista, acho que isso comprometeu um pouco a obra.
comentários(0)comente



Gabriel Allan 25/11/2011

Simplesmente lindo.
comentários(0)comente



djr 13/12/2011

Uma surpresa e tanto.
Um dos livros que quando bati os olhos pela primeira vez pensei que se tratava de mais uma história chata, com linguagem de difícil entendimento. Enganei-me completamente, trata-se de um livro excelente pra quem quer conhecer os hábitos de vida da sociedade romana, além de ter uma visão superatual das desigualdades de hoje. Vale a pena ler e apreciar esta história que além da aventura, traz uma visão humana de tudo de ruim que aconteceu e que ainda acontece em nossa sociedade.
comentários(0)comente



cid 24/07/2009

os oprimidos e o poder
Romance histórico muito politizado, escrito na prisão , e editado as proprias custas pelo escritor, pois nenhuma editora quis correr os riscos num período obscuro. Diversos personagens falam sobre Spartacus o gladiador escravo que liderou a revolta dos escravos em 73 AC. Patricios ricos e fúteis, o general romano que o venceu , e o personagem que a meu ver fala pelo autor , o senador Grachus, desfilam pelo livro , que inicia com a derrota dos escravos e crucificação de 6472 homens ao longo da via Apia. A crucificação, os sofrimentos na minas de ouro , o desespero de um gladiador treinando para a luta na arena , são descrições que nos tiram o folego. O sofrimento se faz presente na leitura e nos colocamos ao lado daqueles seres que lutaram pelo direto mais básico que o ser humano tem que é viver como deseja , sem sofrer o chicote de outro ser humano nas suas costas. Em um determinado momento Grachus o político fala em termos muito cinicos do funcionamento da sociedade . Veja só : Existe os que tem muito, que precisam se proteger dos que não tem nada, e mais do que isso conservar suas propriedades e portanto os que nada tem precisam estar dispostos a morrer pela propriedade da classe dominante. Roma possui muitas legiões , que lutam na sujeira e miséria para manter as propriedades e privilégios de alguns. Os camponeses pobres são expulsos de suas terras pelos latifundiários e vão lutar nas legiões , contra os seus próprios interesses.
É um livro que faz pensar, quanto o mundo realmente mudou. Mas, a pergunta é : Quando o poder chega as mãos dos que foram oprimidos , eles o usam exatamente como seus opressores ?
comentários(0)comente



Ketma 20/08/2021

Spartacus foi minha primeira experiência lendo Fast e eu amei. A leitura é fluida, regada de criticas sociais e mesmo sem ação e porradaria ele me prendeu a cada página. Mais do que recomendado. 
comentários(0)comente



RogerBoy 19/04/2013

Muito bom!!
Livro muito interessante e com um grande panorama histórico.Vale a pena ler com certeza.
comentários(0)comente



André 10/10/2014

Minha resenha
Análise completa dessa epopeia e da intensa e nobre lenda de um dos maiores gladiadores da história, o poderoso Spartacus!
Confira tudo sobre esse marco na história :)

site: http://cafemacaca.blogspot.com.br/2014/10/desafio-literario-minha-resenha.html
comentários(0)comente



Claudia Cordeiro 05/12/2016

Lindo, este livro. É só esquecer das ideias comunistas do autor, aliás, esquerdistas adoram Spartacus e indevidamente a meu ver, pois ele foi refém das circunstâncias e só isso; rebelou-se contra Roma, era escravo e não queria ser, nada mais natural!
Tem tão pouca coisa escrita sobre ele, imagina se iriam saber se ele tomou qquer atitude que hj se poderia chamar de esquerdista!..... francamente.....
Tem cenas lindas no livro. Claro, é Spartacus romanceado, idealizado, mas vale muito a leitura!
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR