Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Midi.Gomes 26/11/2023

O fascínio das águas
# Desafio livros citados em outros livros 2023# - ?Toda a luz que não podemos ver?.

O Nautilus é o mais indomável de todos nos oceanos. Todo o jargão científico traz quase um jeito enciclopédico a história, seria o grande catálogo da vida marinha do sr. Aronnax. Isso pareceu meio enfadonho para não especialistas, como eu, eu sabia que iria abandonar esse livro.No entanto, a aventura, o capitão Nemo e aquela volta ao mundo marítima me prendeu.

No decorre dos capítulos eu dizia: ?não sabia disso? ?é possível?? ?Ele inventou ou é real? ?que animal mais estranho?. Foi impossível não imaginar o que há no fundo dessa imensidão de água, novos seres, navios naufragados e um continente inteiro estariam perdidos. Esse mundo azul fascina e sabemos tão pouco.

Jules Verne sonhou grande!

?É o imenso deserto onde o homem nunca está sozinho, porque sente a vida vibrar à sua volta. O mar é apenas o veículo de uma existência sobrenatural e prodigiosa; é apenas movimento e amor; é a infinitude viva?

Gabriela 22/11/2023

Bom livro, está lendo ele para filha de 9 anos . Acho que ele mais para crianças com 12 anos para cima.

André 20/11/2023

Verne e seu personagem imortal
Apesar de ser um escritor extremamente profícuo, de ser reconhecido como um dos fundadores, junto a H.G. Wells, desse gênero elusivo - para alguns mais uma criação do mundo editorial do que uma inovação literária de fato - derivado da narrativa fantástica de Maupassant e Poe chamado ficção científica (ainda que possamos nos remeter a pioneiros como Kepler, Jonathan Swift, Shelley e mesmo Bacon e Platão, a depender de nossas predileções teóricas), Júlio Verne destacou-se muito mais pela criação e descrição de paragens exóticas, além do embasamento científico dos eventos e objetos fabulosos em suas histórias, que por grandes personagens míticos.
A exceção, nesta que é sua obra prima, é o Capitão Nemo: o elusivo inventor e coordenador do fantástico submarino Nautilus, que opta pela vida de um eremita genial dos mares junto a uma misteriosa e leal tripulação, que adota como única bandeira aquela ratificada pelo monograma do nome com que se batizou após sua rejeição do Homem - Ninguém.
Em meio ao entretenimento causado pela grande aventura dos nossos três protagonistas arquetípicos - o intelectual e sensível Professor Arronax, o fiel criado Conselho e o homem de ação Ned Land - nos aprofundamos nos mistérios dessa enigmática criatura Nemo.
Agradeçamos ao tino comercial do editor de Verne, que temendo boicote russo com um Nemo aristocrata polonês despossuído, contribuiu ainda mais para esse enigma hipnótico tornando a etnia, a nacionalidade e a origem de Nemo - e de sua nação algoz - completamente ambíguas ("A Ilha Misteriosa" canonizaria um Nemo indiano, Príncipe Dakkar, filho de um rajá subjugado pelo domínio britânico - uma decisão com alguns méritos, mas que vale discussão outrora).
Tudo neste romance é o ofício de Verne levado ao seu paroxismo: a descrição e invenção científica quase devaneante da vida e ambiente marinhos, inspirada na Geografia, Geologia, História Natural e Ciências Físicas de sua época; a invenção do engenho fabuloso do submarino Nautilus, finamente detalhado em seu funcionamento técnico e ao mesmo tempo preservando todo o mistério e encantamento de uma fera mítica; a jornada global fantástica e estonteante pelos oceanos terrestres, precisamente detalhada geograficamente, a ponto de seguirmos facilmente a jornada do Nautilus em um mapa-múndi mental; a ação ocorrendo em um cenário constituído da fusão do reino fantástico e do país geograficamente detalhado, misturando Lenda e História; e o herói, antagonista e Demiurgo Destruidor (Brahma e Shiva, se adotamos o tema hindu tardio adicionado ao personagem) da narrativa, o Capitão Nemo - o cientista romântico, o engenheiro aventureiro, o eremita engajado, o campeão anti-colonial apaixonado pela ciência e a cultura colonial - enfim, a encarnação de todo o paradoxo que é o romance, que é a arte científica de Verne.

Guiggs 20/11/2023

Cenários Incríveis!
O enredo me transportou para lugares incríveis dentro da minha mente! Foi simplesmente prazeroso ler todas as páginas de modo que eu pude imaginar cada canto descrito pelo narrador!

JGabiezz 09/11/2023

Fui submersa pela história assim como o Náutilus
Essa história é longa e cheia de detalhes, nesse quesito o Julio verne não falha! Embora eu não entenda bem dos detalhes mencionados, o livro é recheado de informações que nos fazem ter noções de localização e tempo, ele menciona frequentemente as localizações, a temperatura, as espécies com as quais se deparam, mencionam lendas e mitos! Além das tramas que acontecem dentro do próprio submarino, que é impenetrável! A história é composta de pequenos plost twists que nos fazem entender o grande acontecimento final, mas não se trata de um livro de um único evento principal, mas de vários conflitos e vivências. Meu personagem preferido foi o capitão Nemo, ele me encantou muito... é claro que suas atitudes em diversas partes não são justificáveis, mas ainda assim um homem curioso! A fidelidade do Conseil também me encantou muito nessa história, realmente um personagem de honra.

matheusbrnd 08/11/2023

20.000 Léguas de Dor e Sofrimento
Como ficção científica esse livro tinha muito potencial pra ser algo incrível e tenho certeza que foi uma boa experiência se vc consegue abstrair as coisas que mais me incomodaram nesse livro. Vamos para a lista:

-Visão extremamente eurocêntrica;
-Racismo e colonialismo escancarado;
-Completo desrespeito pela natureza e por criaturas que os personagens julgam inferiores ou indignas de viver;
-Uma baita vibe de racismo científico que por sinal estava muito em vigor na Europa quando esse livro foi lançado;
-Um bom tanto de misantropia e magnânima ignorância do Capitão Nemo cuja visão de mundo e análise da condição material daquela Europa pós Revolução Industrial é simplesmente abismal;

Em suma, ler isso é tipo assistir a um lindíssimo documentário sobre vida marinha enquanto escuta o seu avô caduco reclamar de preto, indígena, imigrante, negar mudança climática e depois bater na sua avó.

Pedro028 05/11/2023

Este foi o primeiro livro que li em minha vida! Tinha sete anos e o li na biblioteca da escola em que estudava. Esse livro abriu a minha cabeça para uma cosmologia que vai além da pura e simples ficção!!

Pedro.Inocente 04/11/2023

Já havia lido na escola a versão reduzida e também vi o filme clássico feito pela Disney, e tinha gostado muito de ambos?
Agora lendo o livro em sua versão integral, ainda mais nessa edição maravilhosa da Zahar, comentada e com ilustrações lindíssimas, gostei mais ainda. Jules Verne nos dá uma verdadeira aula de biologia marítima e nos passa a sensação de que estamos viajando junto de capitão Nemo e os seus convidados no Náutilus!
Enfim, foi uma experiência muito boa, a única coisa que não me agradou muito é que o livro poderia ser um pouco menor, algumas partes são um tanto repetitivas e dão impressão que estão lá só pra ?encher linguiça?, tirando isso é uma leitura que recomendo demais!!!

Marina 02/11/2023

Li para a escola. Achei legal até, mesmo não estando acostumada a ler muitas histórias em quadrinhos.

jhulica 30/10/2023

20.000 léguas submarinas - Júlio Verne
Pra falar a verdade eu não sou muito fã de HQ, nunca tive interesse, ainda sim esse foi bem legalzinho de ler.
Acho muito interessante transformar um clássico em quadrinhos, mas fiquei curiosa para ler o livro. Talvez mais pra frente.

Dirlene Piagio 30/10/2023

Faltou só um detalhezinho...
Para os amantes de ficção científica, esse livro é um banquete. Os taxinomistas de animais e seres marinhos também se deliciariam com as páginas desse romance pioneiro do gênero.
Eu, como amante da natureza, me senti representada pelo professor Aronax, um cientista desapegado das futilidades humanas e dedicado em demasiado à ciência.
Relações de poder e servidão e conflitos políticos são mostrados em pano de fundo.
O mais interessante de tudo é o mistério e a grandiosidade do submarino criado pelo capitão Nemo. Apesar de tudo, senti que o autor deveria nos esclarecer a origem do capitão Nemo e o porquê do seu rompimento com a humanidade terrestre, mas, tirando isso, o livro é muito bom.

amd.bley 21/10/2023

Odeio a escola
Li essa bomba atômica pq a escola pediu para um trabalho, e eu me odeio agora.
Tudo seria mais fácil se ele fosse de submarino
Bea 13/11/2023minha estante
Engualsinho eu

João.rizardi 20/10/2023

Gosto dos livros de Jules Verne e gosto de livros de aventura, mas Jules Verne deveria diminuir a quantidade de informações desnecessárias.
Mas gostei do livro, ele prende muito a atenção e é muito bom de ler!!?