Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Giulipédia 15/08/2020

Enciclopédia de biologia marinha!
Essa foi minha segunda tentativa de leitura que acabou sendo bem sucedida desse livro, a primeira vez que encontrei com Vinte mil léguas submarinas eu era adolescente ainda e confesso que não tive paciência para ler esse livro, de certa forma fico grata por ter abandonado-o naquela época já que hoje, vários anos depois, tive uma aventura bem proveitosa através dessa leitura.

O livro conta a história do professor Aronnax e Conselho, seu fiel empregado, que partem em uma jornada em um navio para caçar, no caso do professor não é a caça, mas sim o estudo de uma possível nova espécie aquática que lhe desperta o interesse de encarar essa viagem, um grande animal marinho misterioso, que está fazendo diversas aparições estranhas e enormes estragos em muitos navios pelos mares, nesse ínterim, o professor conhece Ned Land, um canadense arpoador de temperamento quente, que também foi contratado pelo mesmo navio com a finalidade de caçar o animal desconhecido. E qual foi surpresa que depois de um naufrágio os três se encontram em uma nova aventura navegando pelos mares, mas não em sua superfície, mas sim sob ela junto com Nemo, o misterioso capitão do Náutilus. Nessa jornada, as maravilhas do mar mostra-se em primeira mão para essa estranha tripulação submarina.

Antes de mais nada queria dizer que o que me desmotivou a leitura desse livro na adolescência foi a mesma coisa que me prendeu na leitura atual, que é a enorme descrição da vida marinha que autor, Julio Verne, apresenta para nós através principalmente de Conselho, o empregado e grande amigo do professor Aronnax.

Eu ainda não li A volta ao mundo em oitenta dias, será minha próxima leitura de Verne, mas conheço um pouco da história e senti que esse livro, Vinte mil léguas submarinas, foi exatamente isso, porém sobre o mundo submerso que nos é negado o conhecimento total. Penso também que o autor, Verne, deveria ter sido um homem excepcional para ter escrito essa obra tão ricamente trabalhada. É claro que é uma obra fictícia, mas era é tão próxima da realidade que, para mim, ficou bem difícil fazer a distinção do fictício e do real e me fazia perguntar como seria ingressar em uma aventura assim, onde se é possível conhecer as maravilhas marinhas em primeira mão. Aqui, o livro nos apresenta a vida marinha, sua fauna e flora, seus perigos, seus museus e cemitérios submarinos, e mais outras surpresas que só quem leu sabe, e quem quiser descobrir vai ter que encarar a aventura abordo do Náutilus em companhia do reservado e misterioso capitão Nemo, junto com o trio de náufragos, Aronnax, Conselho e não esqueçamos o arpoador, Ned Land. Recomendo a leitura a todos, para aqueles curiosos sobre a vida no mar, vão ficar ainda mais encantados com essa obra maravilhosa!
Giulipédia 25/09/2020minha estante
Massa! O primeiro q li foi viagem ao centro da terra, do Verne, mas hj estou inclinada a dizer q Vinte mil léguas submarinas se tornou meu favorito do autor até agora ????

Duda 06/07/2021minha estante
Volta ao mundo em 80 dias é ótimo também, me interessou mais que esse, aposto que irá gostar

Alexandre 08/07/2021minha estante
Revisitei esse clássico recentemente, muito bom.

Clara2420 10/07/2023minha estante
Não gostei muito do livro , não gosto de livro assim recomendo pra são várias isquem gosta desse tipo de livro

Clara2420 10/07/2023minha estante
O livro e muito muito pra que gosta de ler eu não gostei muito porque são várias histórias o livro tem seus defeitos suas qualidades mais não minha praia li só a primeira história super recomendo pra que gosta desse tipo de livro prefiro os filmes de tipo do que livro e isso

Laura.Sophya 14/12/2023minha estante
Eu li quando tinha 9 anos e céus, que leitura maravilhosa! Eu amei logo de cara e foi o livro que me fez pegar gosto pela leitura. Quero ler ele novamente em breve!

DeniseSC 13/10/2023

Revisitando um clássico
Li a versão resumida quando ainda era adolescente, foi meu primeiro livro do Júlio Verne e considero minha introdução a ficção científica.
Lendo a versão completa achei um pouco lento por conta a descrição de toda a fauna e flora marinha que o autor expõe, mas entendo a necessidade, já que o nosso personagem principal é um naturalista marinho.
Apesar disso, foi interessante a releitura pois tive um novo olhar após o acidente do submersível que foi visitar os destroços do Titanic, tornou mais incrível a existência do Nautilos no século 18.
Além disso todas as aventuras no polo sul, as caça as ostras e as lulas gigantes foram descritas com tantos detalhes que me senti vivenciando as situações.
Portanto atribuo um pouco da lentidão a tantos nomes científico e ao meu mês extremamente agitado e não a falhas do livro. Gostaria de saber mais sobre o capitão Nemo, como foi a volta do professor a França e do Canadense em terra firme.
Quem sabe não decido reler novamente daqui a alguns anos?
Fabio 14/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Denise!
Parabéns!???

DeniseSC 14/10/2023minha estante
Obrigada Fábio!

edisik 18/10/2023minha estante
A Ilha Misteriosa de 1875 tem a ver com 20.000 Léguas Submarinas.

DeniseSC 20/10/2023minha estante
Li em algum lugar que o Capitão Nemo aparece em a Ilha misteriosa!

edisik 21/10/2023minha estante
Eu descobri isso no livro A Filha das Profundezas do Rick Riordan.

Bruna | @bmartinssss 10/03/2020

Na primeira vez que tentei ler esse livro, não consegui passar dos 13%. Um ano depois, na segunda tentativa, li o livro super rápido e adorei. Fiz mil marcações, viajei junto com o capitão Nemo, no Náutilus, e aprendi tantas coisas com a genialidade de Jules Verne. Uma verdadeira aventura submarina.
Andrea 10/03/2020minha estante
Me aconteceu isso com o Senhor dos Anéis. :) Às vezes, é bom dar esse tempo.

Bruna | @bmartinssss 10/03/2020minha estante
Sim.. eu tinha ficado triste por não ter conseguido ler na primeira vez. Comprei a edição fisica na black friday e tava preocupada em não conseguir ler novamente. Mas terminei o livro e adorei. Vale super a pena deixar de lado por um tempo e dar uma segunda chance para história.

Andrea 11/03/2020minha estante
Que bacana! :) Nunca li esse...

E as edições da Zahar são muito bonitas, né?

Bruna | @bmartinssss 11/03/2020minha estante
São lindas, eu sou mt apaixonada pelas edições deles.

Elder.Pinheiro 10/04/2020minha estante
Nunca tinha lido Verne em minha vida. 20.000 léguas foi minha primeira experiência. E vou te dizer uma coisa: aprendi demais, tanto geografia como humanismo. Que autor maravilhoso, que livro, que escrita. Vou comprar outros dois livros dele. Segue o aprendizado.

Paulo 16/07/2020

"É chegada a hora da ciência tomar seu lugar no campo literário"
Vinte Mil Léguas Submarinas é a primeira obra de Jules Verne que eu leio. A julgar por outros títulos do autor, como Viagem ao Centro da Terra -do qual eu pouco ou nada sei-, e observando frases ditas por ele como essa do título da resenha, percebemos o estilo de Verne: um escritor que explora as fronteiras entre a ciência e a ficção. E que melhor cenário senão o mar para Verne soltar sua criatividade,? O protagonista mesmo diz: "O espírito humano deleita-se com as concepções grandiosas de criaturas sobrenaturais. Ora, o mar é precisamente o seu maior veículo..".

De fato, por vezes pareceu tênue a linha entre ficção e realidade em Vinte Mil Léguas Submarinas, apesar dos episódios insólitos no decorrer dessa aventura subaquática: "Pelo relato que faço dessa excursão sob as águas, percebo claramente que não soarei verossímil. Sou historiador de coisas aparentemente impossíveis e, não obstante, reais, incontestáveis. Não sonhei; vi e senti." De certa forma, é uma ficção quase profética, pois hoje existem aparatos submarinos capazes de realizar uma viagem parecida a essa.

Uma pessoa aqui do Skoob já havia me advertido em um comentário de que esse livro é repleto de termos técnicos. Sim, e isso pode em algumas vezes deixar a leitura cansativa ou desinteressante. Sem essas descrições, contudo, a história não seria tão rica e fascinante do ponto de vista do Professor Pierre Aronnax, protagonista dessa jornada. Sem as descrições técnicas sobre a geografia, a engenharia marinha, e sobretudo a biologia marinha a história teria sido insípida e não teria o estilo de Verne, que passeia entre os territórios da ciência e da ficção de forma tão engenhosa. Portanto, aconselho a quem ler este livro que receba as descrições técnicas sem juízo de valor. Deixe a história te levar como Capitão Nemo levou seus três novos "hóspedes" nessa odisseia pelos oceanos do nosso planeta.

Sobre o Capitão Nemo, que faz jus ao seu nome em latim, talvez um dos personagens mais enigmáticos que eu encontrei nos livros que eu li até o momento, ele teria mais motivos para alimentar seu ódio se a história se passasse no nosso século XXI, com a constante poluição dos oceanos que destrói os mares em velocidades alarmantes. Talvez no século XIX esse problema não estava em tanta evidência como hoje, embora o livro já cite problemas de extinções de espécies marinhas em decorrência da caça desenfreada, apesar da resistência da natureza: "O Capitão Nemo apontou-me para aquela aglomeração prodigiosa de pintadinas e compreendi que a jazida era de fato inesgotável, que a força criadora da natureza prevalece sobre o instinto destrutivo do homem".

Sobre a história em si, gostei. Compartilho o gosto do autor pelas viagens aos lugares mais recônditos da Terra, e das formas mais inusitadas.
Leonardo 17/07/2020minha estante
Verme? rs

João 17/07/2020minha estante
O mais incrível do Verne*** é ele imaginar o submarino elétrico quando todos os submarinos funcionavam a vapor, também o escafandro com reservatório, que só surgiu no século xx...

Leonardo 19/07/2020minha estante
rsrs :)

nayeli 23/07/2020minha estante
Ai eu amo os filmes que fala sobre esse ator hahaha que eu me lembre pelo menos é dele kkk por exemplo viagem ao centro da terra e ilha misteriosa

RafaelM 10/06/2022

- Deus omnipotente! Basta! Basta!
Seria a confissão do remorso que assim se escapava da consciência daquele homem? (pag524)

Enfim termino meu segundo livro desse grande Júlio Verne.
Leitura com sabor de nostalgia pois quem nunca cresceu rodeado de alguma referência à sua obra, seja no mar, no interior da terra, no ar, sempre respinga alguma referência de algumas de suas incríveis obras.
Leitura maravilhosa, se o leitor conseguir ler com os "olhos da época", pois é notável a distância da ficção de 1869 com a presente data, 153 anos a frente.
Mas mesmo assim encanta, aguça o imaginativo e a curiosidade sobre cada légua submarina navegada a bordo do poderoso Nautilus e do passado do seu capitão Nemo, que durante a jornada fica ainda mais reservado, deixando a curiosidade aumentar.
Ótimo "final", pois em modesta opinião prefiro assim kk, sem spolier, na conta do leitor.
Enfim, valeu.. e após descer ao interior da terra, e navegar no mais profundo abismo, pretendo na sequência correr o mundo em 80 dias, rs..
Bóra lá?
Brenda.Sá 17/07/2022minha estante
Já leu "Poeira Lunar" de Arthur C. Clarke? Acho muito interessante como eles pensavam que iria ser no futuro! ?

RafaelM 17/07/2022minha estante
Olá Brenda.Sá!
Ainda não tive o prazer de ler nenhuma obra do grande Arthur C. Clarke mas certamente está sim na minha lista. Obrigado pela dica ?

RafaelM 17/07/2022minha estante
Tenho alguns amigos de Skoob que são super fã dele, e sempre acompanho as resenhas kk.. Não ligo muito para spoiler, pelo contrário, fico ainda com mais vontade de ler

Brenda.Sá 17/07/2022minha estante
Que bom que você tem a mente aberta! Haha! Fico com muito medo de ter algum spoiler muito revelador em alguma resenha que faço! ?? Creio que gostará da leitura! ?

Emanuel127 27/08/2023

Sendo sincero
É uma história particularmente muito boa e interessante, gostei muito de acompanhar essa aventura que o professor viveu junto de seus companheiros, e a forma como foi escrito é bem tranquila de acompanhar, até porque você vai esta lendo um diário praticamente.
Agora eu diria que é um dos livros de ficção científica mais intrigantes pois possuem diversas referências, além disso, quando você ler esse livro e depois acaba assistindo um filme de aventura você irá nota que sempre estarão fazendo um referência a esse livro, sendo ela grande ou pequena.
Nine 27/08/2023minha estante
A cada livro que vc terminar eu coloco fogos nos comentários

Nine 27/08/2023minha estante
????????????????????????????????????

Emanuel127 28/08/2023minha estante
Aí para assim fico até emocionado ?????

nana10 31/12/2021

no começo é bom, só q dps é cansativo, parece q a história não muda, tem muitas descrições de coisas relacionadas a mar e ilhas, isso me incomodou bastante então eu demorei um pouco pra ler, mas lá pro meio do livro começa a ficar mais interessante, o final eu gostei, mas poderiam ter falado mais sobre o capitão, fiquei com umas dúvidas em relação a ele, no fim foi um bom livro, tirando as coisas q eu falei
Will 31/12/2021minha estante
Moça, acabei largando na metade, perdi o ânimo justamente pela lentidão que tem no meio do livro. Está lá juntando poeira na estante ???, acha que vale a pena voltar a ler ?

nana10 31/12/2021minha estante
então moço, tenta KKKKKKKKKKKKKKK eu recomendaria vc pular logo pro capítulo do polo sul, começa a ficar mais legal na minha opinião

Laura 31/12/2021minha estante
Nossa, total! Acabei de dizer isso aqui hahahah

fl.gil 18/01/2021

Viagem submarina
A aventura começa quando Dr. Pierre Arronax é convidado pelo Secretário da Marinha dos Estados Unidos a participar de uma expedição de pesquisa naval a bordo do Abraham Lincoln. O objetivo é encontrar um monstro marinho, avistado no Oceano Pacífico. Durante o confronto, Arronax, seu criado Conseil e o arpoador canadense Ned Land são lançados ao mar, para serem subsequentemente resgatados pelo submarino do capitão Nemo, o Nautilus. O autor é tão detalhista que me senti lendo uma obra ainda neste século. Vale ressaltar que na época de sua criação, era impossível pensar em uma embarcação que submergisse até as profundezas do oceano sem ser esmagada pela pressão da água. Na leitura você se depara tentando entender os cálculos matemáticos realizados por Arronax para medir a pressão exercida pela água nas profundezas do oceano. Sério, não conseguir entender o que são “dez atmosferas cúbicas”. Ainda assim, amei o livro, dou cinco estrelas e recomendo para fãs de clássicos, aventura e ficção científica. E se alguém souber o que é atmosfera cúbica, me conte, por favor. kkk
jordanpessanha1 18/01/2021minha estante
Nossa me interessei muito em ler! Adoro histórias recheadas de detalhamento, torna a imersão muito mais atrativa. Um livro que li que me trouxe um sentimento semelhante foi O Velho e o Mar. Super recomendo a leitura!

fl.gil 18/01/2021minha estante
Sim, leia! Vou adc aqui na minha lista. ?

jordanpessanha1 18/01/2021minha estante
Ok! ????

KarlaDias 05/01/2022

20 mil léguas submarinas
Meu livro preferido no momento! Primeiro livro do Júlio Verne que li e me levou a ler outros. Um livro perfeito pra quem gosta de aventura. Os personagens me cativaram, e o fato de o Capitão Nemo ter um passado misterioso, o que incomodou alguns leitores, teve o efeito contrário em mim, fez com que eu questionasse e criasse possibilidades sobre o que o levou a ser como é, incentivando ainda mais minha a imaginação. Sem contar que pesquisando a fundo a história do autor, você consegue descobrir os motivos que o levaram a esconder tais informações sobre o personagem. Outra coisa que incomoda algumas pessoas, mas que amei: as descrições detalhadas sobre a vida submarina. Apesar de ser cansativo ler o nome das espécies, eu particularmente gostei dessa carga científica da história.
Acredito que o final tenha acontecido rápido demais, até demorei um pouco pra digerir os acontecimentos, mas, de qualquer forma, amo o livro do começo ao fim!
André Luis 07/01/2022minha estante
Muito boa a resenha, concordo com tudo que você pontuou. Esse senhor aí que me fez começar a ler.
Júlio Verne tem uma contribuição incrível pro mundo.

André Luis 07/01/2022minha estante
Um outro livro dele que está nesse patamar é "Aventuras do Capitão Hatteras". Imagino que você vá gostar, se gostou de Vinte Mil Léguas

KarlaDias 07/01/2022minha estante
Obrigada pela recomendação, não conhecia esse :)

Bento 19/04/2021minha estante
Deitou

Davi J. 19/04/2021minha estante
Deitou

Davi J. 19/04/2021minha estante
Muito bom, adorei!

Reccanello 26/06/2023minha estante
Porque o Nemo era um ninguém.

Juliana2813 27/06/2023minha estante
Mesmo assim queria saber a história dele ?

Reccanello 27/06/2023minha estante
Sim! Eu também fiquei triste por não saber mais.

MissDLeBeau 11/06/2021minha estante
Um dos meus favoritos ??

Srta. Moreira 11/06/2021minha estante
SIM, ELE É MARAVILHOSO

Karina 23/11/2012

Ficção Científica
Júlio Verne é famoso pelas histórias de ficção científica, em seus livros ele cria ferramentas que na época não existiam e que passaram a existir após alguns anos.

Dentre as diversas invenções podemos citar helicoptéros, aviões mais pesados que o ar, noticiários pela TV, internet, viagens extraordinárias e, como em "Vinte Mil Léguas Submarinas", submarinos...

Imaginem só como as pessoas que liam seus livros na época se entusiasmaram quando viram que muitas de suas idealizações se tornavam realidade? É o mesmo que lermos sobre mutações, teletransportes, viagens temporais e no futuro isso existir de verdade.

Seriam essas facilidades postas em prática mediante sua idealização? Ou apenas um grande coincidência?

KMF

Katiana 12/11/2012minha estante
Fiquei com vontade de lê !!! ^^

Márcia 09/01/2013minha estante
Muito interessante,não conhecia.
Mais um para a lista dos livros que quero ler.

Erika Xavier 20/08/2020

O oceano é um grande mistério!
Leitura incrível!
Com a introdução, que permitiu conhecer o capitão Nemo e suas razões para tal isolamento, pude desfrutar de toda a obra com um olhar mais livre.
Como bióloga, amei a narrativa do naturalista quanto aos espécimes e também a crianção do autor para alguns até então não nomeados.
Para os que não gostam ir muito de descrição naturalista, vai ser uma leitura difícil, mas dá para aproveitar o livro. Estou encantada com os detalhes da narrativa e alguns dos mistérios apresentados pelo capitão são de fato reais. Amei!
Recomendo fortemente a leitura.
kaloskagathos 21/08/2020minha estante
Esse livro tá na minha lista de próximas leituras. ?

Erika Xavier 21/08/2020minha estante
Espero que goste. Ele entrou para meus favoritos.

SMiletic 01/02/2018

Uma ótima história, mas não precisava tanta explicação...
O professor Aronnax, um estudioso da natureza, seu assistente Conselho e um arpoador Ned Land não sabem que, ao aceitar participar de uma viagem de barco para encontrar o "gigante monstro" que anda afundando navios nos mares de 1866, terão a maior aventura de suas vidas, prisioneiros do misterioso capitão Nemo, comandante do submarino Nautilus, viajando metros e metros abaixo da água.

Escolha de um dos Clubes de Leitura de que participo para o mês de janeiro, este livro se tornaria um desafio como eu não lembro ter tido nos últimos anos. Assim como não não lembro de ter levado 22 dias para terminar um livro que nem 500 páginas tem!!!! Não que ele seja "todo ruim".

A ideia da história é sensacional, as invenções descritas por Verne, tão a frente de seu tempo, fascinantes.

O problema é que existem mais páginas descrevendo gênero, espécie, subgênero, tipo, características físicas, família e não sei mais o que de cada animal ou planta que ele encontra durante a viagem de 20.000 que não existe empolgação que sobreviva (se a de vocês sobreviveu, parabéns!).

Tendo dado como data limite para acabá-lo o dia 31 de janeiro, o fiz quando já passavam das onze da noite e, confesso, pulando todas estas descrições depois que cheguei aos 70% do livro.

Ah, e o final também é decepcionante: o personagem que mais desperta nossa curiosidade é o capitão Nemo e a leitura se encerra sem que a gente realmente o conheça (sejam suas motivações, seja como ele criou tudo aquilo).

Apaixonada por ficção científica como eu sempre fui, acho que a decepção acabou sendo maior ainda. #livros #livros2018 #euamolerkindle
Hallef 17/06/2018minha estante
Ainda esta no grupo? Tenho interesse...

Hallef 17/06/2018minha estante
Sobre o livro eu tbn senti que apesar de ser futurista e ter todo um cenario maravilhoso, o estilo do livro nao fez "minha praia"...
Estou em una tremenda indecisao sobre como definir esse livro.
Vale a pena lembrar que existe uma continuçao chamada A Ilha Misteriosa.