Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Giulipédia 15/08/2020

Enciclopédia de biologia marinha!
Essa foi minha segunda tentativa de leitura que acabou sendo bem sucedida desse livro, a primeira vez que encontrei com Vinte mil léguas submarinas eu era adolescente ainda e confesso que não tive paciência para ler esse livro, de certa forma fico grata por ter abandonado-o naquela época já que hoje, vários anos depois, tive uma aventura bem proveitosa através dessa leitura.

O livro conta a história do professor Aronnax e Conselho, seu fiel empregado, que partem em uma jornada em um navio para caçar, no caso do professor não é a caça, mas sim o estudo de uma possível nova espécie aquática que lhe desperta o interesse de encarar essa viagem, um grande animal marinho misterioso, que está fazendo diversas aparições estranhas e enormes estragos em muitos navios pelos mares, nesse ínterim, o professor conhece Ned Land, um canadense arpoador de temperamento quente, que também foi contratado pelo mesmo navio com a finalidade de caçar o animal desconhecido. E qual foi surpresa que depois de um naufrágio os três se encontram em uma nova aventura navegando pelos mares, mas não em sua superfície, mas sim sob ela junto com Nemo, o misterioso capitão do Náutilus. Nessa jornada, as maravilhas do mar mostra-se em primeira mão para essa estranha tripulação submarina.

Antes de mais nada queria dizer que o que me desmotivou a leitura desse livro na adolescência foi a mesma coisa que me prendeu na leitura atual, que é a enorme descrição da vida marinha que autor, Julio Verne, apresenta para nós através principalmente de Conselho, o empregado e grande amigo do professor Aronnax.

Eu ainda não li A volta ao mundo em oitenta dias, será minha próxima leitura de Verne, mas conheço um pouco da história e senti que esse livro, Vinte mil léguas submarinas, foi exatamente isso, porém sobre o mundo submerso que nos é negado o conhecimento total. Penso também que o autor, Verne, deveria ter sido um homem excepcional para ter escrito essa obra tão ricamente trabalhada. É claro que é uma obra fictícia, mas era é tão próxima da realidade que, para mim, ficou bem difícil fazer a distinção do fictício e do real e me fazia perguntar como seria ingressar em uma aventura assim, onde se é possível conhecer as maravilhas marinhas em primeira mão. Aqui, o livro nos apresenta a vida marinha, sua fauna e flora, seus perigos, seus museus e cemitérios submarinos, e mais outras surpresas que só quem leu sabe, e quem quiser descobrir vai ter que encarar a aventura abordo do Náutilus em companhia do reservado e misterioso capitão Nemo, junto com o trio de náufragos, Aronnax, Conselho e não esqueçamos o arpoador, Ned Land. Recomendo a leitura a todos, para aqueles curiosos sobre a vida no mar, vão ficar ainda mais encantados com essa obra maravilhosa!
Giulipédia 25/09/2020minha estante
Massa! O primeiro q li foi viagem ao centro da terra, do Verne, mas hj estou inclinada a dizer q Vinte mil léguas submarinas se tornou meu favorito do autor até agora ????

Duda 06/07/2021minha estante
Volta ao mundo em 80 dias é ótimo também, me interessou mais que esse, aposto que irá gostar

Alexandre 08/07/2021minha estante
Revisitei esse clássico recentemente, muito bom.

Clara2420 10/07/2023minha estante
Não gostei muito do livro , não gosto de livro assim recomendo pra são várias isquem gosta desse tipo de livro

Clara2420 10/07/2023minha estante
O livro e muito muito pra que gosta de ler eu não gostei muito porque são várias histórias o livro tem seus defeitos suas qualidades mais não minha praia li só a primeira história super recomendo pra que gosta desse tipo de livro prefiro os filmes de tipo do que livro e isso

Laura.Sophya 14/12/2023minha estante
Eu li quando tinha 9 anos e céus, que leitura maravilhosa! Eu amei logo de cara e foi o livro que me fez pegar gosto pela leitura. Quero ler ele novamente em breve!

Clio0 23/01/2024

Todo mundo já leu ou assistiu alguma referência a essa obra e, dependendo da idade, provavelmente já assistiu alguma adaptação.

Vinte Mil Léguas Submarinas foi o tratado de Jules Verne sobre a então futura tecnologia de navegação e exploração. Como ainda hoje se fala que há menos dos oceanos explorado do que o espaço, já naquela época se pensava quais segredos os abismos guardavam.

Em meio há extensas descrições do submarino Nautilos, temos também as noções de Verne sobre a fauna e flora oceânica aliadas ao dramatismo próprio da literatura. A caçada ao narval não fica propriamente em segundo plano, mas a maravilha pelos olhos do Capitão Nemo, do professor Aronnax e do arpoador Ned Land permanecem nas linhas da máquina.

Hoje, muito do que é descrito pode ser comum ou impossível a olhos acostumados a documentários e livros didáticos. Assim, recomendo aos apaixonados pelo tema e afficionados por ficção científica.
Dani 23/01/2024minha estante
Você aguçou mais ainda a minha curiosidade! ?

William LGZ 19/07/2022

Me decepcionei com seu desenvolvimento
Este livro tinha tudo para ser uma obra-prima ou talvez superar o meu preferido de Júlio Verme mas seu decorrer passou longe de me abrilhantar tanto quanto o mesmo, entretanto, está longe de ser uma história ruim.

Temos diversos momentos fantásticos durante a obra e um conjunto de personagens com muita química, mas pessoalmente achei a escolha do professor Aronnax como narrador um pouco errônea.

Ele, com seu conhecimento abrangente sobre o biologia marinha, acabou deixando sua narrativa técnica demais e cheia de termos complexos e classificações científicas que me deixaram constantemente sem nem conseguir visualizar o que ele estava tentando descrever

É um escrito que indico com ressalvas, e que talvez seja melhor optar por uma edição melhor trabalhada com mais notas de rodapé ou até mesmo ilustrações para facilitar a leitura.

L.Fortuna 28/01/2024

Desde que criei o hábito da leitura, me vinha o pensamento de que eu deveria ler algum livro da época escolar, um daqueles que eu menti ler e apenas li o resumo de alguém kkkkk
Então, achei esse livro perdido aqui e pensei ?é esse?.
Vinte mil léguas submarinas é um clássico.
E agora que li, entendo a razão de ser leitura obrigatória na escola. Júlio Verne não poupa detalhes, o livro tem muita coisa interessante, engloba praticamente todas as matérias escolares. Um show de literatura.
Sperandiocarol 28/01/2024minha estante
Meu filho leu ano passado na escola,.sétimo ano... E amou

scobellw 28/01/2024minha estante
Eu meio que ?li? na escola, mas na verdade nunca me interessei e sempre jurava para a professora que tinha lido, livro interessante mas que não dominou totalmente minha atenção

Paulo 16/07/2020

"É chegada a hora da ciência tomar seu lugar no campo literário"
Vinte Mil Léguas Submarinas é a primeira obra de Jules Verne que eu leio. A julgar por outros títulos do autor, como Viagem ao Centro da Terra -do qual eu pouco ou nada sei-, e observando frases ditas por ele como essa do título da resenha, percebemos o estilo de Verne: um escritor que explora as fronteiras entre a ciência e a ficção. E que melhor cenário senão o mar para Verne soltar sua criatividade,? O protagonista mesmo diz: "O espírito humano deleita-se com as concepções grandiosas de criaturas sobrenaturais. Ora, o mar é precisamente o seu maior veículo..".

De fato, por vezes pareceu tênue a linha entre ficção e realidade em Vinte Mil Léguas Submarinas, apesar dos episódios insólitos no decorrer dessa aventura subaquática: "Pelo relato que faço dessa excursão sob as águas, percebo claramente que não soarei verossímil. Sou historiador de coisas aparentemente impossíveis e, não obstante, reais, incontestáveis. Não sonhei; vi e senti." De certa forma, é uma ficção quase profética, pois hoje existem aparatos submarinos capazes de realizar uma viagem parecida a essa.

Uma pessoa aqui do Skoob já havia me advertido em um comentário de que esse livro é repleto de termos técnicos. Sim, e isso pode em algumas vezes deixar a leitura cansativa ou desinteressante. Sem essas descrições, contudo, a história não seria tão rica e fascinante do ponto de vista do Professor Pierre Aronnax, protagonista dessa jornada. Sem as descrições técnicas sobre a geografia, a engenharia marinha, e sobretudo a biologia marinha a história teria sido insípida e não teria o estilo de Verne, que passeia entre os territórios da ciência e da ficção de forma tão engenhosa. Portanto, aconselho a quem ler este livro que receba as descrições técnicas sem juízo de valor. Deixe a história te levar como Capitão Nemo levou seus três novos "hóspedes" nessa odisseia pelos oceanos do nosso planeta.

Sobre o Capitão Nemo, que faz jus ao seu nome em latim, talvez um dos personagens mais enigmáticos que eu encontrei nos livros que eu li até o momento, ele teria mais motivos para alimentar seu ódio se a história se passasse no nosso século XXI, com a constante poluição dos oceanos que destrói os mares em velocidades alarmantes. Talvez no século XIX esse problema não estava em tanta evidência como hoje, embora o livro já cite problemas de extinções de espécies marinhas em decorrência da caça desenfreada, apesar da resistência da natureza: "O Capitão Nemo apontou-me para aquela aglomeração prodigiosa de pintadinas e compreendi que a jazida era de fato inesgotável, que a força criadora da natureza prevalece sobre o instinto destrutivo do homem".

Sobre a história em si, gostei. Compartilho o gosto do autor pelas viagens aos lugares mais recônditos da Terra, e das formas mais inusitadas.
Leonardo 17/07/2020minha estante
Verme? rs

João 17/07/2020minha estante
O mais incrível do Verne*** é ele imaginar o submarino elétrico quando todos os submarinos funcionavam a vapor, também o escafandro com reservatório, que só surgiu no século xx...

Leonardo 19/07/2020minha estante
rsrs :)

nayeli 23/07/2020minha estante
Ai eu amo os filmes que fala sobre esse ator hahaha que eu me lembre pelo menos é dele kkk por exemplo viagem ao centro da terra e ilha misteriosa

Pedróviz 23/06/2021

20 Mil Léguas Submarinas
Em 20 Mil Léguas Submarinas, tem-se todo um enredo motivado, no fundo, por um fato político do passado. A trama consiste na descrição feita pelo Professor Aronnax de seu período de estadia a bordo do submarino Nautilus, juntamente com seu criado Conselho e o arpoador Mestre Ned Land, quando conhecem o Capitão Nemo, um homem misantropo e complexo. A história mistura belas (e por vezes monótonas e puláveis) descrições da natureza marinha entremeando aventuras em diversos pontos do oceano. Inquestionável é o perfil idealista do Capitão Nemo; questionáveis, no entanto, os seus meios para fazer justiça, e isso o autor deixa claro. O texto é rico em cultura relacionada ao mar. Por tudo isto, este livro é uma ótima fonte de conhecimento e entretenimento. Avaliação 4/5.

DeniseSC 13/10/2023

Revisitando um clássico
Li a versão resumida quando ainda era adolescente, foi meu primeiro livro do Júlio Verne e considero minha introdução a ficção científica.
Lendo a versão completa achei um pouco lento por conta a descrição de toda a fauna e flora marinha que o autor expõe, mas entendo a necessidade, já que o nosso personagem principal é um naturalista marinho.
Apesar disso, foi interessante a releitura pois tive um novo olhar após o acidente do submersível que foi visitar os destroços do Titanic, tornou mais incrível a existência do Nautilos no século 18.
Além disso todas as aventuras no polo sul, as caça as ostras e as lulas gigantes foram descritas com tantos detalhes que me senti vivenciando as situações.
Portanto atribuo um pouco da lentidão a tantos nomes científico e ao meu mês extremamente agitado e não a falhas do livro. Gostaria de saber mais sobre o capitão Nemo, como foi a volta do professor a França e do Canadense em terra firme.
Quem sabe não decido reler novamente daqui a alguns anos?
Fabio 14/10/2023minha estante
Adorei a resenha, Denise!
Parabéns!???

DeniseSC 14/10/2023minha estante
Obrigada Fábio!

edisik 18/10/2023minha estante
A Ilha Misteriosa de 1875 tem a ver com 20.000 Léguas Submarinas.

DeniseSC 20/10/2023minha estante
Li em algum lugar que o Capitão Nemo aparece em a Ilha misteriosa!

edisik 21/10/2023minha estante
Eu descobri isso no livro A Filha das Profundezas do Rick Riordan.

LucAlio.CAmara 21/02/2024

Vinte mil léguas submarinas
RESENHA
Início: 08/02/2024
Livro: Vinte mil léguas submarinas
Autor: Júlio Verne
Original: França
Páginas: 528

Aventura / Ficção científica / Drama / Entretenimento / Jovem adulto / Suspense e Mistério

Sobre o que achei:

?????
Finalizado

Eu adorei esse livro. Ele conta a história do Capitão Nemo e do submarino futurista Nautilus, que viaja pelos oceanos do mundo. A narrativa é cheia de aventura, exploração e descobertas incríveis. A escrita de Verne nos transporta para um universo submarino envolvente, cheio de criaturas marinhas e paisagens subaquáticas impressionantes. Com a narrativa, somos levados a mergulhar nesse mundo misterioso e cheio de surpresas. Se você gosta de emoção e exploração, certamente vai apreciar "Vinte Mil Léguas Submarinas"!

CURIOSIDADE:
Júlio Verne, o autor, baseou muitos dos elementos científicos e tecnológicos do livro em avanços e teorias científicas da época. Ele fez um esforço para tornar a história o mais plausível possível dentro do contexto científico da época, o que impressionou muito os leitores da época. Isso contribui para a sensação de realismo e fascínio que o livro proporciona, mesmo sendo uma obra de ficção científica escrita no século XIX.

OBS: Gostei muito dessa edição de capa dura com detalhes dourados deixando o livro bastante bonito. Eu não encontrei essa capa em formato digital.

RECOMENDO!
E vcs já leram?

Andreia Santana 19/10/2011

Verne em três viagens - Vinte mil léguas submarinas
O capitão Nemo tem fama de ser um dos personagens mais enigmáticos da literatura. Comandante do submarino Nautilus, era homem de poucas palavras e muita ação. Alguém que, devido a uma grande decepção, corta laços com a humanidade e endurece o coração. Júlio Verne o descreve como autoritário, quase um tirano; frio, do tipo que não deixa transparecer emoções; e cercado de segredos. Viajando a bordo do Nautilus estão o naturalista Aronnax, o criado Conselho e o arpoador Ned Land, que ora se sentem fascinados pelo capitão, ora o desprezam. Ninguém fica impune ao capitão Nemo, um homem cheio de nuances psicológicas.

Aronnax, Conselho e Ned vão parar dentro do submarino por acaso. Após um naufrágio, eles são salvos pelo capitão Nemo, mas o preço é alto, uma vez a bordo da estranha embarcação, jamais poderão sair de lá novamente. São prisioneiros, mas tratados como hóspedes, e junto com o capitão Nemo e sua tripulação, viverão aventuras incríveis no fundo do mar e na costa de países exóticos, onde o submarino faz paradas ocasionais.

Para o leitor de hoje, muitas das paisagens descritas por Verne podem parecer exageradas ou pouco condizentes com a realidade. Mas vale lembrar que o livro é do século XIX, quando ainda existiam terras por explorar, locais onde o europeu burguês do período acreditava viverem todo tipo de gente exótica. O que fugia do padrão europeu e cristão do período era exótico, estranho e bárbaro.

O importante ao ler a obra de Verne é ter consciência de que, embora fosse um visionário que deduziu com precisão científica diversos avanços tecnológicos e levou o homem à lua um século antes de Louis Armstrong pisar no satélite espacial, o escritor era um homem do seu tempo e suas crenças, a educação recebida e as leituras que fez na vida, transpareciam em alguns dos conceitos defendidos em suas obras.
Rafael.Passos 03/04/2020minha estante
Maravilhosa essa história do Capitão Nemo e seus tripulantes no Abraham Lincoln. É uma viagem ao fundo do mar, onde os leitores descobriram várias espécies de peixes existentes no fundo do mar, eu recomendo que lêem.

Cristiane 01/04/2021

20 mil léguas submarina
Neste livro a gente parte em uma aventura no fundo do mar. É incrível como Júlio Verne antecipou invenções: submarino, o escafandro, a utilização da energia elétrica... Assim como a ameaça de extinção das baleias e outros animais marinhos. Muito bom.

Bruna | @bmartinssss 10/03/2020

Na primeira vez que tentei ler esse livro, não consegui passar dos 13%. Um ano depois, na segunda tentativa, li o livro super rápido e adorei. Fiz mil marcações, viajei junto com o capitão Nemo, no Náutilus, e aprendi tantas coisas com a genialidade de Jules Verne. Uma verdadeira aventura submarina.
Andrea 10/03/2020minha estante
Me aconteceu isso com o Senhor dos Anéis. :) Às vezes, é bom dar esse tempo.

Bruna | @bmartinssss 10/03/2020minha estante
Sim.. eu tinha ficado triste por não ter conseguido ler na primeira vez. Comprei a edição fisica na black friday e tava preocupada em não conseguir ler novamente. Mas terminei o livro e adorei. Vale super a pena deixar de lado por um tempo e dar uma segunda chance para história.

Andrea 11/03/2020minha estante
Que bacana! :) Nunca li esse...

E as edições da Zahar são muito bonitas, né?

Bruna | @bmartinssss 11/03/2020minha estante
São lindas, eu sou mt apaixonada pelas edições deles.

Elder.Pinheiro 10/04/2020minha estante
Nunca tinha lido Verne em minha vida. 20.000 léguas foi minha primeira experiência. E vou te dizer uma coisa: aprendi demais, tanto geografia como humanismo. Que autor maravilhoso, que livro, que escrita. Vou comprar outros dois livros dele. Segue o aprendizado.

Pr.Thiago 30/12/2023

VINTE MIL LÉGUAS SUBMARINAS
Há mais de 150 anos, a obra mais famosa de Jules Verne encanta leitores de todas as idades. O escritor ajudou a criar um novo gênero literário, a ficção científica, e seus livros tinham um traço premonitório. Muitas das invenções humanas posteriores foram antecipadas em suas páginas.

Em 20 mil léguas submarinas, o leitor é transportado para 1866, ano em que navios de diferentes nacionalidades começam a naufragar e sofrer misteriosas avarias. As descrições revelam que um ser "comprido, fusiforme, fosforescente em certas ocasiões, infinitamente maior e mais veloz que uma baleia" seria o responsável. Imediatamente, governantes e homens da ciência mobilizam-se para deter o misterioso monstro marinho. A missão, porém, não sai como esperado. Os responsáveis pela expedição são capturados pelo capitão Nemo, enigmático e problemático, criador do moderno submarino Náutilus, confundido com o tal monstro misterioso. A aventura só começou. A trupe vai viajar pelo fundo do mar, enfrentando águas remotas, criaturas das profundezas e uma fauna e flora exuberantes.

Um clássico da literatura mundial em edição comentada e ilustrada, com tradução cuidadosa, mais de 70 gravuras de época e notas explicativas. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.

Paula.Matni 02/04/2021

Descobrimento do mar
Ficção científica sobre as aventuras de um navegador em alto-mar. 20 mil léguas submarinas é um livro para amantes de biologia marinha

Thatiane7 10/03/2023

20.000 léguas de tortura
Como livro, a história é ótima pra se encaixar nas prateleiras de enciclopédias marinhas e atlas geográfico.

Minha leitura foi motivada por uma ideia errada que eu tinha sobre as 20 mil léguas, e isso me pegou de mais. A história em si não é ruim, mas tem pouco desenvolvimento de questões ESSENCIAIS sobre os personagens e pra quem deseja um livro repleto de aventuras, pode acabar se decepcionando.
Pra mim, se tornou pesado a continuidade da leitura. Terminei no "vácuo" e sem aquele gostinho de quero mais.

Mas como bom leitor, leia e tire suas próprias conclusões.