Os últimos dias de Krypton

Os últimos dias de Krypton Kevin J. Anderson
Kevin J. Anderson

Resenhas - Os Últimos Dias de Krypton

Pedro Martins 11/01/2014

Antes de haver um Super-Homem, havia Krypton.
Classificação: ★★★★★

Nota introdutória: Você provavelmente já ouviu falar do Super-Homem, um dos maiores super heróis de todos os tempos, mas muito provavelmente não conhece a história que antecede a sua chegada ao Planeta Terra, quando o pequeno veio em uma nave praticamente afugentado de sua terra natal.

Os Últimos dias de Krypton, por Kevin J. Anderson.

Antes do pequeno Kal-El, filho de Jor-El, um cientista altamente respeitado, e de Lara, uma artista e historiadora nata, ser enviado à Terra, como o intuito de fugir da catástrofe e da destruição, o seu planeta natal, Krypton, prosperava e era, para alguns, uma sociedade utópica, - com baixos índices de criminalidade, repleto de tecnologia e paisagens exuberantes.
Jor-El sempre foi fascinado pela ciência, assim como seu irmão Zor-El e seu pai Yar-El, procurando sempre desenvolver novas tecnologias e invenções com o puro intuito de ajudar a melhorar cada vez mais o seu planeta, mas infelizmente sempre foi barrado pelo Comissário Zod, líder da Comissão para Aceitação da Tecnologia.

“Em instantes, se a experiência funcionasse, Jor-El abriria uma porta para outra dimensão, um universo paralelo, talvez até mais do que um.”

No início do livro Jor-El e Lara ainda não se conhecem, onde em uma ocasião inusitada, além de se apaixonarem, tudo começa a acontecer: a chegada de um alienígena desencadeia alguns fatos terríveis, tais como a grande chance de Zod para subir ao poder e o início da ruina de Krypton.

“- É aquilo para o que Zor-El vem nos alertando... a ciência que o Conselho não levou a sério.”

Eu confesso que comecei a ler essa obra meio que com o pé atrás, como diz o ditado. Muitos nomes, acontecimentos simultâneos e até mesmo a presença de uma leve linguagem cientifica me deixaram assustado. Mas Kevin J. Anderson, com uma narrativa agradável e viciante, consegue muito bem nos apresentar uma história intrigante envolvendo política, conspiração, traição, drama, romance, aventura e muita ação.
Os tantos personagens presentes no romance são muito bem construídos, sendo impossível não se apegar a amável Lara e odiar com todas as forças o Comissário Zod, por exemplo. Visitar Kandor, Borga City, Argo City, dentro outros cenários presentes na obra é uma experiência ótima, sendo esses muito bem construídos também!
A Editora Fantasy, por sua vez, está de parabéns quanto a bela edição feita na obra. Além de papel pólen e uma tipografia agradável de se ler, eu particularmente não achei erros ortográficos ou de concordância no texto.
Se você é fã das histórias em quadrinhos e dos filmes do Super-Homem, decididamente não pode ficar sem ler “Os Últimos dias de Krypton”, mas se não é, sinta-se convidado à entrar no universo e se surpreender muito positivamente, como aconteceu comigo!

460 páginas, Editora Fantasy – Casa da Palavra, publicado no ano de 2013.
*Título Original: The last days of Krypton.

site: http://clubedolivro.potterish.com/2013/12/resenha-os-ultimos-dias-de-krypton/

Potterish 12/01/2014

Antes de haver um Super-Homem, havia Krypton.
Os Últimos dias de Krypton, por Kevin J. Anderson.

Antes do pequeno Kal-El, filho de Jor-El, um cientista altamente respeitado, e de Lara, uma artista e historiadora nata, ser enviado à Terra, com o intuito de fugir da catástrofe e da destruição, o seu planeta natal, Krypton, prosperava e era, para alguns, uma sociedade utópica, – com baixos índices de criminalidade, repleto de tecnologia e paisagens exuberantes.

No início do livro, Jor-El e Lara ainda não se conhecem; em uma ocasião inusitada, além de se apaixonarem, tudo começa a acontecer: a chegada de um alienígena desencadeia alguns fatos terríveis, tais como a grande chance de Zod para subir ao poder e o início da ruina de Krypton.

“- É aquilo para o que Zor-El vem nos alertando… a ciência que o Conselho não levou a sério.”

Os tantos personagens presentes no romance são muito bem construídos, sendo impossível não se apegar a amável Lara e odiar com todas as forças o Comissário Zod, por exemplo. Visitar Kandor, Borga City, Argo City, dentre outros cenários presentes na obra é uma experiência ótima, sendo esses muito bem construídos também!
A editora Fantasy, por sua vez, está de parabéns quanto a bela edição feita na obra. Além de papel pólen e uma tipografia agradável de se ler, eu particularmente não achei erros ortográficos ou de concordância no texto.

Resenhado por Pedro Martins.

460 páginas, Editora Fantasy – Casa da Palavra, publicado no ano de 2013.
*Título Original: The last days of Krypton.

jackfowl 21/10/2015

Deve entrar para o cânone
Tudo que já imaginávamos está muito bem detalhado, inclusive alguns easter eggs lá pelo meio do livro. E realmente o General Zod dá muito ódio.

Lais562 23/01/2014

Garanto uma boa leitura
Este volume mostra os costumes do planeta de origem do Superman, Krypton. Diferente do que muitas pessoas pensam este livro não fala focadamente no homem de aço e sim no seu pai Jor-El. Considerado um dos homens mais inteligentes de Krypton, Jor-El vive em seu laboratório 24 horas por dia. Ou vivia, porque desde contratou Lara e seus pais para reformarem a casa dos El, o grande cientista se sente cada vez mais envolvido com Lara. Porém a paz acaba quando o maléfico general Zod assume o controle da cidade e obriga Jor-El e seu irmão Zor-El a trabalharem para ele. Krypton quase se explode com a chegada de um cometa, mas Jor-El consegue evitar. Todavia o fim parece próximo e inevitável, principalmente depois da chegada de um alienígena estranho. Com o pressentimento que o fim do planeta está próximo Jor-El tenta salvar o filho em uma atitude desesperada. Mas uma dúvida surge perto do fim: Como o pequeno Kal-El (Futuro Clark Kent) poderia sobreviver em um planeta com um sol amarelo? E quais consequências isso traria a ele?
A origem do maior super herói de todos os tempos de um jeito que você nunca viu.

site: http://lendoumsonho.blogspot.com.br/

André 27/03/2014

Não é um livro de super heróis.
Os Últimos dias de Krypton conta eventos da queda de Krypton. De Krypton e seus habitantes nos últimos dias. Krypton cai por uma série de eventos, algumas vezes em uma sequencia irreal, até para termos apocalípticos. Mas sobre tudo, cai, por Kryptonianos estagnados em seus saberes conservadores.

É um ótimo livro de ficção científica.

Andrezza 10/04/2014

Prelúdio do HQ mais conhecido
O livro começou lento, demorou pra engrenar, mas quando engrenou eu não conseguimais largar. E mesmo sabendo como a estória termina, a jornada vale muito a pena.

Bárbara 04/07/2014

É estranho ler um livro sabendo que no final tudo será destruído, sabendo que todo o esforço para manter as coisas em ordens foi em vão. E é ainda mais frustante saber que isso ocorre devido à ignorância e o orgulho de alguns. Simplesmente é assim, não importa o esforço das pessoas mais sensatas. O planeta pode ser salvo 100 vezes, mas o universo tem a sua própria maneira de corrigir as coisas. Destino? Talvez, ele tem sua própria maneira de se entrelaçar. E isso gerou uma reação em cadeia impressionante, Krypton precisou ser destruída para que Kal-El salvasse a Terra tantas e tantas vezes. Uma troca. Um sacrifício.

De maneira veloz e criativa, a vida encantadora dos antecedentes do famoso super-homem nos é contada. À medida que eu virava cada página, desejava poder levar esse livro ao Clark, assim ele entenderia como ocorreu a ruína do seu planeta natal e como seus pais se sacrificaram para salvá-lo. Os Kryptonianos são tão parecidos conosco - eu diria que a é maior diferença, senão a única, é a tecnologia super avançada - que a ficção quase não se distingue da realidade.

Esse livro nos introduz para a história de vida do super-homem, nos deixa ansiosos para saber como sua vida se desenrola após o termino dele. Indicado para fãs ou não do famoso super herói, decepção é algo que você não encontra nesse livro.

Sonambulismo Li 29/08/2014

resenha
Assim que a editora Leya lançou esse Os últimos dias de Krypton, eu não aguentei de ansiedade. Precisava tê-lo! Não descansei até encontra-lo na livraria Leitura. Só Deus sabe minha felicidade! Por mais louca de vontade que estava para ler, demorei um ano para finalmente iniciar a leitura. Eu tinha pena de ler. Tenho essa pancada de que quanto mais eu quero ler um livro, mais tempo demoro. Não sei o motivo e não me perguntem. Mas desconfio que esteja ligado àquela mania de querer deixar o melhor pro final (mesmo que eu não saiba qual livro é o melhor antes de ler né).

Demorei um mês pra finalizar a leitura, pois comecei a me aventurar na história nos últimos dias de férias. Ai as aulas começaram e ai já viu... Li um pouquinho de cada vez, mas assim que encontrei um tempinho livre bom, terminei de ler num piscar de olhos.

Sei que pode parecer uma leitura previsível, pois não há um ser humano (espero) que não conheça a história do Super Homem e que não saiba que seu planeta natal, Krypton, foi destruído. E pelo título do livro já fica bem claro que o enredo é justamente sobre os últimos dias do planeta e os eventos que culminaram na sua destruição, né? Mas, confiem em mim, por mais previsível que possa ser, esse é um livro que vale a pena ser lido com todo o gosto. Não importa se você é louca por histórias de super-heróis, tipo eu ou não. Não importa nem se você curte ficção cientifica ou não. O que importa é gostar de um enredo bem escrito.

Com uma escrita fácil e ágil, o autor nos prende. Os capítulos são curtos, o que agiliza ainda mais a história e me fez gostar ainda mais (pois me irrito com capítulos muito extensos). Para quem conhece o suficiente da história do Super Homem, é muito legal ver os personagens e detalhes que aparecem depois que o Clark Kent já é grandinho. Tipo a zona fantasma, General Zod, Brainiac...

A forma como o autor levou os eventos que culminaram na extinção de Krypton me agradou imensamente! Na minha opinião, ele soube amarrar os fatos perfeitamente, sem deixar pontas soltas. Gostei da ação, das intrigas, dos personagens e do desenrolar da história. Achei que tudo fez sentido e foi plausível.

Confesso que a única coisa que não gostei a principio foi o romance do Jor-El e Lara. Mas ao final, até vontade de chorar eu tive por causa deles. O que é um feito muito grande, pois além de eu já saber o que aconteceria nas ultimas páginas, eu não sou de me emocionar em livro.

Como é uma história que todos já conhecem, não vou me estender mais na resenha.

A editora Leya me mata com essas capas maravilhosas, diagramação perfeita, tudo lindo e maravilhoso. Vivo paquerando com esse livro.

E pra finalizar... Leiam! Não é uma história de super-herói, mas uma ficção cientifica muito bem construída e que vale a pena. Dá pra ler mesmo que você não saiba e não entenda nada sobre o universo do Super Homem. Portanto, recomendo!

Mais resenhas no blog

site: http://sonambulismoliterario.blogspot.com.br/2014/08/os-ultimos-dias-de-krypton.html

Gabii 18/09/2014

Fugindo um pouco do habitual pra mim, que são livros, na maioria, de fantástica o livro Os Últimos Dias de Krypton, é uma Ficção Cientifica satisfatória, e mais do que isso ela é uma leitura auxiliar obrigatória pra qualquer fã do Super Homem! A estória se passa logo antes do colapso de Krypton, e mostra principalmente o romance entre Jor-El e Lara, os pais de nosso amado Kal-El, e o processo que levou a destruição de Krypton, as tentativas de Jor-El e de seu irmão Zor-El de salvar o seu planeta, e a estupidez dos governantes em ajudar a destruí-lo, seja passiva ou ativamente...
Um sol vermelho e fraco ilumina os céus de Krypton, Rao, que já começa a dar sinais de declínio, pressões no núcleo do planeta, invasões alienígenas, meteoros apocalípticos, governantes morosos, corruptos, e que só se importam com o seu próprio poder ops! isso é um pouco do que compõe Krypton, um planeta que vive com medo de uma guerra interna, e de ser descoberto pela comunidade intergaláctica me sei se isto esta certo, mas acho que vocês entendem a ideia - e que passa por um período de estagnação, nada de novo pode ser produzido, nada de novo pode ser descoberto.
Aliás, dentre todos estes conflitos, gostaria de dar ênfase a um, que é a invasão de Braininac, e o sequestro de Kandor, a cidade capital de Krypton, pois nela conhecemos dois personagens que futuramente irão se tornar inimigos do nosso rapaz de capa vermelha e que usa(va) a cueca do lado errado da calça Clark Kent, fora Brainiac que é o responsável pelo sumiço de Kandor, nessa parte do livro Zod toma conta da situação, e logo em seguida se intitula General Zod, o todo poderoso manda chuva de Krypton, é claro, não por muito tempo, Jor-El e os outros, preocupados em manter os estilo de governo de Krypton, logo dão um jeito de tirar o tirano psicopata do poder.
Mas esse ainda não é o fim da estória, pra saber mais sobre o planeta, e saber os motivos que levaram Jor-El e Lara a enviar seu filhinho para a Terra, e conhecer o real motivo da destruição de Krypton só lendo o livro, a leitura é fácil, é gostosa, e só me fez chorar nas ultimas 33 paginas!

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com.br/2014/06/os-ultimos-dias-de-krypton-kevin-j.html

Leonardo 25/11/2014

A inspiração para Kal-el
Nessa história sobre o Homem de aço, vemos na verdade os ultimos dias de seus pais e seu planeta natal. Na verdade meses. Com uma história criativa e que se liga muito bem ao filme de Zack Snyder. Não é uma leitura obrigatória para se assistir ao filme, mas sim um bonus. A historia conta como Jor-el era visto pela sociedade e sobre seus conflitos com o conselho. Era um grande cientista, inventor. Vemos Lara, futura mulher de Jor-el e mãe de Kal-el em sua essência; uma artista, como seus pais são, porém ainda mais brilhante. Uma mulher de caráter forte e de um espírito de curiosidade. Em os Ultimos dias de Krypton vemos uma sociedade totalmente controlada pelo conselho kryptoniano. Diversos acontecimentos relevantes acontecem, até o momento em que o vilão Zod realmente aparece e podemos entender um pouco melhor sua motivação que encontramos no filmes. Apesar de ter algumas coisas que não se encaixam,pois o livro não foi feito justamente para o filme e creio eu que foi uma jogada muito boa lança-lo bem perto da estreia do filme ambos se complementam . A história de amor que cresce entre Jor-el e Lara-el é algo lindo de se ler, você acaba sendo totalmente envolvido pelo romance e pela sinceridade desse amor. Além de personagens que vão chegando a história e nos surpreendendo. Recomendo a todos os que gostam da história do Superman, é um livro de fácil entendimento, vocabulário simples, e mesmo que você conheça apenas superficialmente a história do superman, você conseguirá entender.

Tenda dos Livros 23/02/2015

Os últimos dias de Krypton - Kevin J. Anderson
Olá pessoas, vocês que acompanham o blog já sabem minha preferência por nerdices! Adoro resenhar livros que não são muito conhecidos, geralmente são esses que mais gosto. Hoje vou falar do livro "Os Últimos dias de Krypton". Todo mundo conhece o nosso lindo, maravilhoso, forte, másculo e gato (desculpem, FOCO, menina) Kal-El , ou devo dizer Clark Kent? Agora você sabe de quem estou falando né? Esse símbolo não deixa dúvidas! Mas, voltando ao assunto, você já conhece o Super-Homem, mas será que você conhece a história da família dele? Do planeta que ele veio? (não foi de Avatar), o motivo pelo qual Krypton foi destruído? Se você tem curiosidade sobre estes detalhes, definitivamente tem que ler este livro. Ele é um ótimo complemento para o filme "O Homem de Aço", de Zack Snyder. Você não é obrigado a lê-lo para entender o filme, mas com certeza vai adorar compreender a história por trás do mito.
Você não precisou ler todas as HQ´s da DC para saber a história do Super-Homem (não sabem o que estão perdendo, leiam) mas tenho certeza que já almoçou muito assistindo Liga da Justiça né? Até sua vó conhece a história do bebêzinho que foi o único sobrevivente de um apocalipse no seu planeta de origem e veio parar na nossa humilde terra, sendo adotado por um casal e criado como filho deles, até se tornar o nosso heroi preferido (ou não), Mas não pense que você vai conhecer as particularidades da vida do pássaro, ou avião, ou super-homem, porque a história trata justamente do que acontece antes do seu nascimento. Como seus pais, o renomado cientista Jor-El e sua mãe a talentosíssima artista Lara, se conheceram, como viviam os habitantes de Krypton, como eram as cidades, os meios de transporte, a cultura, etc.
Apesar de não seguir os quadrinhos, você sente o enredo bem construído, e sem ao menos perceber já está expert em política e história (de Krypton, claro), torce pelo lindo romance de Jor-El e Lara, se mete em confusões variadas, odeia diversos personagens (todo o pessoal do conselho),  vê como Jor-El e seu irmão Zor-El tentam salvar o planeta, visita as lindas Kandor e Argo-City, dentre outros detalhes surpreendentes.
Outro detalhe maravilhoso dessa trama, é o fato do Vilão (Comissário Zod) não ser aquele que tem parte com o capiroto, na cabeça dele, ele está certissimo e vai á luta! Assim como Jor-El também acha que está certo e defende seu ponto de vista. Cabe a você decidir quem é bom ou mau, pois todos tem pontos positivos e negativos nessa história e na vida. o que dá belos toques de realidade a uma ficção científica maravilhosamente bem escrita.
Nem comento essa diagramação maravilhosa (internamente ele é verde-neon), páginas amarelas que não doem meus pobres olhinhos quando leio muito, a narrativa é dinâmica, mas há momentos que você tem que ser persistente, caro jovem padawan, mas tenho certeza que você vai adorar, sendo fã ou não do Super, como eu amei!

- Ainã Lisboa

site: http://www.tendadoslivros.com.br/2015/02/resenha-livro-os-ultimos-dias-de.html

pmilao 04/03/2015

Enfadonho
Com este livro você descobrirá que Jor-El é tão chato quanto o filho dele, o Kal-El, mais conhecido como o querido Superman, Homem de Aço, Clark Kent.

Não me levem a mal, eu gosto do Superman, mas que ele é chatinho é, vai?!

Bom, voltando ao livro, eu o classifiquei com duas estrelas porque consegui terminá-lo e, acredite, foi uma prova de resistência, mas ele tem mérito.

A história é piegas, talvez funcionasse em formato HQ, mas como uma narrativa de 460 páginas, ficou bem chata, cheia de clichês e coisas inacreditáveis.

A soma de inteligência, ingenuidade e fé no mundo que o Jor-El tem é muito desanimadora, faz perder a graça. Aquela sensação que você tem em Smallville: “Poxa, Clark! Acorda! Faz alguma coisa!” é a mesma no livro. Ou seja, aqui está explicada a chatice hereditária.

A parte meio/final do livro em que tem um pouco mais de ação dura pouco e me irritei mais uma vez quando, de repente, o famoso cientista Jor-El, a 100 páginas do fim, começou a ficar espertinho e usar, de fato, o tão repetido e excepcional talento.

Eu estou enfatizando nele mas o Zod é previsível, a Aethyr que era tão revoltada com a sociedade e se torna uma cretina chata, a Lara e a paixonite aguda que, muito rapidamente, resultou em casamento com o Jor-El. Todos são limitados com personalidades maniqueístas demais: ou é bom ou mal, não tem um desenvolvimento mais equilibrado. E as frases de efeito, então. Ai, credo!

Mas o fim que desencadeia na necessidade de enviar o pequeno Kal-El para a Terra é muito legal, bem pensado. Aquela sensação de uma sociedade que tem vícios como muleta, o museu de grandes novidades é bastante crível e no livro extingue todo um planeta.

site: https://instagram.com/pmilao/

Chigurth 12/06/2015

Um mundo em crise.
Kevin Anderson apresenta um romance denso sobre heroísmo, política, ganância, traição,
amor. E o eminente fim de um mundo, o fim de Krypton.
Antes de qualquer observação a respeito da obra
"Os Últimos Dias de Krypton"
Se trata de uma obra de ficção científica,e não de super-herói.

Kevin Anderson descreve os cenarios de forma grandiosa.
Da geografia, até a fauna e a flora, passando pelas arquiteturas das cidades, e suas torres espiraladas
Que alcançam alturas surreais.
Anderson nos deixa a par até mesmo do estilo de vida Kryptoniano,sua psicologia e como as decisões políticas sao tomadas.

Kevin Anderson nos mostra em
"Os Últimos Dias de Krypton"
Um reflexo de caráter distorcido
que os kryptonianos possuem
Em comum com a raça humana
- A ganância.
Zod. Aliás, General Zod
é um exemplo perfeito de um
Caráter distorcido.
Ganancioso, narcisista, degenerado, dissimulado e mentiroso são alguns adjetivos práticos para descrever este antagonista.

Anderson nos traz um reflexo clássico de um mundo em crise.

Jose.Junior 25/06/2015

Não usava o site, mas tinha de falar sobre esse livro
Eu nunca me interessei por me cadastrar nesse site, mas os últimos dias de Krypton está acima da média dos livros do gênero...
Eu sou viciado em livros, leio o tempo o todo e principalmente ficção, tirando os de Direito que leio para passar de ano na faculdade
O livro é intrigante e genial do começo ao fim, entender o início da história do superman e toda a genialidade de Jorge, um livro que dificilmente alguém não vai gostar