Os últimos dias de Krypton

Os últimos dias de Krypton Kevin J. Anderson
Kevin J. Anderson

Resenhas - Os Últimos Dias de Krypton

Marcos Kleber 20/06/2013

Dos quadrinhos para as livrarias...
Antes de ler qualquer história sobre o "Super" , todo fã fica com receio de que destruam a imagem do grande herói. E este livro , honrou a história do legado de Krypton.
Os fatos se passam nos últimos meses que antecedem o fim de Krypton e o envio de Kal-El a Terra.
É fascinante acompanhar como se dá o relacionamento entre Lara e Jor-El ( pais do Superman) e todo empenho do mesmo em salvar seu amado planeta, mesmo encontrando uma descrença por parte dos governantes e do implacável General Zod.
O livro também apresenta com primor personagens que farão parte da história de Kal-El na Terra.
Para quem acredita que este livro é meramente comercial, esta enganado. O livro é bem formulado , sua leitura flui de forma rápida , porém sem se perder.
Embora o livro não se assemelhe à uma história em quadrinhos , o texto é fiel ao que conhecemos a respeito do Superman.
Adorei a capa e a diagramação e não encontrei erros.
Recomendo a todos que são fãs de carterinha como eu , que não percam.
Cleyton 22/06/2013minha estante
Comecei a ler este livro, pois o filme esta chegando e em comentários que analisei, o filme terá ações deste livro em sua história.
Valeu pela dica.

Marcos Kleber 22/06/2013minha estante
Não sei te dizer se realmente terá , mas creio que será um grande filme.
Obrigado pelo contato

Bruna 22/06/2013minha estante
Gostaria de Saber se o Livro se assemelha ao que se conta na série Smallville?

Marcos Kleber 22/06/2013minha estante
Na verdade são mínimas as informações contadas no livro que se assemelham ao que é contado em Smallville. Em geral , é mais fiel aos relatos do gibi do que da série. Pois na serie diversos fatos foram adaptados para surtir maior impacto na audiência . Porém , isto não fez a serie ser ruim. Tanto a série, quanto o livro são adaptações dos gibis.

Carlos 11/08/2013minha estante
Acabei de ler e fui surpreendido positivamente pelo livro. è como vc disse, quem acha que se trata de um livro puramente comercial se engana. Muito bom mesmo.

Márcio Lima 21/10/2013minha estante
No livro existe ALGUMA semelhança com as cenas de Krypton do filme Man of Steel - aquela lua destroçada no céu de Krypton, por exemplo. Mas são poucas.

Guga 09/12/2015minha estante
Estou com muita vontade de ler este livro, obrigado pela dica.

Vinicius Takaki 10/08/2013

Todos sabemos que Krypton explodiu, mas como era Krypton, seus habitantes, seus costumes, antes disso acontecer?
Nunca fui um grande fã de super heróis quando criança, mas claro que conheço, pelo menos superficialmente, os grandes e famosos como o Batman, Superman, X-men, Homem Aranha, Homem de Ferro (que li ANTES dos filmes com o Downey Jr.). Além do mais, ainda era mais fã de Marvel do que DC... então, se até mesmo eu sei que o planeta natal do Superman, Krypton, explodiu, imagino que você que veio ler essa resenha e tem interesse no livro também saiba né? Nada de spoilers por aqui!

Os Últimos Dias de Krypton (2013, Kevin J. Anderson, 464 páginas, pelo selo Fantasy Casa das Palavras, da editora Leya) saiu por aqui convenientemente próximo do lançamento do filme Homem de Aço, agora em 2013, mas originalmente é de 2007. O autor, que de acordo com a 3° capa escreveu mais de 80 obras, é bem conhecido no mundo da ficção científica, tendo escrito livros sobre Star Wars, Star Trek, Arquivo X, Starcraft e também as prequels de Duna (junto com Brian Herbert), e já concorreu ao prêmio Nebula, que junto do Hugo, são os mais importantes da literatura de Ficção Científica e Fantasia. Nesta obra ele tentou unir as muitas diferentes lendas a respeito de Krypton e seu fatídico fim em uma história coerente, tarefa bem complicada se levarmos em conta que a primeira aparição do Homem de Aço foi em 1938, ou seja, 75 anos atrás! Com toda essa bagagem e pedigree, será que ele conseguiu produzir algo de qualidade, ou é só mais uma obra caça-níqueis que quer se apossar nosso rico dinheirinho? Vamos descobrir!

Neste livro acompanhamos Jor-El, pai do Superman, gênio e importante cientista que diverge do pensamento estagnado da sociedade de Krypton, cujos líderes julgam a maior parte das novas invenções como perigosas e as destrói. As pessoas em geral estão satisfeitas com suas vidas, praticamente vivem numa utopia onde não precisam se esforçar por nada. Também temos Zor-El, irmão de Jor-El, líder de uma cidade costeira que é quase tão inteligente quanto seu irmão; Lara, uma artista e historiadora que conhece Jor-El ao fazer um trabalho em sua casa, e o famoso e poderoso General Zod. Na verdade, na época que começa a história ele ainda não é poderoso, tampouco general.
Zor-El e Jor-El descobrem que Krypton pode estar em perigo, pois diferentes catástrofes naturais podem acontecer a qualquer momento, mas ao levar essa informação ao Conselho, não recebem grande atenção. Krypton era rica e próspera, assim como acomodada, até que a visita inesperada de um alienígena inicia diferentes eventos convergem num momento perfeito para Zod fazer o que sempre ansiou: tomar o poder. Zod se aproveitou de um momento de necessidade e pânico dos habitantes de Krypton para se erger como seu salvador, mas aos poucos sua verdadeira personalidade vem à tona, e ela não é nem um pouco agradável ou autruísta. Os irmãos então, cada um ao seu modo, correm para salvar Krypton de Zod, além de também correrem contra o tempo para evitar as eminentes catástrofes. Já sabemos que eles não conseguiram evitar o fim de Krypton, mas como exatamente ela se foi? Leia o livro e descobrirá!

Os personagens desse livro são bem interessantes, cada um tem sua personalidade bem definida: Jor-El é o gênio cientista, se baseia em fatos, busca o conhecimento e não tem interesse na política, já seu irmão, embora quase tão inteligente, é líder de uma cidade e gasta mais tempo cuidando de seus habitantes do que pesquisando. Lara é uma boa pessoa, muito honesta e altruísta, características que seu filho herdou. Zod é muito inteligente também, mas de um modo diferente: ele tem a inteligência de saber quando e como agir para conseguir sempre o benefício próprio. Os personagens secundários também são interessantes e todos cumprem bem o seu papel, com destaque para o grande bruto Nam-Ek, ajudante de Zod, que é mudo mas segue suas ordens cegamente (turum-tss). Também aparecem aqui alguns personagens bem famosos da mitologia do Superman, mas não vou citá-los para não estragar a surpresa, além das cidades de Kandor, Argo e Kryptonopolis, que pela minha pequena pesquisa, parecem ter sido retratadas de forma levemente diferente da dos quadrinhos (novamente, 75 anos de história geraram muitas diferentes versões dos fatos). O mundo é descrito com riqueza de detalhes, mas sem exagero: cada cidade tem suas peculiaridades, uma é portuária, outra flutuante, e Kandor tem uma arquitetura baseada em cristais que certamente a fazem parecer com uma cidade alienígena aos nossos olhos terraqueos.

A trama é bem construída: aos poucos vamos sendo apresentados aos personagens e aos seus interesses, assim como às diferentes paisagens que Krypton podia nos oferecer. O livro começa um pouco mais devagar, com todas as história e personagens separados, mas seus caminhos se cruzam até que na reta final acontece uma grande escalada de suspense, as últimas páginas eu li com um crescente interesse em saber o que ia acontecer, ótimo trabalho do autor em me manter cada vez mais interessado até o fim.

Kevin J. Anderson fez um ótimo trabalho em juntar diferentes elementos que fazem parte da mitologia do Homem de Aço em uma só história, e tenho certeza que os fãs vão apreciar ainda mais os lugares e personagens familiares que aparecem no livro. A trama é bem interessante, bem construída e amarrada, cada personagem tem seu papel e o executa com precisão. O mais interessante desse livro é que ele pode ser lido por qualquer um, pois não é uma história do Superman, e sim de um planeta com uma sociedade próspera, que por um conjunto de diferentes fatores encontra um improvável, mas inevitável, fim. Pelo menos no final descobrimos que fim levou Krypton. É uma ótima história com um pano de fundo de ficção científica que eu aprovei e recomendo a qualquer um que tenha o mínimo interesse.

* * * * - (4 de 5) Um ótimo livro pros fãs do Homem de Aço, e até para aqueles que, assim como eu, conhecem melhor um bom livro do que uma boa história em quadrinhos. Se gostou (ou mesmo se não gostou) da resenha, deixe um comentário, até a próxima!
Giovanna 27/05/2014minha estante
Gostaria de saber se no livro só fala sobre os pais do Super ou ele também esta na história...

Vinicius Takaki 28/05/2014minha estante
Kal-El só aparece como o bebê que é mandado pra terra.

Lanny 28/11/2017

O que aconteceu com Krypton?
Apesar de ser fã incondicional do personagem Superman/Kal-El/Clark Kent, ler esse livro foi quase um parto. Isso significa que o livro é ruim? De forma algum. Um enredo bem interessante que liga todos os fatos que levaram à destruição do planeta do Homem de Aço, muito bem construído e contado. E por que a demora? Não sei. Talvez por ser um livro mais voltado pra ação, políticas, estratégias... coisas masculinas para a qual a minha mente feminina se interessa, mas não se atém tão fortemente. Acredito que um homem fazendo resenha desse livro pode ser bem mais entusiasta. Recomendo a leitura para quem gosta do personagem, mas tem um detalhe que me deixou um pouco chateada... Nada de Kara,

Sei que o Universo dos super heróis abriga diversos mundos com diversas histórias de origens, mas três coisas constantes são: 1. O planeta explode; 2. General Zod é um inimigo de Jor-El que é preso na Zona Fantasma e depois chega à Terra para tentar vingar-se do filho dele. 3. Zor-El envia sua filha adolescente Kara para proteger o bebê Kal-El, as coisas não dão certo e ela chega à Terra anos depois, quando Kal-El já sabe muito bem se defender sozinho e ela agora é mais nova que ele.

Esses fatos pra mim são imutáveis na história, qualquer coisa que se desvie disso me deixa com um pé atrás. Fora isso, parabéns ao autor pela criatividade da história.
Tiago 01/06/2019minha estante
Pois é, talvez porque eu tenha assistido a série da "Supergirl" eu tenha sentido a falta dela na história.
Achei idiota a maneira que condenaram o planeta (spoiler!), pois primeiro a supernova, depois pressão do núcleo seguido de cometa pra acabar explodindo com a Zona Fantasma jogada no interior do planeta. Essa parte eu achei muito besta, depois de tudo que passaram no livro... mas é um bom livro, pois mostra as pessoas sem superpoderes, sendo normais, isso é legal.

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 30/03/2016

Os Últimos Dias de Krypton
Recentemente estreou nas telas dos cinemas o filme Superman x Batman. Eu ainda não assisti, mas espero ter a oportunidade de ir ao cinema de minha cidade, para poder me encantar com este longa metragem. Antes porém, resolvi ler o livro Os Últimos Dias de Krypton que também teve sua adaptação para o cinema. Este eu assisti, mas achei o livro completo e o filme um tanto vago, considerando o livro muito melhor e mais envolvente. Vamos a resenha:

Nesta obra de Kevin J. Anderson, publicado pelo selo Fantasy, da Editora Casa da Palavra, eu já me encantei pela capa. Achei simples, modesta, mas somente o símbolo do Superman estampado, diz tudo o que o livro é por si próprio.

Desde a descoberta da alteração no núcleo de Krypton, passando pela chegada de visitantes extraterrestres, a criação da Zona Fantasma por Jor-El até a ascensão de Zod, este livro traz elementos que até então, quem leu há muito tempo os HQs da DC Comics, ou assistiu os filmes do Superman e os desenhos animados sempre se perguntou como o homem de aço chegou em nosso planeta e porque existe Zod no caminho, até mesmo onde andará Jor-El e Lara, pais de Kal-el, nosso eterno Superman.

Inicialmente o livro que é narrado em terceira pessoa, fala da criação da Zona Fantasma, onde quem for enviado para esta dimensão, nunca mais retornará para Krypton e assim sendo, o próprio criador, Jor-El, fica aprisionado no espaço e eis que surge Lara, uma jovem que vê uma figura lutando para tentar se comunicar através do monitor no laboratório e apenas lendo os lábios de Jor-El que ela consegue trazer para Krypton novamente. Considerando um clichê nos livros de romance, porém, em um livro de fantasia no universo DC Comics que para mim é algo novo, ambos se conheceram e logo se casariam para construir a história de Kal-El.

A descoberta da Zona Fantasma, faz o General Zod ficar interessado e a possui para si, pois sendo uma pessoa influente se sente no direito de confiscar esta invenção que irá mudar o planeta. Mesmo Jor-El exitando, é necessário que ele entregue ao poder de Zod, sua invenção futurística.

Para deixar a trama ainda mais envolvente, um colecionador de mundos, chega em Krypton, e coleta a capital povoada levando-a para si, juntamente com os onze conselheiros que administram o planeta. Neste momento, Jor-El que estava afastado do serviço nas montanhas de Selva Scarlate em lua de mel com Lara que acabara de se casar, retorna e vê a destruição causada pelo visitante.

Com este novo cenário de destruição, Zod se auto intitula regente de Krypton e todos entendem que ele será o salvador de Krypton. Bem, apenas acharam, pois não é isso que acontece. E com interesse próprio, Zod manipula diversas pessoas para conquistar aquilo que almeja: poder. Inclusive, denomina Jor-El que se vê obrigado à aceitar mesmo a contragosto, como seu engenheiro nas atividades científicas.

Nesta etapa. surge Zor-El, irmão de Jor-El que em minha concepção, tem um papel secundário muito importante, tão quanto o protagonista, se destacando nesta obra literária,e mesmo desacreditando da possível bondade de Zod, auxilia seu irmão e este abre o olho para que fique atento com as atitudes do general.

O desfecho da obra, incluindo a decisão do julgamento de Jor-El, que injustamente é condenado por ser um visionário em querer melhorar a tecnologia do planeta, atrelado à extinção de Krypton e o envio de Kal-El ao planeta Terra que está à bilhões de anos luz de distância, foi fenomenal e, o ponto forte do livro. Fiquei até com saudade de ler este livro.

Pude reparar na semelhanças de Krypton com um país em situações de crise, pois a crítica sobre um governante corrupto é visível e perceptível entre ambos. Zod, demonstra avareza e soberba. Um governante de um país em crise, é prepotente e utiliza verbas da nação para obter benfícos próprios, sendo assim, acredito que Kevin J. Anderson ressaltou esta crítica de modo que fica perceptível conforme a história vai se avançando.

Em suma, o livro é muito bem escrito, mesmo tendo uma gama de nomes complexos, porém, Kevin J. Anderson fez um excelente trabalho na criação deste livro, sanando todas as dúvidas que os leitores tinham sobre o mundo de Kal-el, ou para os mais íntimos, o Superman. ;)

Para fãs do universo DC Comics, este livro é super recomendado. Acredito que muitos irão gostar e devem curtir bastante a premissa do livro. Vale muito a pena ter em suas prateleiras! Eu já era fã do Superman, após ler este livro, fiquei encantado com a história de Krypton. Super indico! :)

site: http://www.irmaoslivreiros.com/2016/03/os-ultimos-dias-de-krypton.html
Bradley 17/04/2016minha estante
Batman v Superman é demais!
Tem spoiler na sua resenha

Matheus 07/07/2013

Um ótimo livro... para fãs do Superman
Adorei Os Últimos dias de Krypton e já o tenho como uma de minhas histórias preferidas do Superman. Ainda que seja mais uma história sobre o apenas sobre o legado e o período anterior ao nascimento do Homem de Aço.

Como Marv Wolfman diz no Prefácio do livro, "recriar uma história rica, real e complexa, diante da intrincada falta de continuidade, é uma incumbência que eu jamais desejaria assumir. Mas Kevin o fez, foi bem sucedido,(...)" e foi isso que me surpreendia no livro: A capacidade do autor de juntar vários conceitos clássicos e novos e ir criando toda uma trama que funciona muito bem.

A estrutura do livro me lembrava muito um seriado de TV, com cenas curtas e rápidas que vão seguindo sempre deixando um desejo por mais. E foi essa divisão do livro em capítulos curtos e precisos que faziam minha leitura fluir bastante.

Como fã do Superman em si, eu adorava todos os conceitos do personagem que eram formados muito antes do bebê Kal-El nascer. E como fã do universo DC, adorava todas as referências que o livro trazia a outros pontos deste Universo.

Porém, ainda acho que o livro só me prendeu por esse meu lado fã do Super e da DC, pois no demais, ele se torna uma trama mediana/boa qualquer. E acho também que o que fará você adorar mesmo o livro, será o fato de você ser um fã do personagem.

Sendo assim, se tu gosta do lado ficção científica do maior herói de todos os tempos e é um fã do icônico personagem, pode ir ler que as chances de você gostar são grandes.

Uma das poucas coisas que me incomodavam na leitura, era a descrição do Jor-El como tendo cabelos brancos, o que me levava toda hora a imaginar a versão do Marlon Brando,

Espero agora que esse livro faça sucesso e o Draccon traga outros livros da DC aqui pra Fantasy.

Luciana 09/07/2013

Homem de Aço
Queria muito ler esse livro antes da estréia do filme Homem de Aço e consegui. Sabia que o livro nada tem a ver com o filme, mas mesmo assim acabei associando.

Desde criança assistia na TV os desenhos e filmes do Superman e é ótimo você ter a visão de como tudo ocorreu, segundo o autor lógico, antes de Kal-el chegar à Terra. Como era a vida em Kripton antes da sua destruição. Uma sociedade estagnada no tempo com medo da tecnologia e o contato com seres "alienigenas".

Jor-el: basicamente um cientista apaixonado pelo desconhecido. Tão encerrado dentro do próprio mundo que não via nada além da sua ciência até encontrar Lara, mãe de um dos heróis mais famosos de todos os tempos. Uma artista corajosa e com uma visão acurada da personalidade de todos e principalmente do General Zod. Apesar de demorarem muito para enxergarem Zod como ele realmente é.

Zod...o antagonista de Jor-el...uma pessoa dissimulada e egoísta que mesmo sendo advertido sobre o fim do planeta está mais preocupado com o próprio umbigo, com a perda de poder que vem com a "ameaça rebelde" em vez de tentar fazer algo para reverter o desastre.

A destruição do planeta e a aparição da kriptonita são descritas com perfeição. Uma dúvida: kriptonita só é maléfica sob o sol amarelo? Porque lá não vi nada descrevendo qualquer maleficio a quem teve contato mais próximo (apesar de que no meio de uma erupção acho que não deu para chegarem muito perto..hehehe)

Vale a pena ler, o livro é ótimo. Não li nada a respeito, mas espero que o autor decida escrever sobre a chegada e a vida de Kal-el na Terra, seria perfeito.

Fernanda 16/07/2013

Resenha: Os Últimos Dias de Krypton
Resenha: Nesse final de semana fui ao cinema conferir o filme “O Homem de Aço” o qual eu estava muito ansiosa para ver, e não sei se minhas expectativas estavam muito em alta, mas eu realmente me decepcionei, não tanto com a história, mas pelas próprias cenas expostas. A razão de eu ter lido “Os Últimos Dias de Krypton” na sequencia, foi justamente para tirar as minhas impressões negativas da história, mesmo sabendo que os dois não tem uma ligação maior, apesar de citar alguns personagens em questão. Nada melhor do que ler um livro de um ator bom naquilo que escreve e Kevin J. Anderson escreve ficção científica de uma maneira subjetiva e ao mesmo tempo deslumbrante. O que mais me interessou na hora de escolher esta leitura foi a curiosidade para desvendar a aventura criada pelo autor, diante de um mundo tão conhecido e conflituoso. É um universo repleto de questionamentos de fãs e afins, e mesmo que saibamos seu desfecho, esta narrativa em particular, extraiu um ambiente ilimitado de possibilidades arrebatadoras. Este livro mudou meus pensamentos e me surpreendeu mais do que poderia sequer imaginar.

“Apesar disso, o mistério por trás da existência de outras estrelas e planetas sempre intrigou Jor-El. Por não ser capaz de desobedecer às leis, não importa o quanto as restrições pudessem parecer frívolas, ele foi buscar caminhos que as contornassem. Porém, as regras não podiam impedir que ele viajasse em sua imaginação.” Pg.15

A história é tão rica de detalhes, personagens e cenas que acredito que deveria ser lida uma, duas e até três vezes seguidas para poder entender cada complexo intrincado nos acontecimentos. Logo no começo somos apresentados a uma extensa lista do elenco de personagens, como o conselho Kryptoniano até antigas figuras históricas, expressando um dinamismo maior em relação a trama. E o que parecia ser mais um complemento da famosa história do Super Homem se tornou um enredo irreverente e criativo, diante de novas visões e qualificações. Pode-se dizer que não há um personagem central especifico, pelo fato de haver tantas personalidades peculiares, ou se não, é mais viável dizer o obvio, que Krypton é a base de tudo, e consequentemente faz parte de sua totalidade ser o centro de cada ação realizada.

“– Que experiência fascinante. – Quando a encarou, com os olhos azuis e cintilantes, parecia estar enxergando Lara de um jeito que jamai alguém havia enxergado. – Você salvou a minha vida. Mais do que isso, você me salvou de ficar preso para sempre naquela...Zona Fantasma.” Pg.26

Jor-El era um visionário cientista ansioso e curioso pelo desconhecido, apesar de manter um certo receio sob o além-mundo. Seu trabalho desafiava os limites da atmosfera e apesar de tudo, ele desenvolvia cada ato praticamente sozinho. O que lhe dava incentivo para continuar sua jornada ampla das descobertas era justamente a curiosidade cientifica, que apresentava um ar cuidadoso, suntuoso e clássico. Já seu irmão, Zor-El, que morava em Argo City, era o oposto dele, mesmo que mantivesse o mesmo jeito de querer descobrir as coisas, ele tinha uma personalidade mau-humorada e egoísta. No caso dos irmãos, a implicância sempre fora gerada justamente pelo motivo de um querer superar o outro. Já sobre o governo, é possível definir sua composição como uma sociedade repressora e temerosa pelo desconhecido e também pelas novas tecnologias. Talvez esse tenha sido o primeiro erro para a provável destruição de todos.

“Mesmo na amada Argo de Zor-El, a maior parte dos Kryptonianos estava muito acomodada, tinha poucas ambições e ligava muito pouco para o mundo à sua volta. Eles haviam se esquecido do sabor estonteante do perigo. Zor-El, por outro lado, achava divertido se colocar em situações arriscadas – pelo menos quando era cientificamente necessário.” Pg.44

Diante de tanta genialidade – ou loucura – o destaque segue para o relacionamento singular de Jor-El e Lara. O modo como os dois se conheceram foi muito hilário e descontraído. Lara era excepcional e idealizadora, repleta de sonhos e disposta a seguir seus objetivos de modo característico e enigmático. Sua melhor qualidade era a determinação para seguir em frente e não desanimar ou se limitar diante de qualquer obstáculo. No decorrer da narrativa, conhecemos além dessa relação, dias tranquilos e dias de caos iminentes sobre notáveis intensos e prospectivos, como por exemplo, o general inconstante, Zod e o androide Brainiac.

É, sem dúvida nenhuma, uma obra completa e personificada, completa para os fãs dessa natureza.

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/07/resenha-os-ultimos-dias-de-krypton.html

Rafaelice 02/08/2013

Resenha: Os Últimos Dias de Krypton, de Kevin J. Anderson ❤
Escrito por Kevin J. Anderson e publicado aqui no Brasil pela Fantasy – Casa da Palavra, é uma deliciosa ficção científica salpicada com uma dose generosa de política, conspiração e fim do mundo. No começo do livro fiquei bem confusa, logo no começo do livro tem uma lista com o nome de todos os personagens e são muitos! O livro se passam nos últimos meses que antecedem o fim de Krypton e o envio de Kal-El a Terra.

É fascinante acompanhar como se dá o relacionamento entre Lara e Jor-El e todo empenho do mesmo em salvar seu amado planeta, mesmo encontrando várias coisas que vão contra a isso no meio do caminho. PARA CONTINUAR LENDO http://norulesrafaelesampaio.wordpress.com/2013/08/02/resenha-os-ultimos-dias-de-krypton-de-kevin-j-anderson/

site: http://norulesrafaelesampaio.wordpress.com/2013/08/02/resenha-os-ultimos-dias-de-krypton-de-kevin-j-anderson/

Pedro 18/08/2013

Muito bom! Mas podia ser melhor...
A história do nascimento de Kal-El e do papel de seus pais em sua salvação do condenado planeta Kripton já foi contada e recontada dezenas de vezes, com cada autor acrescentando ou modificando uma camada do cânone. Provavelmente J. Anderson não quis escrever a história definitiva de Kripton, porém certamente teve que selecionar que camadas seriam utilizadas para esta versão, uma que ficasse marcada para os leitores.
O resultado ficou bom, com ótimas sacadas do autor para a destruição(e as quase destruições) do planeta, e a relação ambígua de Jor-El e Zod (este com papel decisivo na trama). O autor também bebe bastante da fonte do Superman de Richard Donner (todo o visual dos personagens, tecnologia baseada em cristais), mas também faz um bom mix das versões dos quadrinhos, tentando criar uma identidade histórica e geográfica consistente para Kripton (e conseguindo em parte). As aparições de alguns personagens do universo DC na trama foram bem equilibradas e justificáveis.
Ponto negativo: faltou o autor acrescentar um ambiente um pouco mais alienígena ao planeta, com uma cultura mais rica e diferenciada da nossa (em certo momento os kriptonianos estão até em cafés e lanchonetes!). Não houve uma imersão completa na sociedade kriptoniana, com mais detalhes de seu idioma e tecnologia. Se ele tivesse ousado um pouco mais, talvez utilizando mais da fase de John Byrne das HQs, esta sensação diminuísse.
No fim, o saldo é positivo, e o livro é muito recomendado. O final é emocionante e realmente compreendemos o significado da vinda do bebê Kal-El à Terra.

Isaque Bispo 21/08/2013

Frustrante
Já sabíamos que os poderes de Kal-El veem do nosso Sol, mas conhecer sua sociedade de origem, mais especificamente sua politica, é mais frustrante do que saber que de fato eles não tinham poderes.
Cada página lida aumenta um pouco a angustia de saber que a burocracia e o comodismo destruiu uma civilização tão avançada. Comparando com a nossa civilização corrupta, eles são piores, além de corruptos, são exímios "enchedores de saco" sem criatividade ou vontade de evoluir.
Decadência por estagnação, medíocre; contudo, ótima escrita, tão envolvente que aflora seus sentimentos reacionários instantaneamente, tão fluente porém compacta que exerce uma dinâmica incrivelmente rápida e aprazível.

Mauro 23/08/2013

Um livro que entrega exatamente aquilo pelo que você esperava.
Uma ficção cientifica leve, com tons apocalipticos.
Apesar de a origem do Superman e a destruição de Krypton terem sido contadas algumas vezes, no cinema, televisão e incontáveis vezes nos quadrinhos, faltava ainda uma obra que contasse essa história dignamente na literatura. Este livro conseguiu.
A obra apresenta muito da sociedade kryptoniana e sua estagnação politica, em meio a ambição politica de Zod e as descobertas de um futuro catástrofico feitas por Jor-El.
O autor teve o cuidado de fazer um apanhado do que de mais importante havia na mitologia do superman, e criou uma narrativa crível e coesa.
Recomendado para fãs do superman, e para aqueles que apreciam uma boa ficção científica leve.

Jurais 22/02/2024

Nova era
Os últimos dias de Krypton. O que pensar, sobre este interessante planeta, que nós é mostrado o auge e o declínio desta civilização, tão intrigante que por medo e insegurança, levou ao colapso. E uma leitura ótima de fim de semana, ontem pude explorar um universo tão incrível.

Ewerton Ricardo 15/10/2013

O livro me surpreendeu positivamente.
O livro prendeu totalmente o meu foco. O escritor soube detalhar profundamente Krypton, as pessoas e os fatos. Ele detalhou tão bem que enquanto lia eu me sentia dentro da história.
Nele está muito bem detalhada a política, as traições, os problemas, as soluções, as invasões, os riscos e até tudo sobre os inimigos (Zod), entre muitos outros aspectos.
Fiquei muito pasmo com a inteligência de Jor-El, com a descrição de seus feitos e de Lara também. Com certeza, a melhor e mais brilhante invenção de Jor-El foi a Zona Fantasma, que levou o fim de... Leiam. Ashuashua
Acredite, o livro é muito foda mesmo, daria 10 estrelas se fosse possível a uma história tão boa fabulosa e que foi a partir dela que surgiu o super-herói mais famoso de todos os tempos.

Paulo 16/11/2013

Aproveitando a onda do filme O Homem de Aço, que trouxe de volta o Superman para os cinemas em grande estilo, a editora LeYa resolveu trazer para o Brasil o livro Os Últimos Dias de Krypton, de Kevin J. Anderson, que, como o próprio nome já diz, conta a história dos últimos dias do planeta Krypton, antes de sua fatídica destruição. Sem nenhuma relação cronológica direta com os quadrinhos, o livro é um prato cheio pra quem quer conhecer um pouco de uma das partes do universo do herói menos exploradas.
Leia a análise completa em:

TORRES 20/11/2013

Terminei de ler esse livro hoje pela manhã e meu maior desejo quando terminei era de começar a leitura novamente, só para nunca precisar sair de Krypton, mas como tenho uma lista enorme de livros para ler...

Os Últimos dias de Krypton foi uma das leituras mais gostosas que já experimentei. Em nenhum momento me cansei e quis parar de ler.
Neste livro, Kevin J. Anderson, nos leva a uma viagem fascinante para o planeta que tanto gostamos mas pouco conhecemos.

Quando vi este livro, eu sinceramente esperei que ele fosse bom, mas ele foi bem além das minhas expectativas, me surpreendeu em diversos aspectos.

Posso ser suspeita a falar, pois sempre fui completamente apaixonada pela história do Superman, mas digo e repito que este é um livro que vale muito a pena.